quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Nenhum mal me sucederá, nem praga alguma chegará à minha tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a ao meu respeito, para me guardarem em todos os meus caminhos.
AMÉM.


Professor da Uneb é preso em flagrante por pedofilia
Três adolescentes foram encontrados na casa de Jeová Brito de Sampaio, 57 anos, e afirmaram que haviam mantido relações sexuais com o professor
Da Redação
Um professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi preso em flagrante por pedofilia no município de Nanuque, em Minas Gerais, na última quarta-feira (22). Segundo informações da Polícia Civil da cidade, três adolescentes foram encontrados na casa de Jeová Brito de Sampaio, 57 anos, e afirmaram que haviam mantido relações sexuais com o professor.
A Uneb confirmou que Jeová ensina na instituição e está vinculado ao Departamento de Educação do campus de Teixeira de Freitas. O delegado Luiz Henrique afirmou, em entrevista à Tv 3 Fronteiras, que ele foi autuado em flagrante e encaminhado para o presídio da cidade.
Ainda de acordo com o delegado, policiais militares faziam ronda no bairro onde fica a casa de Jeová quando abordaram quatro adolescentes. Um dos jovens contou aos agentes que havia sido acusado de ter roubado o celular de Jeová e foi levado pelo professor para a casa dele.
O adolescente ainda contou que passou a tarde na casa de Jeová, que havia praticado sexo oral com ele e com outros três adolescentes, que também estavam no local. Os policiais foram até a casa do professor e, com ele, estavam dois adolescentes de 14 anos e um de 12, que também afirmaram que mantiveram relações sexuais com Jeová.
As mães e avó dos adolescentes prestaram depoimento na delegacia e o Conselho Tutelar do município foi acionado e acompanha as investigações do caso.




QUEM PILOTA CINQUENTINHA SEM CARTEIRA VAI SOFRER AS PENALIDADES DA LEI OU É UM ESQUEMA DE POLÍTICAGEM EM ITABUNA?

MOTO CINQUENTA CELINDRADA NÃO PODE TRANSITAR SEM HABILITAÇÃO
A Cinquentinha é um ciclo motor, ou seja veículos abaxo de 50 cilindradas. Não exige que seja licenciada, mas tem que ser cadastrada. Agora para conduzir a Cinquentinha tem que ter habilitação, ACC- Autorização para Conduzir Ciclo Motor, foi o que explicou o chefe da 5ª Ciretran de Itabuna, Gilson Nascimento. Ele disse que muita gente tem comprado a Cinquentinha, achando que pode rodar tranquilamente, mas não pode.
A Polícia vai começar a fazer blitzes e apreender as motos, por isso a 5ª Ciretran está fazendo este trabalho de conscientização. Para tirar a ACC, o condutor tem que comprar o laudo e ir para a auto escola, explicou o chefe da Ciretran.



HUMBERTO SALOMÃO MAFUZ FOI SEPULTADO HOJE
É com pesar que registramos o falecimento, na madrugada desta quarta-feira, de um cidadão da maior importância para a região cacaueira da Bahia. Reporto-me ao advogado e cacauicultor Humberto Salomão Mafuz, ex-presidente do antigo Conselho Consultivo dos Produtores de Cacau (CCPC).
Histórico e incansável defensor da cacauicultura e da civilização grapiúna, Salomão Mafuz deixa um imenso vazio no dia a dia da região cacaueira, e da cidade de Itabuna. Escudado em seus conhecimentos, exerceu com brilhantismo a função de secretário da Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Itabuna durante a administração do ex-prefeito Fernando Gomes.
Humberto Salomão Mafuz gozava de prestígio junto às autoridades municipais da região cacaueira, do Governo do Estado e Governo Federal. Candidato a deputado, não conseguiu uma cadeira no Legislativo Federal, mas era constantemente consultado sobre a economia e política cacaueira, colaborando na elaboração dos planos de recuperação da lavoura cacaueira feitos por sucessivos governos.
Como advogado fez uma carreira brilhante, atuando em grandes causas, e possuía grande conceito nos meios forenses. Tribuno respeitável, pronunciou discursos brilhantes na defesa da cacauicultura, em vários ambientes, entre eles, a Assembleia Legislativa da Bahia, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ELEITORA DO DEPUTADO CORONEL SANTANA MORRE COM QUASE 100 ANOS DE IDADE EM ITABUNA

O nome dela era Aureliana Santana, conhecida carinhosamente por Catutinha, tinha 97 anos de idade, moradora do bairro da Conceição, em Itabuna e faleceu ontem, tendo o corpo velado na Igreja Batista Teosópolis, sendo sepultada hoje as 16:00 horas, no Cemitério Campo Santo.
Dona Catutinha, tinha o sonho de mais uma vez votar com o deputado Coronel Gilberto Santana, ainda que fosse a sessão conduzida numa cadeira de rodas.
Dona Catutinha era sogra do lobista Adilson Vicente Silva, que reside na cidade de salvador.
Rebaixamento salarios de professores

