segunda-feira, 21 de maio de 2012

Avenida J.J. Seabra é interditada após desabamento em imóvel

A mureta no último andar cedeu e acabou atingindo a fachada onde fica o letreiro do comércio Móveis Tovis. O desabamento pode ter comprometido a estrutura do imóvel
Da Redação

A avenida J.J.Seabra, na Baixa dos Sapateiros, foi interditada na manhã desta segunda-feira (21) pela Superintendência de Trânsito e Transportes (Transalvador) e pela Defesa Civil. Segundo informações dos órgãos o motivo foi um desabamento de um imóvel.
O engenheiro Aroaldo Rodrigues, da Defesa Civil, foi para o local fazer a avaliação dos riscos na área. Segundo ele, no prédio funciona um comércio e no andar de cima há residência, mas não havia ninguém no momento do acidente.
De acordo com o órgão, a marquise no último andar cedeu e acabou atingindo a fachada onde fica o letreiro do comércio Móveis Tovis. Os destroços também caíram no meio da avenida. Não há registro de vítimas.
Segundo informações do tenente do Corpo de Bombeiros, Ezau Bernardes, o desabamento pode ter comprometido a estrutura do imóvel e há riscos que parte do muro caia para a direita, atingindo um comércio menor chamado Gal Móveis.
A Defesa Civil está de plantão 24 horas, e atende a população através do 199, ligação gratuita. Até o momento foram registradas 144 ocorrências por conta da forte chuva que atinge a capital baiana.
Outro imóvel desabou na manhã desta segunda-feira (21) no bairro de Pau da Lima, por conta da forte chuva que caiu na cidade.O incidente desabou por volta das 7h30, na rua Artêmio Castro Valente, perto de uma loja de material de construção, não deixou vítimas. Outros três imóveis ruíram na madrugada de hoje nos bairros de Novo Horizonte (final de linha), São Marcos e no Novo Marotinho. Em todas as ocorrências, ninguém ficou ferido.
O caso mais grave foi o desabamento de uma casa no bairro da Saramandaia neste domingo (20). Duas crianças ficaram feridas no desabamento de parte de uma casa. Uma segunda casa foi atingida pelos escombro.
Chuva
A chuva forte que cai sobre Salvador e Região Metropolitana desde a madrugada de domingo (20) continua a provocar estragos e alagamentos na manhã desta segunda (21). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma casa foi soterrada pela lama após o deslizamento de um barranco no bairro de São Marcos.
O trânsito segue lento nas principais avenidas da capital baiana por conta do acumulado das chuvas na madrugada. Parte de uma encosta que fica sob o viaduto que liga a avenida Bonocô, sentido Rótula do Abacaxi, a BR-324 desmoronou neste domingo. O trecho foi interditado pela Transalvador.
As principais áreas de alagamento são: Baixa do Fiscal, próximo à Feira do Cortume, no cruzamento da Lucaia com a avenida Garibaldi, além de parte da via na Bonocô e ACM. Na avenida Paralela, nas proximidades do bairro da Paz também possui área de alagamento.
Segundo a Transalvador, árvores caíram nas avenidas Tancredo Neves, próximo ao Posto Escola da Petrobras, e Juraci Magalhães, em frente ao Hospital Aliança. Na rua Pedro Gama, final de linha Federação, e na rua Goiás, no bairro da Pituba.
Quase todos os semáforos da orla estão apagados ou piscando. De acordo com internautas, o mesmo ocorre com os semáforos do Campo Grande, Politeama, Nazaré e Caminho das Árvores.
De acordo com a previsão de alguns dos principais institutos de pesquisas do país, deve chover hoje mais que o índice registrado no domingo.
Árvore não suportou a chuva e o vento forte e caiu no bairro da Pituba
Região da Calçada sofre com diversos pontos de alagamento (Foto: Reprodução/Facebook Heder Novaes)


Governo federal anuncia isenção total de IPI para carros mil

Já o IOF no crédito ao consumo para pessoa física cai de 2,5%% para 1,5%
Mantega anunciou medidas para estimular economia
Da Redação
Atualizada às 19h10
O ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou na noite desta segunda-feira (21) redução nas taxas sobre Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de carros e no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), dentre outras, como maneira de estimular a economia brasileira e combater o aumento dos juros. As reduções no IPI valem até 31 de agosto de 2012 e as do IOF não têm data definida.
O IPI para carros nacionais de até mil cilindradas (1.0) cai de 7% para zero. Para carros importados, esses valores caem de 37% para 30%. Carros de mil a duas mil cilindradas que usem álcool e gasolina (flex) terão IPI passando de 11% para 6,5%. Carros importados terão alíquota reduzida de 41% para 35,5%. Para utiliários, a queda será de 4% para 1%, no casso de empresas instaladas no país, e para importados será de 34% para 31%.
"Os que se enquadram nessa questão terão queda de 11% para 6,5%. "A isenção atinge a maioria das montadoras instaladas no Brasil", disse o ministro.
Já o IOF no crédito ao consumo para pessoa física cai de 2,5%% para 1,5%.
Brasil em destaque
Para o setor automativo, o governo também fez um acordo com o sistema financeiro. Os bancos privados e públicos se compromentaram a aumentar o crédito e o número de parcelas do pagamento, além de reduzir o valor de entrada para a aquisição de bens.
"O custo para equalização destes quatro ítens que eu falei agora está avaliado em R$ 619 milhões", explicou Mantega durante o pronunciamento. Ao todo, o ministério avalia que o governo deixará de arrecadar R$ 2,1 bilhão.
Mantega explicou porque os setores automativos e de bens de capital foram escolhidos para receber os pacotes de estímulo agora. "Ao longo do ano nós temos feitos desonerações em vários setores. Têxtil, calcados, confecções, bens de capital... (...)", disse, destacando também a importância do setor automotivo para o Brasil. "O Brasil tornou-se ano passado o terceiro país com indústria automobilística no mundo", acrescentou - o país está atrás dos EUA e da China.