quinta-feira, 17 de abril de 2014

ALELUIA ILHÉUS: EXÉRCITO DIZ NÃO A JABES E PRESENÇA DA PM É INCERTA

Reunião entre o governo municipal e militares do exercito. A tropa federal disse não ao trio Jabes, Alcides e Lessa.
Reunião entre o governo municipal e militares do exercito. A tropa federal disse não ao trio Jabes, Alcides e Marco Lessa. Imagem: SECOM.

Em contato com este blog na manhã de hoje, o Major Câmara, comandante da 68ª Companhia da Polícia Militar (centro), não pôde garantir a presença da PM no festival “Aleluia Ilhéus”, que será iniciado hoje na Avenida Soares Lopes.

Segundo o militar, o governo do estado tem empreendido esforços para chegar num acordo com a tropa. Perguntado sobre quantos homens terá à sua disposição, Câmara deixou implícito a falta de contingente.

Na tarde de ontem, a Prefeitura de Ilhéus garantiu que o exército vai dar segurança à cidade durante 24 horas. No mesmo texto, informa a criação de uma força de emergência com a participação da Polícia Civil, Guarda Municipal e seguranças particulares, contudo, sem a participação dos soldados federais.

Fontes palacianas nos informaram que o Prefeito Jabes Ribeiro pediu ao Coronel Silva Neto a presença do exército durante o Aleluia Ilhéus. A recusa foi imediata, pois o efetivo militar foi enviado à região para impedir o conflito entre índios e agricultores em Buerarema.

Comentário do blog.

A realização da grande festa sem o efetivo da PM na Avenida Soares Lopes representa mais uma grande irresponsabilidade do Prefeito Jabes Ribeiro. O show do cantor Fabio Jr pode reunir mais de 10 mil pessoas. Sem os soldados, o clima de insegurança pode resultar numa tragédia de grandes proporções.

Da força emergencial criada pela prefeitura, apenas a Polícia Civil pode usar armas, entretanto, os agentes não foram treinados para trabalhar em festas que reúnem multidões. O número pequeno de policiais civis à disposição da 7ª COORPIN é outro fato complicador.

Nos parece que a única preocupação do governo é honrar os compromissos e contratos firmados pela dupla Alcides Kruschewsky/Marco Lessa.

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Eliseu Multiplica o Azeite da Viúva - Deus Não Desampara os Seus Servos

Jornalista Ednei Bomfim.

Uma história de fé e confiança no socorro divino. Deus não desampara aqueles que a Ele são fiéis.

A multiplicação do azeite da viúva pelo profeta Eliseu, nos traz uma lição de vida acerca do amor do Pai para com os seus pequeninos.
Ele não abandona
 os seus servos, mas os ouve nas suas angústias. Nas horas mais difíceis Deus está preparado para atender o justo clamor dos necessitados.
A fidelidade do Senhor está presente em vida e até depois da morte, pois ainda que nós sejamos infiéis, Ele o Senhor permanece fiel e vela pela sua palavra, para fazer cumprir as suas promessas na nossa vida e da nossa família.
Procuramos neste estudo abordar os pontos mais relevantes do texto de 2 reis 4:1-7, mas antes para entendermos melhor esta passagem, vamos ver como estava a situação das viúvas no antigo testamento, em Israel.

As Viúvas no Antigo Testamento

Esta história em que Eliseu multiplica o azeite da viúva, ilustra um pouco da luta histórica que as mulheres passavam e do estigma religioso que recaía sobre elas. Sobre a mulher pesavam os duros trabalhos do lar, a mulher trabalhava no campo, fazia pão, tecia e etc.
Mas a mulher não herdava de seu marido, nem as filhas de seu pai. O voto de uma mulher casada não tinha validade, a não ser se fosse consentido por seu marido, que tinha o poder de anulá-lo. Na família, a estima da mulher só aumentava quando ela se tornava mãe, sobretudo de um filho varão.
Do ponto de vista social e jurídico, a situação da mulher em Israel era inferior à que tinha nos países vizinhos. A mulher tinha quase sempre, todos os direitos de um chefe de família no Egito. Na Babilônia ela poderia adquirir bens, agir judicialmente, e ter parte na herança de seu marido.
Mas no reino do norte de Israel, muito frequentemente, as viúvas, principalmente as cheias de filhos, encontravam-se em condições miseráveis. E elas eram protegidas pela lei religiosa, parte que os homens pareciam ignorar. A lei recomendava a caridade do povo, juntamente com os órfãos e os estrangeiros.
"A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor." Êxodo 22:22-23
não tenho nada, anão ser uma botija de azeiteO Credor Queria Levar os Filhos da Viúva Como Escravos. Ilustração.

