quinta-feira, 25 de outubro de 2012

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
EM CRISTO - NENHUMA CONDENAÇÃO

"Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito," Romanos 8:1.
O tema do oitavo capítulo de Romanos é a segurança eterna do crente em Cristo. Ele começa com "nenhuma condenação" e termina com "nenhuma separação". Não há condenação em Cristo nem separação de Cristo; portanto, o crente é salvo e seguro para todo o sempre.

Esta é uma sentença muito especial. Não há condenação em Cristo! O crente deve gritá-la em sua alma cada vez que a ler. Existe um quadro, em algum lugar, chamado "Esperando o Veredicto". É a cena de um julgamento. Cada rosto no quadro se aguarda o veredicto. Há medo beirando à angústia no rosto do prisioneiro, de pé no banco dos réus. Há uma ansiedade e suspense horríveis por parte da esposa e amigos a seu redor. É um quadro triste. Mas, como Spurgeon sugere, deveria ser pintado outro quadro intitulado "O Veredicto Favorável Recebido". O prisioneiro é absolvido! A sala do julgamento se enche de alegria! Há apertos de mão e abraços! O acusado é agora um homem justificado - recebe parabéns de todos os lados. De prisioneiro ele sai para desfrutar a liberdade, pois não há condenação. Seria um quadro muito alegre.




É uma afirmação corajosa:

"Não há condenação". Não há hesitação, nem subterfúgios, nem "espero" nesta sentença. Paulo fala com certeza matemática. Ele emprega cálculo frio. "Não é loucura de fanatismo, mas a dedução inquestionável de um argumento justo: se Jesus foi condenado em meu lugar, não pode haver condenação para mim". (C. H. Spurgeon). Se Jesus recebeu o castigo por meus pecados em Seu próprio corpo, então é certo que não terei que recebê-lo outra vez no meu.




É uma declaração ampla.

"Não há condenação. Nenhuma condenação para qualquer pecado já cometido; nenhuma condenação para qualquer pecado que ainda cometerei; nenhuma condenação em tempo nenhum, nem lugar; nenhuma condenação para pecado de qualquer cor, tamanho ou idade. Um pouco mais adiante, no mesmo capítulo, Paulo rejubila e exclama: "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós". Romanos 8:33-34. A medida que a mente do Apóstolo alegra-se no Evangelho de como: "Que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras", 1 Coríntios 15:3-4, ele faz céus e terra e inferno ecoarem este desafio destemido: "Quem os condenará"? Onde não há condenação não pode haver punição justa.

Temos no texto e contexto coisas benditas e gloriosas. Vamos meditar nelas para a glória de Deus e nosso próprio proveito.


1. A CONDIÇÃO FELIZ DO CRENTE

- "NÃO HÁ CONDENAÇÃO".

Condenação é uma coisa triste. Ela nos faz lembrar de uma sala de julgamento onde se relatam acusações e se faz a defesa. Há uma força mais adiante. Foi erguida para um homem condenado. Vêem o homem sendo levado, quase carregado até a plataforma? Ele fica sobre um pequeno alçapão. O ministro ora; o carrasco aperta o nó do laço ao redor do pescoço e ajeita o capuz preto; o delegado solta o alçapão; o coitado cai pela porta aberta, pendurado pelo pescoço e morre em poucos minutos. Porque se fez coisa tão horrível? O homem foi condenado pela lei humana. Estava pagando a pena pelo seu crime.

Em alguns lugares os prisioneiros são obrigados a fazer trabalhos forçados. Eles não falam com ninguém, por causa da vergonha que sentem. São homens marcados. Não recebem salário nenhum. Trabalham sob a mira de um revólver e são vigiados como bichos de presa. Porque são tratados tão cruelmente? Foram condenados pela lei humana e agora servem a sentença pelo crime cometido.