FORMAÇÃO DE QUADRILHA, ATENTADO AO BEM PÚBLICO E A EDUCAÇÃO
Prof. Dr. Reginaldo de Souza Silva
Uma verdadeira quadrilha contra a qualidade da educação e atentado ao bem público composta por Sérgio Cabral (RJ), Antonio Anastásia (MG) Cid Gomes (CE), Renato Casagrande (ES) e o inimigo número 1 da Bahia, governador Jaques Wagner pediram ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT), para colocar em votação o projeto que reduz o piso nacional dos professores, uma luta histórica da categoria.
Aprovada em 2008, a Lei 11.738, além de criar um piso nacional para os docentes da rede pública, também determinou que 1/3 da carga horária fosse cumprida fora da sala de aula em atividades de preparação, planejamento individual e coletivo etc. Desde o seu início, a Lei tem enfrentado a resistência de muitos governos estaduais. Cinco estados brasileiros (RS, SC, PR, MT e MS), já questionaram a constitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal. O julgamento terminou empatado e, em 2011, a ação foi declarada improcedente e a Lei do piso e da jornada de trabalho foi mantida.
A polêmica agora está posta em relação ao reajuste do valor do piso nacional. O parágrafo único do Artigo 5º prevê que o reajuste dos professores siga o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente segundo os critérios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Desta forma, o piso nacional deveria ser reajustado em 22%.
Mas os governadores fluminense, mineiro, capixaba, cearense e baiano pressionam para que, na Câmara, este fator seja substituído pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que reduziria para o percentual de 6% a correção dos salários dos mais de 2 milhões de profissionais que atuam apenas na Educação Básica.
Tal medida, além de representar uma total falta de respeito a essa importante categoria de profissionais que, através de seu trabalho, busca melhorar os péssimos índices brasileiros de desenvolvimento humano, agravaria ainda mais a calamitosa situação referente à atração e manutenção na carreira docente.
A realidade é que ninguém mais quer ser professor e que os poucos que se tornam docente permanecem apenas, em média, cinco anos na carreira, migrando para outras atividades mais lucrativas e menos trabalhosas. Os que resistem além dos cinco anos de carreira, devido às condições precárias de trabalho, aumentam a triste estatística de uma das profissões que mais acomete adoecimentos no Brasil. O problema se agrava e é certo que mais de 200 mil funções docentes estão desocupadas.
Reduzir, portanto, as possibilidades de ganhos mais justos para os professores é declarar a falência da educação pública brasileira que já vem sendo frontalmente violentada pelas ações irresponsáveis dos governadores e prefeitos brasileiros.
É possível citarmos alguns exemplos dessa violência: em Minas Gerais o Tribunal de Contas da União constatou que o Estado não aplica nas escolas o que manda a Constituição; no Ceará o governador Cid Gomes colocou a polícia na rua contra os professores; em São Paulo, apesar da medida judicial, o estado ainda não cumpre as 14 horas (1/3 da carga horária total de 40 horas) fora da classe em horas de trabalho pedagógico coletivo e/ou em local livre, alegando que precisaria contratar de uma única vez mais de 50 mil professores, o que não e verdade. Na Bahia, o governo do estado decidiu contratar recentemente centenas de pessoas sem a formação para assumir a função docente, ignorando todos os estudos mundiais que têm atrelado a qualidade do ensino também à formação docente.
Dos partidos reacionários, personalistas e de matriz neoliberal até podemos esperar medidas contrárias aos interesses públicos como essas. Mas o que dizer quando se trata de um partido cuja bandeira carregava a cor e a estrela do socialismo? È lamentável, portanto, que o governador da Bahia, Jaques Wagner, contradiga com suas ações tudo aquilo pelo o que o Partido dos Trabalhadores sempre propagou lutar.
O governo neocarlista do Partido dos Trabalhadores na Bahia, perdido em episódios envolvendo o funcionalismo público (como desrespeito e desvalorização dos profissionais da saúde, com o corte no Planserv, o não pagamento da URV e a recente greve na Polícia Militar), ao solicitar a redução do percentual de reajuste para o piso salarial nacional para os professores, atenta mais uma vez contra o bem publico e a educação brasileira.
Resta mobilizar toda a categoria de profissionais da educação básica (Educação infantil, ensinos fundamental e médio) até a educação superior para que, em março, ocupe as ruas, as Assembléias, os meios de comunicação e diga aos governantes brasileiros que não se faz um país sem educação. Que é inconcebível a um país com a 6ª economia mundial manter índices absurdos de baixa qualidade educacional. Ou será que queremos ser um país rico, porém não civilizado?
Esperamos que a presidente da República, Dilma Rousseff, condene a forma como os governadores reivindicam os piores salários para os professores brasileiros, pois como ela mesma anunciou em seu discurso de posse “[...] só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens.”
Por outro lado, sugerimos que a Justiça baiana, e de outros estados, que insistentemente concedem liminares decretando a ilegalidade das greves e determinando a suspensão dos movimentos reivindicatórios dos trabalhadores, também possam expedir mandados de prisão contra governantes públicos que, unidos, formam o que poderíamos denominar como uma verdadeira quadrilha que atenta contra o bem público e a educação.
E que, por fim, a população esteja atenta: por reivindicar seus direitos, não podemos admitir que os trabalhadores sejam arbitrariamente presos e condenados, mas, agora, por atos ilícitos, por crimes contra o interesse e bem públicos, governadores e prefeitos não devem ser reeleitos.
Reginaldo de Souza Silva – Doutor em Educação Brasileira, professor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Email: reginaldoprof@yahoo.com.br






TEKS BRINDES - R:10EUNAPOLIS BAHIA



 
 
 
 
 
 
