quinta-feira, 14 de junho de 2012

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

     
            Obadias 5-9                        Jornalista Ednei Bomfim
1- Todos nós estamos sujeitos às
  conseqüências dos nossos erros. Quem pratica um mal, sofre as consequências de sua atitude. Observando esse princípio de justiça podemos afirmar que o efeito de todo pecado é um juízo sobre a vida daqueles que o praticam.
2. Por exemplo: alguém que mente para conquistar um cargo no seu trabalho a qualquer momento pode ter a verdade desvendada e as conseqüências podem ser a perda da confiança, ou até mesmo do emprego. Isso é juízo.
3. A nação de Edom, na visão do profeta Obadias, sofreria um grande julgamento de Deus como consequência do pecado cometido contra Israel. O Senhor utilizaria de meios diversos para castigar o pecado daquela nação. Pois, Deus pode utilizar o universo para julgar o pecado.
Então, de que forma o julgamento de Deus sobre o pecado pode ser revelado nessa vida?
No castigo de Deus sobre Edom podemos notar alguns aspectos que podem estar relacionados ao julgamento de Deus sobre os atos pecaminosos nessa vida.
Primeiramente,
I. Os juízos de Deus sobre o pecado pode afetar as posses.
4. Os bens de Edom seriam tomados como manifestação do juízo de Deus (vv. 5,6). Deus iria fazer pior do que os roubadores quando roubam e o vindimadores quando apanham as uvas no parreiral. Não restaria nada daquilo que Edom possuía. O Senhor tomaria todos os seus recursos.
 Aquilo que possuímos pode ser alvo de Juízo. O Senhor pode permitir que percamos nossos recursos como consequencia dos nossos pecados.
5. O motivo que estava por traz do saque a Edom era o seu pecado contra Israel (v. 11). Todo pecado cometido pode ter suas conseqüências sentidas nessa vida. Deus anula a culpa, mas nem sempre anula as conseqüências do erro de quem se arrepende. Ilustração: Jovem que fornicou e engravidou.
Vimos que aquilo que possuímos pode ser afetado pelo julgamento de Deus, como foi o caso de Edom. Além disso,
II. Os juízos de Deus sobre o pecado podem afetar os relacionamentos.
6. Deus quebraria a paz entre Edom e os seus aliados (v. 7). Aqueles que formaram uma força aliada contra Jerusalém no dia de sua destruição se tornariam inimigos (v.11). O julgamento de Deus pode trazer duras penas para nossos relacionamentos.
7. Edom perderia a paz até com aqueles que comiam do seu pão (v. 7 – “os que comem o teu pão”). Possivelmente os irmãos da mesma nação se tornariam rivais. A traição é um modo de Deus revelar o seu juízo.
Deus é Senhor do universo e pode utilizar quaisquer circunstâncias para julgar o pecado. Ainda podemos perceber que:
III. Os juízos de Deus sobre o pecado podem anular a sabedoria.
8. O conhecimento de Edom seria tirado. Os sábios não mais existiriam com a sua inteligência (v.8). A ignorância tornaria as decisões daquela nação insensatas. Aquele povo se tornaria vulnerável às intempéries da vida, por não ter conhecimento de como lidar com elas.
 Deus pode em seu juízo aniquilar o conhecimento do homem e lhe fazer vulnerável as circunstância dessa vida.
Por fim,
IV. Os juízos de Deus podem imobilizar as forças.
9. Os homens de guerra de Edom seriam enfraquecidos pelo medo (v.9). Mesmo que tivesse habilidade para guerrear, Deus imobilizaria as suas forças pelo medo. Nesse sentido o medo pode ser utilizado para o cumprimento do juízo de Deus. Ele fragiliza a ação, tornando o indivíduo vulnerável aos adversários.
10. O oposto da fé é medo. Quem convive com o medo não pode avançar na vida. Deus pode utilizar essa arma para aplicar o seu juízo contra o pecado.
CONCLUSÃO
Deus é o Senhor do mundo. Ele pode utilizar os seus meios para punir o pecado. Portanto, evitemos a pratica do pecado e assim estaremos imunes ao juízo de Deus nessa existência.