terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SE O SENHOR NÃO EDIFICAR A CASA, EM VÃO TRABALHAM OS EDIFICADORES

Salmo 127 Salmo 127:1
É Deus que nos dá a vitória. É Deus quem pode edificar solidamente a nossa "casa". É Deus quem nos salva. Enfim, é Deus quem é tudo em nós. Sem Deus nada somos, nada podemos fazer, não podemos viver dignamente.
Salomão deve ter escrito este salmo enquanto vivia a epopeia do templo e tinha consciência de que só Deus podia dirigir e orientar tudo, para que tudo ficasse no ponto certo. "Se Ele não edificar a casa, em vão trabalham os edificadores..."
Pensamos que a ideia do "Senhor edificar a casa" vai além da edificação da casa/ templo, ou casa/moradia e que atinge o seu esplendor máximo na edificação do lar/família. Família edificada e harmonizada pela presença de Deus, que firma cada um no seu posto.
Todos nós estamos empenhados na execução de um projecto -- desenvolver uma profissão, formar uma família, construir algo de digno e que nos projecte. Em tudo o que quisermos fazer não podemos deixar Deus de fora, sob o risco de sermos uns fracassados, uns frustrados, que jamais atingiremos os objectivos. Coloquemos Deus nos nossos projectos de vida, demos-Lhe a oportunidade de nos orientar e edificar, a fim de que sejamos tudo com Ele. N'Ele seremos mais que vencedores.
Lembremo-nos que, sem Deus, em vão estaremos edificando; sem Deus, em vão vigia a sentinela; sem Deus e a Sua graça, inútil nos será trabalhar, pois estaremos trabalhando para ajuntar como quem ajunta em cesto sem fundo.