quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A Palavra de Deus Cura
 
Desde os nossos primeiros momentos de vida somos bombardeados por emoções que certamente, de alguma forma, irão nos contaminar para o bem ou para o mal ao longo de toda nossas vidas. Josué está sofrendo a perda de um grande amigo. No capitulo 11-9 do livro de Josué, Deus está tratando essa ferida na alma de Josué. A didática do Senhor está contida inicialmente na frase: “meu servo Moises está morto”.
 Assim, para que ocorra a cura Deus leva seu filho Josué a enfrentar o fato da morte, depois a buscar um fato positivo no evento: era um bom servo; e segue encorajando-o com boas palavras de amor, carinho e atitude.
 Tudo na verdade se dá por meio de uma experiência de oração, pois ela deve ser a primeira atitude de quem quer vencer o trauma e superar a dor. De certa forma, nós, também, somos travados por palavras, críticas, descobertas, traições, humilhações que seguem determinando o nosso sucesso como pessoa.
 Deus, como foi com Josué, é conosco para levar-nos ao uma vida em abundância. Ademais, devemos prosseguir com atitude e fé na palavra e no amor de Deus.Texto Josué 1.1-9Deus fala a Josué e anima-o:
1. Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
2. Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.
4. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.
5. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
6. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
7. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
8. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
Introdução
Os grandes problemas da humanidade não podem ser resolvidos nas farmácias, nos hospitais, nos shoppings, nas viagens para o exterior, nos clubes, enfim, naquilo que o dinheiro pode proporcionar.
Aliás, diga-se de passagem:
O dinheiro pode comprar uma casa, mas não um lar;
O dinheiro pode comprar um relógio de ouro, mas não compra o tempo;
O dinheiro pode comprar uma cama, mas não compra o sono;
O dinheiro pode compra um livro, mas não compra o conhecimento, muito menos a sabedoria;
O dinheiro pode pagar o melhor médico, mas não a saúde;
O dinheiro pode comprar o sangue, um rim, um fígado, mas não compra a vida;
O dinheiro pode comprar sexo, mas não compra amor;
O dinheiro compra um casamento, uma esposa, um marido, mas não compra a felicidade;
O dinheiro pode comprar um caixão revestido de ouro, uma lápide de mármore de carrara, mas não compra a vida eterna. Pois a grande maioria de nossos problemas e dificuldades só pode ser resolvida pela fé, e fé na pessoa de um Deus único e sua palavra.
A bíblia é a palavra de Deus. Essa é uma verdade que poucos discordam. Ela é fonte de conhecimento tanto secular, posto que seja um livro histórico, quanto espiritual por falar de fé, ainda que de forma histórica, usando diversos gêneros literários como hinos, novelas, lendas, sagas, textos jurídicos, relatórios entre outros. No entanto, uma coisa que às vezes nos esquecemos é que, sendo ela de Deus, e espírito e vida, é poder que transforma, liberta, salva e cura. Por isso você encontra tantas recomendações ao longo de toda a bíblia para guardar, crer, ler, buscar conhecimento, meditar.
A língua original que foi escrito o AT, o hebraico, escreve-se da direita para esquerda, porque, dizem os judeus, ela vem do coração de Deus para o coração do homem. Por isso, a palavra de Deus cura o coração, a alma. E é o que o Senhor esta fazendo com Josué.
Ao ler o drama de Josué, lembrei-me de uma palavra do escritor e jornalista Luiz Fernando Veríssimo, que diz:
“Quando a gente acha que tem todas as respostas,
vem a vida e muda todas as perguntas ...”
Luis Fernando Veríssimo
Quem diria que Moisés partiria tão cedo. Josué não esperava aquilo, a morte do seu grande professor. Quando ele achava que tinha todas as respostas, veio a vida mudou as perguntas. Coisa semelhante acontece com a gente. Derrepente surgem situações tão inesperadas na nossa vida que ficamos como o cantor Caetano Veloso fala em uma de suas músicas: sem lenço e sem documento. A via mudou as perguntas, Josué está “sem lenço e sem documento”, mas Deus se aproxima para mudar a letra da música de sua vida, é dar-lhe uma nova melodia.
