segunda-feira, 25 de junho de 2012

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

AS BODAS DE CANÁ

bodas-cana409Quem já não se perguntou porque Jesus transformaria água em vinho em um casamento? Será que a intenção Dele , era se embriagar ou embriagar os outros, ou simplesmente mostrar que ele tinha poder para isso e fazer que todos cressem nele?
 Importante entendermos que ali em Caná era terra de Zebulom, região que o profeta Isaías havia profetizado que haveria luz nas trevas e a Bíblia menciona que Jesus foi até Caná para cumprir esta profecia.
Bom, ai já deixamos de achar que foi apenas mais um dos milagres.
Outro ponto interessante, é que Jesus estava em um casamento, não era uma simples festa. Em um casamento duas pessoas se tornam uma no espírito, não é mesmo?
Vamos agora lembrar um pouco de outras passagens que são importantes para entendermos este milagre.
  • Antes de ser levado para a cruz, Jesus tomou a ceia com seus discípulos. Todos sabemos que o vinho ali representava o seu sangue.
Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. (Lc.22:20)
  • Jesus também nos alerta a darmos frutos e Ele usa uma videira para isto. O fruto da videira é a uva que, por coincidência, faz o vinho que Jesus o chamou de sangue.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. (Jo.15:4)
  • No Getsêmani, Jesus suou “como ” sangue. Getsêmani significa “prensa”, ou seja, ali Jesus derramou seu sangue em um momento em que estava tendo que matar a sua vontade para fazer a vontade do Pai.
E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. (Lc.22:44)
Com tudo isso, podemos fazer uma relação entre os textos acima e concluir que não foi à toa que Jesus transformou água em vinho.
E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. (Jo.2:1)
Porque será que a bíblia menciona que era ao terceiro dia? Será alguma coisa haver com a ressurreição de Jesus? Provavelmente sim, pois ao terceiro dia Jesus ressuscitou e decretou definitivamente a sua vitória sobre as trevas. E isso é o que vai acontecer conosco também no dia das bodas do Cordeiro. Os frutos que temos que dar, conforme a parábola da videira, também nos remete ao sangue. No Getsêmani, Jesus derramou seu sangue e mostrou que precisamos deixar de fazer a nossa vontade para fazer a do Pai.
Nesta passagem, lemos também que o organizador do casamento comentou que, normalmente o melhor vinho é dado no início da festa e depois é dado um inferior, mas naquele casamento era diferente pois o melhor vinho foi servido no final. Será que isso também tem haver com o que Jesus fala que faríamos obras muito maiores do que Ele fez?
Na vida de Jesus, tudo era guiado pelo Espírito Santo e nada era por acaso. Cabe a nós passarmos pelos “nossos getsemanis”, negar a nós mesmos e buscarmos fazer a vontade do Pai, assim daremos os nossos frutos, derramaremos o nosso “sangue” e faremos obras maiores do que Jesus fez.
Concluo dizendo que Ele já fez a sua parte. E nós ? estamos fazendo a nossa?
Deus te abençoe.