segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Jovem sofre tentativa de homicídio e acaba machucando idosa em Itabuna





Uma tentativa de homicídio ocorreu no bairro Conceição, em Itabuna, nesta segunda-feira (08). Davidson dos Santos Araujo, 18 anos, estava em uma moto, com um rapaz não identificado, quando dois homens em outra moto atiraram contra eles. Ao tentar fugir, Davison entrou em uma casa e acabou empurrando uma idosa de 93 anos que caiu e bateu a cabeça.
A senhora foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital de Base. Na fuga, Davdson caiu da noto e sofreu escoriações. Ele foi socorrido por uma guarnição da ROTAM. Com o jovem, havia uma pequena quantidade de maconha. Após ser atendido no Hospital, ele foi conduzido ao Complexo Policial para esclarecer o ocorrido.
O amigo de Davidson fugiu do local e os suspeitos de terem disparado os tiros também.


Homens seqüestram taxista e obrigam a participar de assalto em posto de gasolina em Buerarema

Foto: Radar Notícias


Foto: Radar Notícias

De acordo com informações policiais, André Pereira de Jesus, Alan Moreira dos Santos e Jemerson Batista Santos, solicitaram uma corrida para o Bairro Lomanto a um taxista na Praça da FTC. Chegando ao local os homens anunciaram o assalto e fizeram o motorista refém o obrigando a dirigir até a cidade de Buerarema onde realizaram assalto a um posto de combustíveis.

Após receber a informação do assalto ao posto, a Polícia realizou campan na BR-101 e ao avistar o carro suspeito, o seguiu até o Posto Policial do bairro nova Itabuna, onde interceptou e realizou abordagem ao veículo e ocupantes.

No veículo foram encontrados um revólver calibre 32, um facão e uma faca, além da quantia de R$ 357 reais um relógio e dois celulares. O taxista informou que esteve o tempo todo com a arma apontada para a sua cabeça e um arame em volta do pescoço.

Os assaltantes foram presos em flagrante e conduzidos e apresentados no Complexo Policial de Itabuna juntamente com o material apreendido.


Ministra diz que 'ficha suja' que recorreu 'provavelmente' perderá

Cármen Lúcia, presidente do TSE, lembra que candidato corre risco de não tomar posse

