domingo, 15 de abril de 2012

JESUS QUER MUDAR SUA VIDA

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
RESISTA AO DIABO E ELE FUGIRÁ DE VÓS
Vamos abrir nossa Bíblia em Marcos, capítulo 9, versículos 19 ao 29:
Jornalista Ednei Bomfim


19) Ao que Jesus lhes respondeu: ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos hei de suportar? Trazei-mo. 20) Então lho trouxeram; e quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o convulsionou; e o endemoninhado, caindo por terra, revolvia-se espumando. 21) E perguntou Jesus ao pai dele: Há quanto tempo sucede-lhe isto? Respondeu ele: Desde a infância; 22) e muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. 23) Ao que lhe disse Jesus: Se podes!-tudo é possível ao que crê. 24) Imediatamente o pai do menino, clamando, com lágrimas disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade. 25) E Jesus, vendo que a multidão, correndo, se aglomerava, repreendeu o espírito imundo, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e nunca mais entres nele. 26) E ele, gritando, e agitando-o muito, saiu; e ficou o menino como morto, de modo que a maior parte dizia: Morreu. 27) Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu; e ele ficou em pé. 28) E quando entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que não pudemos nós expulsá-lo? 29) Respondeu-lhes: Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração e jejum.Nós temos aqui um trecho das escrituras onde um rapaz tinha um problema de saúde; e era um problema espiritual, causado pela presença de um espírito de enfermidade, um espírito que estava ali, errado, um espírito fora do seu lugar; não era para ele estar ali. Então, os discípulos de Jesus pelejaram para expulsar aquele demônio e não conseguiram. E Jesus, aparecendo, expulsa o demônio, manda o espírito sair e não voltar mais. Porque uma coisa é o espírito sair e ficar ali do lado… Ele fica ali do lado para criar uma confusão maior na vida da Igreja. Ele sai e fica do lado, daí um pouquinho ele está dentro de novo e a pessoa está fazendo as mesmas coisas. Jesus expulsa o demônio, manda que o demônio saia e que não volte mais. Então, aquela pessoa nunca mais teve aquele problema. Por quê? Porque ela ficou completamente liberta daquele espírito. Ela pode ter tido outros problemas, mas aquele problema ela não teve mais.Às vezes, o espírito aproveita a situação da pessoa. Eu me lembro que o Daniel, quando era pequenininho, com dois anos de idade, tinha muita fraqueza por causa da estrutura que ele tinha. E era fácil adoecer; muito fácil pegar uma gripe; volta e meia estava gripado. Quando ele não estava gripado, estava com bronquite. E por causa daquela fraqueza, daquela limitação que ele tinha, era muito fácil pegar uma pneumonia também. Eu me lembro que quando ele fez dois anos, estava na U.T.I, conseqüência de uma bronquite, gripe e uma pneumonia. E o menino, pequenininho demais, e já tinha problema na perna, quer dizer, tudo contribuía para que ele tivesse dificuldade. Então, o espírito aproveita aquela situação da pessoa e entra. É a mesma coisa de você ter uma terra, mas é uma terra que não dá feijão, é uma terra que não é boa para milho, não é boa para tomate. Por exemplo, tinha uma terra ali em Goianápolis que era muito propícia para plantio de tomate. Depois de um certo tempo perdeu isso e passou a não dar mais tomate. A terra do tomate deixou de ser, não dá mais tomate ali, porque a terra não é mais propícia àquele plantio.Nós somos comparados com isso, nós somos uma terra. Deus disse: “Saiu o semeador a semear…” Então a semente cai em mim, cai em você, a semente cai em nós. Se a nossa terra não é propícia a um determinado tipo de coisa, ele vai procurar outra terra, outro lugar. Então, o Daniel… o inimigo, para nos perturbar, aproveitou a fragilidade daquela criança e, além da enfermidade natural, ficava ali um espírito de enfermidade para agravar mais ainda a situação. É interessante, até o medicamento que normalmente teria que dar certo, não dava