quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vai tudo bem com você?

Jornalista Ednei Bomfim.
Há algum tempo atrás o Repórter Paulo Amorim iniciava assim o seu Tele Jornal – Boa Noite – Tudo Bem
Nós temos o hábito de perguntar as pessoas: – Tudo bem? – ao que sempre nos respondem uns com otimismo outros com pessimismo e muitas vezes aproveitamos para ajudar alguém nessas horas. Mas por que não vai bem?
Vamos reler essa bela história cheia de verdades, de lições preciosas para nós ainda hoje: Profeta Eliseu Visita o povo de Deus e uma família o amou de modo diferente.De modo prático.A mulher disse ao marido:Vamos dar acolhida ao profeta (assim como fez com Jesus a família de Marta Maria e Lazaro) Tem pessoas que não dão nem bom dia ao profeta,mas há quem se dispõe a lhe arranjar uma cama.Uns não lhe dão um cachorro-quente, outros chamam para tomar refeição na sua casa.Ainda é assim.
Deus abençoou aquele casal e lhe deu um filho que cresceu, e um dia sofreu uma repentina dor de cabeça e no mesmo dia morreu. Morreu nos joelhos da sua mãe. Ela o guardou no quarto onde o profeta Eliseu dormia, falou o marido para preparar uma jumenta e correu rápido ao profeta para voltar rápido.O marido perguntou por que da pressa? Ela disse – Tudo bem.Vai tudo bem.
Ela foi o mais rápido e de longe O profeta a viu e mandou Geazi falar-lhe, falar. Pergunta a ela: Vai tudo bem com você? Vai tudo com bem com o seu marido?Vai tudo bem com o menino? Ela disse Vai tudo bem. Eliseu disse a Geazi, traz esta mulher porque o seu semblante indica que ela sofre por alguma dor. A mulher questionou logo o profeta dizendo que não lhe pedira um filho e agora ele estava morto.O que seria da vida dela? Eliseu indica que Geazi vai até a casa dela com o seu bordão e curar o menino, mas ela disse que não sairia dali enquanto ele ELISEU não fosse também. Foram os três e chegaram aquela casa e Eliseu orou por duas vezes diretamente sobre o menino. Ao final aquele menino deu três espirros e acordou. Quais as três lições a serem destacadas? O que serve para refletir ainda hoje?
1) Tudo vai bem quando procuramos ver a situação com serenidade – vv 19-22
Alguém já disse que “a Fé deve vir sempre acompanhada da serenidade”. Aquela mulher colocou seu filho sobre a cama, trancou o quarto, providenciou montaria e sem pânico nem desespero ela foi ao encontro do profeta.Ela estava serena de que Deus tinha o controle de tudo.Isso tem nos faltado hoje muitas vezes Ela estava comprometida com a sua fé.Há pessoas que quando passam uma prova dura assim, deixam de crer, abandonam a igreja e alguns já apostataram da fé em horas de crises como esta.
2) Tudo vai bem quando se busca a resposta certa no lugar ou na pessoa certa – vv.22
Ela queria ir a presença do homem de Deus.Este era o valor dele para ela. Aliás por crer assim é que ela falou no passado ao seu marido para que o profeta pudesse pernoitar na sua casa, no seu quartinho reservado. Seu kitinet .Quanto vale o homem de Deus para você?A sua primeira providência foi buscar a resposta de Deus por meio do homem de Deus.Suavizar o seu pranto.Encontrar a realidade, mas encontrar a vontade de Deus para sua vida nessa hora tão difícil.O que nos fala Deus agora? Muitas pessoas nessas horas procuram todos os lugares menos a casa de Deus, o povo de Deus e o homem de Deus.Eles vão, o invés disso, por seus próprios caminhos.E vão de mal a pior.
3) Tudo vai bem quando a esperança é imorredoura – vv 25,26
Se para aqueles que não tem Cristo nas suas vidas, que andam sem Deus no mundo: “ a esperança é a última que morre”, para os salvos, para o fiel ela é a força propulsora do motor da alma que prossegue, apesar de tudo, em busca de conforto,consolo e respostas para o absurdo da dor e do sofrimento. A mulher pôde dizer que TUDO IA BEM por causa da esperança que tinha em Deus – como Paulo –“ Posso tudo NELE.” “ Para mim o viver é Cristo “ –“ Eu sei em quem tenho crido” e Jó, que disse: “ Eu sei que o meu Redentor vive.” .Assim como Abraão cria que seu filho não morreria que ressuscitaria e que o importante era obedecer a Deus que é Senhor de tudo e tem o controle de tudo, assim também esta mulher cria que ainda que morto Deus teria uma benção para ela e seu filho e sua família. Fé é isso.Não fé na fé, mas fé no Deus vivo. E a benção veio pela resposta de Deus na volta do seu filho que reviveu pela fé e oração do profeta.
Conclusão
Vai tudo bem na sua vida? Vai tudo bem com você? Você tem sido o responsável pelas coisas erradas? Elas têm vindo de modo tenebroso e como algo que você não sabe explicar? Só Deus pode dar a solução? Então creia Nele com todas as suas forças e diga: TUDO VAI BEM, apesar dos pesares, porque Deus tem o controle de tudo ele dará a sua benção final. Eu confio. Eu creio e eu espero NELE