terça-feira, 16 de abril de 2013


JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA


“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”
– João 14:6
QUANDO JESUS FEZ esta declaração, deu a entender que seus discípulos deveriam segui-lo numa forma diferente de como prossegue o mundo. Esta distinção é mencionada por nosso Senhor Jesus Cristo em Mateus 7:13-14 quando diz: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.” Ele continua dizendo, “E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”
Na frase “Eu sou o caminho”, Jesus estava falando acerca de sua preparação no Rio Jordão (batismo) e culminando na cruz. O Apóstolo Paulo em Hebreus 10:20, o identificou como “novo e vivo caminho que ele nos consagrou”, através do sangue de Jesus e que as vezes se menciona como o “caminho da cruz”. Esta é a única maneira disponível que conduz a vida e não há outra maneira de chegar ao Pai ao não ser pelo caminho da cruz de Cristo.

O CAMINHO ESTREITO ESTABELECIDO

É verdade que os judeus por um período de tempo se aproximavam a Deus através da Lei de Moisés, no entanto, este acordo não conduzia a vida porque não podia cumprir com as condições e requisitos dessa Lei. Assim,quando Jesus abriu “novo e vivo caminho”, eles como nação o rejeitaram. Somente uns poucos creram se tornando filhos de Deus e entraram desta forma em Pentecostes (João 1:11-12). Alguns anos depois, o Senhor voltou sua atenção aos gentios para tomar deles “um povo para o seu nome” (Atos 15:14). Hoje,quando nos aproximamos do fim da Era Evangélica, nos últimos dias da colheita, esta nova forma de vida segue disponível. Encontramos a muitos recorrendo felizes a este caminho e podem dar testemunho de grandes bênçãos, satisfação espiritual e paz mental como resultado desta decisão. Que grandiosa bênção e nos alegramos porque ele segue aberto para todos os que desejam fazê-lo!
“caminho” é uma expressão mui interessante. Os primeiros cristãos foram chamados de “o caminho”. A palavra grega traduzida como “o caminho” em nosso texto-chave se entende como uma estrada, o que implica no curso de uma viagem até um destino determinado. Os que se ajustam a este pensamento são aqueles que estão seguindo os passos do Mestre.
Os primeiros seguidores do Mestre não foram chamados cristãos até depois da conversão de Paulo. Em Atos 11:26, nos diz que foram chamados “cristãos” em Antioquia. Observe que não foram chamados Estudantes da Bíblia nesse momento, porque não possuíam a Bíblia como a temos hoje. As cartas e registros do Evangelho do Novo Testamento foram escritos em sua maioria mais adiante, durante o ministério dos apóstolos e as Igrejas se estabeleceram muito antes que se beneficiassem com as várias cartas que lhes enviaram. Inclusive nesses momentos existiram mui poucas possibilidades para o estudo pessoal e individual das cópias destas cartas porque eram escassas e as quais se liam nas igrejas. Sem dúvida, muitos dos irmãos tomavam notas e podiam escrever como com freqüência o fazemos hoje em dia para que possamos estudar estas importantes verdades.
A Igreja primitiva dependia em grande parte dos livros, “da Lei e dos Profetas” (Atos 13:15) do Antigo Testamento e existiam mui poucos exemplares disponíveis. Logo, a instrução doutrinal e espiritual dos irmãos veio em grande parte através do ensino oral dos apóstolos e mestres que foram ordenados em todas as igrejas.

O CAMINHO DE LUZ E VERDADE

Antes da conversão de Saulo de Tarso, os discípulos eram conhecidos como “o caminho.” Em Atos 9:2, Saulo utiliza esta expressão quando decidiu levar alguns presos a Jerusalém alguns que estavam seguindo “O Caminho”. Jesus usou esta expressão muitas vezes referindo-se a si mesmo. Encontramos uma referência disto em Marcos 10:22, quando Jesus restaurou a visão de um cego, “E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho”. Esta tem sido a experiência de cada um dos seguidores dos passos do Senhor. Lembramos o hino que diz: “Eu era cego, mas agora posso ver, a Luz do mundo é Jesus”. Que grandioso dia em nossa vida quando o Senhor nos retirou a cegueira e começamos a caminhar na Luz de Jesus, no “Caminho!”
Este caminho é “O Caminho da Verdade”. No Salmo 119, temos um belo testemunho de Davi que expressa o sentimento de coração em todos aqueles que andam no Caminho. Observe que a expressão “o caminho” se utiliza nestes versículos. “Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do SENHOR… Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos. Apego-me aos teus testemunhos; ó SENHOR, não me confundas. Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração. Ensina-me, ó SENHOR JEOVÁ, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim” (Salmos 119:1, 30-33). Este é o espírito de nossa consagração e significa que não somente devemos conhecer a verdade, mas sermos “cumpridores da palavra e não somente ouvintes” (Tiago 1:22), guardando os mandamentos do Senhor até o fim do caminho.