certo. O médico chegou a falar para mim: “A medicação é essa, mas a criança não reage”. É incrível, é impressionante como às vezes dá certo para um e não dá certo para outro.Alguma coisa estava errada. E um dia eu estava com muito desespero de tanto lutar com aquele problema, então eu orei com o menino, com muita vontade, com muita determinação e expulsei aquele espírito, gritei, fiz o que eu podia fazer. E valeu. Valeu por quê? Porque a partir dali, todo mundo sabe que a bronquite não sara assim facilmente; às vezes, a criança leva aquele problema até uma certa idade; e a partir daquele dia que eu orei com o Daniel, ele nunca mais teve uma crise de bronquite. Não me lembro dele ter pneumonia mais. E ele foi para os E.U.A, enfrentou um clima frio; eu ficava, às vezes, preocupado,mas nunca mais.Jesus falou: “você vai sair e nunca mais volte.” E nós estávamos falando sobre a questão da terra, se ela é propícia ou não. Nós temos que resistir o diabo para ele fugir. Mas quando a pessoa não tem força, como no caso da criancinha, um adulto tem que ajudar. Ora com a pessoa uma vez, duas vezes, três vezes, convença a pessoa, expulsa o demônio, faz o que você tem que fazer. Como nós temos falado esses dias, ninguém faz essas coisas se não tiver uma coisa ruim ali ajudando. Às vezes, a pessoa não está possessa, mas existe um espírito ali por perto ajudando a pessoa a beber, a mexer com droga; ajudando a pessoa na prostituição; ajudando a pessoa a fazer coisa errada. Pode, às vezes, não estar possuindo aquele corpo, mas ele está ali por perto. Ele se sente dono daquela pessoa, se sente proprietário daquele corpo.Imaginamos que existem três estágios: a opressão, a sujeição e a possessão. A pessoa fica oprimida, oprimida, oprimida, até que o demônio passa a sujeitar aquela pessoa. O que é isso? Ele vai oprimindo a pessoa, cerca daqui, cerca dali até que ele passa a sujeitá-la. A partir do momento que ele sujeita a pessoa, ele a leva para onde ele quer, faz dela o que ele quer. Ela passa a ser uma propriedade dele, ela está sujeita àquele espírito e o procedimento daquela pessoa sempre é de acordo com aquele espírito, não muda. É a mesma coisa da terra propícia ao plantio daquilo. Depois vem o terceiro estágio, que é a possessão, quando o espírito possui aquele corpo. Esse é o mais grave de todos. Aí sim, a pessoa não tem mais domínio, ela não consegue reagir. Porque está escrito assim: “Resiste ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Mas quando você está possesso, como você vai resistir ao diabo?Porque, resistimos o diabo é com o Espírito que está em nós. A terra resiste à semente com a qualidade que ela tem. E nós resistimos com o Espírito que está em nós. Se o espírito que está em mim é amigo do diabo, ele vai resistir ao diabo? Se o espírito que está em mim é um demônio, ele vai resistir outro demônio? Deus disse que o reino dele não é dividido. O reino de satanás não é dividido. Então, todos nós devemos ter muito cuidado com isso. Com o quê? Não permitir que essas coisas aconteçam, ou seja, se você se sente oprimido, o que você tem que fazer? Resistir o diabo, antes que ele… Que jeito que ele oprime a pessoa? A opressão não é só coisa ruim não. O que é oprimido? Oprimido é pressionado. “Cerca daqui, cerca dali”, você pode estar assim, sendo oprimido por uma coisa muito boa. Você chega aqui e está vendo uma coisa boa, chega ali e vê outra coisa boa, aí você vai ficando sem saída.Se aquela coisa boa é de comer, você come. Eva foi oprimida quando o diabo começou a mostrar para ela aquela árvore perfeita: “olha que coisa mais engraçadinha”! E ele foi mostrando a árvore até que Eva não suportou mais tanta tentação. Ela foi oprimida, ela foi cercada de todos os cantos, e não teve jeito, caiu. Comeu da árvore que não era para comer. A partir daquele momento, ela passou a ser sujeita; o que o diabo fez? Segundo ato: Já que você comeu, achou bom, pegou, “agora vamos ali, lá para aquele idiota ali!” Passa para frente: “Oh, faz isso!”