 Não é precioso muito esforço para perceber que Josué está sendo tratado no seu coração, na sua alma por Deus; não é preciso muito esforço para entender que ele está com sua auto-estima baixa; não é preciso muita destreza para descobrir a fonte geradora, ou sustentadora do medo, da baixa auto-estima. A razão principal é a morte de Moisés.
 A vida é uma caixinha de surpresa, diz o provérbio popular. Às vezes ela nos dá, às vezes ela nos tira. Apegamo-nos a coisas, a pessoas como se elas fizessem parte de nosso corpo, de nossa vida. Carro, casa, emprego, pequenos objetos, mas de grande valor sentimental. Isso porque, apesar de sermos seres lógicos, somos emocionais. Somos capazes de amar um carro, e as mulheres aquele sapato, aquele brinco... Entretanto, nada nos traz tanta dor quando a vida nos tira pessoas, seja porque morreram, ou porque desapareceram sem deixar explicações. Eu estava evangelizando com uma missionária de nossa igreja, na praça da cruz vermelha, quando nos aproximamos de um rapaz de vinte três anos com aparência de quarenta, que foi logo dizendo que não queria saber de igreja. Com cuidado, conseguimos estabelecer (rappor) contato, a sintonia que nos garante a confiança daquela pessoa. Ele confessa, então, ser viciado em craque e que tudo começou quando perdeu o seu pai adotivo. Havia duas coisas que ele apontou como razão da sua desgraça: o fato desse pai não ter lhe contado que não era o seu pai, e o fato desse pai adotivo ter morrido. Uma hora ele mostrava raiva do pai, outra do próprio Deus que lhe tirou essa pessoa. Ele já havia sido internado para se libertar do vício, mas não obteve êxito. Por conseguinte, apontamos para ele o que fortalecia e sustentava o vício, impedindo a libertação: a mágoa. A perda da pessoa que amamos é tão significativa que os discípulos de Jesus ficaram muito tristes quando esse diz que vai partir. Diz a bíblia que eles se turbaram. Essa turbação deu origem ao capitulo 14 do Evangelho de João. Tornamo-nos prisioneiros de sentimentos ruins como mágoa, tristezas, raiva, que fazem com que não somente nosso dia acabe, mas nossa vida. Desenvolvemos comportamentos estranhos tendo por trás deles uma ferida na alma, muitas vezes desconhecida da gente, que acabam travando nossa vida.
 A pessoa não consegue sustentar seus relacionamentos. Está cheia de ex-amigos, ex-namorados; ex-noivos; ex-maridos. Por que, mas cedo ou mais tarde, surgem comportamentos gerados por experiências traumáticas, adquiridas ao longo da vida, muitas delas desde o ventre materno, que afastam as pessoas. Ela se torna uma prisioneira de emoções ruins.
 A pior prisão do mundo não é a que restringe os movimentos do corpo, que impedem de exercer o direito constitucional de ir e vir, mas a que confina os pensamentos e controla a emoção e, consequentemente, engessa a capacidade de pensar e impede a poesia da vida. Diversas doenças psíquicas causam esse tipo de prisão, entre as quais a dependência psicológica das drogas.
 Por conta disso, é possível que o motivo que nos leva fazer alguma coisa seja um sentimento ruim, fruto de uma ferida causada por uma atitude, uma palavra, uma crítica mal colocada. Quantas vezes compramos alguma coisa porque fulana comprou ou compramos porque sabemos que fulano quer, porém não pode comprar?
 Caso concreto:
Maria passa no Top Shopping é comenta com a amiga: daria tudo para ter aquele tamanco maravilhoso! Dias depois, a amiga chega à casa de Maria com aquele tamanco dizendo: olha o que eu comprei! Pense comigo: que sentimento levou Maria comprar o sapato? Que sentimento a levou, também, mostrá-lo a amiga?
Ilustração
... O sujeito foi cortar o cabelo no barbeiro que freqüentava há mais de vinte anos.
- Cara, tô muito apreensivo, vou pra Itália amanhã.