A História da Viúva do Vaso com Azeite

No antigo oriente, as viúvas por si mesmas já eram muito vulneráveis à pobreza. A viúva de um profeta ficava ainda mais exposta a passar dificuldades, pois os profetas eram muito pobres na época. Eles estavam preocupados em buscar as coisas de cima.
Os profetas não pensavam a vida a não ser em vivê-la por meio da espiritualidade e do entendimento a cerca de Deus e da sua vontade. E a esposa de um desses profetas, desamparada, desesperada, vem ao homem de Deus com um relato dramático:
"E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos." 2 Reis 4:1
A lei israelita permitia, como forma de proteção ao credor, que se tomasse os filhos dos devedores, para que trabalhassem até que a dívida fosse paga. Mas em Deuteronômio 15:1-18, há uma ressalva para que isto não fosse feito em tempos de fome ou grandes necessidades.
As pessoas que viviam na pobreza tinham uma vida muito dura. Eles tinham que enfrentar a desesperança todos os dias. Coisas simples como comida e roupas faziam a diferença entre vida e morte. E os problemas da viúva foram multiplicados com a morte de seu marido, deixando dívidas que ela não podia pagar.
E é fato que esta pobre mulher vem a Eliseu, logo após a guerra entre os reis de Israel (reino do norte) e de Judá (reino do sul), contra o rei dos moabitas. A morte e pobreza extrema estão sempre ligados às misérias da guerra.
Geralmente o tipo de pedido que a viúva fez a Eliseu, era direcionado ao rei, a autoridade judicial suprema do país. Porém como a lei não proibía a tomada dos filhos pelo credor, e como era algo já culturalmente aceito (até nas demais nações em redor de israel, de acordo com o código de Hamurabi, artigo 117), a viúva não viu outra saída, a não ser clamar pela misericórdia divina.
"Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;" Romanos 12:13

"Tu Sabes que Teu Servo Temia ao Senhor"

Profundo o testemunho que esta mulher dá a respeito do seu falecido marido. Ela vem a Eliseu demonstrando muito respeito e humildade. Com seu coração quebrantado, chama-o de Senhor, pois sabia que o seu pedido se dirigia a Deus, através do seu profeta.
A viúva em suas palavras, estava dizendo apenas uma verdade para Eliseu e não uma reclamação. Ela fala do fato inegável de que Eliseu conhecia a lealdade com que seu falecido marido servia a Deus e ao próprio Eliseu. Ela o relembra da vida piedosa que seu marido teve.
E na sua extrema necessidade, apenas apresenta a sua justa causa ao homem de Deus e ao próprio Deus. A causa dela era justa, não pedia por riqueza ou status, ou que Eliseu descumprisse a lei, mas queria apenas um livramento, pela vida de seus filhos.
A forma como fala, demonstra a sua grande fé. Perceba que ela não pede nada a Eliseu, mas apenas o deixa ciente da sua miséria, ou seja, ela confiava que Deus sabia o que era melhor para a sua família. E se colocou totalmente debaixo da providência divina.
enquanto houver vaso vazio o azeite não para de descerA Viúva Enchendo os Vasos com Azeite. Ilustração.

Deus Honra Aqueles que São Fiéis a Ele

Também é fato que se Eliseu havia atendido a pessoas importantes como os reis de israel e os capitães dos seus exércitos, ele da mesma forma não deixou de ouvir o clamor de uma pobre viúva.
Deus não abandona aqueles que lhe são fiéis. Deus é fiel na vida e na morte, e promete proteger até os filhos dos filhos de milhares daqueles que o amam e o obedecem.
"E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos." Êxodo 20:6
A viúva apresentou e entregou o seu caso nas mãos de Deus, correu para o abrigo certo, o descanso em Deus. E logo veio a resposta divina. O profeta Eliseu, viu que o testemunho de um servo fiel a Deus, mesmo que morto, ainda falava.
"Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala." Hebreus 11:4