. Ela não teve escolha e nem Adão suportou, ele foi oprimido por Eva, foi tentado por Eva.Quantas vezes o homem ou a mulher é tentada por uma situação e não agüenta, não suporta aquela pressão e acaba fazendo. Por exemplo, você vai comprar algo, é ruim quando você tenta sair e o vendedor fica daqui e dali, por fim você fala: “Pronto! Tira a nota”. Para ficar livre daquela situação, você compra. O reino do mundo, o reino do diabo existe, ele é real. Mas nós não vamos resistir ao diabo se o espírito que estiver em nós não for contrário a ele, tem que ser contrário. Se for seu amigo, se ficar do seu lado, ele vai continuar ali. Vai chegar e não vai ser expulso. Você precisa resistir da seguinte forma: “Eu não quero isso, eu vou lutar contra isso”.Quando eu orei com o Daniel, nunca mais o Daniel teve problema de bronquite; mas, daí para frente, às vezes tem outras coisas que você não ora com a mesma intensidade, com a mesma vontade. Por que não oramos com a mesma vontade?[Welmo] Eu penso assim, pelo menos no caso da doença, imaginamos que seja coisa mais grave. Aí, pensamos que aquilo é grave e que aquilo precisa de uma cura. Agora, outras coisas não damos tanta importância assim, achamos que não é importante; por exemplo, a mentira. É uma coisa que achamos que não é tão importante assim; não perseveramos em vencer a mentira e aí o espírito continua.Por que você acha que nós não oramos com tanta intensidade?[Júnior] Eu creio assim, pelo que está sendo mostrado, não acreditamos. E vê aquilo ali e pensa que não tem nenhum mau; “não, isso aqui não vai me afetar tanto quanto afeta uma bronquite”.Jesus falou, depois, assim: “Tudo é possível ao que crê!”. O pai do menino o pegou e o trouxe desesperado. Ele falou: “Olha, ora com esse menino aqui, pelo amor de Deus, eu sei que o Senhor pode; tem misericórdia”. A fé não foi do menino e nem de quem expulsou o demônio. Jesus fala: “A sua fé, é sua, tudo é possível àquele que crer”. O pai estava desesperado; quantas vezes aquele menino caía no fogo, quantas vezes aquele menino caiu em situações em que ele ficava triste. Com certeza, tinha que ter muito cuidado, porque logo aquele menino caía, desmaiava, sentava perto do fogão; aquele pai estava desesperado. Quando eu orei com o Daniel, eu já estava desesperado, eu queria por tudo… Mas eu não tenho a mesma fé, o mesmo desespero por outras coisas. Às vezes você vai orar, você fala: “Senhor, se for possível, o Senhor não leva a mal não, mas quando o Senhor passar por aqui, se for o caso…” Quer dizer, aquilo não está incomodando, aquele espírito não está incomodando.Por exemplo, como eu vou expulsar o espírito de vaidade se ele não está me incomodando tanto? Eu não vou resistir o espírito de vaidade, vou resistir aquele outro espírito tal, e tal e tal e vou deixar esse de vaidade. Semana que vem…fim do ano…talvez…vou deixando ele por último. Por quê? Não me incomoda nada, às vezes até me ajuda! Então, eu não resisto. Eu imagino quantos outros não resistimos, não importamos que eles fiquem ali. Não levamos a mal que eles fiquem ali, que operem em nossa vida, que operem através de nós, não importamos que eles ajam. Então, ele está agindo e vai ficar agindo. Porque ele passa a ser uma pessoa de casa, um amigo; então ele não é inimigo, é amigo. E como eu vou expulsar um amigo?E nós precisamos de uma definição na nossa vida, uma posição. Aquilo que Deus mostra para mim, aquilo que Deus me alerta: “Examina o espírito”. Deus manda que façamos isso. Aí, você não examina o espírito e o espírito fica ali; e isso não é bom.Eu me lembro que no velho testamento, muitas vezes Deus falava para o profeta: “Manda eliminar, matar tudo”.O que o rei fazia?[Welmo] Não matava tudo. Deixava algumas coisas.Porque o rei achava…[Welmo] Que não tinha problema.Que não era tão ruim assim, que não era tão mau assim. Então, o rei tirava só o grosso, para o profeta não ficar chateado, porque o profeta trazia o recado, ele falava para o rei: “A palavra de Deus é limpar, derrubar o altar, arranca-o, bota fogo e queima tudo”. Aí ele ia: “Ah, mas é tão bonitinho!” E quantas vezes não fazemos isso? “Não é possível que Deus vai implicar com isso ou com aquilo!”