A ESPERANÇA DESTE CAMINHO

Quando Jesus disse: “Eu sou o Caminho”, quis dizer que a Soberana Vocação ou Chamado de Deus, somente podia ser alcançado seguindo-se os passos de Nosso Mestre. Esta frase descreve um caminho difícil, acidentado e estreito, que conduz a vida imortal no Reino Celestial. Também nos conduz a maravilhosa oportunidade de compartilhar com Nosso Senhor glorificado, administração da etapa terrestre de seu reino, o melhoramento e a bênção de todas as famílias da terra. —Gênesis 22:18
Assim, estes dois incentivos estão sempre diante de nós neste caminho, a esperança da natureza Divina, sendo feitos como nosso Senhor, vendo-o como ele é e o trabalho de abençoar a todas as famílias da terra. Isto é o que o Apóstolo Paulo falou no capítulo 6 de Hebreus, versículo 19, quando disse: “A qual temos como âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu” Que foi a cobertura no Tabernáculo típico? Representa nossas esperanças. Foi o conteúdo da Arca da Aliança ou Pacto, o Vaso de Ouro com o Maná, a vara de Arão, a autoridade Divina, e as tábuas da Lei, a Nova Aliança ou Pacto.

LIÇÕES DE ELIAS E ELISEU

Nossas esperanças englobam a fase Celestial como terrestre do Reino. Estes aspectos de nosso chamado são ilustrados numa das experiências de Elias e Eliseu, registrada em 2 Reis 2:1-8: “Sucedeu, pois, que, havendo o Senhor de elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gilgal. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim foram a Betel. Então, os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.
E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim vieram a Jericó. Então, os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.
E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas e, de longe, pararam defronte; e eles ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias tomou a sua capa, e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para as duas bandas; e passaram ambos em seco.”
Nestes eventos Elias representa a nosso Senhor Jesus, Eliseu a igreja e nos proporcionam uma lição fundamental acerca de nosso chamado por parte de Deus. Aqui vemos Elias sendo enviado por Deus a Betel, Jericó e o Jordão, justo antes de ser separado por um carro de fogo e levado num redemoinho. O significado de Bethel é “Casa de Deus” e sem dúvida nosso Senhor Jesus tinha um grande desejo e esperança de estar com seu Pai no Reino Celestial. Esta perspectiva foi uma das grandes alegrias que ele esperava e fez possível que suportasse a cruz. Elias foi enviado a Jericó (2 Reis 2:4). Na Bíblia, Jericó representa o mundo, a humanidade. Sem dúvida, outra das grandes alegrias de nosso Senhor foi a perspectiva de vir ao mundo como a semente da promessa, para finalmente abençoar todas as famílias da terra.
Por estas duas esperanças, relacionadas tanto com o Celestial e o terrestre das fases do Reino, Jesus teve que ir também ao Jordão (2 Reis 2:6). As Escrituras mostram claramente que o sal e as águas tóxicas do baixo Jordão, por debaixo da Galiléia, até o Mar Morto, representam a maldição sobre a humanidade como na situação do Mar Morto, mortos em Adão. Quando Jesus veio ao Jordão e foi batizado por João, ele estava pensando no fato de que três anos e meio mais tarde, na cruz, seria o meio e que pelo mérito de seu sangue ‘golpearia o Jordão’golpeando a maldição dos rostos de todas as pessoas. Nesta imagem, o manto de Elias foi usado para ferir. De acordo com Versão Padrão Revisada em inglês (2 Reis 1:8) seu manto foi de pele de ovelhas ou de cabras e pareceram representar o mérito do sacrifício de Cristo que se aplica pela primeira vez em nome da Igreja ao começo da Era Evangélica, a Igreja está representada neste caso por Eliseu.
Se menciona a outra pessoa golpeando o Jordão como se lê em 2 Reis 2:14 e utilizando o mesmo manto. Eliseu aqui parece representar a Cristo, glorificado, como o segundo orvalho, o mérito se produz em nome da classe de Jericó, o mundo da humanidade. Lembremos como Eliseu, depois de golpear o Jordão, cruzou e se purificaram as águas de Jericó; no versículo 21 lemos: “Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Sararei estas águas; não haverá mais nelas morte nem esterilidade.” Este é um panorama maravilhoso do Reino.