Buerarema poderá ter nova eleição.
G1 05/10/2012 20:49



Foto: G1


A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, em seu gabinete no tribunal
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, em seu gabinete no tribunal
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, espera que os eleitores levem em consideração as "consequências" de optar por candidatos "ficha suja", segundo afirmou em entrevista nesta sexta (5) ao G1.
A dois dias da votação, 2.152 dos 465.414 candidatos a prefeito e a vereador em todo o país têm o registro de candidatura questionado no TSE com base na Lei da Ficha Limpa. Eles aguardam decisão do tribunal sobre se poderão assumir os cargos caso sejam eleitos.
De acordo com Cármen Lúcia, os que impetraram recurso no TSE são candidatos que já tiveram o registro indeferido pelo juiz de primeiro grau e pelo tribunal regional eleitoral do estado. Portanto, segundo ela, são grandes as chances de que o registro de candidatura também seja rejeitado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral.
“Se ele [candidato] já teve decisão em uma ou duas instâncias – o juiz eleitoral indeferiu, ele foi ao TRE, e o TRE indeferiu – ele vem ao TSE. Estando contrário a uma diretriz, provavelmente ele vai perder. Isso é importante que os eleitores tenham em mente”, disse.
Para a ministra, a tentativa do candidato de recorrer "é legítima, é direito dele". Mas, segundo Cármen Lúcia, a consequência do voto "também é preciso ser considerada pelo próprio eleitor”. Segundo ela, se vetado pelo tribunal, o eleito poderá não tomar posse.
A ministra ressaltou ainda que muitas vezes o político que recorre está perdendo e quer postergar um resultado negativo. Ela comparou o esforço dos políticos ficha suja em reverter a impugnação da candidatura a uma partida de futebol. Segundo a ministra, a lentidão do Judiciário em concluir julgamentos se deve, em parte, ao excesso de recursos.
“É como um jogo de futebol. Quem está perdendo não quer que o jogo acabe. Quem tá ganhando diz: ‘Ô seu juiz, como é que é? Está demorando’. É o mesmo jogo. Quem está perdendo, tem o pedido indeferido. Ele continua entrando com recurso, com cautelar. Quem está com pedido deferido, coligação ou partido que eliminou o adversário, está querendo que acabe”, declarou.
A ministra afirmou ainda acreditar que os eleitores estão mais preocupados em avaliar a “ética” dos candidatos na hora do voto. Segundo ela, a Lei da Ficha Limpa e julgamentos recentes que resultaram na condenação de políticos estimularam o brasileiro a melhorar a qualidade do voto.
“E acho que houve um momento de cansaço, em que se alegava muito que as pessoas não acreditavam que poderia haver punição. Acho que isso está sendo superado desde a Lei da Ficha Limpa. Nesse ponto, a lei cumpriu um papel social”, disse a ministra.
As eleições municipais ocorrem em meio ao julgamento pelo Supremo Tribunal Federal do mensalão, suposto esquema de pagamento de propina a parlamentares da base aliada em troca de apoio ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao todo, 22 dos 37 réus do processo já sofreram condenações na análise de quatro tópicos da denúncia.
Indagada se o mensalão poderia ter algum efeito nas eleições municipais, a ministra afirmou: “Acho que a Lei da Ficha Limpa foi mais bem trabalhada [no sentido de orientar o voto pela ética] fez esse papel. Acho que o Brasil está caminhando nessa tendência em geral na política.”
Para a ministra, há "um cansaço" que gera um tipo de comportamento contrário à ética. "Chega-se a um ponto em que há uma reação. Essa reação eu acho que no Brasil aconteceu”, afirmou.
Energia e tropas
Sobre a eventualidade de uma queda de energia – nesta semana, "apagões" atingiram vários estados e o Distrito Federal –, a ministra afirmou que manteve reuniões com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e operadoras de telefonia para garantir energia elétrica e o funcionamento dos meios de comunicação.
Ela afirmou ainda acreditar que o envio de tropas federais aos municípios com risco de violência durante as eleições deverá garantir que o pleito ocorra sem transtornos. "Temos o uso de forças federais, temos ainda a Polícia Federal, que tem atuado de maneira muito séria e isso sempre ajuda muito", afirmou.