. Às vezes, é uma coisa à-toa que está dentro da nossa casa. É uma moda, por exemplo. Quantas modas são lançadas com aliança que a pessoa faz com o diabo para poder vender aquele produto? E Deus alerta você quanto a presença daquilo dentro da sua casa. O que você faz? Aí você olha e imagina que não tem nada. Quantas vezes Deus os chamou e disse: “Pega a imagem esculpida, pega isso, quebra, arranca, joga fora que Eu não quero ver nem sinal disso.” Eles não tinham coragem de fazer as coisas do jeito que Deus mandava.Às vezes, nós pensamos que não existe isso. Existe. Se Deus disser que não quer uma roupa vermelha dentro da sua casa, o correto seria você pegar tudo o que é vermelho dentro da sua casa e tirar. Até mesmo para você aprender a acreditar em Deus, aprender a ser fiel a Deus, aprender a obedecer a Deus. Porque talvez o espírito esteja agindo na vida da pessoa através daquela cor. Nós tivemos vários casos aqui mesmo, na Igreja, de coisas dessa natureza. “Resista o diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Mas para resistir o diabo é preciso que o espírito que estiver em mim seja contrário àquela situação. “Eu não quero isso, eu não admito mais isso”.Então, a terra é propícia àquele tipo de coisa, e cabe a nós resistir, impedir que aquilo cresça. Porque, depois que cresce, depois que alcança um determinado espaço, aí fica muito mais difícil. Porque ele já acostumou, ele se sente em casa.Todo mundo sabe que era para Abraão e Sara terem Isaque. Mas, por uma série de coisas (que nós não vamos falar agora porque a história é comprida), nasceu Ismael. E quantos problemas, quantas dificuldades Ismael causou na casa de Abraão! Até que um dia, quando Ismael já estava grande, querendo ir embora, saiu. Mas enquanto ele ficou ali…Jesus está sempre nos alertando, falando: “Ora e vigia, cuidado”. Por quê? Porque depois que o inimigo passa a cerca, depois que ele se torna de casa, aí é difícil ele sair; fica dez, quinze, vinte anos. E você sente que aquilo está incomodando. Eu tenho certeza que Abraão e Sara sentiram. “O que nós vamos fazer agora, Sara? Foi você que falou para mim que eu podia arrumar esse menino. Agora, problema seu, Sara!”. “Mas não é meu não, Abraão, é seu; agora, não é só seu Abraão, é meu e seu!”.Às vezes você cria, e, na medida em que nós buscamos a Deus, na medida em que vamos fazendo a vontade de Deus, vamos eliminando aquelas coisas. É a purificação, é a santificação; vá eliminando, não fique guardando, segurando aquela coisa. Você percebe que aquilo está errado. Às vezes você nem percebe que está errado, mas percebe que não é uma coisa boa. Se você percebe que é um mau, resista àquilo. Às vezes, o preço é alto, a dificuldade é grande, às vezes requer de nós uma dor muito grande: “Eu já estou acostumado com Ismael, eu já estou acostumado com o menininho, coitadinho, brincando bonitinho ali, pequenininho”. Todo mundo gostava dele. “Oh! Meu Deus, como eu vou fazer para eliminar esse?” E você não tem coragem. E aquilo vai ficar causando problema para a Igreja, para você. Atrapalha, perturba o seu crescimento espiritual. Então, as coisas devem ser levadas a Deus com a maior clareza possível. Temos que realmente decidir por Deus, temos que estar conversando com Deus, perguntando para Ele.Eu me lembro que eu gostava muito de futebol, e gosto de futebol até hoje, mas do jeito que eu gostava… eu não gostava somente de ver, de assistir, mas também de jogar; gostava demais de bola, e eu ficava incomodado: “eu vou ou não vou?”. Eu ficava muito incomodado com aquilo e ficava com medo de perguntar para Deus e Ele falar para mim que não era para eu jogar bola. Eu ficava com medo. Tem coisas que você não pergunta para Deus. Você fica com medo de Deus falar que não pode.Aí eu perguntei: “Senhor o que o Senhor me diz do futebol?”