quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

POLÍCIA CIVIL ESTÁ NAS RUAS NA BAHIA
segundo o delegado Moisés Damasceno, Coordenadorias Regionais de Polícia Civil são reforçadas no interior da Bahia
 Apesar do reforço nas equipes e nas escalas de plantão das delegacias, determinado pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin) em função da paralisação parcial da Polícia Militar, o volume de ocorrências em municípios como Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Brumado se manteve, neste final de semana, entre às 20h de sexta-feira (3) até às 20h domingo (5), na média dos finais de semana anteriores.
“Na maioria das cidades, o final de semana teve índices de criminalidade que podemos classificar como dentro da normalidade”, avaliou o diretor do Depin, delegado Edenir Macedo, que orientou todas as Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) a incrementarem as atividades de investigação e de polícia judiciária depois que parte da PM anunciouparalisação. “Nos preparamos para atender a um possível crescimento de solicitações da população”, explicou.
De acordo, por exemplo, com o titular da 20ª Coorpin, com sede em Brumado, delegado Leonardo Rabelo, não foram registrados homicídios, saques a estabelecimentos comerciais ou atos de vandalismo na região. “É uma alegria poder constatar que, mesmo havendo uma situação atípica, o fim de semana foi pacífico e o trabalho da Polícia Civil não foi comprometido”, avaliou o delegado.
O titular da 23ª, com sede em Eunápolis, delegado Evy Paternostro, informou que, entre sexta-feira e domingo, nenhuma ocorrência grave foi registrada na região. “Não tivemos registros de homicídio, roubos, saques e atos de vandalismo”, avisou o delegado Ricardo Feitosa, titular da 1ª Delegacia Territorial (DT), de Porto Seguro, que integra também a 23ª Coorpin. O mesmo clima de tranquilidade também foi registrado na região da 7ª Corpin, em Ilhéus. Lá, o delegado coordenador Irineu Alves informou que o fim de semana na região foi de normalidade. “Estamos atuando dentro dasrecomendações do Depin e, felizmente, não registramos nenhum crime de maior repercussão”, disse o delegado.
Segundo Marcos Vinicius Almeida Costa, coordenador da 8ª Coorpin, em Teixeira de Freitas, o foco do trabalho da Polícia Civil na região está voltado para a solução de quatro homicídios ocorridos desde o início da paralisação da PM. “Queremos elucidar estes crimes com rapidez, uma vez que não tivemos ocorrências ligadas a saques ou atos de vandalismo”, declarou.
Em Itabuna, cidade que abriga a 6ª Coorpin e registrou sete homicídios em uma semana, o trabalho da polícia também está focado na solução destes casos. “Queremos dar um retorno à sociedade sobre a autoria destes crimes e prender os autores”, disse o titular da coordenadoria regional, delegado Moisés Nunes Damasceno.
Em Vitória da Conquista, sede da 10ª Coorpin, no entanto, foram registrado seis homicídios e dois atos de vandalismo. Segundo o coordenador regional, delegado Odilson Pereira da Silva, o número de homicídios chamou a atenção, pois houve um crescimento de duas para seis mortes, superando a média dos fins de semana. “Minhas equipes estão nas ruas para entender o que houve, pois nossa rotina foi marcada por registros pontuais neste final de semana”, afirmou Odilon Silva.