quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Homem tenta matar filha e acaba preso




A APolícia Militar, por meio da Guarnição especial GTM, prendeu na tarde desta quinta-feira (25), no bairro João Soares, o Luiz Augusto de Souza Brito. Ele é acusado de tentar matar a filha de 15 anos com uma faca.
Foi a própria vítima quem denunciou o pai. Luiz já tem passagem por tentar estuprar a filha, por tráfico e porte de arma. A menina afirmou que a motivação para o crime teria sido o fato dele se irritar porque ela não lavou roupas. A jovem estava muito abalada e chorava muito.


Homem confessa ter atirado em funcionário do DPT

Foto: Radar Notícias
Foto: Radar Notícias
Em uma ação conjunta das polícias Militar e Civil, um revólver calibre 38 foi apreendido, quatro pessoas foram conduzidas e estão sendo investigadas sobre a suspeita de participação na tentativa de homicídio contra o funcionário do DPT Jailson, o popular “Jai”. Um menor, uma mulher, o dono de uma oficina de nome Alexandro, e o 4° conduzido que se chama Madison Freita Santos de 25 anos, o Kiko.

A polícia encontrou Kiko dentro da oficina de Alexandro, que negou qualquer participação com o crime e que não sabia que o suspeito estava escondido dentro do seu estabelecimento. Kiko assumiu ter atirado contra Jai, chegou a dizer que já existia uma intriga entre eles de outra data e que é usuário de drogas. Ele tentou matar o rapaz alegando que Jai era “X9”. Existe outra linha de investigação, a de que uma pessoa havia dado a ordem para Kiko matar Jai, mas o motivo seria pessoal.

A vítima

Jai foi baleado na madrugada desta quinta-feira (25/10) na varanda da casa em que ele vive com esposa e filhos. Sempre dedicado ao trabalho em que ele desempenha há quase 10 anos, ele é conhecido e querido por todos na área em que trabalha. Informações medicas dão conta de que ele já saiu da UTI e seu estado de saúde é estável.







Prefeito de Jucuruçu é encaminhado ao Ministério Público do Estado
Foto:
Foto:
O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (24/10), considerou procedente o termo de ocorrência lavrado na Prefeitura de Jucuruçu, na gestão de Manoel do Carmo Loyola da Paixão, pela falta de encaminhamento da documentação mensal de receita e despesa referente às prestações de contas dos meses de fevereiro a maio do exercício de 2012.

Comprovada a irregularidade, o relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira determinou a formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor e aplicou multa no valor de R$ 1.500,00. Ainda cabe recurso da decisão.

Também foi solicitada a realização de auditoria por técnicos do TCM na Prefeitura de Jucuruçu, em razão do descumprimento à determinação legal.

Mesmo convocado a apresentar justificativas sobres os fatos, o prefeito deixou o processo correr à revelia.

Leia o voto na íntegra do relator.






A 26ª Inspetoria Regional de Controle Externo – 26ª IRCE, sediada no município de EUNÁPOLIS, lavrou o presente Termo de Ocorrência, protocolado neste Tribunal sob nº 93513-12, em data de 25/07/2012, contra o Sr. MANOEL DO CARMO LOYOLA DA PAIXÃO, Prefeito Municipal de JUCURUÇU, pela constatação da falta de encaminhamento a este Tribunal da Documentação Mensal de Receita e Despesa referente às Prestações de Contas dos meses de fevereiro a maio de 2012, bem como da informação dos dados da gestão municipal no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, relativos ao período de janeiro a maio do mesmo ano, descumprindo os arts. 1º da Resolução TCM nº 1060/05 e 2º e 5º da Resolução TCM nº 1282/09, sem qualquer providência do Gestor, apesar de alertado pela referida Regional, com ofensa ao princípio da Legalidade o que implica o cometimento de ato previsto no art. 11, I, da Lei nº 8.429/92 que considera o procedimento ato de improbidade administrativa.

A irregularidade apontada no referido Termo acha-se tipificada como “deixou de prestar contas a este Tribunal das Receitas e Despesas do Município de Jucuruçu, referente aos meses de fevereiro a maio do exercício de 2012”, instruindo-se o feito com “Histórico das Aberturas de Competências” e “Resumo da Prestação de Contas” dos meses de janeiro a maio de 2012, extraídos do SIGA.

