terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


Daniela Mercury leva 'soco' de bailarino durante apresentação no Carnaval

A Cantora puxava o bloco Crocodilo quando o incidente aconteceu

Da Redação
Parece que a cantora Daniela Mercury não está com muita sorte no Carnaval de Salvador. Na noite deste domingo (10), a rainha da axé music cantava 'País Tropical', enquanto puxava o bloco Crocodilo, quando foi atingida na boca com um soco dado por um dos seus bailarinos. Durante um momento a cantora colocou a mão no local do incidente por diversas vezes, mas mesmo com o acontecido o espetáculo continuou pelo circuito Dodô (Barra/Ondina).


Antes do ocorrido, a cantora reclamou por não poder ficar com seu trio parado por mais tempo, pois o cineasta americano Spike Lee, que está na Bahia para gravar o documentário 'Go Brasil, Go', filmava a apresentação da artista. Entre os entrevistados no documentario estão Margareth Menezes, Carlinhos Brown e o prefeito ACM Neto.


Assista o vídeo do 'soco':



Matéria original: iBahia




Polêmicas colaboraram para a renúncia do papa, diz Dom Murilo Krieger

Os dois se encontraram durante uma audiência pública no Vaticano, no dia 9 de janeiro

Foto: Almiro Lopes

Dom Murio Krieger comentou renúncia do Papa Bento XVI
Os casos de pedofilia dentro da igreja, as polêmicas envolvendo outras religiões e as posições conservadoras sobre temas tabus como aborto e casamento entre gays marcaram os sete anos de pontificado do papa Bento XVI, 85 anos, que anunciou a renúncia nesta segunda-feira (11) pela manhã em função da idade avançada.

Para o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, esses fatores colaboraram para a decisão do pontífice de abandonar o posto mais alto da Igreja. “Não vou dizer que foi decisivo, mas acredito que isso colaborou. O cargo que ele ocupa é pesado e quanto mais problemas se enfrenta mais difícil fica sendo a missão. Tudo isso pode ter ajudado para a decisão. Esperar que um homem de 85 anos enfrente isso tudo com vigor é difícil”, disse  Krieger em entrevista ao Correio, por telefone, na manhã de hoje.
O alemão Joseph Ratzinger, que sucedeu o papa João Paulo II, já assumiu o posto de papa da Igreja tomando decisões polêmicas. Em 2005, Bento XVI impôs restrições a homossexuais se tornarem padres. No ano seguinte, em visita a Polônia, irritou judeus por não mencionar o antissemitismo cristão em seu discurso.
Em 2011, a Rede de Sobreviventes de Abusados por Padres (SNAP) acusou o  papa Bento XVI de abafar as denuncias de estupro e outras violências sexuais  praticado por padres. Em 2006, afirmou que o islã era violento e irracional, citando o imperador bizantino Manuel II Paleólogo. Dias depois, ele disse que foi mal compreendido.
A interpretação das frases do papa Bento XVI, segundo Dom Murilo, foram justamente o ponto mais sensível da sua gestão a frente da Igreja. “Ele pegou o mundo e a Igreja numa fase muito turbulenta. O mundo vive uma fase muito rápida. Algumas palavras dele foram mal interpretadas e, pela velocidade das informações no mundo, as correções não tiveram a mesma repercussão”, destaca.

"Essa decisão foi um ato de fé e honestidade do Papa Bento XVI, que deu um exemplo do reconhecimento das suas limitações", disse Dom Murilo.

Os dois se encontraram durante uma audiência pública no Vaticano, no dia 9 de janeiro, em que estiveram presentes bispos do mundo todo.

Renúncia

A renúncia foi revelada pelo próprio Papa, que tem 85 anos, durante um consistório de canonização de dois mártires. O anúncio foi confirmado pelo Vaticano.

O porta-voz do Vaticano Federico Lombardi disse que a decisão “pegou de surpresa”. Segundo ele, o Papa renuncia em total "conformidade" com a igreja, mas continua até 28 de fevereiro com "bateria total". Lombardi disse que o Papa tomou sua decisão com "grande coragem e determinação", "consciente dos problemas que a igreja enfrenta atualmente".
A chanceler da Alemanha, país natal do Papa, Angela Merkel,  disse que “se o próprio Papa, após uma reflexão completa, chegou à conclusão de que não tem forças para continuar com seus deveres, então esta [decisão] tem meu máximo respeito”, afirmou.