Sub judice: 640 candidatos a prefeito correm o risco de ganhar e não levar

Candidato Guima Barreto, de Buerarema, tem futuro incerto pois é ficha suja.
Candidatos a prefeito em 602 cidades foram para as urnas domingo, ainda sem saber se poderão tomar posse caso sejam eleitos. Ou seja, podem até terem vencidos, mas correm o risco de não assumir o cargo. Isso acontece porque esses políticos estão com as candidaturas indeferidas ou cassadas, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não julgou os recursos. Até o momento, a Corte analisou 241 processos referentes a candidaturas ao Executivo, incluindo casos de concorrentes que tiveram o registro aprovado em instâncias anteriores e contestado por partidos adversários ou pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
No Rio, 32 candidatos em 26 cidades tiveram seus registros indeferidos ou cassados. É o segundo estado onde, proporcionalmente, há mais municípios com pelo menos um concorrente à prefeitura nesta situação. Há prefeitos no estado que concorrem à reeleição sem ter a certeza de que sua candidatura vai ser liberada. São os casos de Rachid Elmor (PDT), de Paty do Alferes, Rafael Miranda (PP), de Cachoeiras de Macacu, e Rosinha Garotinho (PR), de Campos dos Goytacazes. Também existem ex-prefeitos que tentam voltar ao cargo e aguardam recursos. Em Tanguá, o número de pendurados atinge metade dos aspirantes ao Executivo. Para tentar garantir a vaga, todos recorreram ao TSE.
— Infelizmente, a legislação admite que isso ocorra, o que só gera instabilidade e insegurança jurídica e institucional. Trata-se dos candidatos eleitos com pedido de registro sub judice, ou seja, aqueles cujos registros foram indeferidos, mas recorreram das decisões nos tribunais regionais eleitorais ou ao TSE. Assim, o candidato concorre com o registro de candidatura indeferido, porém à espera do julgamento de um recurso visando à reforma da decisão de indeferimento — explicou o coordenador do 5º Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais do Rio, Rodrigo Molinaro Zacharias.
O fato de a candidatura não estar julgada até a eleição pode causar insegurança tanto para o candidato quanto para o eleitor. O político pode ter dificuldades de encontrar doadores, já que não há garantia de que ele terá o registro aprovado. E é ruim para o eleitor, que pode votar em um concorrente que, depois da eleição, corre o risco de ser considerado inapto. Com isso, o voto do eleitor no candidato é anulado.
De acordo com resolução do TSE, nenhum candidato com registro indeferido pode ser diplomado — ato em que a Justiça oficializa quem foi eleito —, mesmo que exista recurso. Caso isso ocorra e o candidato a prefeito mais votado não tiver a maioria absoluta dos votos válidos, o segundo colocado na eleição tomará posse. Essa situação vai perdurar até o julgamento final do registro do primeiro colocado. Entretanto, se o mais votado estiver com o registro indeferido e obtiver mais da metade dos votos válidos, será preciso convocar uma nova eleição. Até lá, o presidente da Câmara Municipal assumirá o cargo de prefeito interinamente. Ainda assim, existe a possibilidade de políticos eleitos, e ainda com o registro indeferido, sejam diplomados, amparados por liminares.
O TSE informou que os casos deverão ser julgados até o fim de dezembro, data das diplomações. Até agora, 5.223 recursos sobre registro chegaram à Corte. Pouco menos de um terço foi julgado. Cerca de 40% dos processos são sobre a Lei da Ficha Limpa.
— Muitos candidatos que deveriam ter recorrido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) perderam o prazo e entraram direto com recurso no TSE. Isso aconteceu em pelo menos 48 candidaturas do Rio — disse o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, explicando que isso sobrecarrega o TSE.
O PR é, proporcionalmente, o partido com o maior número de candidaturas a prefeito indeferidas. São 48 nessa situação entre os 703 políticos da sigla que concorrem ao Executivo.
— Às vésperas da eleição, o político desiste, e o partido indica outro. O eleitor não tem tempo de se informar. Ao digitar o número do candidato que renunciou, os eleitores verão a foto dele, já que os dados estão na urna. O cidadão vota em um e elege outro — explica Molinaro.
Essa constatação é corrente entre os membros do MPE, que defendem mudança na lei. Na tentativa de impedir que os partidos adotem essa prática, o procurador regional eleitoral do Rio, Maurício da Rocha Ribeiro, recomendou que as siglas não substituam os candidatos a menos de dez dias das eleições, sem justa causa, sob pena de caracterizar fraude eleitoral.
Há ainda 924 candidatos a prefeito que estão com o registro deferido, mas o MPE ou coligação adversária ainda contestam a decisão. Pode acontecer de o TSE mudar o entendimento das instâncias anteriores, e o político, que até então estava aprovado, fica impedido de assumir se eleito.
Apenas um dos três candidatos que disputam a prefeitura de Cachoeiras de Macacu teve a candidatura deferida, sem pendências judiciais. O atual prefeito, Rafael Miranda (PP), que tenta a reeleição, teve o registro negado pelo TRE e recorreu. O registro do ex-prefeito Cica Machado (PSC) foi aprovado, mas a coligação que apoia o prefeito tenta mudar a decisão.
— Cachoeiras de Macacu é uma cidade de interior, mas não é pequena. A eleição é muito disputada. A apuração parece final de Copa do Mundo. Tem telão na praça, e todos vibram a cada totalização dos votos. Há até brigas de torcida — explicou a juíza eleitoral da cidade, Carla Regina da Costa.
Procurado pelo GLOBO, Miranda não estava na prefeitura no horário de expediente e não retornou as ligações.
Na vizinha Tanguá, dos sete políticos que concorrem à prefeitura, quatro tiveram candidatura indeferida, sendo que apenas um deles não recorreu. Lá, os eleitores se dividem entre os descrentes da política e aqueles que valorizam a intenção de voto ao extremo.
— Outro dia, prenderam cabos eleitorais de um candidato a prefeito comprando votos por R$ 100. Não dá para jogar o voto fora. Sou a favor de quem tem ficha limpa — disse a estudante, Paola dos Santos, de 17 anos.