Mais adiante, uma cadeia. Uma cela pequena, não convidativa. Nenhum móvel, a não ser uma cadeira de aparência estranha. Um homem é conduzido até lá pelos guardas e colocado na cadeira. Ele é amarrado a ela por fortes correias. O topo da cabeça foi raspado e um prato de aço é fixado lá. Um homem acende um interruptor e o fogo corre por cada canto de sua carne que estremece. O que está acontecendo? Por que tal castigo? Ele foi condenado pela lei humana e está pagando por seu crime. Estas ilustrações mostram a condenação e castigo para crimes contra a sociedade. Há muitas leis que apoiam cidadãos que nunca foram condenados nem punidos pela sociedade. Mas há uma autoridade divina contra cada homem que pecou. Em relação ao pecado, Tiago diz: "Há só um legislador e um juiz que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" Tiago 4:12. Deus é o Juiz Supremo de toda a terra. A justiça dEle é terrível contra Seus inimigos. Nuvens e obscuridade estão ao redor dele; justiça e juízo são a base do seu trono. Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor." Salmo 97:2-3. Os que são condenados por Ele aguardam um castigo muito pior que trabalhos forçados, ou sofrimento físico através do enforcamento ou cadeira elétrica. A menos que sejam salvos do pecado, a porção que os espera é o tormento eterno no lago do fogo.

Nosso texto nos mostra como escapar da condenação divina. Ele nos fala de um plano de salvação - o modo de ter a condenação cancelada - e como receber um veredicto favorável. Ele anuncia uma condição feliz diante de Deus, o Supremo Juiz.




1. Esta é uma condição presente.

"Portanto agora nenhuma condenação há". O crente não tem que esperar até morrer para escapar da condenação. No momento em que crê, ele passa da morte (condenação) para a vida eterna (justificação). "Portanto agora nenhuma condenação há". Já houve condenação - mas não agora. Antes eram malditos pela lei e arruinados pela queda de Adão, mas não agora. O veredicto de culpado já soou antes em seus ouvidos, mas essa sentença tão dura foi superada pela notícia gloriosa de que "Não há condenação".




2. Esta é uma condição eterna.

Nenhuma acusação que leve à condenação jamais será feita. Os dons e chamado de Deus são sem arrependimento, isto é, sem nenhuma mudança ou revogação de Sua parte. (Romanos 11:29). Nosso Senhor disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida". João 5:24. É muito claro, não acha? Paulo diz que o justificado será glorificado, sim, e no propósito de Deus, já o está. Romanos 8:30. Todos quantos foram libertos da pena do pecado ficarão livres da própria presença do pecado. Cada traço do pecado será apagado para sempre; santidade e glória serão a eterna herança dos santos.


2. A POSIÇÃO ABENÇOADA DO CRENTE - "EM CRISTO JESUS".

É a posição do crente em Cristo e não seu caráter ou conduta que o torna salvo. Não há justificação diante de Deus através da conduta humana, a Bíblia diz; "Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado". Romanos 3:20. "Em Cristo Jesus" é a única posição segura.

Estar em Cristo significa estar firme nEle diante de Deus. É ter "Sua" perfeição de Mediador como nossa possessão diante da lei de Deus. Ele fez Jesus Cristo nossa "sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção". 1 Coríntios 1:30. Não pode haver condenação para quem possui a justiça de Cristo. Condenar o crente em Cristo seria o mesmo que condenar Cristo. Mas como uma pessoa recebe esta posição?




1. O crente está em Cristo oficial e eternamente pela eleição do Pai.

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo: como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor". Efésios 1:3-4. Isto diz respeito à escolha e propósito secreto de Deus, e ninguém sabe nada a respeito, até ser eficazmente chamado à fé. Atos 13:48 diz: "E os gentios ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna". Todos os crentes eram santos eleitos, ovelhas eleitas desde a fundação do mundo. "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que foi nos dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos". 2 Timóteo 1:9.