 
JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
2Crônicas 7.14: VERBOS PARA QUEM SE CHAMA PELO NOME DE DEUS
Jornalista Ednei Bomfim e a Pastora Nini Araújo.
Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei,
perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
(2Crônicas 7.14)
Este é um convite coletivo, que quero tornar individual.
É um convite coletivo ao reavivamento, que quero tornar um convite individual ao reavivamento.
Não posso deixar em pensar no que seria o Brasil se o povo brasileiro se humilhasse, orasse, buscasse a face do Senhor e afastasse dos maus caminhos.
No enquanto quero falar sobre como eu devo viver, sobre como você deve viver.
Há aqui quatro verbos humanos (humilhar-se, orar, buscar, afastar-se), respondidos por três inclusivos verbos divinos (ouvir, perdoar, curar).
Eis os que os verbos divinos querem dizer: Deus nos ouve quando nos humilhamos diante dEle, oramos a Ele, buscamos a sua face e nos afastamos dos caminhos maus; Deus perdoa os nossos pecados, quando nos humilhamos diante dEle, oramos a Ele, buscamos a sua face e nos afastamos dos caminhos maus; Deus restaura nossas vidas, quando nos humilhamos diante dEle, oramos a Ele, buscamos a sua face e nos afastamos dos caminhos maus.
Quero eu fazer o que me cabe?
Vamos ao verbos humanos, que estão encadeados. Um leva ao outro.
Verbo 1:
HUMILHAR-SE
. Humilhar-se é reconhecer que eu estou longe dos padrões de Deus. Eu o reconheço quando me comparo com Deus mesmo, não com meu irmão, que eu posso colocar num nível espiritual, moral e intelectual mais baixo que eu, e ele pode fazer o mesmo comigo. Quando eu olho para Cristo, vejo Quem Ele foi, eu vejo quanto ainda tenho que caminhar. Jesus é o meu modelo. Se quero me comparar a Alguém, é a Ele.
. Humilhar-se é reconhecer que eu não sou superior a ninguém, nem melhor do que ninguém. Eu posso fazer coisas que sequer imagino que poderia fazer. Quem poderia imaginar que o rabino Henry Sobel fosse capaz de furtar gravatas? Nem ele, mas ele o fez. Quem poderia imaginar que o pastor batista Martin Luther King Jr. pudesse trair sua esposa, Coretta King, nem ele, mas ele o fez.
(Pluralizo: nós, cristãos, nós, evangélicos, não somos superiores a ninguém; o fato de termos recebido a graça não torna melhores que ninguém; só o seríamos se a tivéssemos conquistado, mas nós a ganhamos.)
Na minha igreja, não devo pensar secretamente: "ah se tivéssemos aqui 12 pessoas como eu, mas eu devo olhar para Cristo e desejar: "ah, Senhor, se eu fosse como o Senhor, as coisas aqui seriam diferentes".
. Humilhar-se é reconhecer que eu sou dependente de Deus. Ele tem o controle da minha vida; eu não o tenho. Posso e devo planejar, mas nada me garante que vou realizar. Tiago 4.13-15 nos ensina: "Ouçam agora, vocês que dizem: `Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro'. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: `Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo`".
Preciso crer como o salmista:
"Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade;
do seu trono ele observa todos os habitantes da terra;
ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem.
Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército;
nenhum guerreiro escapa por sua grande força.
O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar.
Mas o Senhor protege aqueles que o temem, aqueles que firmam a esperança no seu amor".
(Salmo 33.13-18).
 Humilhar-se é reconhecer que sou um peregrino (sem pátria definitiva, sem casa definitiva).
Quando Jesus enviou seus discípulos a pregar, disse-lhes que não levassem nada, a não ser o mínimo para sua subsistência, indicando que estavam de passagem pelas casas e cidades, sabendo também o quanto somos capazes de agarrar aos confortos e aos bens, que se tornam nossas garantias, e não mais Ele.
É por isto que o salmista poetiza: "Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!" (Salmo 84.5)
O autor de Hebreus descreveu como cada um de nós deve vir; ao biografar os heróis da fé do passado, registrou sobre eles: "Todos estes viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra" (Hebreus 11.13).
Como os leitores das cartas de Pedro, sou um um peregrino dispersos pela terra. Estou a caminho do lugar onde vão prevalecer os valores de Deus. Os valores daqui não são os meus.
Se não vivo os padrões de Deus e se não sou superior a ninguém, mas dependente e peregrino, eu oro a Deus.
Verbo 2:
ORAR
Bem, eu sei o que é orar: é interceder pelos outros diante de Deus, como fez Abraão por Ló (conforme Gênesis 18.16-33).
"Quando os homens se levantaram para partir, avistaram lá embaixo Sodoma; e Abraão os acompanhou para despedir-se. (...)
Disse-lhe, pois, o Senhor:
-- As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave que descerei para ver se o que eles têm feito corresponde ao que tenho ouvido. Se não, eu saberei.
Os homens partiram dali e foram para Sodoma, mas Abraão permaneceu diante do Senhor.
Abraão aproximou-se dele e disse:
-- Exterminarás o justo com o ímpio? E se houver cinqüenta justos na cidade? Ainda a destruirás e não pouparás o lugar por amor aos cinqüenta justos que nele estão? Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juize de toda a terra?”
Respondeu o Senhor:
-- Se eu encontrar 50 justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles.
Mas Abraão tornou a falar:
-- Sei que já fui muito ousado ao ponto de falar ao Senhor, eu que não passo de pó e cinza. Ainda assim pergunto: E se faltarem cinco para completar os 50 justos? Destruirás a cidade por causa dos cinco?
Disse ele:
-- Se encontrar ali 45, não a destruirei.
-- E se encontrares apenas 40?” -- insistiu Abraão.
Ele respondeu:
-- Por amor aos 40 não a destruirei.
Então continuou ele:
-- Não te ires, Senhor, mas permite-me falar. E se apenas 30 forem encontrados ali?
Ele respondeu: “Se encontrar 30, não a destruirei”.
Prosseguiu Abraão:
-- Agora que já fui tão ousado falando ao Senhor, pergunto: E se apenas 20 forem encontrados ali?
Ele respondeu: “
-- Por amor aos 20 não a destruirei.
Então Abraão disse ainda:
-- Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados?
Ele respondeu:
-- Por amor aos dez não a destruirei.
Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa".
(Gênesis 18.16-33).
Se eu quero entender o que é oração, devo ler este texto.
A palavra que me salta deste texto é que Abraão agiu como um advogado. Quem ora se torna um advogado de alguém diante de Deus; é defender alguém diante de Deus.
Eu sei o que é oração, eu sei que preciso, como Abraão, interceder (insistentemente!) diante de Deus pelos outros, mas porque não o faço?
. Eu não oro porque não sou suficientemente humilde para orar. Primeiro eu tento resolver. Depois eu tento resolver. Ainda digo que Deus não me abençoa. Eu não oro porque tenho medo de depender. A humildade leva à oração.
. Eu não oro porque não quero ralar meus joelhos, porque quem ora, mesmo que em pé, está de joelhos diante de Deus. Lendo os evangelhos, vejo quanto se ajoelharam diante de Jesus para ser abençoados. O leproso pediu de joelhos por cura e foi curado (Mateus 8.2). A mulher siro-fenícia pediu de joelhos por sua filha e Jesus curou a menina (Mateus 15.25). Ah minha contradição. Quero ser abençoado, mas não quero ficar de joelhos.
. Eu não oro porque não quero me disciplinar, de modo a estudar sobre oração e a separar tempo na minha vida para oração.
Se oro, encontro sabedoria para agir. Se oro, tenho o meu caráter transformado. Se oro, sou alguém que busca o Senhor.
Verbo 3:
BUSCAR
Encontramos agora um verbo acompanhado de uma expressão: "buscar a minha face".
Em nossa cultura, não soa familiar. Precisamos explicar.
. buscar a face de Deus é voltar a minha vida para a direção de Deus, com uma visão do poder e do amor de Deus. Quem tem esta visão busca a Deus. Quem não tem não busca.
. é ter prazer na presença de Deus, desejando-a como a melhor companhia, certo de que é delicioso estar diante dEle
. é desejar o leite espiritual que vem de Deus; saciar-se apenas na presença de Deus
. é firmar um compromisso com Deus, compromisso coerente com a minha visão de Deus e com o que Ele quer para mim.
Seja esta a minha oração: "A teu respeito diz o meu coração: Busque a minha face!b A tua face, Senhor, buscarei" (Salmo 27.8).
"Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença" (Salmo 105.4).
Entendemos melhor a relação entre humildade, oração e busca, ouvindo o profeta Sofonias: "Busquem o Senhor, todos vocês, os humildes da terra, vocês que fazem o que ele ordena" (Sofonias 2.3a).
Se busco, eu me coloco diante de Deus.
Quando me coloco diante dEle, o que Ele faz comigo?
Verbo 4:
CONVERTER-SE
Deus me mostra o meu pecado.
Quando Deus me mostra o meu pecado (pode ser aquele pecadilho, tão sem importância, como uma frause no imposto de renda; uma carteira de empregado não assinada; um lixo jogado pela janela do ônibus; uma oração-troca em busca de prosperidade financeira), eu caio diante Dele e confesso. O verbo humilhar-se chega ao seu clímax.
Só agora, com humildade, um relacionamento real com Deus pode começar. Sem perdão não há paz. Sem confissão não há perdão.
Há maus caminhos em nós, dos quais precisamos nos converter, isto é, deixar para trás, rumar na direção oposta.
Oração tem a ver com santidade. Santidade é a palavra bíblica para ética. Ética tem a ver com um acordo para a vida comum na terra, em que se estabelecem convenções sobre o que é certo e o que é errado. Santidade é o padrão de Deus para nós, inegociável, se queremos ter relacionamento com ele.
Chega de oração sem compromisso com a santidade.

Piso nacional dos professores de 2012 é definido em R$ 1.451

O valor do piso aumentou 22,22% em relação a 2011
O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.
A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.
Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.
Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.
Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso. As informações são da Agência Brasil.



PM é morto e outro baleado durante perseguição a bandidos em alto-mar
Valdir Moura dos Santos foi baleado na cabeça e não resistiu aos ferimentos
Da Redação
Dois policiais militares foram baleados durante uma perseguição em alto-mar entre o povoado de Gamboa, no município de Cairu, e a cidade de Valença no início da tarde desta segunda-feira (27). Eles foram atingidos em uma lancha rápida enquanto perseguiam um barco com cinco homens suspeitos de terem baleado um policial civil.
O soldado Valdir Moura do Santos, 38 anos, foi baleado na cabeça e não resistiu aos ferimentos. Já o também soldado Raimundo Rosemberg da Silva Carmo, 39, foi atingido nas costas. Os dois foram socorridos inicialmente para a Santa Casa de Misericórdia de Valença e encaminhados em um helicóptero para Salvador.
Valdir morreu ao dar entrada no Hospital do Subúrbio e Rosermberg foi socorrido para o Hospital da Bahia, na avenida Magalhães Neto, onde foi operado e passa bem. Segundo a delegacia de Morro de São Paulo, durante a perseguição, os policiais foram surpreendidos pelos bandidos, que estavam escondidos no porão do barco e fugiam com destino a Valença.
Perseguição ocorreu entre o povoado Gamboa e Valença
Policiais da região foram acionados e estão em busca aos criminosos, que conseguiram fugir após atingir os policiais. A suspeita é de que os suspeitos tenham fugido para uma região de mata entre as localidades de Galeão e Igaraporá.
Segundo o investigador Martins Cardoso, a topografia da área atrapalha as buscas: "é uma área de topografia muito ruim. Há muitas ladeiras e tem lugares carros nem entram. Mas estamos emprenhados em encontrar os elementos".
O soldado Valdir era lotado na 33ª Companhia Indepedente da Polícia Militar (CIPM/Valença), onde Raimundo também trabalha.


