domingo, 25 de março de 2012

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
QUANDO O SER HUMANO MORRE, PARA ONDE VAI?
Está Escrito...
Ap 22:16-17 _ Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.Tt 3:4-6 _ Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador.
Quando Alguém Morre...
Autor: Severo M. de Oliveira

Quando a gente morre, para onde vamos? Eis uma grande pergunta com a qual deparamos. Considere que o ser humano é composto de espírito, alma e corpo, como se verifica em I Tess 5:23: "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". No momento da morte de uma pessoa, o espírito e a alma deixam o corpo, e é por isso que a pessoa morre, como escreveu Tiago:
"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto,.." (Tg 2:26).
Alguns anos atrás eu estava fazendo uma visita evangelística a certa família. Certa altura, uma menina de aproximadamente 7 anos, filha da dona da casa, começou a cochichar com sua mãe enquanto eu explicava o evangelho às outras pessoas na sala. Então sua mãe, em voz um tanto alta e com certa ironia, disse a ela: "pergunta para o senhor Severo, ele te responde!". Diante da proposta da mãe da menina parei a meditação e perguntei à menina o que ela desejava saber. Nisto ela emudeceu, enquanto sua mãe e sua avó insistiam com ela para que falasse. Como ela não disse mais nada, sua mãe resolveu dizer o que a menina queria saber: "Ela está me perguntando: 'Quando a gente morre, para onde vamos?'. Eu já havia dito a ela que vamos para o cemitério, mas ela continua insistindo: '...não mãe, eu quero saber é para onde a gente vai de verdade!'". Nesta altura dos fatos, começamos uma meditação com o teor que segue.
QUANDO O SER HUMANO MORRE, PARA ONDE VAI?
Vamos notar dois exemplos bíblicos:
Sl 146:3-4, diz: "Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio. Sai-lhe o espírito, e ele volta para, a terra; naquele mesmo dia perecem os seus desígnios";
Lc 8:54-55, diz: "Então ele, tomando-lhe a mão, exclamou: Menina, levanta-te. E o seu espírito voltou, e ela se levantou imediatamente; e Jesus mandou que lhe desse de comer".
O mesmo acontece também com a alma, ela não morre, mas sim sai do corpo junto com o espírito. Observe também dois exemplos:
Gn 35:18-19 : "Então Raquel, ao sair lhe a alma (porque morreu)... Assim morreu Raquel, e foi sepultada...";
I Rs 17:17-23 (O filho da viúva de Sarepta) : "Depois destas coisas aconteceu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou tanto, que nele não ficou mais fôlego. Então disse ela a Elias: Que tenho eu contigo, ó homem de Deus?... Respondeu-lhe ele: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu braço,... E, clamando ao Senhor, disse: Senhor meu Deus, até sobre esta viúva, que me hospeda, trouxeste o mal, matando-lhe o filho? Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Senhor meu Deus, faze que a alma deste menino torne a entrar nele. O Senhor ouviu a voz de Elias, e a alma do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu. E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive".
No versículo 17 está declarado que o menino morreu, e no versículo 21 declara que Elias se estendeu sobre ele por três vezes, e orou a Deus que a alma do menino tornasse a entrar nele. Será bom notarmos que a alma do menino não estava morta, mas apenas havia saído do corpo, e era o corpo sim que estava morto. Notemos o versículo 22: "...e a alma do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu ".
Pudemos ver pelas Escrituras textos que nos mostram o espírito saindo e a pessoa morrendo, e o espírito voltando e o corpo ressuscitando, da mesma forma, temos notado sobre a alma. Voltamos a afirmar que nem o espírito nem a alma morre, o que morre é o corpo. O espírito e a alma deixam o corpo no momento da morte e continuam a existir.
Para onde vão o espírito e a alma do ser humano logo após sua morte, visto que saem do corpo, e que o corpo volta a terra? Está escrito em Ec 12:7: "...e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu". Esta é uma importante pergunta que vamos com cuidado esclarecer.
