quinta-feira, 10 de maio de 2012

SSP faz igual a Mc Donald’s e premia os seus 'Delegados do Mês'

A fórmula, que já foi empregada pelas maiores empresas do mundo, é antiga, mas a instituição assegura que os resultados são eficazes

Foto: Reprodução

SSP e os Delegados do Mês


A Polícia Civil baiana encontrou o caminho motivacional para manter seus agentes e delegados empenhados. A fórmula, que já foi empregada pelas maiores empresas do mundo, é antiga, mas a instituição assegura que os resultado são eficazes.
Assim como vemos dependurados nas paredes de grandes redes varejistas, supermercados e fastfoods, o funcionário do mês da segurança pública baiana agora também é premiado. Tem direito a placa e café da manhã com o chefe, neste caso o secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), Maurício Telles Barbosa.
“Serve para aproximarmos os delegados e policiais da alta gestão da Polícia Civil. E ainda criamos uma competição salutar entre as unidades policiais”, exaltou o delegado-geral, Hélio Jorge Paixão. A recepção aos premiados aconteceu na manhã de terça-feira. Os critérios adotados para a escolha do melhor do mês são o índice de resolução dos crimes, a quantidade de drogas e armas apreendidas, a conservação das viaturas e instalações, o atendimento ao público, e, principalmente, a realização de operações policiais para a desarticulação de quadrilhas. Segundo Hélio Jorge, a prisão de grandes traficantes é um ótimo caminho para quem quer ilustrar a parede dos melhores do ano.
Justiça seja feita, os quatro homenageados fizeram por merecer. Em Setembro do ano passado, foi o titular da 11ª Delegacia (Tancredo Neves), Guilherme Machado, quem levou o caneco. Ele prendeu Lorival dos Santos, o Chupa-cabra, 24, que comandava o crime no Arenoso e foi o autor da chacina que vitimou quatro pessoas.
Conforme destacou Guilherme, sua delegacia em 2011 remeteu à Justiça 552 inquéritos concluídos com autoria do crime definida. Para ter um desempenho melhor, o delegado cobra que uma nova delegacia seja instalada para reduzir sua área de atuação. “São 27 bairros. Nossa área é maior que toda a cidade de Feira de Santana”.
Em outubro, o merecedor do prêmio foi Marcos Tebaldi, titular da 26ª Delegacia de Vilas de Abrantes). Ele prendeu dois traficantes autores de um crime hediondo. Lucas de Jesus dos Santos e Tales Cruz Vieira mataram e enterraram um usuário de drogas.
Tebaldi ressalta o trabalho de sua equipe de inteligência. Conseguiu aumentar de 13 em 2010, para 34 em 2011 o número de inquéritos de homicídios resolvidos. “Nossa taxa de resolução é de mais de 80%, quando a média do país é 8%. Teve caso de 2008 que eu peguei e falei: ‘Vamos dar uma resposta para a família. Fomos lá e resolvemos”.
Tudo resolvido
O que dizer, então, do delegado de Portão (34ªDT), Cláudio Meirelles, que conseguiu resolver todos os 14 casos de homicídio de 2011? “Aqui quem cometeu crime está preso ou com prisão decretada”. O mais simbólico dos casos foi a da chacina que ocorreu na localidade Pé Preto. Quatro pessoas morreram nas mãos de traficantes. Cinco pessoas foram presas e três quadrilhas desarticuladas.
Por fim, o delegado Marcelo Sansão (28ª DT) ajudou a tirar das ruas o traficante Edmilson Conceição dos Santos, o “Buda”, que comandava o crime na região de Santa Cruz. Com fala mansa, dividiu com as Bases Comunitárias de Segurança (BCS) o mérito da redução dos crimes. “Com menos casos, sobrou tempo para meus investigadores se dedicarem a casos de média e pequena gravidade”, ponderou.
A motivação da SSP mexe no bolso. Os que contribuírem para o alcance das metas e pera a redução de crimes como homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte será paga em abril do ano que vem.
O Prêmio por Desempenho Policial, aprovado na Assembleia Legislativa no ano passado, prevê um benefício que varia de R$ 360 e R$ 4 mil, de acordo com a funçãr. Receberão o bônus servidores da Secretaria da Segurança Pública, polícias militares e civis, do Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica.



