domingo, 4 de novembro de 2012

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

PRINCIPADOS E POTESTADES

Que quer dizer principado? É um pequeno estado independente, cujo soberano tem o título de príncipe. E potestade o que é? É a autoridade constituída. Aquele que tem poder para exercer certas funções.
A Bíblia faz referência a dois tipos de potestades. As do Céu e as da Terra. Vejamos as da Terra, na carta de Paulo a Tito: “Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam e estejam preparados para toda a boa obra. Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens” (Tt. 3:1-2). Na carta aos Romanos, Paulo entra mais fundo no assunto: “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há, foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são um terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade. Faze o bem e terás o louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para o teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz mal” (Rm. 13:1-4).
Agora os principados e potestades do céu: “Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef. 6:11-12).
Os principados e potestades da Terra têm domínio sobre os homens, tanto os cristãos como os não cristãos; e Paulo recomenda submissão total como se essas potestades fossem o próprio Deus (Rm. 13:1-4). Em relação aos principados e potestades do céu, (anjos com autoridade e poder), Paulo ordena que coloquemos a armadura espiritual, e entremos em luta mortal com esses principados e potestades. É interessante notar que todos os homens deste mundo estão debaixo da autoridade dos anjos, isto é, principados e potestades. O profeta Daniel faz referência a eles. Havia um príncipe angelical sobre os persas (Dn. 10:13). Havia também um príncipe sobre o governo da Grécia (Dn. 10:20). Os judeus estavam sob a autoridade do arcanjo Miguel (Dn. 10:21; 12:1).
Sendo submissos aos principados e potestades da Terra, os cristãos estão indiretamente submissos aos anjos (principados e potestades), que estão no governo de tal nação e dirigem as autoridades terrenas. Ora, os anjos estão a serviço de Jeová. “Jeová tem estabelecido o seu trono nos céus e o seu reino domina sobre tudo. Bendizei a Jeová, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo a voz da sua palavra” (Sl. 103:11-12). Nabucodonozor, que era um querido servo de Jeová, concluiu o seguinte, quando sarou da sua loucura: “Ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonozor, levantei os meus olhos ao céu e tornou-me a vir o meu entendimento e eu bendisse o altíssimo e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno e cujo reino é de geração a geração. E todos os moradores da Terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e com os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão e lhe diga: Que fazes?” (Dn. 4:34-35; Jr. 27:5-6).As autoridades celestiais, os principados e potestades, são adversários da Igreja, ou melhor, dos cristãos (Ef. 6:11-12). O diabo é adversário número um da Igreja e no Apocalipse lemos que o diabo e seus anjos batalham contra o povo de Deus (Ap. 12:7-10). Não é difícil perceber que o diabo ou Satanás faz parte dos principados e potestades que estão a serviço de Jeová, conforme o Sl. 103:11-12. O diabo é, com toda certeza, uma potestade ou príncipe estabelecido por Jeová para destruir a Igreja. Paulo disse: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, podem nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus” (Rm. 8:38-39). E Jesus disse: “O príncipe deste mundo se aproxima e nada tem em mim” (Jo. 14:30). Cristo despojou os principados e potestades: “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo” (Cl. 2:14-15).
Como os anjos estão a serviço de Jeová, são contra a Igreja, Jeová é contra a Igreja. Alguém se espanta com esta declaração? Pois Jeová foi contra o seu povo Israel como adversário. Aqui vão alguns textos: Is. 63:10; Lm. 2:1-5; 2:17.
Vejamos as potestades e principados terrenos. Eram todos inimigos da Igreja. Nero imperador romano (em 64 d.C), matou milhares de cristãos e entre eles Paulo e Pedro. Domiciano (96 d.C) trucidou outros tantos milhares. Neste reinado João foi exilado para Patmos. Trajano (98 a 117 d.C), continuou a matança, nas suas mãos morreu Simão, irmão do Senhor Jesus, bispo de Jerusalém, e que foi também crucificado em 107 d.C. Inácio, bispo de Antioquia, foi lançado às feras (110d.C). Os romanos exigiam que a pessoa amaldiçoasse a Cristo. Se não o fizesse era esquartejado ou lançado às feras. Foram dezenas de milhares de mártires. Marco Aurélio (161 a 180 d.C), cruel e bárbaro, usava a decapitação como meio mais rápido. Justino, o mártir, morreu sob sua mão. Blandina, uma escrava de porte pequeno, foi supliciada dias e só dizia: “sou cristã”. Sétimo Severo (193 a 211 d.C), os mártires eram diariamente queimados, crucificados ou degolados. Décio (249 a 251 d.C), decidiu exterminar o cristianismo. Multidões pereceram no seu governo debaixo de cruéis torturas. Valeriano, que sucedeu a Décio no trono, e o superou em crueldade, também tentou extinguir o cristianismo (253 a 260 d.C). Diocleciano, foi o último perseguidor e o mais severo. Foi tão feroz que lhe deram o título de ‘besta apocalíptica’.
Se Deus, o Pai, foi quem estabeleceu os principados e potestades, tanto no céu como na terra e estes principados agem de acordo com a sua vontade, então Deus, o Pai de Jesus é o perseguidor, matador e destruidor dos cristãos. Mas Paulo revela que Deus, o Pai de Jesus quer salvar a todos (I Tm. 2:3-4; 4:10). Pedro confirma essa palavra (II Pd. 3:9). E o apóstolo João afirma que Deus, o Pai, é todo feito de amor (I Jo. 4:7-8).
Já que da mesma fonte não pode jorrar água doce e água amargosa, somos obrigados a crer que Jeová é o adversário cruel da Igreja, e Satanás está a seu serviço, como príncipe reinante em lugar de Jeová. Cremos também que o Pai só pode ser visto em Cristo, não através de Cristo, por isso disse: “Se vós me conhecêsseis a mim também conheceríeis a meu Pai (Jo. 8:19). “Quem me vê a mim, vê o Pai; como dizes: mostra-nos o Pai?” (Jo. 14:9). E João disse: “Deus nunca foi visto por alguém, O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o fez conhecer” (Jo. 1:18). Por isso Tomé disse: “Senhor meu e Deus meu” (Jo. 20:28). E disse mais: “Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (I Jo. 5:20).

