segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


PREFEITOS DA REGIÃO DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DE INSTALAÇÃO DA UFSBA

IMG_4411

Durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna, gestores dos municípios circunvizinhos aprovaram a proposta de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), que contemplará as cidades de Itabuna, Ilhéus, Una, Canavieiras, Itacaré, Ubaitaba, Itajuípe, Coaraci, Ibicaraí, Buerarema e Camacan. No entanto, para o início das atividades em 2014, o presidente da Comissão de Implantação, Naomar Almeida Filho revelou que o projeto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional até o final do mês de março.

Os prefeitos aproveitaram a oportunidade para relatar as deficiências enfrentadas pelos gestores municipais na condução das ações em benefício da educação, mas avaliaram de forma bastante positiva a instalação dos Colégios Universitários, já que segundo eles, motivarão o ingresso de jovens e adultos na universidade. De acordo com Naomar, o apoio das prefeituras será fundamental para a implantação dos Colégios Universitários (CUs) e a permanência dos alunos egressos do Ensino Médio.

Diferente do modelo tradicional implantado na maioria das universidades no Brasil, a estrutura organizacional da UFSBA será estruturado com base em ciclos, visando diversificar e racionalizar modelos de formação, sem deixar de lado a função prioritária da universidade, que é desenvolver atividades em pesquisa e extensão. “A ideia é formar pessoas com pensamentos críticos e capazes de solucionar problemas sociais e econômicos da região. Nesse contexto, os cursos permearão demais instâncias do conhecimento, buscando a sua interface”, explicou a professora Joana Guimarães, que também integra a Comissão.


JUSTIÇA PARCIAL OU AMIZADE COLORIDA

justiça parcial

Em uma cidade do interior da Bahia chama atenção a relação de amizade entre uma esposa de um ex-vereador com um magistrado. O ex-edil entrou na justiça para cassar um vereador, para em seguida herdar a vaga.

Mas antes mesmo da sentença ser decretada, pessoas ligadas a esse ex-edil estão declarando que o vereador será cassado, o que mostra que a relação de amizade com o magistrado está sendo perigosa, podendo causar parcialidade ao mesmo.

O curioso é que nem os advogados das duas partes foram informados sobre a decisão do magistrado, mas a esposa do ex-edil já está com essa informação.

Sábado violento, quatro vítimas de tentativa de homicídio em Itabuna
Foto:
Foto:
O sábado (16) em Itabuna foi marcado pela violência de assassinatos e de quatro tentativas de homicídios. Por volta das 14h, Jackson Da Silva Severo, de 18 anos, foi vítima de disparos de fogo no Centro Comercial, na região conhecida como sombrinha. O tiro atingiu a boca do rapaz, que foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para o Hospital de Base.
Por volta das 19h50, a segunda vítima de tentativa de homicídio foi Patrício Santos, 28 anos. O tiro atingiu de raspão a cabeça da vítima, que no momento do crime, estava na praça do bairro Santa Inês. O homem também foi atendido pelo SAMU e levado ao Base.
Já às 20h, no momento de um homicídio no bairro Novo Horizonte, Rute Santos de Carvalho foi atingida na região da cabeça. Populares prestaram socorro à vítima e a levaram ao hospital.
Por volta das 23h50 do mesmo dia, Edvan Brito Dos Santos, 28 anos, foi vítima de disparo de arma de fogo no bairro Jorge Amado. O tiro atingiu a mão do homem, que foi atendido pelo SAMU e levado ao Base.
 Texto: Radar Notícias






Criadora do "Diário de Classe" recebe ameaça de morte pelo Facebook
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet
A estudante Isadora Faber, 13, que se tornou conhecida por denunciar em uma comunidade do Facebook o sucateamento do colégio público em que estuda em Florianópolis, recebeu uma ameaça de morte pela mesma rede social.

