segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 44 -- ISRAEL SOB O REI DAVI
I Samuel 16:1-17:58; II Samuel 12:1-15
Versículo para memorização: I Samuel 17:45a
Davi, o filho de Jessé, foi o grande rei de Israel. Ele foi tão importante no plano de Deus que o trono de Israel é chamado de o trono de Davi. Cristo Jesus é ainda aludido como o filho de Davi, referindo-se à Sua linhagem para o trono.
Datas precisas e períodos de tempo exatos são difíceis, mas parece que Davi foi ungido por Samuel por volta de 1018 a.C., aproximadamente 16 anos depois que Saul foi enviado para destruir os amalequitas. Não pense em Davi como sendo uma criança nesse momento, ou quando foi enviado contra Golias. Ele é aludido como jovem e moço, mas não criança. A descrição dada sobre ele em I Samuel 16:18 foi feita antes que ele tivesse estado diante de Saul. Você também poderia ler cuidadosamente I Samuel 17:14-15. Não é surpreendente como a narração de uma história tão tradicional pode nos informar erroneamente?
Saul era, em primeiro lugar, amigo de Davi, mas por causa do ciúme tornou-se seu inimigo. Saul procurou constantemente para matá-lo, mas Davi não tocaria um ungido de Deus.
Foi por volta de 1011 a.C., aproximadamente sete anos depois de sua unção, que Davi tornou-se rei de Judá. Ele não reinou em Jerusalém, mas em Hebrom. Is-Bosete, filho de Saul, foi feito rei de Israel. Isso foi sete anos e meio antes de Davi começar a reinar em Jerusalém, sobre toda a nação de Israel e sobre Judá.
Davi tinha cerca de 23 anos quando matou Golias. Tinha 30 anos quando começou a reinar sobre Judá, em Hebrom, e sete anos e meio mais tarde tornou-se o grande rei sobre todo Israel. Viveu 70 anos, durante os quais foi um grande rei e um grande profeta.
Durante sua vida, retornou a Arca de Deus, que havia sido perdida para os filisteus no tempo de Eli, de volta para Jerusalém. A nação de Israel desenvolveu-se para ser uma nação muito grande sob ele. Planejou construir um templo, mas Deus não permitiria, pois ele foi um homem de guerra. Pode ser corretamente dito que Israel alcançou seu ápice econômico sob Salomão, mas é igualmente verdade que a alicerce foi assentada sob o rei Davi.
Davi caminhou honestamente diante do Senhor, exceto na questão de Bate-Seba, esposa de Urias (I Reis 15:5). Devemos aprender disso algo em relação ao grande pecado. O Senhor disse que o grande mandamento era o primeiro e, deste modo, o grande pecado é a idolatria. Sim, isso é ainda pior do que o adultério e o assassinato.