Um Pouquinho de Azeite Basta

Então Eliseu pergunta o que a viúva tinha em sua casa, para que Deus usasse em seu socorro.
"E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite." 2 Reis 4:2
Na verdade, pela fé, ela já possuía tudo o que precisava. E Eliseu, como homem de fé, que enxergava o sobrenatual, discerniu rápidamente o que Deus queria realizar antes mesmo que ela terminasse de falar.
Era como o que havia ocorrido com Elias, quando orou para que chovesse sobre Israel e mandou o seu servo olhar se já havia alguma nuvem.
"E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça." 1 Reis 18:44
A viúva via uma pequena botija com azeite, mas Eliseu contemplava o sustento, a benção e uma grande abundância de víveres na casa daquela pobre mulher.
O azeite era usado como um remédio para a aflição do estômago e como um bálsamo para curar feridas. Era também utilizado como combustível para as lâmpadas em casas.
Soldados passavam frequentemente azeite nos escudos de couro que eles utilizavam nas batalhas. Isso prevenia os escudos de tornarem-se frágeis.
O unguento era também a base para fazer perfumes e pomadas perfumadas muito caras. Um pote a base de óleo, mirra e incenso, poderia ser vendido por um preço que equivalia a um ano de salário de um trabalhador.

A Multiplicação do Azeite da Viúva

Este era o livramento que o Senhor havia preparado para a vúva e seus filhos. Deus não desampara os seus servos, jamais!
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia." 2 Reis 4:3-4
O milagre ficava então limitado a tanto quanto fosse a fé dela, pois quanto mais vasos conseguisse, mais puro azeite receberia. Ela seguiu a palavra profética de Deus, através de Eliseu, e o óleo não parou enquanto ainda havia vasos vazios.
E segundo a instrução de Eliseu, ela deveria vender o azeite, pagar a dívida e viver do que sobrasse. A viúva que clamava pela vida de seus filhos, foi atendida para muito além do que pediu ou pensou. Com certeza ela nunca imaginou tamanha benção.
Grande foi o livramento e grande foi a benção do Senhor naquela família!
"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera," Efésios 3:20

O Que Você Tem Em Casa?

Há momentos em que as circunstâncias nos levam a situações semelhantes a da multiplicação do azeite da viúva. Horas difíceis, quando achamos que nada mais nos resta na vida. Sentimentos de vazio, de abandono podem passar no coração. É como se estivéssemos perdidos por caminhos sem solução.
Mas aprendo nesta mensagem, que se ainda houver um pouquinho de azeite na nossa dispensa, Deus poderá usar para nos projetar em caminhos de vitórias. O azeite é o Espírito Santo, e Ele habita em você.
E Deus pode multiplicar esse azeite, de forma a te ungir poderosamente, e te envolver com esse unguento Santo. E o que você tem em casa? O que você sabe fazer? As vezes achamos que é pouco, que é desprezível o que sabemos. Mas com a unção do Espírito Santo, esse pouco pode se transformar em abundância.
Deus usa as pequenas coisas para confundir as grandes. Deus usa os fracos para confundir os fortes. O seu poder se aperfeiçoa na fraqueza.
Peça, clame, ore, apresente a sua causa a Deus. E confie, faça, realize, pois com a unção do Espírito, enquanto houver vaso vazio o óleo não vai parar.


ACONTECEU OU VAI ACONTECER, O JORNALISTA EDNEI BOMFIM ESTÁ COM VOCÊ

JORNALISMO SE FAZ COM CREDIBILIDADE.