Vencedores das eleições de 2012 fichas sujas não assumirão cargos
"Em Buerarema, Guima Barreto é ficha suja".
Vencedores das eleições de 2012 ficha suja não assumirão cargos
Os eleitores brasileiros não sabem se 2.830 candidatos poderão assumir os cargos de prefeito ou vereador caso fossem eleitos. Devido a isso, até mesmo eleições podem ser anuladas. Para o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto, a incerteza prejudica o eleitor que vai às urnas sem saber se sua escolha será válida.


O número de candidaturas sub judice refere-se ao número de recursos recebidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ainda não têm decisão definitiva, todos envolvendo pedidos de impugnação de candidatura baseados na Lei da Ficha Limpa. Ao todo, foram recebidos pela Corte 2.985 recursos referentes a registros de candidatura para as eleições deste ano. Desse total, 678 foram julgados pelos ministros do TSE, mas ainda cabe recurso por parte dos réus, enquanto 155 já têm decisão definitiva.

De acordo com o cientista político, criou-se uma situação de insegurança para o eleitor. "A consequência disso é muito ruim, porque o eleitor vota sem saber se seu candidato terá condições de assumir, caso eleito. O resultado prático dessa dúvida é a possibilidade dele anular seu voto involuntariamente. A meu ver, é uma injustiça que se comete contra o eleitor", avaliou.

Barreto defende que o ideal é os processos serem julgados antes de iniciado o período de campanha. O TSE, no entanto, se comprometeu a julgar todos os processos relativos à Lei da Ficha Limpa somente até o fim do prazo para a diplomação dos candidatos, em 19 de dezembro. Por causa disso, eleitores votarão domingo sem saber se seu candidato é ficha suja.

"Quando o eleitor vê um candidato fazendo campanha, ele acredita que está tudo certo com sua candidatura, que ele vai poder assumir o cargo se for eleito. Para evitar essa confusão na cabeça do eleitor, é preciso haver uma antecedência confortável em relação às eleições para divulgação do resultado dos julgamentos desses processos", acrescentou.
Fonte: Diário do Povo


GUIMA FOI ELEITO, MAS PODERÁ NÃO ASSUMIR PREFEITURA DE BUERAREMA
HÉLINHO ALMEIDA, TAMBÉM É RÉU NO MESMO PROCESSO E PODERÁ NÃO ASSUMIR O CARGO DE VEREADOR.
"Guima responde a processo no TSE e poderá ser julgado antes do dia 1º de outubro, caso seja mantida a condenação, estará impedido de assumir a Prefeitura Municipal de Buerarema, o mesmo acontecendo com o vereeador eleito Hélio Almeida, que é réu no mesmo processo, quando foi preso na cidade de Biuerarema na eleição passada. Advogados das duas coligações estão juntando procurações nos autos processuais, visando a impugnação de Guima, fundamentados na Lei da Ficha Limpa".

ITABUNA:DERROTADA VERGONHOSAMENTE JUÇARA FEITOSA COMENTA ELEIÇÃO

O resultado do pleito como reflexo da vontade popular soma com o nosso respeito a esta manifestação democrática. Queremos nos congratular com o prefeito eleito e o seu respectivo vice desejando boa sorte nesta nova jornada.