2. O crente está em Cristo eficaz, real e vitalmente através da obra do Espírito Santo

. "Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte". Romanos 8:2. Este versículo nos diz como vem o livramento da condenação. O agente da liberdade é o Espírito Santo. A base da liberdade é a obra que Cristo fez na cruz para nos salvar ou que é "vida em Cristo". A lei do pecado e da morte é a lei moral de Deus, a qual requer justiça perfeita. Não temos esta justiça em nós mesmos, portanto a lei nos condena à morte. O Espírito Santo nos livra dessa lei colocando-nos em Cristo. A mente espiritual nos faz esperar em Cristo. A mente carnal nos faz esperar em nós mesmos.




3. O crente está em Cristo por experiência e legalmente pela fé.

De nossa parte ficamos em Cristo pela fé. Estar em Cristo, pela fé, significa que renunciamos a toda a fé e esperança em nossa própria justiça e confiamos na justiça de Cristo. Temos que nos livrar do "eu", antes que possamos ficar em Cristo!

O fariseu no templo não estava em Cristo, mas em si mesmo ao se gabar do caráter moral e boas obras que tinha. Saulo de Tarso não estava em Cristo, mas em si mesmo, quando como um fariseu cheio de justiça própria, dirigiu-se a Damasco para perseguir os crentes em Cristo. O pobre publicano esvaziara-se de si mesmo e estava em Cristo ao descer para sua casa justificado. Ele condenou seu próprio "eu" e olhou para o sangue do Calvário.

Um homem e sua esposa visitavam uma Casa da Moeda, onde o dinheiro é fabricado. Um operário afirmou que se ele molhasse a mão na água, poderia derramar ouro quente na palma, sem que se machucasse. Ele perguntou ao homem se gostaria de experimentar. "Não; acredito em sua palavra", rapidamente o homem respondeu. A esposa falou: "Quero experimentar". Enfiando a mão na água, estendeu-a depois para que o ouro aquecido fosse derramado nela. Virando-se para o homem, o operário declarou: "O senhor creu; sua esposa confiou".






EXPOSIÇÃO E PALESTRAS NO
SALVADOR SHOPPING ALERTAM
POPULAÇÃO PARA O CÂNCER DE MAMA

Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Salvador Shopping iluminou sua fachada com a cor da ação. A iniciativa visa alertar a população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das maiores causas de morte de mulheres no mundo, e contribuir para o aumento da expectativa de cura das pacientes. Com o objetivo de colaborar com a causa, o Hospital Santa Izabel promove até 31 de outubro, na Praça de Serviços – Piso G1 do shopping, a mostra“Um Toque de Saúde”, que retrata a história do câncer no Brasil e a descoberta e o tratamento da doença.

O público também vai ter a chance de conferir palestras ministradas por profissionais da área. Amanhã (26/10), às 15h, será realizado o debate sobre os “Direitos do paciente com câncer”. Já na próxima terça-feira (30/10), às 14h30 e 19h, respectivamente, serão realizados debates sobre os temas “Nutrição e Câncer de mama” e “Os tratamentos e recursos de qualidade de vida pós-cirurgia”.

SERVIÇO
O quê: Debates sobre o Câncer de Mama
Onde: Praça de Serviços - Piso G1 do Salvador Shopping
Quando: 26/10 às 15h e 30/10 às 14h30 e 19h
Quanto: Gratuita

O quê: Exposição sobre o Câncer de Mama
Onde: Praça de Serviços - Piso G1 do Salvador Shopping
Quando: Até 31 de outubro
Horário: Segunda a sábado, das 9 às 22h; e nos domingos das 12h às 21h.
Quanto: Gratuita