Procurador-geral afirma que policiais militares podem ser presos

A decisão judicial que considerou a greve ilegal determinou também que todo o efetivo da PM volte às atividades. As associações que desrespeitarem a decisão podem pagar multa diária de R$ 50 mil
Em vez das tradicionais viaturas da Polícia Militar, caminhonetes do Exército e ônibus das Forças Armadas.
No lugar de agentes armados com pistolas e vestidos com o uniforme marrom claro da PM, soldados preparados para uma guerra, carregando armamentos que variam de revólveres menores a fuzis.
No segundo dia de greve da Polícia Militar, o cenário da Segurança Pública em Salvador começou a mudar com aentrada em ação de aproximadamente dois mil efetivos da 6ª Região Militar e cerca de 300 homens da Força Nacional de Segurança.
Autorização
Depois de receber um telefonema com pedido de ajuda do governador Jaques Wagner, na noite da terça-feira, a presidente Dilma Rousseff atendeu ao chamado e assinou, ontem, o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), autorizando o emprego das Forças Armadas na segurança pública da Bahia. As operações do tipo conferem aos militares condições de patrulha, vistoria e prisão em flagrante.
O comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, assumiu o comando das operações e a Polícia do Exército (PE) já está patrulhando as ruas. Segundo ele, cerca de seis   mil homens que já ficam na região estão preparados para atuar, mas nem  todos estão nas ruas. Efetivos vindo de outros estados também já estão em Salvador. Ao todo, o número de agentes pode chegar a nove mil.
Integrantes da 6ª Região Militar fazem a segurança na área do Elevador Lacerda na noite de ontem: decreto dá à Força Armada papel de polícia
(Foto: Robson Mendes)
A previsão é que, até hoje à noite, cerca de quatro  mil deles estejam atuando. “As tropas já estão efetivamente nas ruas. Não todo o efetivo, mas em locais de maior fluxo de pessoas já temos tropas patrulhando”, disse, ontem, em entrevista coletiva na Governadoria. “São 6 mil daqui, estamos recebendo um aporte entre 2,5 mil e 3 mil, a depender das necessidades”, contabilizou o comandante.
Inicialmente, Salvador recebeu tropas da Força de Ação Rápida e Estratégica, com origem em São Paulo, além de outras regiões do Nordeste. “Recebemos, particularmente, tropas de Recife, Aracaju e Fortaleza”, disse Racine.
Ontem à tarde, cerca de 300 homens da Força Nacional de Segurança Pública desembarcaram  na capital baiana. “Hoje (ontem) à noite e amanhã (hoje) estarão chegando mais”, acrescentou.
Policiamento
De acordo com o general Racine, a polícia ficará, sobretudo, na capital e se deslocará de acordo com a demanda. “Nós recebemos a missão da Presidência da República para executar operações de Garantia da Lei e da Ordem no estado da Bahia e nós vamos dar uma prioridade para Salvador, por ser a capital e por ter a maior população”, justificou ele.
A lotação do efetivo ainda não tinha sido definida ontem por região da cidade. “Nós vamos nos distribuir pela cidade em função das necessidades com o principal objetivo de trazer para a população uma sensação de segurança”, limitou-se a informar o general.
O armamento também vai variar, de acordo com o tipo de operação necessária. “Vamos usar o armamento necessário para o tipo de atividade. Para um patrulhamento normal, acreditamos não ser necessário o uso de armas de guerra, como é o caso do fuzil. Temos armamento específico para cada tipo de demanda”, disse Racine. “Poderá variar até do homem desarmado, nas situações em que a simples presença seja suficiente, até o uso da pistola ou chegando ao extremo de utilizarmos armas de guerra”, completou.
De acordo com o comandante, apesar da autorização para prisões em flagrante, a lavra do flagrante continua sendo prerrogativa da polícia judiciária, que é a Polícia Civil. “Temos autorização para fazer o mesmo papel da PM”, disse o general.
Ele acrescentou que o decreto de GLO não elimina as forças policiais já existentes. “É importante considerar que em uma missão de garantia da lei e da ordem a polícia não deixou de existir. Há algumas organizações policiais militares que permanecem trabalhando e nós, nessa situação, assumimos a coordenação de todos esses agentes”, explicou. “Isto inclui não só a Polícia Militar, como a Polícia Civil da Bahia e a Polícia Federal e outros órgãos federais”, enumerou.
