terça-feira, 15 de maio de 2012

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

A Mulher Cananéia

a mulher cananéiaMuito edificante a história da mulher cananéia. Esta é uma narração que conta como uma simples mãe, obstinada, conseguiu através da humildade e do quebrantamento, vencer Deus.
O texto do livro de Marcos cap. 7 começa explicando que por causa da perseguição e do embate ferrenho com os fariseus, Jesus havia se retirado da Judéia e estava na Galiléia.
Com mais liberdade para pregar, Jesus continuava o seu ministério, ensinando acerca do reino de Deus. Entretanto não satisfeitos com os acontecimentos anteriores, os fariseus enviaram de Jerusalém, uma comitiva para interrogar o mestre.

A Tradição dos Anciãos

Após vários temas discutidos e respondidos sem ter nada do que acusá-lo, os fariseus passam a difamar os discípulos de Jesus, dizendo que eles não seguiam a tradição dos anciãos e comiam sem lavar as mãos.
Jesus responde afirmando que a lei de Moisés nada dizia contra aquele fato e que a contaminação espiritual parte do coração humano.
"Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem." Marcos 7:15
Ainda mais, o mestre os repreende revelando que eles sim, transgrediam a lei, que mandava cuidar dos pais idosos, pois tinham uma tradição de dizer aos seus pais que a ajuda que poderiam dá-los, dariam-na ao templo.
E assim achavam que estava tudo certo, que podiam então deixar de cumprir aquele mandamento.
Jesus ao contrário, condena a atitude dos fariseus, que se escandalizaram de tal forma que o clima passa a ser mortal. O mestre sabia que já não haveria um meio de conciliação. Ele sabia que procuravam uma forma de prendê-lo e matá-lo.