domingo, 25 de março de 2012

JUSTIÇA DA BAHIA CONCEDE LIBERDADE PARA MARCO PRISCO E PMS DE ILHÉUS PRESOS A MANDO DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER

O líder da greve dos policiais militares na Bahia, Marco Prisco, foi solto nesta sexta-feira (23), após 43 dias de prisão. Ele estava detido no Complexo da Mata Escura, em Salvador. Dois dias após a prisão do líder, a greve da categoria chegou ao fim.
O pedido de soltura do ex-PM foi protocolado pelo Ministério Público da Bahia e acatado pela juíza Paula de Miranda. Prisco declarou ao sair que a justiça foi feita com a sua libertação. Ele foi acusado de incitar e planejar atos de vandalismo durante a paralisação dos policiais.
Gravação
No dia 08 de fevereiro, uma gravação de conversa telefônica entre Prisco e David Salomão foi exibida no Jornal Nacional, da rede Globo. Na ligação, Salomão falava em queimar uma viatura e duas carretas para interromper a passagem de uma rodovia, em seguida Prisco respondia: “Fecha a BR aí, meu irmão. Fecha BR”.
O líder do movimento disse que apenas falava para fechar a BR com a tropa e reclama que a Globo não mostrou a conversa completa. Segundo Prisco, ele pediu que os policiais da Caseg (Companhia Ações Especiais no Sudoeste e Gerais), de Vitória da Conquista, fossem para Salvador. O objetivo seria dar força ao movimento grevista. Mas ele negou que tenha ordenado ações de vandalismo.
Policiais de Ilhéus
Os Habeas Corpus dos policiais militares presos em Ilhéus também foram concedidos. Eles ficaram 41 dias presos. Os PMs acreditam que a liberação dos policiais ocorreu após o juiz responsável pelas prisões, ter solicitado afastamento do caso. A defesa pressionou alegando que se o magistrado não possui competência para continuar no caso, não poderia ter expedido os mandados de prisão.
Recentemente, os policiais de Ilhéus iniciaram uma greve de fome para protestar contra a justiça da Bahia. Com a ação, eles chegaram a passar mal.


Mais um jovem abatido a tiros no bairro Mangabinha em Itabuna
A semana segue violenta em Itabuna. Na noite desta sexta-feira (23), Ademilson dos Santos Silva, o “Buiú”, 22 anos, foi assassinado com disparos de arma de fogo. O crime ocorreu na Rua Mangabinha Filho, no bairro Mangabinha. O jovem chegou a correr do homem que atirava contra ele e entrou na casa onde morava, mas acabou sendo atingido e morrendo.

Testemunhas contam ter ouvido pelo menos sete tiros. Populares afirmaram que “Buiú” tinha envolvimento com drogas e com crimes. Ele possuía passagem pela polícia. O corpo foi conduzido ao Departamento de Polícia Técnica.


Homem tombou morto dentro de Box da feira na Califórnia e mulher é baleada em Itabuna


Amauri Santos Paixão, 23 anos, foi assassinado na feira do bairro Califórnia na noite da quinta-feira (22). O jovem foi perseguido e tentou se esconder dentro de um Box da feira, mas foi achado e morto dentro do local.
A vítima recebeu dois tiros no braço, que chegaram a fraturar a área, e quatro na região do abdômen.
Na mesma situação, uma mulher que estava próxima a localidade, acabou sendo baleada. A vítima, Viviane Santos Andrade, 30 anos foi atingida no abdômen. Ela foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital de Base.
Baleadas na Califórnia
No mesmo bairro, também na noite da quinta-feira, um tiroteio ocorreu na localidade conhecida como Alto do Cuscuz. Uma mulher e uma criança, filha dela, foram atingidas de raspão. As duas foram socorridas pelo SAMU e conduzidas aos hospitais de Base e Manoel Novaes.