terça-feira, 27 de março de 2012

GLUTONARIA: O “pecadinho”!

Acho engraçado os critérios que estabelecemos para designar a gravidade de nossos pecados. Alguns julgam que a mentira é mais grave que o pecado da glutonaria. E isto tem influenciando de uma maneira tão negativa as nossas igrejas que até mesmo esquecemos de pregar contra a glutonaria, aliás, temos é promovido essa prática em nosso meio, chamando-a de celebração. Quantas pessoas tem-nos dito que “crente come que é uma beleza?” Esses conceitos não surgiram por acaso. Infelizmente, nosso conceito de santidade está bem aquém do que a Bíblia nos explica.
Quando procuramos entender o que a Bíblia ensina sobre a nossa alimentação, veremos que o Senhor se preocupa com o que como e o quanto comemos. Comer também é um ato de santidade ao Senhor. vamos ver o conceito que o apóstolo Paulo nos trás. 1Co.6:19-20, o apóstolo afirma que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, portanto devemos GLORIFICAR A DEUS NO NOSSO CORPO. O que significa Glorificar a D’us no Corpo? Significa que o Meu corpo deve ser para a Glória de D’us. Por esse motivo ele afirma ainda: “Portanto, quer comais, quer bebais,… fazei tudo para a Glória de D’us (1Co.10:31).
Como judeu, o apóstolo Paulo sabia que o que comemos pode glorificar a D’us ou profaná-Lo. Preste atenção neste conceito! Nós podemos profanar a D’us com o que comemos! por esse motivo o apóstolo afirma que o quecomemos deve ser para a Glória de D’us.
Mas será que entendemos esta verdade? O problema de muita gente é que acredita que a santidade é apenas um ato de acreditar e independe do que você faz, muito menos do que você come.
Pois bem, glutonaria não é comer muito, mas não comer para a Glória de D’us. O fato é que a partir do momento em que renuncio a mim mesmo e Cristo passa a viver em mim, a vida que vivo passa a não ser mais minha. O que significa que o meu corpo não é mais meu, mas de D’us. E se ele é de D’us, não tenho o direito de fazer o que quero, mas o que D’us quer.
É muito fácil nas canções cristãs, encontrar nas letras as poesias que afirmam que tudo o que somos é do Senhor, mas muitas vezes, na prática, desafinamos na melodia da vida e da fé, com o que cantamos. Ao fim, tudo não passa de meras palavras. Não podemos brincar com o pecado e muito menos conceitua-lo a partir dos critérios pessoais, porque esses critérios estão mais pautados nos meus valores flutuantes do que na Verdade da Palavra de Deus. Portanto, temos que aprender que a glutonaria pode, sim, nos levar para o inferno.
Não devemos comer o que queremos, mas o que é necessário para a Glória de D’us. Por esse motivo, o Senhor estabelece as leis alimentares. Essas leis tem a função de discriminar nossa dieta para que vivamos melhor sobre a Terra. Aproveitando-me dos ensino de Paulo, gostaria de encerrar essa reflexão com suas palavras:
“agora vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim. E a vida que vivo na carne, vivo-a pela Fé no Filho de D’us…”
Que o Senhor nos ensine a comer sem pecar, porque Glutonaria não é um “pecadinho”.
Pr.Valdemir Sarmento de Almeida