- Itália? - perguntou o amigo barbeiro - com tanto lugar bom pra ir, tu vais prá Itália?
- É, eu vou pela empresa aérea Alitalia.
- Poxa! A pior companhia de aviação do mundo. Vai pra que cidade?
- Roma.
- Que azar! Cidadezinha feia! Vai se hospedar aonde?
- No Hilton.
- Que. Hein?! Aquilo é o maior chiqueiro! Vai ver o papa?
- Claro!
- Programinha de Índio, hein! Milhões de pessoas se acotovelando só pra ver o papa.
 O sujeito saiu do barbeiro injuriado. No dia seguinte viajou, curtiu a viagem, que foi ótima. Logo que retornou fez questão de voltar à barbearia.
- E aí como foi a viagem? - perguntou o barbeiro.
- Cara, você não sabe o que me aconteceu. Eu tava lá no Vaticano tentando ver o Papa. Logo que o Papa chegou à sacada ele olhou pra multidão e desceu. Saiu de lá e começou a andar na minha direção. Foi se aproximando de mim cada vez mais. Quando o papa chegou bem pertinho de mim, ele falou um troço no meu ouvido. Só pra mim!
E o que o papa falou pra você? !!!!
- Cabelinho mal cortado, hein, rapaz? Que raça de Barbeiro é o teu?!!!
 Por mais que seja engraçada, existe uma verdade aqui. Esse rapaz da história não conseguiu aproveitar direito a linda viagem, porque estava preocupado em retribuir o pouco caso, o desdém, do amigo barbeiro. Ai, eu volto a repetir: existe a possibilidade de estarmos comprando, casando, estudando uma determinada faculdade não porque queremos, mas para agradar a outro, ou para provar alguma coisa a alguém. Esse é o caminho da infelicidade. Eu tenho um conselho para você: Concentre-se em ser o que você ama, em vez de tentar ser amado.
 A razão pela qual nos sentimos sublinhados é que estamos muito preocupados sobre o que os outros dizem sobre nós. Estamos ocupados demais tentando satisfazer as expectativas do povo que acabamos por viver a vida das outras pessoas. Não se concentre em ser amado; A vida é muito curta para ser gasto vivendo a vida de alguém. Em vez disso, concentre - se em ser o que você ama. Cultivar as suas paixões e fazer aquilo que realmente importa para você. Se não, você pode até alcançar seus objetivos, bater suas metas, mas sempre sentirá um vazio, uma tristeza cuja explicação é que, em algum lugar do caminho você deixou de ser você mesmo, existiu, mas não viveu, deixando de viver suas próprias expectativas, vivendo para provar alguma coisa para alguém, ou em função de uma mágoa, frustração ou decepção.
 O filósofo Sêneca no livro "A Brevidade da vida", diz: “(...) não digas que fulano viveu muito porque tem cabelos e rugas. Ele não viveu muito apenas durou bastante. Por que existir é diferente de viver.
 A pior coisa é viver com propósitos errados. Viver para provar alguma coisa.
 Falando nisso, temos acompanhado a triste historia de um dos maiores astro da música pop Michael Jackson.
 Eu tenho uma tese sobre as inúmeras mudanças fisionômicas, ou seja, os sem-número de plásticas de MICHAEL JACKSON.
 Penso que a razão de tantas plásticas tenha sido o pai. Eu vi uma entrevista com um cirurgião plástico que dizia que o cantor não tinha nada mais do seu rosto original. Michael foi muito maltratado pelo pai, a prova disso está, não somente nas entrevistas que deu, mas no testamento. Não existe nada deixado para o pai. O ator virou um psicopata do pai, matando-o em si mesmo, a cada plástica, todos os traços que poderiam lembrar seu pai no próprio rosto. Se isso não é uma verdade para o cantor é para muitas pessoas.
 Eu não sei o que se passa e o que está em seu coração hoje. Não sei se ainda vives resentindo uma mágoa, decepção, traição, perdas de alguma coisa ou de alguém, uma palavra que te feriu há tanto tempo, uma humilhação, um vexame, um abuso sexual, ou se você se sente culpado por alguma coisa, ou se você é uma pessoa revoltada.