Ao mesmo tempo, agradecemos o apoio e o carinho de todos aqueles que caminharam conosco.

Continuaremos lutando em defesa dos interesses de Itabuna, já que acima da disputa eleitoral está o desenvolvimento da cidade e o bem estar de sua população.

ITABUNA: AGENOR GASPARETTO ACERTOU

Do “Cena Bahiana”

Comentário do leitor Cláudio Rodrigues, que reproduzimos aqui neste espaço por uma questão de justiça:

Essa eleição municipal consagra uma pessoa ímpar, que teve o seu nome e de seu instituto jogado na lama por aqueles que, num passado não muito distante, tinham-lhe como grande guru das pesquisas eleitorais. A turma de um deputadozinho mascate de emendas do Orçamento da União, que um dia pensou que seria um ACM de Itabuna, fez uma campanha sórdida contra Agenor Gasparetto e seu instituto.

O mesmo Gasparetto que, desde a eleição de 1992, acertou o resultado da primeira eleição que levou o atual deputado mercador de emendas ao cargo de prefeito de Itabuna. Esse sociólogo também acertou na lata, ao afirmar que Jaques Wagner venceria Paulo Souto no primeiro turno da eleição de 2006 para o Governo da Bahia

. Mas, nesta eleição, ao divulgar uma pesquisa registrada, que apontava a vitória de Vane do Renascer, por uma pequena margem frente ao atual prefeito Azevedo, e que colocava a candidata Juçara Feitosa com pouco mais de 12 por cento dos votos, por pouco não foi linchado em praça pública.

Nada como um dia após o outro e o resultado das urnas. Agenor, valeu a pena. Parabéns! Esse resultado representa a seriedade do trabalho de um homem correto e de boa índole.



ILHÉUS: JABES DIZ QUE VAI PRIORIZAR A RECUPERAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

O prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), elege como prioridade a recuperação dos serviços públicos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Ele foi um dos entrevistados do Programa Alerta Total da Record News, nesta segunda-feira, 8, onde disse também estar confiante na união de todos os parceiros políticos em torno da reorganização da cidade. “Quem ama Ilhéus, vai participar”, enfatiza.

Jabes foi eleito neste domingo, 7, com 39.733 votos (44.09%), confirmando a preferência sinalizada ao longo da campanha pelas pesquisas e no corpo a corpo com os ilheenses. O trabalho de reorganização das finanças é meta imediata do próximo prefeito. “A situação do município é tão caótica, que primeiro teremos que arrumar a casa, para ampliar nossa capacidade de atração dos investimentos e programas federais e estaduais”.

A construção da nova ponte e o saneamento do Pontal, segundo Jabes, já estão assegurados pelo Governo do Estado. “Chegou a hora de discutir com o novo governo de Itabuna a criação da Região Metropolitana, e trabalhar para a implantação do Polo Chocolateiro e reestruturação do Polo de Informática”, adianta, enfatizando que seu governo terá a marca do otimismo, competência e trabalho.

Ao discursar para a multidão que se aglomerou na Praça Dom Eduardo na noite de domingo comemorando sua vitória, Jabes agradeceu pelo apoio das crianças, que levavam energia da sua campanha, através da música, para dentro das casas e das “mocinhas da terceira idade”, familiares, amigos, equipes de coordenação, sobretudo dos ilheenses que acreditam no seu trabalho. Enfatizou também a importante aliança com o vice Cacá. “Cada eleição é uma história diferente, uma emoção diferente. Apesar de eleito prefeito pela quarta vez, essa vitória tem o gosto da primeira”.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apurou em Ilhéus 132.366 votos, com comparecimento de 99.329 eleitores (75,04%) e abstenção de 33.037 (24,96%), em 381 seções eleitorais. A candidata Carmelita (PT) teve 29.805 votos (33,08%) e Jorge Luiz (PSOL) saiu das urnas com 20.571 votos (22,83%). Votos brancos somaram 3.115 em nulos 6.105.

