segunda-feira, 21 de abril de 2014

Família se abriga em Prédio e prefeitura de Itabuna não resolve

Os vizinhos cobram socorro da prefeitura
Os vizinhos cobram socorro da prefeitura
Um casal e uma criança se abrigaram na calçada de um prédio no bairro Banco Raso, em Itabuna. No local, eles fazem sexo, necessidades fisiológicas e se alimentam. Para o mínimo de conforto, eles usam um colchão. Para o banho, pedem água para os vizinhos. O caso já foi denunciado a prefeitura segundo uma moradora, mas nada foi resolvido.
plantaoitabunafamilianobancoraso4
plantaoitabunafamilianobancoraso

ASPRA VAI COMEÇAR A PRESSIONAR GOVERNADOR JAQUES WAGNER RESPONSÁVEL PELA PRISÃO DE MARCO PRISCO


Não será greve e sim manifestação com apoio da Polícia Militar e da sociedade.


Vereadores, deputado e advogado cobram posição da OAB sobre prisão de Prisco

Apesar de já estar em uma cela individual, Prisco ainda teme por sua vida
Alexandre Galvão
Vereadores, deputados, o advogado Fábio Brito, e membros da Aspra (Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia), reuniram-se nesta segunda-feira (21) para discutir a situação do vereador Marco Prisco (PSDB), que está preso desde sexta-feira (18) no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. 
O grupo, composto pelo ex-vereador Alcindo Anunciação (PT), o deputado Marcos Medrado (SDD), representantes do interior do estado e membros da Aspra, vai procurar a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) e espera que o órgão se pronuncie sobre o suposto risco de vida que o ex-soldado corre no complexo. “Queremos que seja respeitado o direito dele. Ele é vereador, tem direito a uma cela especial. Isso que estão fazendo é um absurdo”, revindicou Fábio. 
(Foto: Betto Jr/Arquivo Correio)
Segundo Mota, apesar de já estar em uma cela individual – reivindicação que foi atendida pelo presídio –, Prisco ainda teme por sua vida. Nesta terça, acontecerá a primeira visita íntima das famílias dos presos desde que ele chegou ao local e os outros encarcerados devem ser informados da função de policial militar que o vereador soteropolitano exercia. 
“Apesar de estar em uma cela individual, o banho de sol é conjunto. Ele está com presos de alta periculosidade como Marcola, Fernandinho Beira Mar. Ainda corre risco de morte”, alertou o defensor.
O habeas corpus, impetrado pelos advogados do tucano no Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não foi julgado pela ministra Carmén Lúcia, que tem até às 8h da manhã desta terça-feira (22) para realizar a apreciação. Caso a magistrada não julgue o pedido, o recurso será encaminhado ao ministro Ricardo Lewandowsk, que pode acatar ou não o pedido. 
Câmara Municipal
Diante da prisão de um dos seus integrantes, a mesa diretora da Câmara Municipal de Salvador se reunirá nesta terça-feira, às 10h, no Paço Municipal, para decidir o futuro de Prisco, que pode ter o seu mandato suspenso, segundo o regimento interno. 

Além do presidente Paulo Câmara (PSDB), fazem parte da Mesa Diretora os vereadores Carlos Muniz (1° vice-presidente/PTN), Isnard Araújo (2° vice-presidente/PR), Fabíola Mansur (3° vice-presidente/PSB), Arnando Lessa (1° secretário/PT), Orlando Palhinha (2° secretário/DEM), Cátia Rodrigues (3ª secretária/PROS), Aladilce Souza (Ouvidora/PCdoB), Everaldo Augusto (ouvidor substituto/PCdoB) e Geraldo Júnior (corregedor/SDD).


Visita
Caso não seja libertado pela justiça, a mulher do vereador tomará um voo de Salvador para Brasília e deve visitá-lo nesta terça. Os filhos de Prisco não devem ir ao encontro, segundo Fábio Mota.

Ato pacífico
A Aspra divulgou um comunicado no Facebook convocando "familiares, amigos, eleitores, entidades de classe e demais admiradores do vereador soldado Prisco" para um ato público pacífico em frente à Câmara Municipal, às 9h desta terça-feira. De acordo com a associação, o objetivo do ato é realizar a entrega documento aos vereadores, solicitando intervenção da mesa diretora da Casa na prisão de Prisco. 
"Por temor quanto à segurança do vereador, custodiado em Presídio Federal, seus eleitores pedem que a Casa intervenha no sentido de que sejam respeitados o direito constitucional dos edis de cumprirem prisão ou na Câmara dos Vereadores ou domiciliar", diz o comunicado. 