 Sheaksper dizia: "Com o tempo... Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva, podem continuar a magoar a quem você disse, durante toda a vida...".
 Contudo, convido-lhe a iniciar um processo de restauração da alegria espiritual e superação por meio da palavra de Deus.
 No que diz respeito a Josué, foi a perda de alguém que lhe criou um certo medo e baixa auto estima que o travou.
 Podemos afirmar que para o povo morreu um profeta, um sacerdote, um estadista, um líder espiritual e político, mas para Josué morreu um pai que cuidou dele desde sua tenra idade; para o povo morreu o homem mais manso e de grande intimidade com Deus, para Josué morreu o amigo que acreditou nele e que viu nele aquilo que ninguém viu.
 Deus se “senta” com o jovem Josué e inicia a restauração do seu ânimo fazendo com que ele elabore a morte de Moisés. E esses são os passos para que você receba a cura das feridas da alma, e seja vitorioso, DESTRAVE a sua vida espiritual e emocional. Percebemos a didática de Deus, o método de Deus para curar Josué a partir desta frase: "Moisés, meu servo, esta morto". Com essa frase Deus faz Josué pensar na pessoa, faz com que na sua mente ele visualize Moisés. Seria um repensar, para uma nova leitura do acontecimento trágico. Você precisa buscar aquele evento, aquela palavra, aquele momento para fazer uma nova leitura.
 Tudo o que ele queria era esquecer, mas Deus o faz refazer o caminho. Vou usar um pleonasmo vicioso: Deus o leva a enfrentar o problema de frente.
 Precisaria Deus dizer que Moisés estava morto? Quem não sabia? É bem provável que até os egípcios soubessem.
 A expressão “Moisés está morto” demonstra que não é ignorando o fato, tentando esquecê-lo, que vamos superá-lo, mas aceitando e encarando a realidade com um novo olhar, com um certo olhar.
 O que Deus quer com isso? Que ele refaça o caminho, que elabore a perda e que possa seguir em frente, retomando a direção da sua vida, sendo capaz de se auto determinar. Auto determinar significa dirigir sua vida, ser capaz de sonhar, de fazer projetos, de acreditar que Deus é com você e quer vê-lo melhor.
 Aplicação.  O Senhor quer reeducar suas emoções nesta hora, quer que você esteja superando e, aí sim, lance isso no mar do esquecimento. Continue lutando!
 Santo Agostinho, um dos filósofos que se convertera ao cristianismo dizia: "Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer."
 Volte para o ring, volte para o tatame, pegue de novo a espada do espírito, o escudo da fé, a couraça da justiça, enfim, toda a armadura de Deus porque existem terras a sua frente para serem conquistadas.
 Quando você olhar para trás e o passado for nada mais que uma mera lembrança, e que a vida continua, significa que você superou e pode prosseguir. Resolva as questões com coragem, fé, oração e vontade de vencer. Deus tem te dado a maior motivação para você vencer: você está vivo.
 Seja fortalecido nesta noite. O que quer que você tenha passado já passou e você está aqui não para ressentir, mas para reconstruir.
 Não é isso que Isaias diz no capitulo 61:
1. O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;
2. a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
3. a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.
4. E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os de antes destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.
5. E haverá estrangeiros que apascentarão os vossos rebanhos, e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.
6. Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis das riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis.
7. Por vossa dupla vergonha e afronta, exultarão pela sua parte; pelo que, na sua terra, possuirão o dobro e terão perpétua alegria.
8. Porque eu, o Senhor, amo o juízo, e aborreço a iniqüidade; eu lhes darei sua recompensa em verdade e farei um concerto eterno com eles.
9. E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão como semente bendita do Senhor.
10. Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios e como noiva que se enfeita com as suas jóias.
11. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Jeová fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.
 Essas palavras têm mais poder do que todas aquelas que você ouviu ao longo de tua vida e que te colocaram para baixo, porque é palavra de Deus. Tudo que lhe aconteceu e que destruiu sua vida, seus sonhos, são quebrados. TUA VIDA ESTÁ SENDO DESTRAVADA ante ao poder dessas palavras. Desta forma, assim como Isaias disse você pode dizer com fé:
 “o Senhor me ungiu para Edificar, restaurar e renovar”.