Até que um novo Papa seja escolhido, o posto ficará vago. Segundo Vaticano, o novo Papa deverá ser escolhido até o final de março. O último pontífice a renunciar foi Gregório XII, em 1415. Em um comunicado feio em latim, Bento XVI afirmou que vai deixar o cargo por "não ter mais forças" para exercer o cargo devido à sua idade avançada.

O papa Bento XVI durante a audiência semanal desta quarta-feira (16) (Foto: AFP)
Papa Bento XVI em audiência em 16 de janeiro (Foto: AFP)



Papa Bento XVI é o primeiro a abdicar desde a Idade Média, há 600 anos

Joseph Ratzinger se tornou Papa aos 78 anos, o mais velho escolhido para o cargo em 275 anos


Agência O Globo
O último a renunciar, ainda que relutantemente, foi Gregório XII, em 1415. Mesmo sem nunca repetir a intensa agenda de viagens de João Paulo II, a saúde de Bento XVI dava sinais de fragilidade nos últimos anos. Joseph Ratzinger se tornou Papa aos 78 anos, o mais velho escolhido para o cargo em 275 anos.
 O papa Bento XVI durante a audiência semanal desta quarta-feira (16) (Foto: AFP)
Papa Bento XVI em audiência em 16 de janeiro (Foto: AFP)


Fiel ao perfil de um homem mais confortável entre livros do que entre pessoas, o apelidado de Bento XVI anunciou sua saída em latim, citando a idade avançada como uma das justificativas: "Ciente da seriedade deste ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério de bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005",anunciou, diante de cardeais convocados para a Sala do Consistório, no Vaticano, onde esperavam ouvir três canonizações, até serem pegos de surpresa pelas declarações do Pontífice.

Ainda assim, o anúncio está longe de ser resultado de uma decisão intempestiva. Segundo Giovanni Maria Vian, diretor do “L’Osservatore Romano”, o jornal oficial do Vaticano, a medida foi decidida em março do ano passado, quando em viagem a México e Cuba, Bento XVI apareceu pela primeira vez em público apoiado numa bengala. O próprio Bento XVI já havia se expressado publicamente a favor da renúncia como opção legítima quando o Papa não tem mais condições de continuar. 

Alguns especialistas argumentam que sua proximidade de João Paulo II durante os últimos anos do Pontífice contribuiu para influenciar sua opinião a respeito. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que o anúncio havia sido uma surpresa, o que indica que nem mesmo o círculo mais próximo do Papa estava a par. 

Lombardi ressaltou que a decisão não havia sido motivada por pressões externas ou enfermidades, e a atribuiu ao progressivo declínio de suas forças, o que seria natural para um homem de 85 anos: "Nos últimos meses, ele tem apresentado um declínio em vigor, do corpo e do espírito". Segundo o porta-voz do Vaticano, logo após a renúncia, Bento XVI ficará um período na residência papal de verão, em Castelgandolfo, enquanto aguarda a realização de obras num antigo mosteiro do Vaticano.

 No futuro, Bento XVI deve voltar a uma de suas atividades preferidas, os estudos teológicos. Ainda assim, é esperada forte influência do Pontífice na escolha de seu sucessor. Entre 15 e 20 dias depois da renúncia começa a reunião do conclave. De acordo com Lombardi, a expectativa é que até o fim de março seja eleito um novo Papa. 

Líderes mundiais prestaram homenagem a Bento XVI. Em nota, o presidente dos EUA, Barack Obama, relembrou a visita que fez com Michelle ao Pontífice em 2009 e disse que a Igreja tem papel fundamental nos EUA. O premier britânico, David Cameron, disse que ele será lembrado como o líder espiritual de milhões. 

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, reiterou que é preciso respeitar a decisão do Papa, a quem se referiu como alguém profundamente educado, de grande senso histórico e interessado na unificação europeia.