No aspecto espiritual, o mundo está dividido em dois grupos de pessoas: os salvos e os perdidos. Comecemos pensando no futuro do espírito e da alma de uma pessoa salva logo após sua morte. Lembramos da promessa do Senhor Jesus feita ao ladrão crucificado ao Seu lado, o qual se arrependeu, conforme Lc 23:39-43: "Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez. Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso". No versículo 43 Jesus fez ao homem duas declarações importantíssimas:
Primeiro: Que o salvo quando morre vai ao paraíso;
Segundo: Que não haverá um tempo de espera, mas vai ao paraíso no momento em que morre... ambos morreram naquela tarde e se encontraram no paraíso.
O próprio Senhor Jesus falou sobre um homem por nome Lázaro: "...Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão..." (Lc 16:22). Temos como exemplo é a declaração de Paulo aos crentes da cidade de Corinto: "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. Temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor" (II Cor 5:1,8). Outro exemplo ainda é quando o mesmo apóstolo escreve em Fp 1:23: "Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor".
Assim notamos que o salvo ao morrer, de imediato seu espírito e alma vão ao Paraíso! Agora com igual cuidado vamos considerar o destino do não salvo, quando ele morre para onde vão seu espírito e alma? Aquele que não é salvo, o processo será o mesmo, acabou de morrer, o seu espírito e alma saem do corpo, mas não vão ao paraíso e sim para o inferno, significando assim que estará em sofrimento, agonia e dor continuamente, como está claro em Lc 16:22:
" ...morreu também o rico, e foi sepultado. No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós. Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender. Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos".
Sobre esse homem rico que morreu sem a salvação, é notável que no versículo 22 diz que ele morreu e foi sepultado, é dado ênfase ao seu sepultamento de rico, como sempre pomposo, imaginamos cheio de coroas e flores etc... Mas o versículo 23 afirma que (ele) está no inferno em tormentos. Mas o que será que está em tormentos, senão a sua alma e seu espírito? Ele está enxergando, sentindo, lembrando tudo em perfeita consciência, estando em seu estado presente como uma preocupação com seus irmãos na terra (28) que viviam como ele mesmo, e não queria que os mesmos fossem também para este lugar de tormentos, e que caso eles continuassem naquela vida sem se converterem, iriam com certeza àquele lugar tão triste. Esse rico está até hoje no inferno, e de lá jamais sairá!
Muitos enganados por Satanás têm ensinado que isto é apenas uma parábola, e que nada disso é real, mas afirmamos que não é uma parábola, e que tudo o que está narrado nesta passagem é realidade, e mesmo que fosse uma parábola, ela estaria somente ilustrando o gozo de um salvo e o real sofrimento de um perdido após a morte. Prezado amigo você não tem temor de estar um dia nesse lugar tão triste de sofrimento, sem esperança de salvação? Veja o que a bíblia ensina em Jo 3:16:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
Prezado amigo, você não precisa ir para o "tormento eterno", pois Deus em Sua graça pode e quer te salvar através de Seu Filho Jesus Cristo, basta que você se arrependa do pecado e se converta a Ele de todo teu coração. Não deixe para mais tarde, faça isso agora mesmo.
O PARAÍSO
O apóstolo Paulo, numa visão, esteve lá e diz ser o terceiro céu. II Cor 12:2-5, diz: "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe), que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas". Ele disse no verso 2 que é o terceiro céu e no verso 4, que é o paraíso, e afirma ter ouvido palavras inefáveis que não é licito ao homem referir-se, por isso todos os que dizem em nossos dias terem ido ao céu e ao inferno e saem contando à todo mundo, gravando discos, fitas etc., é pura mentira, pois nem mesmo a Paulo Deus concedeu que ele contasse nem mesmo o que ouviu lá.
O INFERNO
Quanto ao INFERNO, está escrito em Pv 15:24: "Para o sábio o caminho da vida é para cima, a fim de evitar o inferno que é em baixo". Saber onde fica o inferno Deus não nos concedeu saber, mas por esta Escritura sabemos que é para baixo. Contudo não é o que muitos dizem, afirmando ser o inferno aqui na terra. Considere que aqui, apesar das lutas que enfrentamos, vivemos em conforto, tendo por exemplo água, lá porém nem mesmo água terá, e além disso haverá chamas que ardem dia e noite.