. Aí, lá no quartel, porque o futebol era uma das atividades físicas do quartel, “o que o Senhor acha do futebol, do quartel, do basquete, do vôlei?”. Tem muitas coisas. Então, eu queria saber do futebol.Aí, tinha um campo, e na beirada do campo, tinha uma torneira aqui, outra ali, outra lá. Ligava as mangueiras para jogar água no campo. Aí, ficava cheio de água. E Deus me deu um sonho pequeno: No lugar da torneira, era uma caixinha, e ao invés de ficar cheio de água, estava cheio de gato preto. Então, o que eu entendi é que a água que jogava no campo era uma “bênção”. Gato preto lembra o quê?[Welmo] Demônio.Então a água que regava o campo era uma bênção?[Welmo] Não. Era uma maldição.E a água simboliza o pensamento, a filosofia, a doutrina, o ideal. A doutrina que anda no meio do futebol é maligna ou é uma bênção? Não é uma bênção, é maligna. Mas, depois, Deus me fez ver também que o basquete é a mesma coisa, que o vôlei é a mesma coisa, que tudo era a mesma coisa. Então você não pode fazer nada? Pode. Mas você saiba que a coisa é maligna. Você pode até ir lá, mas saiba que é maligno. Você pode ir lá no Flamboyant, mas falar que o Flamboyant é uma bênção… Dizer que ali não é maligno… Senão, eu tenho que sair do mundo. Deus disse para mim: “Você está aqui no quartel, o pessoal está jogando bola, você quer jogar, joga, mas são os gatinhos pretos que comandam aí”.Espontaneamente, se eu puder evitar, me controlar, eliminar de vez isso da minha vida…Eu vou resistindo… Até que, eu só vou lá se eu quiser. E o diabo não me sujeita mais. Eu posso ir no Flamboyant? Posso. Mas só se eu quiser. E quando eu estou lá, eu vejo onde eu piso, vejo o que eu faço. Deus disse: “Olha, só se tirar você do mundo, porque tudo no mundo é maligno”. Você pode mexer com comércio? Pode. Mas saiba que aquilo pode não ser maligno, mas também não é uma bênção. Às vezes temos medo de falar que é maligno, falamos então que não é uma bênção. Mas aquele comércio é maligno. Tudo é possível, mas você precisa saber que aquilo é maligno. E como você vai ficar ali dentro? Sempre se protegendo, porque, se você se deixar iludir e achar que é uma bênção…[Adriano] Se você pensar que é uma bênção, você está lascado, porque realmente é maligno.De preferência, estar sempre orando, dizendo: “Senhor…”.[Adriano] …acampa os teus anjos, me reveste da tua armadura……e me livra disso, me ajuda a me libertar disso, quando será? Tem misericórdia de mim. Eu caí aqui, e agora, Senhor?Que é uma bênção eu tenho certeza que não é.José foi parar lá no Egito e faraó deu toda a autoridade para ele, e quando a família dele foi para o Egito, você acha que José chegou e disse que aquilo era uma bênção? “Esse faraó aqui não tem gente mais boa!” Foi assim? Você acha que José chamou a família dele para o Egito e falou: “Vem também porque aqui é uma bênção!” Você acha que ele fez o que, Welmo?[Welmo] Eu tenho consciência que ele não chamou a família dele.Ele trouxe o pessoal dele porque os filhos estavam passando fome, mas eu tenho certeza que ele falou: “ Olha, vocês vigiem, se cuidem, vocês tenham todo cuidado porque isso é um perigo”.Às vezes, a pessoa fica perguntando: “Será que eu trabalho, será que eu posso fazer isso, será que eu posso fazer aquilo?” Ninguém aqui tem coragem de trabalhar num motel, tem? Você tem coragem de trabalhar num motel?Agora, será que uma instituição financeira é pior do que o motel? Ou será que o motel é pior do que uma instituição financeira? Será que o motel é pior do que um campo de futebol? Às vezes não. Será que o motel é pior do que a Câmara dos Deputados?