"Numa era em que as pessoas estão vivendo cada vez mais, muitas pessoas podem entender como o Papa está tendo que lidar com os fardos do envelhecimento", disse. O Papado de Bento XVI — considerado heroico por conservadores e visto com desconfiança pela ala mais progressista da Igreja — foi marcado por escândalos de abusos sexuais contra crianças que afetaram a imagem do Catolicismo.

 Ele pediu desculpas e se encontrou com as vítimas, mas não escapou às críticas pelo fato de a Igreja ter blindado padres acusados e mantido casos em sigilo, impedindo processos criminais. Entre os momentos marcantes de seu Pontificado destaca-se uma visita à Alemanha, onde confrontou a História de seu país. Ele rezou e perguntou a Deus o motivo de ter ficado em silêncio quando 1,5 milhão de pessoas morreram na Segunda Guerra Mundial. Mas a viagem não foi isenta de polêmicas.

Durante uma palestra numa universidade, ele citou um imperador bizantino do século XIV, dizendo que o Islã trouxe apenas o mal ao mundo. No ano passado, um outro escândalo eclodiu com o vazamento de documentos secretos, que tratavam de corrupção nos negócios do Vaticano, no caso conhecido como VatiLeaks. O responsável pela divulgação era o mordomo de Bento XVI, condenado pela Justiça, mas perdoado pelo Pontífice. Ao novo Papa, caberá agora a tarefa de guiar os católicos e superar as controvérsias ainda não resolvidas.






























Viatura da Rondesp cai do túnel Américo Simas, no Comércio, e deixa policial ferido

O veículo foi parar dentro da área do Grupamento dos Fulazeiros Navais

Da Redação
Um policial das Rondas Especiais (Rondesp) ficou ferido na madrugada desta terça-feira (12) depois que uma viatura do grupo perdeu o controle e despencou do viaduto Américo Simas, no Comércio, em Salvador.


O acidente aconteceu por volta das 2h30. O veículo foi parar dentro da área do Grupamento dos Fulazeiros Navais. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), os policiais conseguiram sair do veículo, mas um precisou de socorro médico.

O estado de saúde do policial não foi divulgado, porém, ele não corre risco de morrer.  Ainda de acordo com o órgão, foram registrados sete acidentes com quatro feridos nas últimas 24 horas.


Viatura da Rondesp cai do túnel Américo Simas, no Comércio. (Foto: Reprodução)


Trio do bloco Apaxes do Tororó pega fogo e desfile é cancelado

Fagulha provocada durante reparos na parte elétrica do veículo teria provocado o acidente; Apresentação nesta terça está mantida


Da Redação
Os Apaxes do Tororó não desfilarão no circuito Osmar (Campo Grande) nesta segunda (11). Um incêndio atingiu o trio do bloco, estacionado no bairro da Graça, impossibilitando o desfile. Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente.

O presidente dos Apaxes, Adelmo Costa, informou que o fogo começou durante reparos nos equipamentos. "Uma fagulha provocou o acidente e tivemos que jogar água em cima para controlar o fogo. Lamentavelmente, os equipamentos ficaram molhados, impossibilitando o desfile", declara, emocionado.


Apaxes animou a pipoca no Circuito Osmar na noite deste domingo (10), conduzido pela Banda Poder Gang 
Raimundo Muniz, diretor do bloco, afirma que o problema começou na parte elétrica. "Não sei direito o que aconteceu. Não estava lá. Parece que o extintor de incêndio não funcionou direito na hora", conta ao iBahia.

Fundado em 28 de outubro de 1968 no Bairro do Tororó, o bloco sai às ruas no carnaval para denunciar a exploração histórica sofrida pelo povo negro e indígena. Apesar do problema, o desfile desta terça (12), às 20h, está mantido. De acordo com Adelmo, o bloco passará pela Avenida com um trio destaque.

Vale ressaltar que o bloco animou a pipoca no Circuito Osmar na noite deste domingo (10). O trio conduzido pela Banda Poder Gang saiu sem cordas para alegria dos foliões que brincavam Carnaval na passarela do Campo Grande.

Matéria original: iBahia



ITABUNA: CORONEL VAICIR SERPA E ALDENES MEIRA NA DISPUTA PELA VAGA DO PC DO B

A disputa está grande dentro do PC do B para a vaga de candidato a deputado estadual em 2014. a cúpula do partido local tem trabalhado para o candidato ser Major Serpa, já o presidente da câmara, Aldenes Meira (PC do B), está articulando para ser o escolhido.