STF define penas de ex-sócios de Valério no mensalão

BRASÍLIA, 25 Out (Reuters) - O Supremo Tribunal Federal (STF) segue nesta quinta-feira com o cálculo das penas dos réus condenados na ação penal do mensalão, analisando as punições a dois ex-sócios do empresário Marcos Valério, apontado como principal operador do esquema.
A pena de Valério, primeiro condenado a ser analisado na fase da dosimetria, chegou a 40 anos e 1 mês de prisão na soma de todas as punições. A pena ainda poderá ser revista pelos ministros.
A legislação brasileira prevê que condenados a mais de 8 anos de prisão cumpram a pena em regime fechado. A punição máxima no país é de 30 anos de reclusão.
Valério foi condenado por corrupção ativa, peculato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
O ministro Marco Aurélio Mello ainda não votou sobre as penas relativas a evasão de divisas e um dos crimes de corrupção ativa.
A Corte irá analisar nesta sessão as condenações a Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, sócios de Valério nas empresas de publicidade que teriam sido usadas no esquema de compra de apoio parlamentar ao primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A expectativa do relator, Joaquim Barbosa, era finalizar a fase da dosimetria nesta sessão, mas os longos debates sobre as penas de Valério atrasaram este calendário.
A dosimetria será interrompida após esta sessão, já que Barbosa viajará para a Alemanha no dia 29 para submeter-se a um tratamento médico. O ministro tem um problema crônico no quadril e só retornará ao Brasil no dia 3 de novembro.
O julgamento será retomado no dia 5 de novembro.
(Reportagem de Hugo Bachega e Ana Flor)




Para especialistas, Dirceu cumprirá pena na cadeia

As penas impostas nesta quarta (24) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao publicitário Marcos Valério, operador...
As penas impostas nesta quarta (24) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao publicitário Marcos Valério, operador do mensalão, nos crimes cometidos em conjunto com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, indicam, segundo especialistas que acompanham o julgamento do processo, que o homem forte do primeiro governo Lula e acusado de chefiar o esquema terá de cumprir parte da pena na cadeia.
Dirceu foi condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa por comandar a compra de votos de parlamentares do Congresso Nacional no primeiro mandato do governo Lula. Por esses mesmos crimes, Marcos Valério foi condenado pela maioria dos ministros a 10 anos e 7 meses de prisão, sendo 7 anos e 8 meses por corrupção ativa e 2 anos e 11 meses por formação de quadrilha.
Como a Corte já decidiu que Marcos Valério atuou sob o comando do então ministro da Casa Civil, os especialistas avaliam que o tribunal deve impor penas semelhantes ou até maiores para Dirceu. Nesta quarta, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, chegou a afirmar que "Marcos Valério aceitou participar da empreitada criminosa comandada por José Dirceu para dominar o poder político".
Além disso, apontam os especialistas, três fatores aumentam a probabilidade de ser aplicada a José Dirceu uma pena de prisão acima de 8 anos, o que, pela legislação em vigor, o obrigaria a cumprir parte da punição em regime inicialmente fechado. Em primeiro lugar, o relator Joaquim Barbosa indicou, ao longo do julgamento, que fixaria penas maiores aos chefes do esquema. O mesmo critério será usado pelos demais ministros. O ex-chefe da Casa Civil foi apontado, pelo Ministério Público, como o líder da quadrilha, mentor e mandante do esquema.
Um segundo ponto é que os ministros aplicaram, no caso da corrupção ativa cometida por Marcos Valério, a mais recente lei para esse crime, aprovada pelo Congresso em novembro de 2003. A norma elevou a pena mínima de prisão de 1 para 2 anos e a máxima, de 8 para 12 anos. A justificativa é que o esquema atuou entre os anos de 2003 e 2005, sendo apenas desmontado a partir das revelações do delator do mensalão, Roberto Jefferson (PTB-RJ). A mesma regra deve ser usada pela Corte para o ex-chefe da Casa Civil.
Outro ponto que reforça a tendência de alta na pena a ser fixada para José Dirceu é o fato de o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo, não participar da dosimetria do ex-ministro da Casa Civil por tê-lo absolvido dos dois delitos. Na sessão de ontem, Lewandowski contrariou as penas propostas por Joaquim Barbosa, obteve apoio da maioria no plenário e conseguiu baixar, em duas oportunidades, as penas aplicadas a Marcos Valério. José Dirceu não contará com os votos do revisor.
Pela legislação brasileira, um réu que venha ser condenado a uma pena superior a 8 anos de prisão não ficará na cadeia por todo esse tempo. Depois de cumprir um sexto da pena, ele terá direito à progressão de regime, passando do fechado para o semiaberto, pelo qual tem de dormir na prisão, tendo direito a trabalhar. Contudo, o ex-ministro da Casa Civil só saberá qual seu destino no processo depois do segundo turno das eleições municipais, marcado para o domingo, dia 28.
Nos últimos dois dias, o tribunal já aplicou oito penas para o operador do mensalão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As penas impostas a Marcos Valério, se somadas, chegam a 40 anos, 1 mês e 6 dias e quase de R$ 3 milhões em multas. Para concluir a apreciação das penas impostas ao publicitário, falta apenas o voto do ministro Marco Aurélio Mello, que pediu para se manifestar esta tarde quanto aos crimes de corrupção ativa, no caso da compra de votos dos parlamentares, e evasão de divisas.
Na punição que impôs a maior pena a Marcos Valério por um crime, de 7 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa, o relator Joaquim Barbosa destacou que o envolvimento do publicitário na compra de parlamentares é uma conduta "mais reprovável". "Os motivos dos crimes são extremamente graves. Os fatos e provas dos autos revelam que o crime foi praticado porque o PT, cujos correligionários vinham beneficiando as empresas às quais estava vinculado Marcos Valério, não detinham maioria na Câmara", concluiu.
Os ministros do STF já admitem ser impossível cumprir o cronograma traçado por Barbosa e encerrar a análise da dosimetria da pena nesta semana. O julgamento será interrompido na próxima semana, pois Joaquim Barbosa já anunciou que viajará para Dusseldorf, na Alemanha, a fim de se submeter a um tratamento de saúde. E só será retomado no dia 5 de novembro.