 Nesta noite, por meio da palavra, você é curado e recebe uma nova unção para que conjugue esses três verbos: Edificar, restaurar e renovar.
 Você pode repetir comigo: eu vou edificar, eu vou restaurar, eu vou renovar. Tua vida destrava agora. Aquele que tem a chave de Davi abre as portas da tua alma. Ainda nessa mesma frase encontramos a expressão, "Meu servo". Precisava Deus dizer isso? Quem não sabia que Moisés servia a Deus? Deus queria que Josué se fixasse num ponto positivo da pessoa e da vida de Moisés, que, como Daniel abril janelas que davam para Jerusalém, sua esperança, seu propósito de vida, ele, Josué, deveria se voltar para aquilo que lhe podia dar esperança, pois mesmo em meio ao trágico, ao ruim, ao doloroso é possível encontrar algo de bom.
 Sabe aquele momento de sua vida que lhe trouxe tanta tristeza, se você olhar com cuidado, como diz uma professora minha “com olhos de quem quer ver”, verá algo de bom. Filosofo chamado Niestzsche dizia, “O que não nos mata nos deixa mais fortes”.
 Mais uma vez eu lhe digo seja fortalecido nesta. O que quer que você tenha passado já passou e você está aqui não para ressentir, mas para reconstruir. O que te feriu, não te matou te deixou mais forte. Seja fortalecido pela palavra que te cura, a palavra de Deus.
 As dificuldades da vida deram ao apóstolo Paulo uma experiência que nem todos os apóstolos tinham:
Filipenses 4:11-13 ARC
 Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
 11. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
12. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
13. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
A bíblia linguagem de hoje tem um tom mais bonito.
Filipenses 4:11-13 BLH
11. Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. 12. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco.
13. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.
 A frase Moisés meu servo é morto, leva Josué conviver com o fato da morte e voltar-se para o que pode trazer instrução, a vida de serviço que Moisés levou. Quando você busca uma coisa boa no evento que te trouxe dor ou tristeza, você supera e se fortalece. Quando você olha para a pessoa que te feriu, entristeceu, traiu, buscando alguma coisa boa nela, ou naquele momento em que aconteceu o fato, todo o seu corpo reage com isso.
 Ilustração.
Certa vez iam andando por uma trilha em Minas Gerais, um professor e seus alunos. Derrepente os que iam à frente deparou-se com um cachorro podre, todo cheio de tapuru, bicho, e disseram:
- Uai que nojo!
Os outros:
- Cruz credo, ave Maria, que fedorento!
Então, o professor olhou para o mesmo cachorro e disse:
- Poxa, que dentes bonitos ele tinha!
Aplicação.
Todos viam o mesmo animal e só as coisas ruins, mas o mestre vem e ensina: é possível tirar lições em todos os acontecimentos da vida. É nesse sentido que Jesus disse: “Se teus olhos forem bons todo o teu corpo terá luz”.
 E é isso que a palavra te chama a fazer. Quando Senhor disse meu servo, está forçando o jovem Josué a lembrar-se dessa qualidade de Moisés: servo fiel. O processo para cura pela palavra começa com o reconhecimento dos nossos pecados, de nossa parcela no fato, se é que temos alguma coisa, se fizemos algo que contribuiu para aquilo, e, sobre tudo, buscar os pontos positivos, como Paulo fez. Depois você ora pedindo ajuda ao Senhor para perdoar, para te mostrar o outro lado, outra direção.
Nós temos um Deus que por sua palavra nos coloca para cima. Ele abate os soberbos, mas exalta os humildes. Salmos 113:5-9
5. Quem é como o Senhor, nosso Deus, que habita nas alturas;
6. que se curva para ver o que está nos céus e na terra;
7. que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado,
8. para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo;
9. que faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe de filhos? Louvai ao Senhor!
 Desde o evento que deu causa a tua dor, a tua tristeza, você perdeu o animo, a alegria de viver. Não consegues ver nada de bom. Veja, há tantas coisas boas na tua vida, e tantas outras para acontecer, mas você precisa buscar ânimo. Mude os seus sentimentos para com a vida e a vida mudará para você.