[Welmo] Essa comparação aí não tem nem lógica!E, no entanto, a pessoa está ali. Gente, o mundo é mau. O negócio que você faz, a compra que você faz, tudo é do mundo, e tudo é mau. Precisamos ter muito cuidado, para quê? Para estarmos em tudo com muito cuidado. No hospital é uma bênção? Na escola é uma bênção? Lá no banco é uma bênção? Não tem não. “Senhor eu estou aqui, tem misericórdia de mim”.O Adriano precisa estar ali se sentindo bem, sentindo muita vontade, você não quer outra coisa! Você precisa sentir que se Deus pudesse te livrar dali, seria o ideal, se Deus pudesse te livrar, Valdemir, seria o ideal. Então, é com oração, é pedindo a Deus: “Senhor guia meus passos, dirige, tem misericórdia de mim, acampa os teus anjos ao meu redor; que a água imunda que cai no comércio, dela o Senhor possa me livrar. Que eu possa ser justo no meio de tanta sujeira, que eu possa ser bom no meio de tanta ruindade”.Resista o diabo e ele fugirá de vós. Mas para resistir é preciso que você se sinta incomodado, que você sinta que aquilo o está incomodando, caso contrário, você não vai resistir.Deus falou conosco?[Welmo] Falou. E para mim o que foi mais importante na reunião foi isso que o Senhor falou agora: É preciso resistir, mas para resistir é preciso ter um espírito que seja contrário àquele espírito que está nos tentando. Porque, senão, acomodamos. E o senhor estava explicando o exemplo da terra e eu estava pensando: tem terras que são propícias para determinadas coisas, e nós somos muito propícios à semente do inimigo. Então, se não tiver o Espírito de Deus mesmo, para poder resistir, aí fica do jeito que a gente gosta. Tem que ter esse Espírito Santo para poder resistir, senão, não resiste. E outro detalhe que eu achei importante é isso que o senhor estava explicando agora, por que o pai do rapaz clamou? Porque tem espíritos que realmente incomodam. E eu estava pensando aqui, essa é até uma estratégia que o diabo usa. Ele põe um espírito para nos afligir, buscamos Deus, ficamos daqui e dali lutando e depois acomodamos. Acha que está tudo bem. Porque o que nos afligia, pensamos que era só aquilo; então acabou, não tem mais nada me afligindo, eu estou bem, estou santo, estou ótimo.Agora em Gênesis capítulo 3, versículos 16, 17 e 18:16) E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 17) E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18) Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.Aí, todo mundo pensa que só a Conceição que tem problema! Um versículo que é uma bênção! Uma bênção ou uma maldição? Uma maldição. Eu imagino que, no começo, pelo que está escrito aqui, a mulher dava a luz sem dor, ou se tinha, era uma coisa muito insignificante. Certamente a mulher pensou: “Meu Deus, o que nós fomos arrumar!”. Mas hoje você não vê ninguém reclamar mais, não lembra da dificuldade. A mulher, se pensasse na dificuldade que teria, talvez nem casasse.Mas vê como a coisa é! Como eu estou dizendo para vocês, vamos acostumando. E, na verdade, se nós pudéssemos observar isso, porque vai aumentando as dores, por isso, o mundo caminha para as dores. As dores que ele não suporta mais; vai chegando a um ponto que nós não vamos suportar mais. Mas o Adriano já acostumou com a dor. Enquanto ele não tinha a Agropet, ele vivia, mas ele já acostumou com a dor, ou não acostumou, Adriano?O Léo já acostumou. Agora, chega a um ponto que, fazer o quê? E agora? Você já imaginou dizer: “Senhor, me tira disso aqui”? Ou estamos sempre pedindo a Deus: “Senhor, abençoa!”.Não é esquisito? “Repreenda, Senhor, o inimigo que está impedindo a venda”. Você vai facilitando, vai arrumando, vai ajeitando… Na verdade, acostumamos com tudo que o mundo vai colocando para nós.Às vezes, nós poderíamos perguntar: “E agora? Então como é que a gente vive?”.Teve umas pessoas que falaram para Jesus: “Senhor, então desse jeito ninguém se salva; o que vamos fazer?”.Vocês podiam me fazer essa pergunta. Podiam?[Suzane] Não sei o que tem que fazer não!.