PM acusado de matar jovem é expulso de bairro por população revoltada na Bahia
Vizinhos fecham avenida e acusam policial de matar morador da região
Anderso Sotero e Alexandro Motamais@correio24horas.com.br
A geladeira, televisão e máquina de lavar foram carregadas por policiais das Rondas Especiais (Rondesp) e o caminhão que transportava os móveis recebeu escolta de seis viaturas. Assim foi a mudança realizada no final da tarde de ontem pelo soldado da Polícia Militar Luís Silva Xavier, que morava na localidade do Brongo, no IAPI, depois que vizinhos fizeram um protesto, acusando o PM de ter cometido um homicídio na região.
Conhecido como Topó, o soldado, que é lotado no Batalhão de Guardas, é acusado de ter assassinado o morador Carlos Santos Bispo, 32 anos, na noite de domingo (26), na Rua Elmano Silveira Castro. Diante das acusações, a Polícia Militar informou que vai instaurar Procedimento Disciplinar para apurar as circunstâncias que envolveram o soldado no homicídio.
Três horas antes da mudança, cerca de 100 pessoas, entre moradores e parentes da vítima, queimaram pneus e bloquearam o trânsito nos dois sentidos da Avenida Barros Reis em protesto, provocando um congestionamento na região. “Policial covarde matou pelas costas um inocente”, dizia um dos cartazes levados pelos manifestantes.
Testemunha
“O rapaz estava vindo da igreja e o PM disparou. Foi um único disparo e pelas costas. O rapaz morreu com a Bíblia na mão. Quando o corpo caiu no chão, o PM ainda ligou para a polícia, pedindo reforço e dizendo que tinha sido acuado”, contou um morador que, temendo represália, não quis se identificar.
Ainda segundo o morador, o PM implicava com amigos da vítima que também estavam no local do crime. “O policial achava que eram traficantes. Quando ele disparou, os caras ainda saíram correndo, mas o rapaz (a vítima) ainda ficou andando”, acrescentou.
PM acusado de matar jovem é expulso de bairro por população revoltada
Moradores contaram que o soldado foi levado pela polícia em uma viatura e que não é a primeira vez que demonstrou ser agressivo. “Direto isso acontece, ele chega embriagado, atira nos cachorros da rua, bate nas pessoas. Ele chegou a espancar um rapaz só porque estava fumando na frente da casa dele”, contou uma moradora que também não quis ser identificada.
“O policial já chegou na rua atirando, procurando briga com todo mundo, como de costume, e chamando os vizinhos de vagabundo”, acrescentou uma testemunha. “Depois de atirar, ele ainda se abaixou perto do corpo e disse: ‘Fiz uma besteira’. Queremos que o comandante da PM tome providências. Queremos policiais e não assassinos”, complementou.
Investigação
O caso foi registrado no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba, pela delegada Juceli Rodrigues, e ainda está sendo investigado. De acordo com a ocorrência, o PM alegou que teria sido vítima de um assalto e que reagiu à abordagem disparando contra o morador.
Ainda ontem, o soldado se apresentou na Corregedoria da PM e prestou declarações sobre o ocorrido. Segundo o diretor de Comunicação da instituição, coronel Gilson Santiago, Xavier manteve a versão. “Ele alegou ter sido vítima de um assalto e que por isso reagiu. É justamente o que nós vamos investigar para ver qual é a verdade”, explicou Santiago.
O coronel explicou que, por conta do protesto e de informações sobre possíveis retaliações, a Rondesp acompanhou toda a mudança do PM. “O apoio é natural por uma questão preventiva. A primeira notícia que tínhamos era a possibilidade de retaliação. Fizemos isso para não permitir um agravamento de uma situação, que já se apresenta com gravidade”, finalizou.


Policiais Militares realizam Ato Público na Bahia

A Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) realizará nesta terça-feira (28) um ato público em Salvador. O movimento, que acontecerá na Praça do Campo grande, contará com a participação de policiais militares, familiares dos PMs, sociedade civil e funcionários públicos em geral. No ato pacífico, os participantes vestirão branco. Fabrício Ninja, um dos líderes da associação, informou ao Radar Notícias que policiais de todo o estado participarão. Dois ônibus com policiais, que não estarão trabalhando nesta terça-feira, sairão de Itabuna rumo a Salvador.
Na semana passada, familiares de policiais militares divulgaram uma carta aberta a sociedade.
Confira na íntegra:
"Carta Aberta das mães, esposas, viúvas, filhos e familiares de policiais militares e bombeiros militares do Estado da Bahia
Dignidade humana para quem faz segurança pública na Bahia Sociedade baiana,
Nós, (mães, esposas, viúvas, filhos e familiares de policiais militares e bombeiros militares do Estado da Bahia) que vivenciamos a mesma dificuldade que centenas de familiares de policiais militares e bombeiros do Brasil, queremos com esta carta expor um pouco do que passamos nos últimos dias com nossos familiares.
É importante evidenciar logo de início, que o movimento reivindicatório dos nossos familiares não foi exclusivamente em prol de melhorias salariais. A grande reivindicação foi pelo cumprimento de uma Lei Estadual " 7.145/97" de mais de 15 anos. Lei esta que foi sistematicamente utilizada por este governo em seu período de campanha eleitoral e durante toda sua gestão nunca foi posto em prática mesmo sendo público que se trata de anseio histórico da tropa.
Agora, após o movimento, já se fala em cumprir, ainda que parcialmente, provando, neste sentido, que o que faltou durante esse período foi vontade política, confirmando que o pleito dos nossos familiares além de justo, foi legítimo.
Acima de tudo, a luta foi por dignidade e respeito, conquistada a duras penas, apesar do governo se utilizando da imprensa, tentar colocar nossos familiares como vândalos e marginais; o que não obteve êxito, pois a sociedade compreendeu os reais motivos e, certamente sabe que os verdadeiros policiais militares estavam lutando de maneira pacífica e ordeira, não coadunando com atitudes isoladas que foram verificadas no estado por supostos policiais militares.
É inaceitável, porém, que apenas nossos familiares, entre todas as categorias do funcionalismo público, não tenham direito ao exercício democrático do dialogo, pois tendo apresentado e protocolizado desde 2011 3 (três) ofícios com as mesmas reivindicações e solicitado abertura para a negociação, não houve sequer uma resposta, fato que em qualquer segmento causaria indignação, não sendo diferente com nossos policias militares.
Estivemos com nossos familiares no pátio da assembléia em sua "área externa", da mesma maneira que outros movimentos o fizeram e tiveram toda atenção do governo, inclusive com presença do próprio governador e contando com suporte material (alimentação, água e banheiros químicos), já para nossos policiais: cerco de tropas federais, corte de energia e proibição de entrada de alimentação, água potável e até mesmo medicamentos, além de agressões com tiros de borracha e gás lacrimogêneo nos policiais e seus familiares. Lamentavelmente, fomos vítimas de algo nunca antes presenciado na história deste país, um grau de repressão jamais visto após o período ditatorial, que tanto foi combatido por estes que hoje estão no poder.
Contudo, o verdadeiro horror começou após o acordo que pôs fim ao movimento. A anistia administrativa, amplamente divulgada pelo governo e comando geral, não esta sendo cumprida e dezenas dos nossos familiares estão sendo presos sumariamente sem direito a ampla defesa e ao contraditório como dispõe a legislação. Mais uma vez acreditamos neste governo e comando e fomos enganados!
Para este governo não basta descumprir a lei, é preciso debochar... ser arbitrário. Além das prisões serem ilegais, nossos familiares estão recebendo tratamento desumano, incompatível com qualquer princípio constitucional. Ressaltamos, sobremaneira, que nosso objetivo é unicamente o devido processo legal, imparcial e sem benefícios. Apenas que se cumpra a lei!
Nós, familiares e a sociedade, seremos os mais prejudicados, pois estes policiais ficarão marcados para sempre, além de perdermos bons profissionais, isso ecoará no CIDADÃO POLICIAL MILITAR, independente de ter sido preso ou ter seu colega preso por lutar legitimamente pelos direitos de toda a tropa.
A auto-estima do policial militar já é uma das mais baixas entre todos os profissionais, a cada dia eles enfrentam a criminalidade mais equipada e com mais direitos que os próprios, além dos péssimos equipamentos de trabalho - a exemplo de viaturas sem condição de trafego, e armamento defasado- , uma carga horária excessiva e constante assédio moral protegido pelo regulamento a muito já ultrapassado, além disso, nossos familiares não têm a mínima possibilidade de vislumbrar ascensão profissional, uma vez que não existe plano de carreira real.
Já não tínhamos nossos familiares plenamente conosco por conta das escalas de serviço anti-social, além dos serviços extras ou "bicos" que são obrigados a fazer para complementar o orçamento familiar que mesmo assim fica aquém do necessário para sobrevivermos com dignidade. Sofremos em casa pela sua falta diária, sem a certeza do seu retorno, já que arriscam suas vidas a cada serviço. Agora sofremos também pela intimidação nas unidades, mudanças nas escalas e principalmente com as prisões arbitrarias.
Existe a ameaça real de que a perseguição só esta começando, não queremos com isso sofrer, familiares e sociedade, ainda mais.
Queremos de imediato: - Cumprimento da anistia administrativa e; - Devido Processo Legal com ampla defesa e contraditório!
Juntos somos fortes!
Familiares de policias e bombeiros militares da Bahia
Bahia, 23 de fevereiro de 2012".