A população pode recorrer aos serviços do Exército utilizando o tradicional telefone 190. “Vamos disponibilizar também o Disque Denúncia, que oportunamente será divulgado”, anunciou Racine.
Ilegalidade  
Ontem de manhã, a greve da Polícia Militar foi decretada como ilegal. O Tribunal de Justiça da Bahia acolheu o pedido do Ministério Público estadual em ação cautelar contra o governador Jaques Wagner e seis associações  representativas dos policiais militares.
A decisão judicial, concedida liminarmente pelo desembargador plantonista Roberto Maynard Frank, incluía a ordem para o governador realizar, de imediato, um plano de contingenciamento da segurança pública em todo o estado, de modo a preservar os interesses públicos de segurança social e jurídica.
Após a paralisação ser decretada ilegal, o governador Jaques Wagner ligou para o ministro Joaquim Barbosa, que declarou que o entendimento do Supremo Tribunal Federal é de que as forças militares não têm direito de fazer greve.
Durante entrevista coletiva à imprensa, ontem à tarde, Wagner afirmou que os grevistas não estão acostumados com a abertura de diálogo e estão “apostando no caos” para assustar a sociedade e o governo. “Esta greve é ilegal, inconstitucional e unilateral”, afirmou. O governador lembrou que a PM acumulou ganho real de 60% nos últimos sete anos e meio.
Wagner também chamou os policiais militares de volta ao trabalho. “Esperamos que os policiais cumpram a sua missão de garantir a segurança e que o processo negocial continue”, convocou, acrescentando que, para ele, a greve tem influência do processo eleitoral, já que tem a liderança do vereador Marco Prisco (PSDB) e do deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), ambos pré-candidatos. “Esse é um ano eleitoral e óbvio que há uma contaminação. A greve da PM é mais uma demanda político-eleitoral que uma demanda da categoria”, disse.
Procurador-geral afirma que policiais podem ser presos
O procurador-geral de Justiça da Bahia, Márcio Fahel, afirmou, ontem, em entrevista à imprensa, na Governadoria, que os policiais e associações que permanecerem em greve podem receber uma série de punições, inclusive a detenção. “Há uma série de punições que podem ser estudadas caso a caso tanto para as pessoas, os membros efetivos, assim como para as entidades, as associações que estimulam e promovem o movimento grevista”, disse Fahel.
“Sem dúvida, os policiais podem ser presos”, acrescentou, sem especificar que tipo de ação pode levar à prisão. O governador Jaques Wagner afirmou que a mera participação na greve não será equiparada a ações de vandalismo como as realizadas durante a greve de 2012. “Uma pessoa que participa da greve não terá a mesma punição de alguém que aponta a arma para a cabeça de um comandante ou depreda o patrimônio público”, disse.
A decisão judicial que considerou a greve ilegal determinou também que todo o efetivo da PM volte imediatamente às atividades. As associações que desrespeitarem a decisão podem ter que pagar multa diária de R$ 50 mil.
A Constituição e o entendimento do Supremo Tribunal Federal é que os militares e os equiparados à condição militar não podem fazer greve. Fahel, do MP-BA, afirmou que o órgão ajuizou a ação no TJ assim que a greve foi declarada e acrescentou que continuará na cola dos militares que desrespeitem a decisão.
“Acompanharemos tudo e, em parceria com o Ministério Público Federal, daremos os ajuizamentos necessários que a situação requer”, prometeu. Em Brasília, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também falou sobre a greve. “As reivindicações podem ser legítimas, podem ser justas. Agora, quando elas se colocam contra a sociedade, contra o interesse público, trazendo insegurança e um clima social perverso, não podem ser tidas como legítimas”, criticou.
“A sociedade não pode aceitar que pessoas remuneradas pelos cofres públicos ajam dessa maneira”, completou.