Encaminhado o feito à Presidência deste Órgão, determinou sua Chefia de Gabinete, por delegação, conforme OS 007/11, o sorteio de Relator, que se efetivou em Sessão Plenária de 28/08/12, cabendo-nos o encargo, em razão do que, em submissão aos princípios do contraditório e ampla defesa inscritos no art. 5º, LV, da Constituição Federal, foi promovida a notificação do Gestor, para apresentação de defesa e comprovações pertinentes, no prazo de 20 (vinte) dias, quanto às acusações e irregularidades apontadas, conforme Edital nº 139/12, datado de 29/08/12, publicado no Diário Oficial do Estado do dia subsequente, comunicado ao interessado mediante Ofício nº 1443 do mesmo dia 30, deixando, contudo, transcorrer in albis, o prazo que lhe foi assinado, sujeitando-se, em consequência, aos efeitos da revelia com o julgamento do processo nas condições em que se encontra.

Efetivamente, a documentação juntada ao processo consubstanciada no Histórico das Aberturas de Competências e nos Resumos da Prestação de Contas da Prefeitura Municipal de JUCURUÇU confirmam a ocorrência, em confronto com as ocorrências noticiadas no Termo em questão que se traduzem descumprimento das normas legaisindicadas das Resoluções TCM nºs. 1060/05 e 1282/09.



ITAPÉ: PEDRÃO E A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA

Em Itapé o prefeito eleito Pedrão (PSB), está trabalhando nos bastidores para eleger o presidente da câmara de vereadores. Ele acredita que isso é essencial para a governabilidade.

A coligação de Pedrão conseguiu eleger quatro vereadores, enquanto a oposição elegeu cinco, mas até o dia da eleição da mesa diretora, a tendência é que a bancada do governo seja a maioria.


ITABUNA QUER BENEFÍCIOS DO MINERODUTO DA SAM

Os impactos econômicos, sociais e ambientais do Projeto Vale do Rio Pardo foram apresentados hoje (23), pelo diretor de relações institucionais da Sul Americana Metais – SAM, uma subsidiária da Votorantin Novos Negócios (VNN), Geraldo Magela Gomes, durante um encontro no Centro Administrativo Firmino Alves, com o vice-prefeito Antônio Vieira e secretários municipais, além do presidente da Câmara de Vereadores, Wellington Rodrigues e da Câmara de Diretores Lojistas, Jorge Antônio Braga.

O projeto tem um investimento previsto de US$ 3 bilhões e a geração de nove mil empregos diretos para exploração de uma mina em Minas Gerais e construção de um mineroduto ligando Grão Mogol e Padre Carvalho (MG) ao Porto Sul, em Ilhéus (BA), com 482 quilômetros de extensão e que passará próximo a Mutuns, em Itabuna.

Para Antônio Vieira, que representou o prefeito Capitão Azevedo, o projeto é importante pois deverá trazer benefícios indiretos para Itabuna, que funciona como um polo de comércio e serviços na região, em especial nas áreas de educação e saúde, além de atrair investimentos em diversos setores da economia, o que pode significar a geração de emprego e renda no município.

ILHÉUS: LUKAS PAIVA PRETENDE FICAR NA OPOSIÇÃO

Foto: Jamesson Araujo do site “Agravo”.

Nesta semana em Ilhéus o vereador eleito Lukas Paiva (PMN), concedeu entrevista a Jota Carlos, na Rádio Santa Cruz. E o mesmo declarou que não pretende fazer parte da bancada do governo do prefeito eleito Jabes Ribeiro (PP).

“O Povo me elegeu para legislar e fiscalizar o executivo, é isso que farei”, respondeu Paiva.



ITABUNA: CAPITÃO FÁBIO DECLARA QUE VAI SOLICITAR INDICAÇÃO DO DETRAN


Durante a entrevista o mesmo declarou que provavelmente em janeiro será empossado como deputado, já que dois deputados da coligação foram eleitos prefeitos, como segundo suplente, uma vaga é dele.


J Silva questionou que a partir de janeiro Capitão Fábio vai reivindicar junto ao governo do estado cargos, como por exemplo, o DETRAN de Itabuna. Fábio foi contundente, declarou que vai conversar com o governo do estado com esse objetivo, já que como deputado ele tem legitimidade para isso.


“ Político sem mandato não tem muito prestígio para solicitar cargos, mas a partir de janeiro voltarei a ser deputado, e logicamente que vou conversar com o governo para ter meus cargos, já que é importante essa divisão”.


Vale lembrar que o DETRAN fazia parte da cota de Capitão Fábio, mas após a eleição de 2010 e a sua derrota, ele perdeu o cargo para o PC do B.