A Aspra pede que os integrantes participam da ação trajando camisetas brancas e fita preta amarrada ao braço, em sinal de "desejo de paz e ao mesmo tempo demonstrando a insatisfação quanto a prisão de vereador eleito com mais de 14 mil votos e que deveria, conforme Constituição Federal, ter prisão domiciliar ou na Câmara dos Vereadores".

Segundo a Aspra, as associações da Polícia Militar manterão o acordo firmando com o Governo do Estado que pôs fim à greve dos policiais e orientam a tropa a "trabalhar normalmente, em respeito à sociedade baiana".
*Alexandre Galvão é integrante da sexta turma do Correio de Futuro.

ACONTECEU OU VAI ACONTECER, O JORNALISTA EDNEI BOMFIM ESTÁ COM VOCÊ

NOSSO CELULAR CLARO: (73)8221-6459.

WhatsApp teria falha de segurança que mostra localização do usuário, diz site




Pesquisadores da Universidade de New Haven, nos EUA, divulgaram um vídeo que mostra uma suposta falha de segurança do WhatsApp. O bug mostraria a localização exata do usuário ao compartilhar o mapa por meio do atalho do Google Maps dentro do mensageiro. 

A falha acontece somente se o usuário do WhatsApp compartilhar sua localização por dentro do app. O maior mensageiro usa o serviço do Google Maps com suas imagens dos mapas sem nenhum tipo de proteção na hora da transmissão. O vídeo divulgado pela (UNH) lembra que a falha só ocorre porque o as imagens da localização não possuem nenhum tipo de certificado de segurança ou algum código criptografado. 

Mas a falha só poderia ser "visualizada" por hackers que tenham acesso a mesma rede que o usuário esteja usando o WhatsApp. Mesmo assim, os pesquisadores que encontraram a falha recomendam que não utilizem essa ferramenta da localização até que a falha de segurança seja corrigida. O vídeo ainda avisa que a falha já foi comunicada aos desenvolvedores do WhatsApp e que o mesmo já estaria trabalhando numa correção para uma maior segurança no compartilhamento da localização do usuário.

Em 2013, a captação da caderneta de poupança foi recorde: R$ 71 bilhões. Ganhou de muitos fundos de renda fixa, mesmo com o ciclo de alta dos juros básicos (taxa Selic). Neste começo de ano, no entanto, o cenário é outro: a volta da Selic aos dois dígitos e a perspectiva de inflação próxima ao teto da meta do governo, de 6,5% ao ano, parecem minar parte da atratividade da aplicação mais popular do Brasil. 

De acordo com o Banco Central, de janeiro a março a diferença entre aplicações e resgates das poupanças (a chamada captação líquida) foi 49% inferior à registrada no mesmo período de 2013. Se comparada aos últimos três meses do ano passado, o tombo é ainda maior: 76%. No atual panorama macroeconômico, o retorno da poupança tende a empatar ou até ficar abaixo da inflação. "A poupança renderá cerca de 6,5% ao ano e a inflação já está girando em torno disso", alerta o diretor da Easyinvest Título Corretora, Amerson Magalhães. Caso o cenário se mantenha, haverá perdas do poder de compra dessas aplicações. 

Morre recém-nascida encontrada em lixo na rodoviária de Salvador




A recém-nascida encontrada dentro de um balde de lixo do banheiro feminino da Estação Rodoviária de Salvador não resistiu e morreu quatro horas após ter sido resgatada. O caso foi registrado na manhã da última sexta-feira (18). 

De acordo com informações da polícia, a menina, que nasceu prematura com sete meses de gestação, estava enrolada com papel higiênico. 

O bebê foi socorrido à maternidade José Maria de Magalhães Neto, no Pau Miúdo, onde ficou entubada por ter nascido prematura. Ainda não há informações sobre a identidade da mulher que abandonou a criança. 


Abuso sexual mancha legado de João Paulo 2º, que será canonizado dia 27 de abril




O papa João Paulo 2º corretamente recebe os créditos por ter ajudado a pôr fim ao comunismo, por inspirar uma nova geração de católicos com um papado de tours globais e por explicar o ensinamento da igreja em várias questões delicadas enquanto a cristandade entrava no terceiro milênio. 

Mas o escândalo de abuso sexual que aconteceu sob seu papado continua uma mancha em seu legado. João Paulo e seus principais conselheiros fracassaram em compreender a severidade do problema do abuso até muito tarde em seu pontificado de 26 anos, apesar de bispos nos EUA terem pedido à Santa Sé desde o final dos anos 1980 por uma forma mais rápida de excomungar padres pedófilos. 

