terça-feira, 24 de abril de 2012

Após 14 dias, professores municipais de Itabuna encerram greve

A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (23), no auditório do campus I, da Unime
Após 14 dias paralisados, os professores municipais da cidade de Itabuna, localizada a 433 km de Salvador, decidiram encerrar a greve. Segundo informações do site Pimenta, a decisão foi tomada durante uma assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (23), no auditório do campus I, da Unime.
Desde o dia 9 deste mês que as aulas tinham sido suspensas pela categoria, que reivindicava um reajuste de 22,22% para os três níveis, proposta que não foi aceita pelo governo
Greve completaria 15 dias amanhã. Professores voltam às salas de aula, mas o Simpi vai para a justiça
Na manhã de hoje, a Câmara de Itabuna aprovou projeto de lei do Executivo que reajusta os vencimentos dos professores do nível I (profissionais com ensino médio) em 22,22%, com retroatividade a 1º de janeiro, e de 15% para os níveis II (superior) e III (pós-graduação), escalonado em 8% a partir de abril e 7% a partir de setembro.
De acordo com a assessoria do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi), o fim da greve seria comunicado nesta noite à Secretaria da Educação. As aulas na rede serão retomadas nesta terça-feira (24), mas um grupo de professores liderado pelo sindicado vai realizar uma manifestação pela manhã na Praça Adami.
Apesar da decisão de encerrar a greve, o Simpi recorreu à Justiça do Trabalho na tentativa de obter o reajuste linear. A assembleia realizada hoje contou com a participação de 186 dos cerca de 1.400 professores da rede municipal.

CARLISMO QUER VOLTAR A REINAR NA BAHIA
ACM Neto lança pré-candidatura à prefeitura de Salvador em evento do DEM 

ACM Neto falou durante a convenção e disse estar atento aos problemas de Salvador
Foto: Divulgação
ACM Neto confirmou pré-candidatura
Da Redação
O deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto foi escolhido nesta segunda-feira (23) como pré-candidato do DEM à prefeitura de Salvador. O nome do deputado foi apontado em evento do Democratas no auditório do Hotel Fiesta com a presença do presidente nacional do DEM, o senador José Agripino (RN).
"Estou diante de uma convocação do meu partido, mas são as palavras das ruas de Salvador que me fazem ser pré-candidato. O povo quer ter esperança de futuro. Me sinto mais maduro e preparado", disse o pré-candidato, que é líder do DEM na Câmara.
O nome de ACM Neto foi elogiado por aliados. Presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, José Carlos Aleluia destacou a competência e juventude do deputado. "Esse é um quadro que devemos respeitar".
Também estiveram presentes os deputados Carlos Melles (MG), Ronaldo Caiado (GO), Eli Corrêa (SP), Claudio Cajado (BA), Fábio Souto (BA), Felipe Maia (RN), Mendonça Filho (PE) e Rodrigo Maia (RJ).
ACM Neto falou durante a convenção e disse estar atento aos problemas de Salvador, destacando a saúde, a educação e o trânsito. Ele disse também que negocia o apoio de outros partidos à sua candidatura - podem chegar a dez na aliança. "Salvador precisa de um prefeito que não procure culpados ou use desculpas para tratar de seus problemas".
Além de ACM Neto, já são pré-candidatos à prefeitura da capital baiana Nelson Pelegrino (PT), Alice Portugal (PC do B) e João Leão (PP), entre outros.