Faber divulgou uma mensagem recebida na qual uma mulher afirma existir um plano para matar a jovem e seus familiares. A autora da mensagem ordena que seja deletada a página do fã clube da estudante no Facebook, criada por outra pessoa. Caso a página não fosse apagada, ela ameaça "meter bala" na estudante e no criador do fã clube.

Também no Facebook, Faber escreveu que não conhece a autora da mensagem e que irá denunciá-la à polícia. 



                                        ATENÇÃO MULHERADA


Pílula do dia seguinte é uma bomba hormonal no corpo da mulher
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
A pílula do dia seguinte é um contraceptivo que só deve ser usado em casos extremos. Ela não faz bem à saúde da mulher, pois é uma bomba de hormônios. Usada em casos de esquecimento da pílula convencional ou rompimento da camisinha, por exemplo, ela é um método de emergência. Por isso mesmo costuma levantar muitas dúvidas quanto ao modo de usar, sua eficácia e riscos. Para esclarecer melhor o tema, conversamos com a ginecologista e obstetra Dra. Karina Zulli. Veja os tópicos:
Preservativo X pílula do dia seguinte
O uso do preservativo deve ser regra em toda relação sexual. Além de evitar a gravidez indesejada, ele previne todas as doenças sexualmente transmissíveis. Já a pílula do dia seguinte só protege de uma gravidez indesejada. Ela deve ser tomada somente em casos extremos.

Pílula anticoncepcional X pílula do dia seguinte
A pílula do dia seguinte cai como uma “bomba” hormonal em nosso corpo. Um comprimido dela equivale a 10 comprimidos de anticoncepcional comum. Ela é composta de dosagens hormonais muito altas, isso aumenta a chance de trombose, câncer, náuseas, vômitos e outras doenças. O correto é fazer o uso do anticoncepcional mensalmente e evitar, ao máximo, o uso da pílula do dia seguinte.
Mesmo tomando a pílula do dia seguinte é possível engravidar?
Sim. Como todo método há um risco de falha. A chance de engravidar é de 3 a 5% se ingerida respeitando os horários corretos contidos na bula.
Se eu tomar repetidas vezes ela perde o efeito?
Não. A pílula do dia seguinte não tem um efeito de “acúmulo” no corpo da mulher. A pílula não deixará de ser menos eficaz. O que acontece é que a mulher acaba se expondo a uma situação recorrente e que prejudica, e muito, o corpo dela.  O uso da pílula do dia seguinte não faz bem a saúde da mulher. Mas mesmo assim, elas tomam a pílula para evitar uma gravidez indesejada.
Ela é um método abortivo?
Não. Se a mulher estiver grávida e tomar a pílula do dia seguinte não surtirá efeito algum. As substâncias medicamentosas que têm na pílula não passam ao bebê.
Preciso de receita médica para comprar a pílula?
Sempre com a orientação médica, porém farmácias não fazem restrição nenhuma. É importante lembrar que sempre antes de ingerir a pílula do dia seguinte é imprescindível que você consulte o seu ginecologista. A pílula pode dar vários efeitos colaterais na mulher.
Como a pílula deve ser tomada?
Existem dois tipos de pílula do dia seguinte: uma em uma dose única que deve ser tomada em até 72h após a relação sexual e, a outra, em duas doses. Sendo um comprimido ingerido logo após a relação e o outro 12h depois. Mas ressalto que antes de comprar o medicamento consulte o seu médico. Isso é de extrema importância.

RADIO JORNAL DE ITABUNA INVESTE EM NOVO TRANSMISSOR, MESA DE SOM E ESTÚDIO

 Ilha de produção do jornalismo da Rádio Jornal de Itabuna.
 O novo estúdio da emissora. Hoje o melhor de Itabuna e rgião.
 A nova mesa de som da emissora com  40 canais.
A rádio Jornal de Itabuna, vem investindo pesado em todos os setores. Contrataçõe de novos jornalistas, novo transmissor e nova mesa de som e em breve, o som da 560 será filtrado via satélite. Este é o investimento da emissora de Itabuna para o mundo.