sexta-feira, 7 de setembro de 2012

É PECADO OU NÃO TOMAR VINHO

Mateus, 11:19
"Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras."Lucas, 7:34
"veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores."
Estas passagens mostram que Jesus beu vinho, mas não que ele se embriagasse de vinho, naquela época era costume geral se beber vinho em festividades e seia. e não á passagem biblica que condene o ato de se bber vinho exeto em dois casos que veremos abaixo.
Romanos, 14:21
"Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece."
O primeiro é o que vemos nessa passagem. Mesmo sabendo que o fato de beber vinho não influencia em nada na minha, somos aconselhados a não fazer quando isso implica em escandalo à alguem. Por motivo de consideração eu nõ posso fazer por saber muita gente não penssa assim e isso irá escandalizar o meu irmão.
Efésios, 5:18
"E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,"
O segundo ponto é este. A pessoa beber no intuito de embriagar-se é considerado como pecado assim com exagerar ao comer (gula), Em pequena dosagem e de forma sadia não há problema.
1º Timóteo, 3:8
"Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,"
Aquí nos podemos ver que era costume mesmo daquela época o beber vinho. Paulo cintando as características dos que virem a exercer o Diaconato deixa claro quando diz "não dados a muito vinho" que o exagero é condenado principalmente aos que exercem cargos na igreja pois devam ser exemplo dos fiéis, mas note que ele não diz para não beber. más para não usar de exagero pois sabe que o exagero o deixará embriagado e é pecado.
1º Timóteo, 5:23
"Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades."
Aquí Paulo diz a Timóteo para que beba um pouco de vinho por causa de sua enfermidade. Na quela é época o vinho por ser fermentado era usado até mesmo em ferimentos para lavar e livrar de se ter uma infecção.
Conclusão: Beber vinho não é pecado, mas devemos fazer de forma sadia a não escandalizar e nem usar de exagero.
Eu não bebo vinho, não gosto. Mas não me escandaliza saber que alguém que se diz cristão bebe socialmente, pois eu sei que o fato de se tomar vinho não o deixa impuro.
Afinal, 18 - Respondeu-lhes ele: Assim também vós estais sem entender? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,
19 - porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora? Assim declarou puros todos os alimentos.
20 - E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina.
21 - Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios,
22 - a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez;
23 - todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.
Marcos : 7
A paz do Senhor Jesus.