ITABUNA: VANE FALA SOBRE A EXPECTATIVA DO SEU GOVERNO

Nesta segunda-feira Vane do Renascer (PRB), concedeu entrevista na rádio Jornal e na TV Cabrália. O mesmo agradeceu o apoio do povo que o elegeu como prefeito da cidade.

EQUIPE DE TRANSIÇÃO:

Vane declarou que ainda nesta segunda-feira vai se reunir para definir a equipe de transição. Segundo ele, é importante essa iniciativa para a partir de 2013 assumir o governo.

DESCARTA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA:

Vane também declarou que no seu governo não terá perseguição política, ele informou que quem trabalha vai continuar, porém, que não trabalhar, terá que ser demitido.

CARNAVAL EM 2013:

Vane também comentou no programa de J Silva, sobre a realização do carnaval em 2013. ele declarou que no primeiro momento, isso não é a prioridade, mas pretende realizar a festa, porém, não será no início do ano.

PRINCIPAIS METAS:

Vane informou que no seu governo vai cumprir todas as promessas de campanha, segundo ele, foram promessas que são viáveis, por isso vai realizar.

“ a meta do governo será o controle do erário publico e o investimento nas áreas que estão carentes, para isso temos que acabar com cabide de emprego” .

CÂMARA DE VEREADORES INDEPENDENTE:

Vane declarou que pretende ter uma câmara de vereadores independente, já que vai enviar para lá projetos para o governo, e não projetos pessoais.

“sempre fui um vereador independente, e espero que a nova câmara também seja”.

VITÓRIA DA CONQUISTA: HERZEM NO SEGUNDO TURNO

Contrariando todos os números dos institutos de pesquisa, que afirmavam não haver segundo turno em Vitória da Conquista, o candidato Herzem Gusmão (PMDB) alcançou mais de 40% dos votos válidos e vai para a disputa do segundo turno na cidade.

Após a totalização dos votos o candidato avaliou o resultado obtido: “Essa é uma vitória do povo de Conquista e me sinto honrado em receber essa confiança. Fizemos um trabalho focado no resultado e o resultado veio. Tenho aqui ao meu lado pessoas muito importantes nessa caminhada que são Claudionor Dutra e o Coronel Esmeraldino Correia, que juntamente com a equipe de campanha e candidatos a vereador fizeram um grande trabalho e só tenho a agradecê-los”.

O vice Claudionor Dutra (PSDB), que também é o coordenador da campanha, anunciou: “Vamos continuar trabalhando duro nessa nova etapa da campanha, vamos à vitória”. Herzem também anunciou que pretende dialogar com os candidatos Abel Rebouças (PDT), Edgar Mão Branca (PV) e Elquisson Soares (PPS) que são oposicionistas e ficaram de fora da disputa do segundo turno contra Guilherme Menezes (PT) que tenta a reeleição.

ILHÉUS: “RESPEITO O RESULTADO DAS URNAS”, AFIRMA CARMELITA

Segunda colocada nas eleições municipais, Professora Carmelita, do Partido dos Trabalhadores, disse nesta segunda-feira (08) pela manhã, ao analisar o resultado das urnas, que respeita a decisão democrática do povo de Ilhéus e espera que o prefeito eleito, Jabes Ribeiro, consiga transformar em realidade as promessas feitas durante a campanha eleitoral.

“De há muito a população de Ilhéus aguarda por isso. Uma cidade da importância como a nossa tem que restabelecer a sua posição de liderança regional com projetos e obras que atendam as necessidades da população e estimulem a sua economia”, disse.



Em Coaraci a prefeita Josefina Castro (PT), foi reeleita neste domingo. A eleição foi apertada, e ela venceu com 160 votos de frente para o segundo colocado, Jadson (PR).