 Mude o foco dos teus olhos, faça como Daniel, que na babilônia, na iminência de morte, abril janelas que davam para Jerusalém e orou. Abra janelas na direção dos teus objetivos. Agradece pelo que você já tem, e o que você não tem Deus te fará conquistar. Olhe para a cruz.
 Romanos 8:32
32. Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas
Deixa que essa palavra entre em teu coração nesta noite. E mais, eu te digo com certeza que se você se der mais tempo com a meditação da palavra de Deus ela vai curar você.
 Passa este Jordão - Existe o Jordão e o vale do Jordão. O primeiro é uma fenda, uma fissura, uma falha geológica que se torna um rio com aproximadamente 260 km. Vale é a região que norteia esse rio. Ela tem aproximadamente de três a vinte quatro (3 a 24) km. Esse é o grande obstáculo que Josué tem que passar. O grande obstáculo que por sua vez é um dos caminhos para o sucesso. Para todo e qualquer sucesso tem sempre obstáculos a serem transpostos.
 Há um pensamento atribuído ao revolucionário Argentino de alma cubana, Che Guevara, que diz:
“Os rios só chegam aos seus objetivos porque aprenderam contornar seus obstáculos”.
 E mais uma coisa: existem situações na vida que agente tem que passar.
 Deus disse para Josué PASSAR o Jordão. Encare todos os fatos ruins da tua vida como uma mera passagem. Não era para Josué ficar no Jordão, mas para passar por ele. Tem muita gente ficando onde deveriam apenas passar. Ficando em magoas, decepções.
 Aplicação.
Esse era o Jordão de Josué, qual é o teu? Deus te dá ordem para se forte, corajoso e te ajuda a passar.
 Josué tinha que passar pelo Jordão. A situação para ele era geográfica, mas para você pode ser espiritual, sentimental, econômica, familiar. É claro, há situações que nós criamos, por nossa conta e risco, mas que quando eu reconheço a minha culpabilidade, o processo de restauração e libertação começam. Deus permite situações que nos preparam para ter, reter, e multiplicar as bênçãos dele na nossa vida. Deus nesta noite estará te chamando a passar o teu Jordão, por esta fase. Eu o chamo de fase porque esta tua situação não é o fim, mas o começo da tua vitória. Além disso, tinham um preço, que era deixar a terra em que estavam acomodados para a terra que Deus lhes conduziria. Deixe essa terra emocional ruim em que você está e transcenda para a nova terra emocional que o Senhor quer te levar. Sê forte e corajoso.
 "Quem perde os seus bens, perde muito; quem perde um amigo,perde mais; mas quem perde a coragem, perde tudo".                                                                                                                                                     
Miguel de Cervantes
Josué perdera um amigo. Agora perde a coragem, e, consequentemente, estava perdendo tudo mais. O senhor ainda fala para ele: "Leve esse povo para a terra que prometi" – Assuma responsabilidades, principalmente de ajudar os outros.
"A maior de todas as coragens é a de assumir responsabilidade." Gustavo Barroso
Assuma uma nova responsabilidade hoje: viver para Deus, fazer as coisas com coragem e fé, acreditando sempre que não está só e que Deus tem algo melhor, uma vida abundante para você.
 A morte de Moises deixou Josué para baixo. Foi a perda de uma pessoa e isso nos fere muito. Quem sabe Josué tenha sumido, mas Deus o encontrou. Porque ele sempre nos encontra, como diz o salmo 139 “se tomar as asas da alva...”
 Aplicação
Às vezes nos escondemos atrás de um problema, atrás de uma tristeza, de um medo, de modo que as pessoas só veem uma capa da gente. Você ainda sofre a perda de um amigo, do esposo que era o braço direito, do filho que tanto amava; de um parente muito chegado; você ainda sofre com uma palavra, com uma humilhação que te fizeram passar; você ainda se culpa por um mal que você fez a alguém. Tenha coragem, enfrenta o sol e as sombras cairão atrás de você. Ore, desabafe, assuma sua culpa, peça perdão, levante-se com essas pequenas informações a atravesse o teu Jordão com coragem.