POLICIAL BALEADO E MORTO EM GAMBOA

Dois policiais do distrito de Gamboa foram baleados no início da tarde desta segunda-feira . O soldado Raimundo Rosemberg, de 33 anos, foi atingido no abdômen, mas está com a situação controlada. Já o também soldado, Valdir Moura, foi acertado na cabeça e tórax e morreu no HGE, Moura foi conduzido de helicóptero ao Hospital Geral do Estado (HGE). De acordo com o comandante do pelotão de Morro de São Paulo, Rodrigo Chaves, o crime ocorreu após um popular ser alvejado por criminosos e o grupamento de Valença ser acionado. As duas vítimas estavam em uma lancha que buscaria os policiais do distrito quando avistaram o barco dos criminosos. Contudo, ao tentar abordar a embarcação, uma troca de tiros aconteceu e os militares foram atingidos. Chaves ainda informou que cerca de cem policiais procuram os bandidos, que seguiram em direção à localidade do Galeão.

MENORES FAZIAM PARTE DE QUADRILHA
Francisley negou a participação no assalto, mais foi reconhecido pela vítima.
Com o menor foram encontrados 16 pedras de crack e 9 buchas de maconha, além de 71 reais em dinheiro.
Todos são considerados de alta periculosidade e já roubaram mais de 10 motos em Itabuna.

MOTOCICLISTA MORRE NAS RODAS DA CARRETA NA 101
No início da noite de ontem, aconteceu um grave acidente na BR 101, a 3 km de Presidente Tancredo Neves, envolvendo uma moto modelo TITAN 125 de placa MMT 5895 licença de Presidente Tancredo Neves com uma carreta da Volvo placa MAS 7932 ES ICONHA, no impacto o motociclista João Roberto de Oliveira Popular (João) morador, da Gendiba zona rural do município, não resistiu os ferimentos e veio a óbito no local do acidente.
A carreta carregada com absorvente desgovernou-se, evadiu o acostamento e tombou na ribanceira, segundo informações de populares o condutor do veículo fugiu do local.

 GILKA BADARÓ É FICHA LIMPA E GOVERNARÁ ITAJUIPE

Entrevistada no programa " O Crime Não Compensa ", da rádio Difusora de Itabuna, pelos radialistas Paulo Leonardo e Oswaldo Bispo, a ex prefeita de Itajuípe, Gilka Borges Badaró, garantiu que é ficha limpa e que vai governar a cidade.
" Não tem nada que me impede de ser candidata. Tenho todos os documentos, sou ficha limpa e com certeza, com apoio da minha comunidade, vou governar Itajuípe, agora com mais experiência, mais madura e acima de tudo, devolver a alegria do nosso povo e fazer um grande governo", declarou Gilka Badaró.
Desmentiu que esteja sofrendo de doenças: " Sim, passei por um momento delicado, mais hoje estou firme e forte". Sobre os boatos da oposição: " Eles sabem que eu estou em primeiro lugar nas pesquisas, a juventude, o idoso, o estudante, o trabalhador rural, o comerciante e até os funcionários públicos estão me apoiando e isso os incomoda, mais vamos vencer mais esta batalha", disse a ex prefeita.

TIROTEIO E CORRERIA COM OITO FERIDOS NA FESTA DA CIDADE

Uma briga envolvendo os ciganos Eraldo da Cruz Dantas e Róbson de Jesus Cabral, vulgo "mudo", durante as comemorações dos 23 anos de Emancipação Política da cidade na praça principal em frente à Prefeitura de Presidente Tancredo Neves, acabou com oito pessoas baleadas.
Tudo começou as margens da BR – 101, onde os ciganos estavam com o som do carro ligado, e após receber um soco no rosto, o cigano Eraldo em porte de uma pistola calibre 380 e um revólver calibre 38 e começou a efetuar vários disparos, oito pessoas ficaram feridas, na cabeça, no braço, na perna e nas nádegas, das oito, seis foram transferidas para o Hospital Regional em Santo Antonio de Jesus , algumas já foram liberadas e outras ainda encontram-se internadas.
A Guarnição da Polícia Militar sob o comando do Capitão S. Santos, efetuou diligências a fim de capturar os autores dos disparos, e, ao chegar no acampamento dos ciganos perceberam que o autor dos disparos estava com um revólver em punho na janela da casa onde estava escondido acompanhado do cigano Róbson. Na casa os Policiais encontraram a Pistola 380 usada para efetuar os disparos, 26 cartuchos calibre 12, 07 cartuchos calibre 38 e 32 cartuchos 380.
Os ciganos foram apresentados na Delegacia, onde foram autuados em flagrante pelo Delegado plantonista da BR 101 Drº. Roberval Freitas de Souza. Os autores da tentativa de homicídio estão presos à disposição da justiça.

"GAVIÃO" CAIU NA ARAPUCA DA POLICIA DE COARACI
A Cipe Cacaueira, Policia Civil e 5ª CIA da PM, realizaram diligências hoje no bairro do Berimbau, em Coaraci e conseguiram tirar de circulação, dois elementos . Edilson Teles Silva, foi preso portando uma espingarda calibre 20. Foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma.
Ainda no Berimbau, foi preso Adriano Novais dos Santos, vulgo Gavião. Ele era unha e carne com Osama, que foi morto em troca de tiros com a policia. Gavião, velho conhecido da polícia, via metendo terror no bairro e na região, praticando assaltos em mercearias, supermercados, fazendas e casas residenciais.
A população denunciou Gavião e ele, ao ver a polícia, tentou correr, mais foi preso dentro de casa, onde os policiais encontraram 40 papelotes de cocaína, 58 pedras de crack, uma balança e dinheiro.