Já o terceiro candidato foi Milton Cerqueira (PRB), que teve uma votação pífia, 851 votos.

AMIGOS NA POLÍTICA

Em Ilhéus e Itabuna dois jovens filhos de ex-vereadores foram eleitos na eleição deste ano. O curioso é que os dois são amigos e conseguiram ser eleito no mesmo ano.

Trata-se de Gegéu Filho e Lukas Paiva (PMN), ambos foram eleitos neste domingo, o primeiro foi eleito em Itabuna com 886 votos, já o segundo em Ilhéus com 1612 votos.

Lukas Paiva é filho do ex-vereador Marcus Paiva, que faleceu em 2008. Já Gegéu é filho do ex-vereador Geraldo Barbosa, morto em 2006.




ITABUNA: CAPITÃO FÁBIO ASSUMIRÁ MANDATO DE DEPUTADO

Em Itabuna o atual diretor do presídio Capitão Fábio (PRP), terá que tirar o seu terno do armário. Já que em função da eleição deste ano, ele assumirá o mandato como deputado estadual.

Capitão Fábio ficou na segunda suplência da coligação em 2010, mas como os deputados Adolfo Menezes (Campo Formoso), e Cláudia Oliveira (Porto Seguro), ambos do PSD, foram eleitos, ele vai assumir a vaga em janeiro.




ITABUNA: OS 21 VEREADORES ELEITOS


ITABUNA : VANE REALIZA CAMINHADA DA VITÓRIA



O prefeito eleito Vane Renascer e o vice Wensceslau, realizam neste momento, na avenida do Cinquentenário, em Itabuna, a caminhada da vitória. Com uma grande multidão, os "Vanistas", gritam e cantam as músicas da campanha, em homenagem ao prefeito eleito.

Imagens de Claúdio Roberto


Valença


Jucelia Nascimento
Eleita com 14.962 votos
Cairu


Fernando brito
Eleito com 6.030 votos
Ituberá


Iramar
Eleito com 7.121 votos
Teolândia


Lazaro
Eleito com 4.256 votos
Gandu


Ivo Sampaio Peixoto
Eleito com 8.114 Votos
Mutuípe


Carlinhos do PT
Eleito com 6.338 votos
Cruz das Almas


Valtércio
Eleito com 14.979 votos
Wenceslau Guimarães


Nestor Vicente
Eleito com 6.836 votos
Nazaré


Miltinho
Eleito com 8.625 votos
São Francisco do Conde


Rilza
Eleito com 19.403 votos
Itamarí


Nego
Eleito com 2.649 votos
Tancredo Neves


Moacir Pereira PDT
Eleito com 7.770 votos
Irecê


Luizinho Sobral
Eleito com 16.738 votos
Maragigipe


Vera da Saude
Eleito com 13.035 votos
Planaltino


Carlinhos de Meirelo
Eleito com 1.502 votos
Itacaré


Jarbas
Eleito com 4.897 votos
Santa Inês


Zé Afrânio
Eleito com 2.296 votos
Elísio Medrado


Júnior Andrade do PSD
Eleito com 3.325 votos
Tucano


Dr. Igor


CANDIDATO MORRE DE INFARTO AO SABER QUE FOI ELEITO


O candidato a vereador Domingos Gomes da Rocha, conhecido como Dominguinho da Morosa (PCdoB), morreu na noite de ontem,, no município de Riachão das Neves, após saber o resultado das eleições. Dominguinho, que era hipertenso, sofreu um infarto e morreu. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dominguinho recebeu 274 votos e ficou na 9ª colocação entre os 11 mais votados. Segundo informações da TV Bahia, o candidato passou mal após ficar muito emocionado com a vitória. Com a morte de Domingos, o candidato Fábio Dias, também do PCdoB, deve ocupar seu lugar.



