quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A ÚLTIMA TROMBETA
O apóstolo Paulo diz que ao toque da última trombeta, os mortos em Cristo ressuscitarão e nós seremos arrebatados. Essa última trombeta de 1a Tessalonicenses é a sétima do Apocalipse? E com toda a certeza, certamente, depois da última não haverá mais nenhuma, então penso que a sétima é a última. E também se for a sétima, então o arrebatamento só acontecerá depois que todos os selos já tiverem sido abertos e todas as trombetas tiverem sido tocadas. Aí vem a pergunta e minha dúvida: Então o arrebatamento não acontecerá antes da Grande Tribulação nem antes do governo do Anticristo. Portanto, não podemos pensar que o arrebatamento possa ocorrer a qualquer momento. Não pode ocorrer hoje. Antes dele o Anticristo deve se manifestar. O que você acha disso?
NÃO. Não são as mesmas. São as mesmas as de Coríntios e Tessalonicenses, porém não são estas as mesmas de Apocalipse. Vamos ler a Bíblia:
Leia comigo em Números, no capítulo 10, vemos Deus estabelecendo com Moisés um Estatuto Perpétuo de uso de Trombetas para reunir o povo e partir dos seus arraiais. Havia duas trombetas de prata (prata é o metal que simboliza justiça), feitas de obra batida (como alusivo ao trabalho justo dos servos de Deus em pregar a justiça). Estas trombetas, quando soavam, o povo não se confundia e obedeciam a ordem de chamado. Primeiro tocava uma, para o povo se reunir à porta e depois tocava a última trombeta (que marca a partida). Não esqueça: NÚMEROS 10
1 Disse mais o Senhor a Moisés:
  Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para convocares a congregação, e para ordenares a partida dos arraiais.
A ÚLTIMA TROMBETA DE SALVAÇÃO EM CHAMADO À IGREJA PODE TOCAR A QUALQUER MOMENTO.
A última trombeta foi citada por Paulo em 1a Coríntios 15:52 vamos ler: "num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados".
Não foi citada como última trombeta em I Tessalonicenses, mas ambas possuem correlação e concordância, digo que são as mesmas a última trombeta escrita por Paulo em I Coríntios 15.52 e a escrita em I Tessalonicenses 4.16 e 17. São as mesmas por se tratarem da utilização de trombetas para reunião da congregação e partida conforme o estatuto perpetuo que descreveremos abaixo, onde foi estabelecido o uso das trombetas para o povo de Israel.

Números 10.
Ref.: 1a Tessalonicensses 4.16: "Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro".
7- "Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor".
Já as trombetas de Apocalipse referem-se aos toques de trombetas para o ataque. Toques estes também estabelecidos em Números 10 que leremos abaixo.

ESTATUTO PERPETUO DE TOQUES DE TROMBETAS
NÚMEROS 10
1 Disse mais o Senhor a Moisés:

2 Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para convocares a congregação, e para ordenares a partida dos arraiais.

3 Quando se tocarem as trombetas, toda a congregação se ajuntará a ti à porta da tenda da revelação.

4 Mas quando se tocar uma só, a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.

5 Quando se tocar retinindo, partirão os arraiais que estão acampados da banda do oriente.

6 Mas quando se tocar retinindo, pela segunda, vez, partirão os arraiais que estão acampados da banda do sul; para as partidas dos arraiais se tocará retinindo.
7 Mas quando se houver de reunir a congregação, tocar-se-á sem retinir:
8 Os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e isto vos será por estatuto perpétuo nas vossas gerações.
9 Ora, quando na vossa terra sairdes à guerra contra o inimigo que vos estiver oprimindo, fareis retinir as trombetas; e perante o Senhor vosso Deus sereis tidos em memória, e sereis salvos dos vossos inimigos.
10 Semelhantemente, no dia da vossa alegria, nas vossas festas fixas, e nos princípios dos vossos meses, tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, e sobre os sacrifícios de vossas ofertas pacíficas; e eles vos serão por memorial perante vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.
A última trombeta é a segunda trombeta quando do toque para a reunião da congregação.
Veja: Num 10.2 Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para convocares a congregação, e para ordenares a partida dos arraiais.
A passagem anterior refere-se a duas trombetas e suas utilidades: uma toca para reunir os santos de Deus e para sua partida.
Num 10.3 Quando se tocarem as trombetas, toda a congregação se ajuntará a ti à porta da tenda da revelação.
4 Mas quando se tocar uma só, a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.
5 Quando se tocar retinindo, partirão os arraiais que estão acampados da banda do oriente.
6 Mas quando se tocar retinindo, pela segunda, vez, partirão os arraiais que estão acampados da banda do sul; para as partidas dos arraiais se tocará retinindo.
Também em referência a isso está I Tes 4. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Pois no original Grego o texto acima dá idéia de que haverão pelo menos dois toques de trombetas. Por isso há a descrição de Paulo de que será na última trombeta que seremos arrebatados. Ou seja: haverá um toque celestial para reunião dos anjos à porta dos céus (audível somente nos céus pelos anjos) e o segundo e último toque (audível somente pelos santos de Deus) será para ressurreição dos mortos e transformação dos vivos.
Fazer comparação e referência da última trombeta descrita por Paulo em I Coríntios consiste em um erro, por os toques são para finalidades distintas.
POR TANTO SIM O TOQUE PODE SER A QUALQUER MOMENTO E DEVEMOS SIM AGUARDAR O ARREBATAMENTO DA IGREJA PARA QUALQUER MOMENTO.
A sétima trombeta de Apocalipse é um evento que acontece no princípio da segunda metade do período de sete anos da grande tribulação, momento este que o povo de Israel quebra seu pacto com o anti-Cristo e se volta para Jesus.
A Bíblia diz:
Apocalipse 11.18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

O acontecimento do versículo acima nada tem haver com o toque da última trombeta, mas se trata de um momento maravilhoso que demarca acontecimentos nos céus com a igreja e todos os servos do Senhor recebendo o galardão e na terra o Senhor Jesus tomando posse do mundo físico, por que o mundo que Jesus toma posse quando do toque da Sétima Trombeta está no original grego como “cosmos”, que designa o universo ou mundo físico.