FARINHA FOI ASSASSINADO A TIROS
Anderson Alex Santos Costa, conhecido como "Farinha", 17 anos, foi executado a tiros na rua Paulo VI, no Parque Boa Vista. De acordo com testemunhas, homens em uma moto abordaram o rapaz e efetuaram diversos disparos. Ele ainda tentou correr, mas não resistiu e morreu na calçada. Um dos tiros chegou a quebrar a perna do rapaz. "Farinha" é acusado de ter degolado EdésioGertuliano de Castro, 81 anos, no dia 25 de Outubro de 2011, dentro de sua mercearia, localizada na rua São José, bairro de Fátima. O homem morava sozinho no local de trabalho. Por esse motivo, o assassino aproveitou um descuido do trabalhador e, supostamente, tentou roubá-lo. Edésio recebeu um golpe de facão no pescoço e morreu na hora.
Com a morte de "Farinha", Itabuna contabiliza 17 assassinatos em fevereiro e 27 em 2012.
Fotos: de Gerson Teixeira.


domingo, 26 de fevereiro de 2012

GRUPO DE OPOSIÇÃO IRRESPONSAVELMENTE IMPLANTA BOATOS PARA LEVAR TERROR A ITAJU DO COLONIA

Diante da tensão urbana e rural Algumas atitudes estão sendo tomada tanto por parte do Governo Municipal quanto de iniciativa da população para que os prejuízos sejam amenizados, já que as ocupações tem causado vários transtornos no cotidiano dos habitantes de Itaju do Colônia.
Através de reivindicações do Prefeito Edinaldo Martins, cerca de 100 policiais estão de prontidão para qualquer eventualidade, ou seja, um confronto entre produtores e índios. A prefeitura Municipal de Itaju do Colônia está dando todo o apoio logístico aos policiais, já que é uma preocupação do governo que a situação se normalize. Por mais que as informações dadas pelo Cacique Reginaldo de que as ocupações é um movimento de paz, existe um clima de insegurança da população. E pra piorar a situação, alguns políticos de oposição ao prefeito tem se infiltrado nos movimentos para plantarem boatos e fazer campanha política. Com o uso de má fé, chegaram a dizer que o prefeito era o responsável pelas invasões, o que não é verdade já que em outras administrações situações como essas já haviam acontecido. Isso mostra a falta de compromisso dessas pessoas, que ao invés de acalmar e ajudar a buscar soluções, plantam o terror e o caos na cidade. O engraçado é ver pessoas que nunca estiveram envolvidas em movimentos populares fingirem estar preocupadas, e tentarem manipular a opinião pública justo agora a alguns meses da eleição. Isso não funciona mais. O povo está ciente dos fatos. As informações hoje circulam de forma a desmascarar os mentirosos. Todos conhecem a forma como é conduzida as situações no governo do Padre Edinaldo, com transparência e democracia.
Alguma atitude tem que ser tomada o quanto antes, para que tudo se normalize e para que nenhuma das partes saia rezada. Esse é o desejo do Prefeito Edinaldo. E é por isso que ele está lutando nesse momento.


ZÉ RIACHÃO FOI ASSASSINADO PELO PRÓPRIO PATRÃO
José de Jesus Santos, 30 anos, mais conhecido como “Zé Riachão”, foi assassinado com um tiro de espingarda no início da tarde de ontem,, na zona rural de Teofilândia.
O crime aconteceu por volta das 13h, dentro de uma casa na fazenda Impera Cavada, região do povoado do Gato, a cerca de 15 quilômetros da sede do município.
Segundo a Polícia Civil, Zé Riachão e o patrão, um homem identificado como André, estavam bebendo quando teriam se desentendido e André de posse de uma espingarda de socar atirou no peito da vítima que morreu na hora.
No momento do crime, a mulher de Zé Riachão que pediu para não ser identificada, disse que estava em um tanque perto da casa quando ouviu o barulho do tiro. Quando correu para ver o que estava acontecendo encontrou o acusado em fuga com o facão e a espingarda usada no crime.
Segundo ela, o acusado ainda parou pra lhe avisar do crime assumindo a autoria do disparo. “Quando ele me encontrou ele disse: Ó, Zé tava tirando onda comigo e eu pipoquei ele”, revelou.
A polícia fez diligências, mas até o momento não conseguiu prender o acusado. O autor do disparo, segundo a polícia, é proprietário de um motor de sisal para quem a vítima prestava serviço. O corpo foi encaminhado para o DPT de Feira de Santana para ser necropsiado.
O crime aconteceu na fazenda Impera Cavada, na região do povoado do Gato
Zé Riachão foi morto com um tiro de espingarda no peito
Homem morre em acidente com carro e caminhão no CIA-Aeroporto

O motorista do trator, identificado como Raimundo Vieira, abandou o veículo e fugiu do local do acidente
Da Redação
Um homem morreu em um acidente envolvendo um veículo de passeio e um caminhão trator na BA-526, no trecho conhecido como CIA-Aeroporto, em Simões Filho. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Evandro Luís Santos de Moura, 59 anos, morreu na hora.
Evandro dirigia um Ford Fiesta que colidiu de frente com o caminhão, na manhã deste domingo. Ainda de acordo com a PRE, o motorista do trator, identificado como Raimundo Vieira, abandou o veículo e fugiu do local do acidente.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas a polícia rodviária acredita que um dos motoristas tentou fazer uma ultrapassagem indevida,
Com a presença do Fiesta e do trator na pista. o trânsito seguiu com lentidão na rodovia, mas devido à pouca movimentação de carros na manhã deste domingo, não houve um grande congestionamento.
Somente neste domingo (25), a PRE registrou outros três acidentes que deixaram seis pessoas feridas. Todos aconteceram nas proximidades da Ilha de Itaprica, na BAs 532 (Vera Cruz) e 001 (Itaparica).
Jesus Veio Buscar O Perdido
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que está perdido!
(Lc 19.10)
Na foto, o jornalista Ednei Bomfim e a Pastora Niní Araújo.
A mensagem de hoje para você é esta mesmo: Jesus veio buscar e salvar que está perdido. Vamos repetir esta frase várias vezes para que você entenda e memorize o que Deus diz e o que Jesus veio fazer neste mundo.
Mas se você pensa que não perdeu a saúde, que você nem perde tempo, saiba que você pode fazer tudo isso e ainda estar perido! Você também não perdeu pai nem mãe, nem seu emprego, mas mesmo com todas estas posses uma pessoa pode estar perdida! Por isso eu repito: Jesus veio buscar e salvar aquele que está perdido.
Se você ouve, acha bonito, mas não entende o que isso tem a ver com você, saiba que Jesus veio buscar a pessoa perdida, aquela que vive sem o Deus que conhece todas as coisas. Jesus veio buscar e levar esta pessoa a Deus e reconciliá-la com Ele. Esta é a pessoa perdida que Jesus veio buscar, veio salvar. Você não está perdido porque perdeu tempo, perdeu dinheiro, perdeu a paciência, perdeu a moral ou até o emprego. Esta não é a perdição da qual Jesus fala! Você sofreu experiências de perda, mas se ´como pessoa você está perdida, isto é, sem Deus, então não há recuperação humana possível. De que vale você ganhar o mundo inteiro se você mesmo está perdido.
Jesus veio buscar e salvar a pessoa que está perdida porque ela não conhece o amor de Deus. Jesus não veio ser um bom exemplo de moral ou de espiritualidade. Jesus não veio salvar o tempo que você perdeu, a saúde do seu corpo ou dinheiro deste mundo. Jesus Cristo veio buscar e salvar quem está perdido e sem Deus.
O cristão é alguém que estava perdido para Deus e foi encontrado por Jesus. Para o cristão o relacionamento com Jesus Cristo é a base da sua existência nessa terra, do seu relacionamento com outros cristãos e do relacionamento com Deus. Por quê? Porque Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido e torná-lo em uma pessoa pertencente a Deus! Você precisa entender e crer nessa realidade, e Ela que transforma seu relacionamento com Deus.
Você pode se divertir neste mundo, mas se estiver perdido e sem Deus, abandone tudo e corra para Jesus para ser salvo da dor e da morte eterna.