WAGNER FEZ BALANÇO POSITIVO DAS ELEIÇÕES


O Governador da Bahia, Jaques Wagner, esteve no programa Balanço Geral, na manhã desta segunda-feira , e fez uma avaliação dos resultados das eleições municipais deste domingo. O gestor comemorou os resultados das urnas e informou que da sua base aliada foram eleitos 332 prefeitos em todo o Estado, dos 417 que estavam na disputa.

Wagner avaliou o resultado como positivo e, segundo ele, está dentro da projeção que havia sido feita. "Ontem foi realizada a grande festa da democracia, e tudo correu dentro da normalidade", indiciou o Governador baiano. Ele ressaltou ainda que, dos quatro governadores em atuação do PT, dois conseguiram levar seus candidatos ao segundo turno nas capitais.




CANDIDATO QUE SÓ TEVE UM VOTO SE SEPARA DA MULHER


As urnas trouxeram uma surpresa desagradável para o candidato a vereador Jurandir do Jumento, de Flexeiras, Alagoas. Após o fim da apuração, Jurandir teve apenas um único voto, o seu. Assim que chegou em casa após acompanhar a apuração, ele se separou da mulher, Antonia Ferreira, com quem vivia há 25 anos. “Como pode uma mulher se deitar com um homem e não votar nele?”, perguntava um inconformado Jurandir. Antonia se defende dizendo que o voto computado para Jurandir é dela.
“Como ele pode saber que não fui eu que votei nele, se nós dois votamos na mesma seção?”, perguntou a mulher. A parca votação de Jurandir e a separação viraram assunto nas rodas da pequena cidade do interior, que sobrevive da agricultura local. O caso ganhou contornos mais pitorescos porque Juvenal Ferreira, vizinho de Jurandir, teve três votos. Há quem diga que Antonia votou em Juvenal, que teve também o voto de sua mulher. Antonia nega. “Vai ver o Jurandir não teve coragem de votar nele mesmo e inventou essa história”.



DEPOIS DE 20 ANOS GILKA VOLTA A COMANDAR ITAJUIPE

Em Itajuipe numa das eleições mais disputadas dos ultimos anos Gilka Badaró (PSB) se elegeu com 6.280 votos contra 5.553 da candidata Sí Dantas (PSD) numa diferença de 732 votos, contrariando prognosticos de pesquisas realizadas na cidade e não registradas de que a vantagem seria superior a 1.500 votos. O resultado final mostrou ainda José Reis (PSC) com 397 votos, Neusa Macedo (PDT) 260 votos e Junior Fontes 89 votos.


FERNANDA ELEITA A PRIMEIRA MULHER PREFEITA DE URUÇUCA

FERNANDA SILVA: 7.141
MOACYR LEITE JUNIOR: 6.080
BUBA: 58





OS 11 VEREADORES ELEITOS DE URUÇUCA:
MAGNÓLIA: 745
RODRIGO DE PAULINO 647
VALMARI 588
ERI 530
ABREU 516
NAU DE DANDA 490
IRMÃO DUDA 481
PROFESSORA LIA 412
GRACINHA ENFERMEIRA 353
CARLOS MAGNO 346
SUELY DATILOGRAFIA 444






PEDREIRO MORTO COM UM TIRO NA TESTA

Luiz Cesário Nascimento 36, era casado 4 filhos, sendo 3 maiores de idade e 1 apenas 2 meses de vida, estava caminhando pela rua Águas Claras, bairro Moises Reis e de repente foi abatido com apenas 1 tiro na testa.
"Zú" como era conhecido, devido a perda de massa encefálica acabou morrendo no local onde recebeu o tiro, o SAMU quando chegou nada mais podia ser feito.
Como sempre impera a lei do silencio, ninguém sabe, viu ou quis falar nada, o desconhecido atirador até o momento não foi identificado, porém uma coisa é certa, quem fez mais esta execução conhecia o pedreiro de perto, pode se aproximar e desferir o tiro, e deixar o local sem ser visto. Policia militar e policia civil estiveram no local e o corpo foi liberado para o IML.

rota51