“Coragem é o medo aguentando um pouquinho mais.”Thomas Fuller
Deus está te encontrando de novo nesta noite. Encontrou-te para lhe dizer que você precisa agüentar um pouquinho mais e que precisa ser forte para seguir em frente. Atravessa o teu Jordão, existem terras onde você vai plantar e vai colher muitas alegrias ainda.
        "Um homem nunca sabe aquilo de que é capaz até que o tenta fazer."Charles Dickens
Medita nele (o livro). A palavra hebraica que aparece aqui para meditar é exclusiva dos povos nômades ou seminômades, que criam camelos, ovelhas. É a palavra-verbo hagah (hagita). Essa palavra é aquilo que o camelo e o nosso boi faz com o capim. Ele come de dia e à noite ele traz de volta à boca para mastigar. A este ato se dá o nome de “ruminar”. Com efeito, isso acontece quando você lê um texto da palavra de Deus e vez por outra, ao longo do dia, você volta a pensar nela.
 Há um pensamento de um livro antigo chamado RIG VEDA diz:
Plante um pensamento e colherás uma ação;
Plante uma ação e colherás um habito;
Plante um habito e colherás um caráter;
Plante um caráter e colherás um destino.
 Vem cá “nem”, pensa comigo: sendo os pensamentos as sementes das ações, é correto afirmar que o meu hoje é o resultado dos pensamentos que habitavam minha cabeça ontem. Além disso, o meu destino é o resultado dos meus pensamentos, daquilo que eu ruminei ao longo da vida.
 Em vez de ficar remoendo, aquela palavra que colocou para baixo, insira na sua mente a palavra de Deus, das que acabamos de ler e das muitas que encontramos na bíblia.
 Outra coisa, pare de ler jornal o Povo, pare de ver filmes de morte, de terror, de tragédias. Pare de ver BIG BROTHER, A FAZENDA, NOVELAS. Procure colocar na sua mente coisas boas, que edificam que te ponham para cima. Veja bons filmes como O CLICK, A PROVA DE FOGO, ANTES DE PARTIR. Leia bons livros como do Dr. Augusto Curi: NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS, PAI RICO E PAI POBRE, o SEGREDO DAS PESSOAS FELIZES de David Niven, ed. Sextante. BUSCA PELA FELICIDADE de Billi Gramm
Conclusão.
Você nasceu para dar certo. Esse é o grande projeto de Deus para tua vida. Você foi a melhor idéia de Deus. Quando o Senhor está formando, criando todas as coisas ele usa a expressão ki tobh, que quer dizer bom. Mas quando ele cria a família, o casal, o homem e a mulher a expressão muda para tobh miod que significa excelente, maravilhoso, ótima idéia!
 Por isso:
• Não tem há medo de tuas lembranças e do seu passado;
• Levanta-te;
• Passa este Jordão;
• Faze conforme a minha palavra;
• Medita nela dia e noite;
• Eu te faço prosperar nos teus caminhos.
Não deixe que os espinhos da vida te empeçam de ver a beleza das flores e sentiro seu perfume; não deixe que a escuridão de tuas noites te impeça de ver o brilho das estrelas que é mais intenso nas noites mais escuras.
 Eu não sei em que estado emocional você se encontra; não sei como esta seu coração; como esta a tua vida, mas a palavra de Deus te cura nesta manha.
 Quero lhe dizer mais uma coisa:
No capitulo 18 de Jeremias vemos uma famosa passagem sobre o um oleiro e um vaso. Um vaso que se quebra e é refeito nas mãos dele.
 A história do barro.
O barro é um material comum que as pessoas pisam, amassam. Ele é um elemento comum até que cai nas mãos do artista. É esse artista que transforma o barro em obra de arte. Você tem sido humilhado, pisado, agora é hora de se colocar nas mãos do artista. Não importa o que tem acontecido com você ao longo da sua historia de vida, ele vai fazer de sua vida uma obra de arte.