CAIU QUADRILHA DO BANCO CENTRAL


Guarnições da Cipe Cacaueira e do PETO 70 realizaram uma “batida” no distrito de Banco Central, em Ilhéus, na manhã de ontem (quarta, 24) e prenderam uma quadrilha supostamente envolvida com o tráfico de drogas. No grupo, estavam Normando de Souza (Ricardinho), Vagner Queiros de Oliveira, Tailán Medrado Gonçalves, Tailana Medrado Gonçalves, Fabiano Neres Pacheco, Marcelo Batista dos Santos e Sandra da Silva dos Santos. Com eles, a polícia encontrou armas, 25 papelotes de cocaína além de dois tabletes de maconha prensada e 07 trouxas prontas para venda.

GAROTA DESAPARECIDA

Boa tarde pessoal do vermelhinho gostaria muito de contar com a ajuda de vôces , pois estou com minha filha desaparecida de ilheus, desde domingo sem saber noticia gostaria que voces publicassem ai no site para que as pessoas possa me ajudar a encontrar, desde já a familia agradece.
Valtencir Oliveira Novaes

HOMENS PRESOS ACUSADOS DE ATIRAR EM FUNCIONÁRIO DO DPT DE ITABUNA

Dois homens foram presos no bairro Sarinha Alcântara, em Itabuna, sob a suspeita de estarem envolvidos na tentativa de homicídio contra o funcionário do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna, conhecido como “Jai”. O primeiro identificado como Tita Pintor de Parede e o segundo. Marcelo Freitas Santos, 25 anos, o Kiko. Eles não explicaram a causa da tentativa de morte.
“Jai” foi alvejado com três tiros no início da madrugada desta quinta-feira , no bairro Gogó da Ema, próximo ao Sarinha. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu e levado para o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (Hblem).

OUÇA A RÁDIO JORNAL DE ITABUNA EM QUALQUER PARTE DO MUNDO PELO VERMELHINHO

O Vermelhinho da Bahia, um dos mais acessados de Itabuna, trocou seu link de áudio: sai Difusora entra Jornal. Como se sabe, Paulo Leonardo, titular do site, deixou a RD, onde apresentava o programa O crime não compensa e passou a comandar o Ronda Policial na RJ. Assim, quem acessa o Vermelhinho passa a ouvir, automáticamente, a 5.6.0. Desta forma, com os milhares de internautas clicando o Vermelhinho, a rádio Jornal ganha mais ouvintes, também na web.