[Júnior] Eu perguntei para a Adriana como eu vou fazer para pagar água, energia, trocar o óleo do carro, IPVA, se você já tem a coisa? Você tem o carro, eu tenho a casa, como que eu vou fazer? Como eu pago a água, a energia, o IPTU? Essa é a minha pergunta.Eu já tenho a mulher, como é que eu vou fazer? Quem não tem a mulher ainda, pode evitar; agora, você já tem, fazer o quê?Mas será que as escrituras têm resposta para isso? Têm? Fazer o quê? “Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? E se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar”. (Gênesis 4:7)A resposta esta aí. Depois que Deus amaldiçoou, Ele disse: “Mas se você proceder bem, você vai ser aceito, mas se não, você vai sofrer as conseqüências”. Quanto mais eu me envolvo com o mundo, quanto mais confusão eu arrumo…O Adriano tinha duas portas, não é pegar no pé, é abrir os olhos do Adriano; o Adriano tinha duas portas, era o mesmo negócio, a mesma empresa, tinha duas portas, dava problema? Dava. E aí, o Adriano abriu mais duas portas e ficou com quatro, daí a pouquinho, o Adriano passou para cinco portas. Então, o que dava mais problemas para o Adriano? Duas portas, três portas, quatro portas ou cinco portas?Quanto mais portas você abre, mais problemas você tem. Aí, Adriano, cabe a você então, se você orava dez minutos, você vai ter que orar vinte. Se você vigiava, você vai ter que vigiar dobrado, você vai ter que lutar dobrado, você vai ter que resolver mais problemas. Jesus optou por quantas portas, por quantos problemas? Você tem que aprender administrar a sua vida. Você tem que aprender a viver; estamos em um mundo que precisamos aprender a viver. Cabe a nós zelar, orar, fazer tudo que for bom, honesto, justo, direito.Exemplo: Eu estou lá jogando bola, aí vem o outro, e eu: “Pode passar!” Vou chutar a bola e meu pé pega na canela do outro: “Oh, me desculpe!”. Ou então, eu não vou para lá, não entro ali, tudo é assim. Vamos vigiar, orar; está bom desse jeito, não inventa moda, conversa com Deus, ponha as suas coisas diante de Deus, não esconda de Deus a sua necessidade, os seus problemas. Não tem nada que você não possa fazer, lugar que você não possa ir. Mas como foi falado, cuidado, vigia, ande com Deus. Isso significa que eu preciso cada vez mais de Deus. Quanto mais eu me envolvo com o mundo, mais de Deus eu preciso.[Adriana] O que mais me chamou a atenção foi a importância de estarmos atentos, saber onde você está pisando, onde você vai; no mundo que vivemos, não que não possamos ir, não possa viver, não possa ter, mas a atenção tem que ser redobrada. Precisamos saber que estamos no território inimigo e, para resistir isso, eu preciso ter um espírito contrário. Porque a pressão vem e esse é o momento que temos que resistir; porque, depois que nos deixamos sujeitar vem a possessão, aí não tem como. Já fica bem mais difícil, é outra pessoa que tem que fazer por você, orar por você, você já não consegue mais clamar, invocar.[Júnior] Eu estava observando aqui a continuidade da palavra de domingo, que mostrou Nicodemos que via que aquilo que Jesus fazia, só se tivesse Deus. Então, eu percebi hoje o que pode impedir a Igreja de mostrar que quem está conosco é Deus; são essas coisas que podem ter a mão do diabo. Muitas vezes você não acredita que aquilo é um diabo, acha que não tem nada a ver, mas tem, se você orar, você vai ver que tem. Pelo que foi falado, tudo. Tudo o que você vai ter: “Senhor, vem de Ti isso aqui?” Então, se quisermos mostrar que Deus é conosco como foi com Jesus… Pelas coisas que você faz, só Deus pode estar com você.Às vezes, num campo de futebol, numa pelada, o sujeito quer ganhar de qualquer jeito; se for preciso, ele mete o pé no sujeito, ele faz de tudo. E outros, às vezes querem ir com um espírito diferente, uma maneira diferente, só querem brincar.Agora, com o espírito que predomina, fica difícil. Por exemplo, como você vai brincar no meio dos profissionais, onde passa a ser profissão, passa a ser vida ou morte. Aí, você vai entrar lá para brincar? Não tem lugar lá para brincar. Às vezes, até aqui não tem jeito de brincar, porque o espírito não é o mesmo. Ali, às vezes, tem um que está ali para ganhar, para vencer e outros estão lá para brincar. Cada pessoa gosta de brincar de uma coisa. Às vezes, um gosta de brincar de bola, outro gosta de brincar com a mão. Aí, por exemplo, o menino está lá no computador brincando, até que o espírito aproveita da situação para transformar uma brincadeira, uma coisa tão simples, numa coisa maligna. E começa a prejudicar, começa a atrapalhar.