 A longo de sua vida talvez tantas coisas for jogadas sobre a tua vida, os teus sonhos. Eu quero lhe contar uma historia que talvez já seja do seu conhecimento:
Ilustração
O CAVALO QUE CAI NO POÇO E SAIU POR CAUSA DA TERRA QUE LHE JOGAVAM PARA ENTERRRA-LO.
 Certo homem tinha um cavalo muito bom. Mas um dia, lá no pasto, esse cavalo caiu num buraco bem fundo. Aí, avisaram para o dono que foi ao local. Cavalo olhou para ele e pensou: ah, meu dono chegou e vai me tirar daqui! O dono olhou para ele e começou a fazer cálculos:
- Para tirá-lo daí eu tenho que contratar um guindaste, pagar homens para descer e amarrar o cavalo. Bem, o preço de tudo não vale o preço desse cavalo. Eu vou sacrificá-lo, vou enterrá-lo nesse mesmo buraco. E chamou os seus trabalhadores para jogarem terra no poço e enterrar o animal. À medida que eles jogavam a terra sobre o cavalo, ele sacudia e pisava sobre ela. Era quase automática, a ação do cavalo: caia em cima dele ele ia sacudindo e pisando em cima dela. Desta forma, a terra foi enchendo o poço até o ponto de o animal sair a galopar pela fazenda.
 É hora de você fazer como aquele cavalo. As coisas que fizeram com você, o que falaram de você deve ser usada como terra para você pisar, subir e sair galopando para o sucesso, para a vitória para a tua felicidade.
 Pode não parecer, mas o momento em que Deus fala com Josué é um momento de oração. A visita de Deus se dá num momento de oração. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é mudar da lamentação para oração. Primeiro passo para o processo de cura e da superação emocional e espiritual é a oração.
 Eu lhe convido a fazer essa oração:
“Jesus, eu lhe peço que entre em meu coração e toque aquelas experiências de vida que precisam ser curadas. Você me conhece muito melhor que eu mesmo. Derrame então o seu amor por todos os cantinhos do meu coração. Onde quer que encontre a criança ferida, toque-a, console-a, liberte-a. Retroceda na minha vida até o momento mesmo em que fui concebido. Limpe-me e liberte-me de tudo aquilo que possa ter exercido uma influência negativa naquele momento. Abençoa-me enquanto eu estava sendo formado no ventre de minha mãe e remova todos os empecilhos para a integridade que me possam ter afetado durante aqueles meses de confinamento.
 Conceda-me o profundo desejo de querer nascer e cure todos os traumas físicos ou emocionais que me possam ter prejudicado durante o parto. Obrigado Senhor, por ter estado lá para me receber em seus braços no momento em que nasci, para me acolher na Terra e me assegurar de que nunca deixaria de me ajudar e nem me abandonaria.
 Jesus, eu lhe peço que envolva minha infância com a tua luz e toque aquelas memórias que me impedem de ser livre. Se o que me falta mais é o amor de mãe, que teu Espírito me abrace agora para suprir a minha carência. Que teu Espírito me abrace e me dê o conforto e o calor que me faltam. Talvez a criança dentro de mim se sinta carente do amor de pai. Senhor, deixe-me ser livre para eu poder chamá-lo de Abba, Papai com todo meu ser. Se me faltou o amor de pai e a segurança de ter sido desejado, profundamente amado, peço-lhe que me abrace, deixe-me sentir seus braços fortes e protetores.
 Renove em mim a confiança e a coragem para enfrentar as dificuldades da vida, porque sei que seu amor de pai virá em meu auxílio se eu tropeçar e cair. Percorra minha vida, Senhor, conforte-me quando as pessoas não foram bondosas comigo. Cure as feridas dos encontros que me deixaram assustado, que levaram a me fechar em mim mesmo e levantar barreiras entre mim e os outros. Se me sentir só, abandonado e rejeitado pela humanidade, conceda-me, mediante o seu amor regenerador, uma nova consciência de meu valor como pessoa.
 Jesus, eu me entrego totalmente a você, corpo, mente e espírito e lhe agradeço por me restaurar a integridade. Obrigado, Senhor!”
Odegar Falcão