Poderia se perguntar diante do que já temos considerado: "Como é que as pessoas vivem no paraíso e no inferno?". Creio que a resposta a essa pergunta já temos considerado, visto que o salvo vai estar com Cristo, e ali será somente gozo, paz, alegria e descanso. Mas no caso do perdido ele estará no sofrimento, sem água e em chamas de fogo. Logo, então, o Paraíso onde vão os salvos é lugar de paz, alegria, descanso. Perguntamos neste momento: "...se você morrer hoje estás preparado para ir ao Paraíso, e gozar das ricas bênçãos de Cristo?". Se por ventura não tem esta certeza e segurança, arrepende-te do teu pecado agora mesmo e converta-te ao Senhor Jesus Cristo, que é o ÚNICO Salvador. "E não há salvação em nenhum outro..." (At 4:12).
Para completar nossa resposta à pergunta: "Quando o ser humano morre, para onde ele vai?". Precisamos verificar que existirá a ressurreição de todos os mortos, e esta não será como muitos pensam, numa ressurreição geral, pois a bíblia ensina que na vinda do Senhor Jesus para o arrebatamento dos salvos: "... Ele virá até nas nuvens e a trombeta soará e os mortos em Cristo hão de ressurgir dentre os mortos e os que forem salvos e estiverem vivos naquele momento, terão seus corpos transformados e todos encontrarão com O Senhor Jesus nos ares, e estarão com Ele para sempre". Como está escrito em I Tess 4:15-18:
"Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras".
Esta será a primeira ressurreição que é mencionada em Ap 20:6: "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos".
Os crentes salvos, que morrerem antes da vinda do Senhor Jesus para o arrebatamento, seus corpos estarão na terra se tornando pó, enquanto seus espíritos e almas estarão no gozo do Paraíso, porém no dia do arrebatamento hão de se unir novamente espírito, alma e o corpo transformados para estarem com o Senhor para sempre. Aqueles que não quiseram receber a salvação e morreram, não farão parte na primeira ressurreição, vão fazer parte na segunda ressurreição, a dos perdidos, que só se dará depois que Cristo tiver reinado nesta terra por mil anos, conforme Ap 20:5a:
"Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem". Entre a primeira ressurreição e a segunda acontecerá que o Senhor Jesus Cristo há de reinar por sobre este mundo por MIL ANOS, como está escrito em Ap 20:6: "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos".
Naquele período, Satanás estará preso até que seja condenado para sempre.Logo após o reinado de Cristo por mil anos, o diabo será solto, e acontecerá a rebelião final descrita em Ap 20:7-10: "Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos".
Este será o ponto final deste mundo iníquo, sendo logo depois erigido nos ares o grande trono branco, que está descrito em Ap 20:11-15:
"E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo".
Notemos algumas descrições importantes: O verso 11 fala de um Trono Branco, que indica a justiça e pureza divina no julgar; no verso 12 fala que este julgamento não terá posição social, será grandes ou pequenos e ninguém escapará, pois será sobre cada um; o verso 13 deixa muito claro a ocorrência da segunda ressurreição, unindo espírito, alma e corpo novamente, onde perante aquele trono serão julgados um por um segundo suas obras, e seus nomes não constarão no livro da vida e então serão lançados no lago do fogo conforme o que se acha no verso 15, e de acordo com o verso 10: "...ali serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos". Quem estará neste lugar de tormentos eterno?: O Diabo, seus anjos, a besta, o falso profeta, a morte e todos quantos não creram em Jesus Cristo como salvador e Senhor, e ainda o próprio inferno será ali lançado para aumentar o tormento dos que ali se acharem.
Prezado amigo, temos contemplado um assunto dos mais sublimes e sérios que se possa imaginar, pois se trata de algo referente ao teu destino eterno, ou seja, onde você passará a eternidade. Permita-me te perguntar agora: VOCÊ NÃO DESEJA AGORA TER A CERTEZA DE SUA VIDA ETERNA? Se tua resposta for sim, eu te convido a neste momento, a reconhecer e arrepender do teu pecado, confessando-o ao Senhor Jesus, crendo nEle como o teu Único e Suficiente Salvador. Lembre-se que se você deixar passar a oportunidade que é agora, amanhã poderá ser muito tarde e poderás acordar nas chamas do inferno. Mas Deus lhe ama, e quer te salvar HOJE. Creia no Senhor Jesus!
Severo Miguel de Oliveira