CONSIDERANDO O CAMINHO

Vamos considerar o propósito de nossa referência aos oito primeiros versículos de 2 Reis, capítulo 2. Enquanto cada um destes três lugares, Elias disse a Eliseu: “Fica-te aqui, porque o SENHOR JEOVÁ me enviou a Betel… fica-te aqui, porque o SENHOR JEOVÁ me enviou a Jericó… Fica-te aqui, porque o SENHOR JEOVÁ me enviou ao Jordão.” Nossa primeira impressão poderia ser que Elias não queria que Eliseu fosse com ele quando disse: “Fica-te aqui.” Isto não foi para todos. A palavra hebraica traduzida aqui como “Fica-te” significa “sente-se” e reflete, examina com cuidado se queres ir comigo ou não. Elias sabia que o caminho através do deserto era acidentado, estreito, sinuoso e os perigos se encontravam a cada instante, por isso queria que Eliseu determinasse suas decisões com sua própria reflexão sem nenhum tipo de coação. Em cada oportunidade, Eliseu disse a Elias: “Vive o SENHOR JEOVÁ, e vive a tua alma, que te não deixarei.” Pense na alegria que sentiu Elias quando Eliseu lhe respondeu com tanto entusiasmo.
Do mesmo modo, nossas esperanças são as mesmas como as de nosso Mestre. Somos chamados a sermos co-herdeiros com ele no Reino do Pai. Queremos ir a Bethel, para estar com nosso Senhor e ver como ele é. Também queremos ir a Jacó e dar-nos conta da grande alegria por desfrutar das bênçãos a humanidade, secando-lhes as lágrimas de todos os rostos e magnificando o nome de nosso Deus em toda a terra. Estas esperanças se farão reais se estivermos dispostos a ir com ele ao Jordão em consagração e por fé no sangue precioso de Cristo, se retire a condenação de Adão, em uma nova vida em Cristo.
Esta é uma consideração mui importante e o Senhor quer que nós estejamos “sentados” e compreendamos o custo disso. Ele quer que consideremos cuidadosamente ao seguirmos seus passos. A decisão deve ser inteiramente nossa. Sem dúvida, traz muita alegria a nosso Pai Celestial e a nosso Senhor e Mestre, quando depois de examinar as dificuldades, os perigos desconhecidos e ao sacrifício, nossa decisão feita com entusiasmo, diz a nosso bendito Mestre: “Que te não deixarei.”

O SENHOR ESTÁ CONOSCO NO CAMINHO

Na atualidade estamos viajando pelo caminho solitário e estreito através do deserto neste mundo perverso, até essas maravilhosas esperanças que receberemos mais adiante. Nosso Mestre está conosco, porque há prometido “Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13:5). É verdade, ele se há apoderado de nós com sua mão direita e nos mostra o caminho diariamente, o escutamos falar através de sua Palavra, dizendo: “Este é o caminho; andai nele.” —Isaías 30:21
‘Este é o caminho’, aqui temos essas palavras novamente. Para muitos do querido povo do Senhor é de fato um caminho solitário, segundo a carne. Não temos comunhão real com o mundo. Muitas das pessoas do Senhor estão dispersas, sendo ilhadas e com poucas oportunidades para a comunhão com os demais, os de “uma fé preciosa.” No entanto, lembremos que nunca verdadeiramente sozinhos. O Senhor está conosco constantemente e a luz de seu rosto brilha sobre nós, iluminando nosso caminho, não importa quão ilhados ou sós possamos estar. Devemos permitir que a luz brilhe em nossas vidas, a mesma que é uma bênção, influência justa e exemplo para os que nos cercam. Se estivermos servindo fielmente a Deus, ainda que seja somente nosso próprio círculo, não vamos ter tempo para estarmos sozinhos até o ponto de desanimarmos. Sabemos que é verdadeiro, já que o temos presenciado em tantos fiéis seguidores de Cristo no passado.

UM EXEMPLO DE FIDELIDADE

Um evento teve lugar faz muitos anos. Havia uma irmã em Cristo, de idade avançada, que este internada no num asilo de idosos durante muitos anos. Estava quase totalmente surda e mal de saúde. Irmãos haviam mantido estreito contato com ela através de correspondência, já que o local onde estava era mui isolado e podia ser visitado esporadicamente por causa da grande distância. Para a irmã ler a Escritura era muito difícil, mas a carta que escreveu ela eram de uma bela expressão de uma filha consagrada de Deus. Em uma ocasião especial, tiveram a oportunidade de visitar-lhe e ao fazê-lo receberam uma grande bênção. O relato de sua visita é o seguinte: “Quando entramos no lar dos idosos, ela não sabia que iríamos chegar, perguntamos onde era seu quarto e nos dirigimos a ala maior da casa. Todos os quartos davam a um grande salão onde as pessoas se reuniam para ver televisão,ler revistas e conversar. No extremo desta sala, encontramos esta querida irmã, com sua cadeira especial, junto a ela uma mesa com sua Bíblia e folhetos pequenos da Verdade, dedicando-se a dar testemunho do que lia a qualquer pessoa que a quisesse escutar. Quando dava testemunho da Verdade nesse lugar, pedia para a levarem a outro lugar onde dava testemunho aos demais.”
Que exemplo tão glorioso! Certamente, ela estava sozinha, porém nunca se desanimou, porque estava ocupada servindo, louvando e glorificando a Deus. Jesus, também estava tendo experiências similares. No Getsêmani, mui alegre havia se sentido sozinho, somente um de seus discípulos havia ficado com ele, mas os demais ficaram dormindo. Vamos nos esforçar como discípulos do Senhor, não vamos ficar “dormindo” como nossos irmãos. Existem aqueles que necessitam de nossa comunhão e alento, assim como o Senhor nos abençoará por nossa fidelidade.