Acredita-se que a experiência de João Paulo na Polônia sob o comunismo e o regime nazista, onde padres inocentes eram frequentemente desacreditados por acusações falsas, tenha influenciado sua defesa geral do clero. O êxodo do clero depois dos turbulentos anos 1960 igualmente lhe fez querer manter os padres que ainda tinha.




O funkeiro MC Gui, de 15 anos, usou sua página no Instagram para lamentar a morte de seu irmão Gustavo Castanheira. "Meu irmão, meu amor! O cara que eu mais amo nessa vida! Deus levou ele! Gente, por favor, me ajuda! Não sei o que fazer, meu irmão morreu. Te amo, Gu! Volta pra mim, mano!", escreveu, nesta segunda-feira (21). Logo em seguida, MC Gui postou outra foto dele, com a mensagem: "Meu irmão. Gustavo, volta pra cá, por favor, Senhor! Deus, não leva ele assim. 

Eu amo tanto ele. Guuuu volta". Ao G1, o empresário do cantor disse que Gustavo, de 17 anos, sofreu uma parada cardíaca e morreu por volta das 5h, desta segunda. "Ele estava em um churrasco, com os amigos, quando começou a passar mal. Provavelmente, morreu a caminho do hospital. Ainda estamos aguardando o laudo do IML, mas foi morte súbita", afirmou. Ainda não há informações sobre velório e enterro de Gustavo. 

De acordo com um comunicado, divulgado pela assessoria, MC Gui soube da morte do irmão quando retornava de três shows em Jarinu, Tatuí e Sorocaba, no interior de São Paulo, e, no momento, está acompanhado dos pais e da irmã Stephanie, de 20 anos. "Gustavo deu entrada no hospital Municipal do Jardim Iva por volta das 4h30 desta segunda. As informações ainda estão bastante desencontradas. 

Segundo o que foi dito ao pai, Rogério da Silva Alves, Gustavo já chegou ao hospital sem vida, vítima de uma parada cardíaca, o que só poderá se confirmar após a autópsia. O corpo foi levado ao IML. No histórico de saúde de Gustavo nunca houve indícios de problemas cardíacos", diz a nota.

21 de abril: Dia do Policial. Mas, há mesmo o que comemorar? Com toda a insegurança presente na sociedade, este dia não é comemorando pelos policiais, uma vez que seu cotidiano está cada vez mais cercado pelo receio. 

Receio de não retornar vivo a sua residência. Receio de deixar seus entes queridos se deslocarem para suas respectivas escolas, faculdades, trabalhos... Receio de simplesmente, viver. Porém, a esperança de tempos melhores é o que os conduzem a trilhar e cumprir seus compromissos. Esperança de que seu ofício seja um elo, que junto com o de outras classes trabalhadoras, possa construir uma sociedade digna de se denominar humana.

MOTOCICLISTA PERDE A VIDA EM ACIDENTE

O motociclista Denílson Silva de Jesus, e um outro, não identificado, foram vítimas de acidente na chamada Curva do Adriano, próxima a Barro Preto. Denilson morreu no local, depois de cair em uma ribanceira, e o carona, que ficou preso em uma cerca, foi encaminhado para o Hospital de Base de Itabuna. Os dois estavam em uma festa naquela cidade e quando retornavam para Itabuna, em alta velocidade, sofreram o acidente.
 
Fotos:  Ednaldo Pinto 

 Paulo Roberto Barbosa Santana, 29 anos, morreu, ao bater o veículo Megane, que conduzia, em um barranco e, em seguida, com outro carro que trafegava no sentido contrário,fato ocorrido na Br 415, próximo a Floresta Azul. O acidente aconteceu na madrugada desta segunda feira (21). O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica de Itabuna. 
 
 Fotos: Ednaldo Pinto

Policia militar da reserva é baleado no bairro de Pernambués

Sargento foi atingido por bala perdida e socorrido para o Roberto Santos

Um sargento da reserva da Polícia Militar foi baleado, na manhã deste domingo (20), no bairro de Pernambués, em Salvador. Segundo informações da Central de Polícia,  Álvaro Vieira Nascimento foi atingido por bala perdida na perna na rua Thomaz Gonzaga.
Ainda de acordo com a polícia, a vítima foi atingida quando passava e houve uma troca de tiros entre alguns bandidos. O PM foi socorrido e encaminhado para p hospital Roberto Santos. Não há informações sobre o estado de saúde do sargento.
A SSP (Secretaria de Segurança Pública) registrou seis homicídios e duas tentativas até as 10h15 deste domingo em Salvador e região metropolitana.