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira





Feriadão é marcado por crimes contra mulheres em Salvador e RMS

Um dos casos mais graves foi o de Fabia, que estava com a filha de cinco anos, quando foi baleada na cabeça. A criança está desaparecida
Da Redação
O feriadão foi marcado por diversos crimes cometidos contra mulheres, em Salvador e Região Metropolitana. Um dos casos mais graves ocorreu na noite de sábado (3), no bairro Lobato, Subúrbio Ferroviário de Salvador e segue sem avanços neste domingo (4). Uma jovem identificada como Fabia dos Santos Puridade, 22 anos, estava com a filha de cinco anos, quando foi baleada na cabeça e abandonada em via pública. Ela foi socorrida por um taxista que a encontrou ferida, mas a criança desapareceu.
Fábia foi socorida para o Hospital do Subúrbio, onde está internada em estado grave. O caso é investigado pela 5ª Delegacia (Periperi). A vítima acordou, mas ainda não está em condições de falar sobre o ocorrido, segundo o posto da polícia civil. Também foi levada para a unidade, Daniela Pereira de Jesus, de 21 anos, que foi agredida e depois esfaqueada pelo marido na casa onde moram, no bairro São Rafael, na madrugada deste domingo (4).
Segundo informações que constam no posto policial do Hospital do Subúrbio, após cometer o crime, o homem identificado como Ednei dos Santos Puridade - que tem o mesmo sobrenome de Fabia, mas não é parente da mesma - caiu de uma escada com altura de 3 metros. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE) onde foi atendido, mas depois preso acabou sendo preso pela polícia. O casal têm uma filha de dois meses.
Para o mesmo hospital foi levada uma adolescente de 15 anos, baleada na boca por uma mulher na noite de ontem (3), em Fazenda Coutos III, bairro monitorado por uma Base Comunitária desde janeiro deste ano. O avô da jovem, que acompanhava o socorro à neta, desmaiou e precisou ser atendido na unidade. A mulher apontada como autora do disparo não foi identificada. A vítima foi encaminhada para o centro cirúrgico, onde passou por cirurgia. O estado de saúde dela não foi divulgado.
O corpo de uma mulher identificada como Jorlinda Lino dos Santos, de 32 anos, foi encontrado ontem carbonizado dentro de casa, em uma localidade conhecida como Jardim Cajazeiras, no bairro Cajazeiras. Ela ainda estava seminua, com o crânio fraturado e tinha uma corrente enrolada no pescoço. Ainda não há informações sobre o motivo do crime e autoria. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.
Também na região do Subúrbio, segundo informações da Central de Polícia, Joelma dos Santos, de 36 anos, foi morta a tiros na tarde de hoje, por um homem não identificado, atrás da empresa Atol, no bairro de Paripe.
Na noite de sexta-feira (2) depois de discutir com um vendedor ambulante na região do Shopping Center Lapa, no Centro de Salvador. Manoela Brandão dos Santos, 33 anos, recebeu facadas nas costas e no ombro direito. Ela foi socorrida pelo marido para o HGE. O estado de saúde dela não é considerado grave. O homem que desferiu os golpes não foi identificado pela polícia. O crime é investigado pela 1ª Delegacia dos Barris.
Região Metropolitana
Na manhã deste domingo (4), o corpo de uma mulher foi encontrado da localidade conhecida como Caji, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. O corpo apresentava perfurações provocadas por tiros, segundo informou a Central de Polícia. A polícia não tem pistas dos autores.
Uma jovem de 19 anos foi assassinada dentro de casa na madrugada de hoje na Travessa Nossa Senhora Aparecida, município de Dias Dávila. De acordo com informações da Central de Polícia, a perícia ainda não informou a forma do crime, se foi por disparos de arma de fogo ou outra arma branca, ou agressões. Ela foi encontrada sem roupas. O caso é apurado pela 25 ª Delegacia (Diás Dávila) que não passou detalhes sobre suspeita da autoria do crime e motivação.


