sexta-feira, 25 de maio de 2012

Professores de rede particular ameaçam entrar em greve

A categoria reivindica aumento de 10% de ganho real mais 4,88% de correção da inflação pelo INPC
Da RedaçãoAlém da greve dos professores da rede estadual e dos rodoviários, os professores da rede particular decidiram fazer uma paralisação durante toda a manhã desta sexta-feira (25).
Segundo o Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro/BA), o protesto terá início às 8 da manhã e em seguida uma assembleia será realizada, auditório do Colégio Dois de Julho, com o intuito de decidir se a categoria vai entrar em greve por tempo indeterminado.
Cristina Souto, diretora de comunicação do Sinpro, informou que cerca de 20 escolas já confirmaram a participação na paralisação e que não houve acordo na última quarta-feira (23) onde se completou a oitava mesa de negociações entre docentes e empresários.
 O percentual de aumento reivindicado pelos professores é de 10% do ganho real mais 4,88% de correção da inflação pelo Indice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Porém, os empresários, ofereceram o reajuste de 5% ignorando às 58 reivindicações da pauta, que inclui saúde, segurança e condições de trabalho, entre outros. “A proposta é vergonhosa”, declarou Cristina ao portal 10 Segundos.
A diretora informou ainda que não há certeza de que haverá greve na rede. “É difícil prever este tipo de coisa. Vai depender muito das forças internas das escolas. Só após a assembleia é que poderemos saber. Mas, se o indicativo de greve for aprovado, ela começa imediatamente”, acredita a docente.




ITABUNA: CLIMA TENSO JORNALISTA EDERIVALDO BENEDITO E PANFLETEIRO

Na discussão, Benedito foi contundente nas declarações:

“ Antigamente o jornal “A Região” era corajoso e investigativo, mas atualmente o jornal é medroso e “inventivo”.

No final da tarde desta terça-feira em Salvador os passageiros da “TRiP” passaram por momentos de apreensão. O avião apresentou uma “pane”, e os passageiros ficaram mais de 30 minutos dentro do ônibus aguardando a autorização para embarcar.

O vôo era Salvador- Ilhéus, e muitos passageiros ficaram com receio, já que faltou informação por parte dos funcionários da empresa. Mas felizmente depois do susto e do atraso o avião decolou em direção a Ilhéus.

Entre os passageiros, estava o deputado federal Geraldo Simões (PT). O mesmo presenciou de perto a situação, já que ficou aguardando dentro do ônibus a autorização para entrar no avião.


Professores estaduais realizam assembleia e decidem manter a greve

Mais de um milhão de alunos estão sem aulas há 42 dias.
Categoria pede 22,22% de reajuste; governo oferece 6,5% de aumento.

Do G1 BA, com informações da TV BA
Os professores da rede estadual da Bahia, que estão em greve há 42 dias, fizeram mais uma assembleia nesta terça-feira (22) e decidiram que a paralisação vai continuar. Profissionais da educação de várias cidades do interior do estado se juntaram ao comando de greve na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo, em Salvador, nesta terça.
Mais de um milhão de alunos estão sem aula em toda a Bahia. Um grupo de estudantes fez um protesto na Rótula do Abacaxi, em Salvador.
O governo convocou novamente os trabalhadores para que voltem imediatamente as salas de aula, se não os salários dos grevistas de maio serão cortados. Os professores dizem que só voltam ao trabalho se o governo cumprir o acordo e pagar os 22,22%, mesmo que divididos até o final de 2012. O governo mantém o projeto enviado e aprovado na Assembleia Legislativa, que prevê 6,5% de reajuste para todos os professores e 22,22% somente aos que não têm nível superior.
"A categoria, já em assembleia, discutiu e aprovou que o pagamento dos 22,22% poderá ser parcelado dentro do ano. Infelizmente, nós não tivemos ainda uma resposta positiva do governo se concorda ou não com essa proposta e apresente outra intermediária, nós já apresentamos ao governo", afirmou Marilene Betros, membro do Sindicato dos Professores.