Empresa de limpeza pública é multada pela Prefeitura de Ilhéus
A Secretaria do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus informa que aplicou uma multa no valor de R$ 80.639,00 mil à Portocorp, empresa contratada para executar a coleta da limpeza pública da cidade. A pena pecuniária tem como finalidade reparar os prejuízos decorrentes da ausência de coleta durante 10 dias em que os policiais militares realizaram o movimento grevista na cidade, além de outra paralização na noite quinta-feira (23).
Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, a multa é um dos itens previsto no contrato, com a finalidade de resguardar o interesse público, bem como evitar a evasão dos recursos do Município. “Essa multa foi mais uma das nossas intervenções, pois já tínhamos autuado a empresa pela conduta irregular que vinha sendo adotada. Esgotamos todos os recursos previstos, até a multa que incidiu sobre o percentual de 60% sobre as diárias”, informou.
Gerson Marques
Gerson Marques disse, ainda, que o contrato prevê outras punições para a empresa, culminando com o rompimento unilateral do contrato de prestação de serviço. “O prefeito Newton Lima tem envidado esforços para a regularização do serviço de limpeza pública, inclusive não descartando a contratação de uma nova empresa, no sentido de que um serviço essencial, a exemplo da coleta de lixo não sofra outras paralizações”, concluiu o secretário do Desenvolvimento Urbano.


CANDIDATOS FICHAS SUJAS VÃO SE FERRAR
PROCURADORES QUEREM EXIGIR CERTIDÕES DE CANDIDATO
Procuradorias regionais eleitorais de todo o país querem dar efetividade à Lei da Ficha Limpa e impedir que candidatos encrencados com a justiça participem das próximas eleições. A intenção é de que a Procuradoria Geral da República interceda junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para que este baixe resolução exigindo que, no ato da inscrição, os candidatos apresentem certidões emitidas pela justiça nas esferas criminal e civil, além de pareceres de conselhos profissionais, como Cremeb e Crea.
A legislação atual exige exige, para fins de registro, além da documentação básica, apenas o atestado de antecedentes criminais. Para as Procuradorias, essa exigência é insuficiente e ameaça o cumprimento da Lei da Ficha Limpa. A rigor, a lei, que não tem aplicabilidade automática, é insuficiente para impedir a candidatura dos fichas sujas.


ITAJU DO COLÔNIA: GOVERNADOR JAQUES WAGNER ADOTA MEDIDAS PARA EVITAR CONFLITO

O governador da Bahia Jaques Wagner adotou medidas para intermediar o conflito de invasão de terras na região de Itaju do Colônia, no Sul do Estado. De acordo com Wagner, o Ministério da Justiça já foi acionado, e homens da Polícia Federal estão na área de conflito.
O Governo do Estado enviou ainda policiais militares para garantir a segurança na região. A Presidência da República também já foi informada da situação, através do Ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência.
Jaques Wagner ressaltou ainda que está empenhado em agilizar o processo que está em trâmite no Supremo Tribunal Federal, que pode decidir o fim do conflito no local. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, João Martins agradeceu a atenção dada pelo governador ao produtor rural baiano e salientou, mais uma vez, que “o objetivo da FAEB é defender o Estado de Direito, buscando que o bom entendimento aconteça para que o conflito acabe o mais rápido possível”.


Ministério Público cobra que 200 dias de aula sejam cumpridos na rede municipal
Segundo o coordenador-geral da APLB a orientação para a categoria é de não haver reposição
Luana Ribeiro
O cumprimento dos 200 dias letivos mínimos na rede municipal de ensino, exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), preocupa o Ministério Público do Estado (MPE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB Sindicato).
Segundo a procuradora de Justiça, Terezinha Lôbo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional a Promotoria de Defesa da Educação (CETUC-MP), um calendário que contemplasse a exigência legal já havia sido pedido pelo MP. “Enviamos um ofício no dia 15 de fevereiro pedindo um novo calendário, com as reposições de aula efetiva, sem ‘tarefa de casa’”.
O total de 138 escolas da rede municipal está em reforma na capital baiana, o que deixará milhares de estudantes sem aula
Após tomar conhecimento da situação da rede municipal, a procuradora explica que a questão não é nova. “A partir de uma reportagem de um jornal da Rede Globo, veiculada em 9 de maio de 2011, que denunciava que 70% dos alunos do Ensino Fundamental estudavam em escolas improvisadas e mal conservadas, foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) neste sentido, em agosto de 2011, entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e o MP”.
Para garantir o cumprimento da legislação, o Ministério Público se reunirá na próxima terça-feira (28) com o secretário João Carlos Bacelar, titular da pasta, para saber o que será feito do calendário letivo. “Essa exigência se dá porque os conteúdos têm um tempo necessário para serem passados com qualidade”, justifica a procuradora.
Em nota oficial, Bacelar garantiu que os 200 dias letivos serão cumpridos, contrariando o que afirmou em entrevista a TV Bahia anteontem. “Vamos acabar com a hipocrisia. Nenhuma escola de rede pública no Brasil, salvo exceções, atinge esses 200 dias letivos. Com greves, paralisações, falta de estrutura física, atrasos de salários, nunca atingimos", disse ele, na entrevista.
Orientação
Segundo o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Rui Oliveira a orientação para a categoria é de não haver reposição. “Os professores não têm obrigação de repor nada. Não é culpa deles o que está acontecendo. Isso é falta de planejamento de gestão”, acusa Oliveira.
Ele ressalta ainda que, na próxima semana, o sindicato convocará os cerca de três mil professores da rede para uma assembleia para instruí-los sobre seus direitos.
Também anteontem ,o próprio secretário informou que boa parte dos alunos ficaria sem aula, o que, segundo informações da Secult divulgadas ontem, não vai mais acontecer, por uma mudança de estratégia. Com o novo plano, 34 das 69 escolas que estão em reforma ficarão sem aulas, afetando 10.050 alunos.
A previsão de retorno é na segunda quinzena de março. Já as 138 escolas que entraram em reforma na segunda-feira (27) não o teriam paralisação total das atividades, tendo os alunos remanejados para outras unidades ou entrando em regime de rodízio de aulas. O destino das 61 escolas cujas obras estão em processo de licitação não foi informado.
Cartaz informa alunos e pais da suspensão das aulas em escola
Os pais também se afligem com a possibilidade de mudanças no calendário. A mãe de uma aluna da Escola Julieta Viana, em reforma desde 2010, protesta. “Eles perdem aula, o assunto fica todo acumulado, então é dado por alto, é teste em cima de prova. E o pior que os meninos passam de ano no final, sem aprender”.
Casal se esfaqueia durante briga dentro de casa no Rio Sena
Márcia Silva do Sacramento Teixeira, 29 anos, agrediu e foi agredida pelo companheiro Ronaldo Borges Teixeira, 40 anos
Anna Larissa Falcão

Casal se esfaqueia durante briga dentro de casa no Rio Sena
Márcia Silva do Sacramento Teixeira, 29 anos, agrediu e foi agredida pelo companheiro Ronaldo Borges Teixeira, 40 anos
Um homem e uma mulher se esfaquearam durante uma briga na casa onde moram na localidade de Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Segundo informações da polícia, Márcia Silva do Sacramento Teixeira, 29 anos, agrediu e foi agredida pelo companheiro Ronaldo Borges Teixeira, 40 anos.
Em depoimento à polícia Márcia afirmou que o casamento dos dois estava em crise e ela tinha proposto a Ronaldo o fim do relacionamento. Ainda de acordo com ela, o marido vinha ameaçando matá-la e se matar em seguida, caso ela não o quisesse mais. Ela tem um filho de nove anos.
Depois da briga do casal, Márcia foi socorrida pela cunhada, irmã de Ronaldo, para o Hospital do Subúrbio com três facadas e o companheiro também foi para o mesmo hospital, com a ajuda de um vizinho. Ele teve um corte no pescoço.
O casal permanece internado no Hospital do Subúrbio, em observação.