Diabete afeta mais mulheres do que homens em Salvador

5,9% das mulheres soteropolitanas sofrem com a diabete contra 5% da população masculina da capital baiana

Da Redação
As mulheres soteropolitanas sofrem mais com diabete do que os homens. É o que aponta o estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), divulgado pelo Ministério da Saúde.
De acordo com os dados da pesquisa, 5,9% das mulheres soteropolitanas sofrem com a diabete contra 5% da população masculina da capital baiana. A soma dos dois contingentes equivale a 5,5% dos soteropolitanos. A pesquisa mostrou ainda que a diabete está crescendo no Brasil.
Em homens, o percentual subiu de 4,4%, em 2006, para 5,2%, em 2011. Apesar do aumento, a prevalência de homens que informam ter a doença continua sendo inferior a das mulheres (6%). O levantamento, que coletou dados nas 26 capitais e no Distrito Federal, revelou que 5,6% da população brasileira declarou ter a doença. A capital com maior percentual de diabéticos foi Fortaleza (7,3%)

Tudo sobre Diabetes

O que é Diabetes?

O Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Infográfico diabetes

Tipos

Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo - ou não - persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.); defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).

Ops! Este vídeo não está mais disponível.Desculpe-nos
Diabetes tipo 2

Sintomas de Diabetes

Principais sintomas do diabetes tipo 1:

  • vontade de urinar diversas vezes
  • fome freqüente
  • sede constante
  • perda de peso
  • fraqueza
  • fadiga
  • nervosismo
  • mudanças de humor
  • náusea e vômito.

Principais sintomas do diabetes tipo 2:

  • infecções freqüentes
  • alteração visual (visão embaçada)
  • dificuldade na cicatrização de feridas
  • formigamento nos pés e furúnculos.
Saiba mais

Tratamento de Diabetes

O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia.
Saiba mais

Complicações possíveis

O prolongamento da hiperglicemia (altas taxas de açúcar no sangue) pode causar sérios danos à saúde:
  • Retinopatia diabética: lesões que aparecem na retina do olho, podendo causar pequenos sangramentos e, como consequência, a perda da acuidade visual
  • Nefropatia diabética: alterações nos vasos sanguíneos dos rins que fazem com que ocorra uma perda de proteína pela urina. O órgão pode reduzir a sua função lentamente, mas de forma progressiva até a sua paralisação total
  • Neuropatia diabética: os nervos ficam incapazes de emitir e receber as mensagens do cérebro, provocando sintomas, como formigamento, dormência ou queimação das pernas, pés e mãos
  • dores locais e desequilíbrio
  • enfraquecimento muscular
  • traumatismo dos pêlos
  • pressão baixa
  • distúrbios digestivos
  • excesso de transpiração e impotência
  • Pé diabético: ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. Qualquer ferimento nos pés deve ser tratado rapidamente para evitar complicações que podem levar à amputação do membro afetado
  • Infarto do miocárdio e acidente vascular: ocorrem quando os grandes vasos sanguíneos são afetados, levando à obstrução (arteriosclerose) de órgãos vitais como o coração e o cérebro. O bom controle da glicose, a atividade física e os medicamentos que possam combater a pressão alta, o aumento do colesterol e a suspensão do tabagismo são medidas imprescindíveis de segurança. A incidência desse problema é de duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes
  • Infecções: o excesso de glicose pode causar danos ao sistema imunológico, aumentando o risco da pessoa com diabetes contrair algum tipo de infecção. Isso ocorre porque os glóbulos brancos (responsáveis pelo combate a vírus, bactérias etc.) ficam menos eficazes com a hiperglicemia. O alto índice de açúcar no sangue é propício para que fungos e bactérias se proliferem em áreas como boca e gengiva, pulmões, pele, pés, genitais e local de incisão cirúrgica.
Getty ImagesArteriosclerose: endurecimento e espessamento da parede das artérias

Convivendo/ Prognóstico

Pacientes com diabetes devem ser orientados a:
  • Realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões
  • Manter uma alimentação saudável
  • Utilizar os medicamentos prescritos
  • Praticar atividades físicas
  • Manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas.
Getty ImagesÉ possível monitorar o controle de glicemia em casa, por meio do teste de "ponta de dedo"

Prevenção

Pacientes com história familiar de diabetes devem ser orientados a:
  • Manter o peso normal
  • Não fumar
  • Controlar a pressão arterial
  • Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas
  • Praticar atividade física regular.