ABSTENÇÃO NO ENEM ATINGE 27,9%


Hoje foi o segundo dia do Enem e, no total, 65 candidatos foram eliminados por usar celular para postar imagens das questões em redes sociais como Facebook enquanto ainda faziam prova.

De acordo com o MEC, os gabaritos das provas de ontem e hoje serão divulgados na próxima quarta, 7, nos sites do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

COORDENADORA DO IF BAIANO DE URUÇUCA MORRE EM ACIDENTE



Um acidente grave na rodovia Ilhéus-Itabuna, ontem à noite, matou a professora Eliane de Matos Pereira, 54,
ex-professora da rede municipal e ex-assessora da Secretaria de Educação de Itabuna.

A colisão do Peugeot em que viajava ocorreu próximo a Salobrinho, em Ilhéus, e também provocou a morte de um homem. Eliane Matos era coordenadora do IfBaiano de Uruçuca (antiga Emarc). Com informações do Portal Sul da Bahia.


ÌNDIO PATAXÓ DE PAU BRASIL ALVEJADO COM VÁRIOS TIROS NA CABEÇA EM EUNAPOLIS NA BAHIA

"A encomenda do crime pode ter sido feita em Pau Brasil, pois o pistoleiro já o aguardava na cidade de Eunapolis naquele horário"."

EUNÁPOLIS - É grave o estado de saúde do índio que foi atingido com dois tiros na cabeça e um na perna esquerda, no começo da madrugada deste domingo , na cidade de Eunápolis. Natural da tribo pataxó Hã-Hã-Hãe de Pau Brasil, no sul do estado
O atentado ao índio aconteceu por volta das 00h30, na Avenida Norte Sul, bairro Santa Lúcia.O homem estava com uma mochila nas costas e caminhava por uma calçada, quando o criminoso praticamente descarregou um revólver em sua direção. No local foram encontrados vários projéteis calibre 38.
radar64


II Festival de Teatro de Bonecos da Bahia acontecerá em Jequié

Seguem abertas até 30 de novembro as inscrições para participação no II Festival de Teatro de Bonecos da Bahia, a ser realizado em Jequié, no Centro de Cultura ACM, no período de 11 a 16 de dezembro de 2012. A iniciativa de fomento ao teatro de bonecos realizado no estado da Bahia, idealizada pelo bonequeiro Álvaro Araújo e pelo produtor cultural Alysson Andrade, aconteceu em 2010 em sua 1ª edição com apresentações de espetáculos produzidos nas cidades de Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Jequié, dentre outras cidades. Este ano, a 2ª edição do festival oferecerá R$ 8 mil em dinheiro a título de premiações em quatro categorias (melhor manipulação, espetáculo, direção e texto). O projeto conta com o patrocínio do Fundo de Cultura da Bahia, SecultBA, SefazBA e Fundação Cultural do Estado da Bahia.