Ap 11.15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.

O TOQUE DE SETE TROMBETAS REPRESENTA A QUEDA DO INIMIGO E A VITÓRIA DOS SERVOS DE DEUS SOBRE ELES.

Houve uma ocasião que foram chamados sete sacerdotes e estes tocaram sua trombetas, mas leia e entenderá melhor:
JOSUÉ 6

1 Ora, Jericó se conservava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.

3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, contornando-a uma vez por dia; assim fareis por seis dias.

4 Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.

5 E será que, fazendo-se sonido prolongado da trombeta, e ouvindo vós tal sonido, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá rente com o chão, e o povo subirá, cada qual para o lugar que lhe ficar defronte:

6 Chamou, pois, Josué, filho de Num, aos sacerdotes, e disse-lhes: Levai a arca do pacto, e sete sacerdotes levem sete trombetas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor.

7 E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e marchem os homens armados adiante da arca do Senhor.

8 Assim, pois, se fez como Josué dissera ao povo: os sete sacerdotes, levando as sete trombetas adiante do Senhor, passaram, e tocaram-nas; e a arca do pacto do Senhor os seguia.

9 E os homens armados iam adiante dos sacerdotes que tocavam as trombetas, e a retaguarda seguia após a arca, os sacerdotes sempre tocando as trombetas.

10 Josué tinha dado ordem ao povo, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até o dia em que eu vos disser: gritai! Então gritareis.

11 Assim fizeram a arca do Senhor rodear a cidade, contornando-a uma vez; então entraram no arraial, e ali passaram a noite.

12 Josué levantou-se de madrugada, e os sacerdotes tomaram a arca do Senhor.

13 Os sete sacerdotes que levavam as sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca da Senhor iam andando, tocando as trombetas; os homens armados iam adiante deles, e a retaguarda seguia atrás da arca do Senhor, os sacerdotes sempre tocando as trombetas.

14 E rodearam a cidade uma vez no segundo dia, e voltaram ao arraial. Assim fizeram por seis dias.

15 No sétimo dia levantaram-se bem de madrugada, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam-na sete vezes.

16 E quando os sacerdotes pela sétima vez tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade.

17 A cidade, porém, com tudo quanto nela houver, será danátema ao Senhor; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.

18 Mas quanto a vós, guardai-vos do anátema, para que, depois de o terdes feito tal, não tomeis dele coisa alguma, e não façais anátema o arraial de Israel, e o perturbeis.

19 Contudo, toda a prata, e o ouro, e os vasos de bronze e de ferro, são consagrados ao Senhor; irão para o tesouro do Senhor.

20 Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas; ouvindo o povo o sonido da trombeta, deu um grande brado, e o muro caiu rente com o chão, e o povo subiu à cidade, cada qual para o lugar que lhe ficava defronte, e tomaram a cidade:

21 E destruíram totalmente, ao fio da espada, tudo quanto havia na cidade, homem e mulher, menino e velho, bois, ovelhas e jumentos.

Veja a semelhança de fatos aqui e em Apocalipse quando do toque da sétima trombeta:

Apocalipse 11

15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.

16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,

17 dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, porque tens tomado o teu grande poder, e começaste a reinar.

18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

19 Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.

Veja que em ambos os casos estava presente a arca do pacto de Deus.

O Senhor é perfeito!

Como sombra do que acontecera quando da Sétima Trombeta está clara a história de Josué, quando de sua vitória sobre Jericó.
PREPARAI-VOS PARA OUVIRDES O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA DE CHAMADO DO POVO DE DEUS PARA A FESTA.

NÃO ESPEREM O TOQUE DAS TROMBETAS DE APOCALIPSE QUE MARCAM O INÍCIO DO DOMÍNIO DO SENHOR JESUS E O GRANDE DERRAMAMENTO DE CASTIGO SOBRE OS ÍMPIOS.

ISRAEL SABE E CONHECE BEM O QUE SIGNIFICA OS TOQUES DAS TROMBETAS, SENDO UMA PARA QUE OS PRÍNCIPES SE PREPARAREM O SEGUNDO PARA O POVO PARTIR.

DEFINITIVAMENTE A IGREJA NÃO PROVARÁ A IRA DE DEUS

Não se pode fugir da ira vindoura:

Mateus 3.7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?
 Lucas 3.7 João dizia, pois, às multidões que saíam para ser batizadas por ele: Raça de víboras, quem vos ensina a fugir da ira vindoura?

Mas quem tem Jesus é livre da ira vindoura:

Romanos 5.9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Romanos 13.5 Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência.

I Tessalonicenses 1.10 e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
Apocalipse 6.17 porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?