O homem forte do PC do B de Itabuna, Davidson Magalhães, já escalou o seu escudeiro Wenceslau (PC do B), para segurar a vaga para Serpa. Mas independentemente da disputa, o clima é de civilidade entre os dois postulantes.


Mulher é assaltada dentro da casa onde mora
Foto: Radar Notícias
Foto: Radar Notícias
Uma mulher prestou queixa na tarde desta segunda-feira (11) na Delegacia de Itabuna. Ela conta que foi vítima de um assalto dentro da casa onde mora, no bairro São Roque. A vítima estava com a janela aberta quando um homem, que é conhecido por andar na localidade pediu água. Em seguia, ele pediu o celular dela a ameaçando.
A mulher conta que ele disse que estava com um ferro e que se ela não desse o aparelho, ele pularia a janela. Com medo, a vítima entregou o celular. A mulher esteve na Delegacia muito abalada. O acusado não foi encontrado
Texto: Radar Notícias


Três são presos ao fugir da PM e um é suspeito de tentativa de homicídio
Na manhã desta segunda-feira (11), ao avistar a polícia militar, um grupo empreendeu fuga no bairro Califórnia, em Itabuna. Dois conseguiram fugir e três homens foram presos na Rua Ocidente. Já na delegacia, foi levantada a suspeita de envolvimentos dos conduzidos em uma tentativa de homicídio.
A mota apreendida com os três, uma Honda CG 125, preta, placa JRI 1621, é suspeita de ter sido utilizada em uma tentativa de homicídio no dia 06 de fevereiro de 2013 no bairro de Fátima. Quando  Mauricio Francisco, de 16 anos, foi baleado. 
Os conduzidos são Willians da Conceição Souza, Mauricio Roberto dos Santos e Pablo Silva Aranha. Quando eles já estavam na delegacia, a polícia recebeu a denúncia de que Pablo seria, junto com um comparsa, autor da tentativa de homicídio no Fátima. O caso está sendo investigado. 
Texto: Radar Notícias 




Homem morre afogado ao tentar atravessar ponte alagada
O corpo do trabalhador rural Damião Andrade da Rocha, de 35 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (11). Ele se afogou na última sexta-feira na região de Itamaracá.
Segundo a esposa de Damião, ele estava voltando de uma fazenda, mas por conta da forte chuva, encontrou a ponte, que fica próxima a uma fazenda, alagada. Damião tentou atravessar montado em um burro, mas a correnteza estava forte e arrastou os dois. O animal conseguiu sair do rio.
 Texto: Radar Notícias


MORREU  ELETROCUTADO NO TRIO ME ABRAÇA DE DURVAL LELIS EM SALVADOR

Herivaldo Alves de Carvalho, 26 anos, morreu agora a pouco, no circuíto de Ondina, em Salvador, quando fazia manutenção do trio elétrico Dragão, do Me Abraça de Durval Lélis. Ele tocou um um fio de alta tensão e quando caiu deu uma parada cardiAca e morreu no local.



Mais duas pessoas foram vítimas de tentativa de assassinato nas últimas horas em Itabuna. A primeira ocorrência foi registrada às 4 horas da madrugada desta terça-feira (12). Alessandro de Jesus Santos (Dadinho), 24 anos, estava em sua casa na rua B, bairro Nova Califórnia, quando três homens bateram à sua porta. Ao atender, Dadinho foi alvejado com dois tiros -no braço e nas nádegas. "Deixa eu dar o meu (tiro) também", disse o terceiro homem, mas a arma pisou. Os atiradores fugiram em seguida e uma unidade do Samu atendeu a vítima, levando-a para o setor de emergência do Hospital de Base. A segunda tentativa de homicídio aconteceu por volta das 6 horas da manhã. Nádson Pereira Nogueira, 21 anos, residente na avenida Félix Mendonça, no bairro Conceição, foi golpeado a faca quando se encontrava próximo a entrada do Serrado. Os golpes no abdômen foram tão violentos que as vísceras ficaram à mostra. Nádson foi levado com urgência para Centro Cirúrgico do HBLEM.