MUITOS ASPECTOS DESTE CAMINHO

Jesus disse: “Eu sou o Caminho”. Às vezes um caminho solitário. Mas se trata de um caminho de paz. É um caminho de regozijo e alegria. É também um caminho de sacrifício. É um caminho de paciência e sofrimento. É um caminho de devoção e serviço ao nosso Deus. Não existe maior felicidade que servir a Deus, que nos prove o necessário deste lado do véu. Trata-se de um caminho de humildade, porque este grande tesouro que temos ainda está em vaso de barro. “Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos.” —2 Coríntios 4:7-10.
Temos de entender a grande responsabilidade que temos perante nossos irmãos, todos unidos servindo ao Senhor. Se dedicarmos nossas vidas aos nossos irmãos, o Senhor as aceita como se fizéssemos por ele. Se não auxiliamos a nossos irmãos ou os criticamos, falamos mal ou causamos divisão entre eles, o Senhor o considera como fazendo a ele também. Temos de pensar mui seriamente nisso e usar nossos esforços para curar qualquer ferida que possa ter ocorrido no Corpo de Cristo. “Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado.” (Hebreus 12:12,13) A carne fará ou utilizará qualquer oportunidade para firmar-se em nossas vidas, porém temos de manter-nos afastados, permitir que a nossa relação com o Senhor e nossos irmãos seja controlada com um maior nível de uma nova criatura.
O caminho cristão é um caminho difícil e estreito. Jesus disse: “Estreito é o caminho” e poucos são os que o encontram. Os verdadeiros seguidores consagrados ao Senhor o tem encontrado, porém se tratarmos de fazer este caminho de alguma maneira largo o perderemos. Os termos e condições deste caminho estreito já estão previamente estabelecidos, não se podem ajustar para que se adaptem a nossa maneira de pensar. Paulo nos dirige estas palavras sobre o ‘Caminho’ que temos escolhido. “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” —Romanos 8:28-30.
ASSALTANTES   PRESOS APÓS ARROMBAR RESIDÊNCIA E INVADIR HOTEL BARRA VENTO EM ILHÉUS
Por: Ednei Bomfim.
Eles foram presos pela Polícia Militar e autuados em flagrante por furto qualificado pelo delegado Luis Adriano,plantonista de ontem para hoje.                     
Os marginais Carlos José Martins Batista, vulgo Binho e Sebastião Santos Arariba Júnior, vulgo sonso, foram presos pela Polícia Militar de Ilhéus, após arrombamento de uma residência na rua Travessa Wenceslau Guimarães, número 128, no Centro de Ilhéus, de onde os meliantes furtaram um aparelho de som Micro Sistem. para adentrar a residência, os marginais Binho e Sonsso arrombaram uma das janelas da casa. Após a prática  do crime os bandidos foram perseguidos pelos proprietários da casa e por populares, que acionaram a Polícia Militar,sendo que os bandidos foram interceptados na Avenida  Litorânea Norte e foram presos dentro do Barra Vento Hotel após invasão naquele local. o aparelho de som foi recuperado e apresentado na Delegacia de Polícia.



PETO 69 PRENDEU TRAFICANTE ARMADO NO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA EM ILHÉUS    
Por: Ednei Bomfim. 
Delegado Pedro Amorim, lavrou o auto de prisão em flagrante e mandou o perigoso marginal para o presídio Ariston Cardoso.  


O traficante de drogas e homicida conhecido pelo vulgo de Ronaldo Boca de Bala, elemento periculoso e com várias passagens pela polícia em Ilhéus,por tráfico de drogas e assassinato, residente na Rua da Felicidade no bairro Nossa Senhora da Vitória, foi preso por policiais lotados no PETO 69. com o traficante, os militares encontraram um revólver TAURUS, calibre 38, com seis cartuchos.
O traficante foi autuado em flagrante pelo delegado Pedro Amorim.