SEIS PESSOAS FERIDAS EM INCÊNDIO EM ITAMARAJU NA BAHIA

ITAMARAJU - Seis pessoas ficaram feridas em um acidente que envolveu três veículos, na manhã de ontem, no município de Itamaraju, extremo sul da Bahia.
As informações iniciais dão conta que uma carreta carregada de bebida alcoólica se descontrolou em uma curva no km 804 da BR-101 e atingiu um automóvel e outro caminhão que transportava pó de madeira.
Houve uma explosão e os caminhões e um carro Celta ficaram destruídos pelo fogo, mas os motoristas conseguiram sair das ferragens antes que as chamas se alastrassem.
Os feridos receberam os primeiros atendimentos no local por equipes do Samu e foram encaminhados para o hospital municipal.

Imagens de

Kelly Miranda

radar64
ÍNDIO BALEADO EM PAU BRASIL NA BAHIA
O índio da tribo Pataxó Hãe Hãe Hãe acaba de ser baleado numa emboscada próximo a Fazenda Santa Maria, em Pau Brasil. A vítima inatingida na panturrilha esquerda foi identificada como Welton Santos Souza- 26 anos.
Segundo a mãe dele, Maria Conceição Silva, ele estava conduzindo uma moto naquela zona rural quando foi abordado por seis homens encapuzados e armados. A mulher descreveu que, os homens ao começarem atirar, Welton na tentativa de fugir, foi alvejado.
O Pataxó deu entrada agora há pouco no Hospital de Base.

PREFEITO DE ITAJU DO COLÔNIA PEDE CALMA

Na tarde de ontem,, o Prefeito de Itaju do Colonia o Padre Ednaldo Martins, cedeu entrevista ao apresentador Agnaldo Santos, no programa A Hora do Povo, pedindo que as pessoas não se apavorassem com as ondas de boatos que noticiavam que supostos índios estavam tentando invadir o comercio de Itaju. "O que está acontecendo é que a oposição está disseminando a noticia dando conta que os índios estão querendo invadir a cidade, mas todos podem ficar despreocupados porque as autoridades policiais estão cuidando de tudo", disse.
O prefeito disse que pediu reforços junto ao Governo do Estado e as forças policiais se encontram apostos garantindo a segurança da cidade de Itaju do Colônia e regiões conflituosas.

NEGO D"ÁGUA PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR OS FILHOS MENORES
Flávio Gonçalves da Silva, o “nego d’água”, foi preso na manhã de ontem, em uma operação da Polícia Militar na cidade de Cansanção, após uma denúncia anônima.
Ele estava foragido desde outubro do ano passado quando foi acusado de abusar sexualmente de um filho e uma filha, ambos menores de idade, no distrito de Missão. A prisão preventiva do acusado já havia sido decretada.

RECEBEU DEZ FACADAS E REATOU NAMORO PORQUE AMA O NAMORADO
Ela tinha 12 e ele 14 quando iniciaram o romance
Conceição de Coité- O acusado Vitor Gabriel Oliveira Mota, que se encontrava preso por ter desferido vários golpes de faca contra sua namorada, foi posto em liberdade nesta sexta feira, pela justiça depois de reatar o namoro com a própria vítima. O advogado do acusado apresentou aos autos do processo uma carta escrita a punho pela vítima confessando seu amor pelo namorado e que pretendem se casar. Para constatar a veracidade da informação, a Promotora de Justiça tomou depoimento da vítima e esta confessou que estava visitando o acusado na cadeia. Diante disso, segundo o Juiz de Direito Gerivaldo Neiva, não havia mais razões para continuidade da prisão preventiva do acusado, que continuará respondendo o processo em liberdade.
Sobre a possibilidade do acusado cometer novos crimes, o Juiz observou que “exercitar a futurologia para saber antecipadamente se o acusado, primário e de bons antecedentes, voltará a cometer crimes ou agredir a vítima, não é tarefa para um magistrado. Sendo assim, ante a impossibilidade de prever o futuro, não pode o acusado permanecer preso com base apenas neste fundamento, ou seja, na hipótese de voltar a cometer crimes. Neste caso, por assim dizer, na definição de Dias Gomes para a viúva Porcina, a permanecer preso, o acusado seria aquele que “foi sem nunca ter sido”.
calila


ACIDENTE MATOU DUAS PESSOAS ONTEM
Um acidente no Km 126 da BR-020, próximo ao povoado de Roda Velha, na cidade de São Desidério, no oeste baiano, resultou na morte de duas pessoas. Além disso, outras cinco ficaram feridas. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois veículos bateram de frente durante uma ultrapassagem em local proibido. O condutor do Chevrolet Monza, Adeildo Gomes de Andrade, 59 anos, morreu na hora. Já Maria José Ferreira de Andrade, que também estava no carro, ficou gravemente ferida, foi encaminhada ao Hospital do Oeste, mas não resistiu veio a óbito na manhã desta sexta-feira . Francisco Ricardo Pereira de Araújo, que dirigia o carro modelo Chevrolet Kadett, com placa de São Paulo, sofreu lesões leves. Já Karine Keile de Souza, Ane Gabriele de Souza, José Amário de Souza e Maria da Conceição Martins de Souza sofreram lesões graves e foram socorridos para o Hospital do Oeste logo após o acidente.


VIOLA FOI ASSASSINADO EM VIA PÚBLICA
" Viola "
Um jovem de 17 anos foi assassinado na tarde desta sexta-feira, na rodovia estadual que liga Gandu-Ibirataia, próximo ao bairro matadouro em Gandu, segundo informações da polícia, Gilmar Reis Santos, vulgo “Viola” de 17 anos, morador do bairro renovação I, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo, por dois elementos não identificados.
Ainda de acordo com a polícia no momento do crime o jovem estava na carona de uma motocicleta modelo CBX Twister, marca Honda de cor amarela placa policial JPW 8299, quando foi surpreendido pelos criminosos, que disparam diversas vezes contra a vítima, o mesmo morreu ainda no local do crime, em seguida os assassinos fugiram sem deixar pistas, o outro jovem que estava pilotando a moto na qual a vítima estava, não foi atingido e também fugiu.
A polícia suspeita que “Viola” tenha sido vítima de uma emboscada, o corpo permaneceu no local, até ser encaminhado para o DPT/Valença, onde será realizada a necropsia.
radiopatrulha

JUÍZA QUE RECEBEU PORRADA DE PORMOTOR DE JUSTIÇA APRESENTOU QUEIXA NA DELEGACIA DE POLÍCIA EM PORTO SEGURO NA BAHIA
A juíza de Direito Nêmora de Lima Janssen dos Santos, 34 anos, titular da comarca de Caravelas, extremo sul da Bahia, registrou queixa na Polícia Civil (Deltur) de Porto Seguro, nesta sexta-feira, 24, alegando ter sido agredida fisicamente, junto com o namorado, o advogado Leonardo Wishart, 26 anos, pelo promotor de Justiça da cidade, Dionelles Leone Santana Filho.
Segundo o Boletim de Ocorrência, o fato aconteceu na madrugada desta sexta, quando os três envolvidos curtiam a segunda noite do carnaval indoor no camarote da Arena Axé Moi, na praia de Taperapuan, orla norte da cidade.Fotos: Joelson Angelo/Obaianão
Juiza e namorado deixam complexo policial, onde registraram queixa e fizeram exame de corpo de delito
A magistrada, que já trabalhou como juiza substituta na comarca de Porto Seguro, teria levado chutes na cabeça e outras partes do corpo. Ainda de acordo com o B.O., a juíza estaria de costas quando teria sido atacada pelo promotor. Ao tentar defender a namorada, o advogado Leonardo também acabou sendo agredido.
A Polícia expediu guia de exames de corpo de delito para a magistrada e o namorado advogado, e deve encaminhar a ocorrência para a Corregedoria do Ministério Público estadual, em Salvador.