Por causa da greve da PM, Micareta de Feira pode ser adiada

O evento está previsto para acontecer de 24 a 27 deste mês
Da Redação
A Micareta de Feira de Santana, prevista para ser realizada de 24 a 27 deste mês, será adiada, caso a greve da Polícia Militar, deflagrada na última terça-feira (15), não termine até as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (17). Esta medida foi tratada na tarde desta quarta-feira (16) durante uma reunião entre representantes de blocos e camarotes, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, e o prefeito José Ronaldo de Carvalho. As informações são do site Acorda Cidade.
Segundo o site, José Ronaldo afirmou que uma reunião está marcada para às 10h desta quinta, a qual será definitiva para a tomada de decisão e que o evento não pode ser feito sem a presença da PM. “Não podemos esperar para a última hora para saber se vai acabar ou não essa greve. Isso atrapalha e dificulta o planejamento de uma grade festa. Há uma proposta de transferência para uma nova data e vamos discutir essa mudança. Temos a ideia para junho, mas pode ter outras datas também. A definição total sairá nesta quinta”, disse o prefeito de Feira de Santana.

De acordo com a publicação, representando os donos de blocos e camarotes, Eraldo Souza destacou que a festa não pode ser feita sem segurança e afirmou que o entendimento para a outra data deve ser realizado de forma conjunta com todos os setores envolvidos na Micareta.  “Uma vida não tem preço. Com o adiamento todos iremos ter prejuízos, mas estamos preocupados com a vida das pessoas. Sem segurança é impossível realizar a festa. Esse é o fator principal. Caso a PM não encerre essa greve hoje, vamos tomar uma decisão junto com a prefeitura para uma nova data. Pra tudo tem jeito, uma solução, o que não podemos é deixar a população em risco”, afirmou.
Reportagem iBahia

Sargento Pinto, presidente da APPM não é de confiança, pois ele traiu a catetrgoria uma vez e poderá repetir a traição


"O principal impasse para o fim da greve é a questão salarial", diz presidente da APPM

De acordo com o secretário da Segurança Pública, lista de propostas apresentadas "ultrapassa o limite orçamentário do Estado"

"O governo não quer se comprometer em atender nossas exigências. Hoje teremos a visita do Arcebispo Dom Murilo Krieger, e com o Presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) Luiz Vianna, então vamos ver se a gente tem algum avanço nas negociações", disse. 
(Foto: Carol Garcia/Secom)
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, as propostas apresentadas pelas associações de policiais militares "ultrapassa o limite orçamentário do Estado". "Essa nova pauta nos causa muita surpresa. Falamos que já estávamos no nosso limite e, hoje, recebemos a proposta com mais coisas inseridas. Esses pontos nos dariam um gasto anual de mais R$ 600 milhões. Consideramos isso um retrocesso”,  afirmou.
Apesar disso, o secretário afirma que as negociações continuam abertas. “Vamos ficar aguardando para que eles encaminhem uma proposta razoável. Esperamos isso rápido porque dependemos desta resposta para chegar a um consenso”.

SALVADOR: PM é morto e outros dois ficam feridos na Boa Vista do Lobato

O soldado Erival Santiago Ramos, 31 anos, foi baleado e morto por volta das 23h, quando voltava pra casa e avistou homens desmanchando um veículo
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Um Policial Militar foi morto e outros dois ficaram feridos na noite desta quarta-feira (17) quando chegavam em suas casas no bairro da Boa Vista do Lobato, me Salvador. Segundo informações da Central de Polícia, o soldado Erival Santiago Ramos, 31 anos, foi baleado e morto por volta das 23h, quando avistou homens desmanchando um veículo no bairro.

Segundo a polícia, os bandidos desmanchavam um Chevrolet Ágile verde quando perceberam a chegada dos policiais e iniciaram uma troca de tiros. Na situação, Erival foi atingido nas costas. Além dele, os soldados Danilo Costa da Silva, 30 anos, e Charles Ferreira de Amorim, 43 anos, também foram atingidos. O soldado Roseilson de Oliveira Santos, 44 anos, estava no grupo, mas não ficou ferido.

Com a ajuda de outras pessoas, Roseilson levou os colegas para o Hospital do Subúrbio. O PM Erival não resistiu aos ferimentos e morreu depois de dar entrada na unidade médica. O estado de saúde dos outros policiais não foi divulgado. Os suspeitos fugiram e até o momento ninguém foi preso.

Greve: Loja de Bolsas é arrombada,dois mortos e veículos tomados de assalto em Itabuna




O balanço em Itabuna, após às 24 horas de Greve da Polícia Militar, é negativo, com dois assassinatos, sendo um homem chamado “Pelezinho”, executado no bairro Califórnia, próximo a uma boca de fumo. A vítima era usuário, pedreiro e teria sido induzido a comprar maconha, pois o verdadeiro alvo já sabia que estava sendo procurado. Já a jovem Franciele Jacó, de 19 anos, foi morta no Antique, chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

Franciele teria envolvimento com as drogas
Franciele teria envolvimento com as drogas

No que se refere aos crime contra o patrimônio, foram de seis motos roubadas, um carro e uma loja arrombada na Paulino Vieira. Nesse caso, o ladrão foi preso.

Amigos afirmam que Pelezinho caiu numa "laranjada"
Amigos afirmam que Pelezinho caiu numa “laranjada”

Na cidade, os tiros deflagrados em vários bairros da cidade, deixou três pessoas baleadas, sendo dois adolescentes. Segundo os próprios moradores dessas comunidades, os estampidos foram ensurdecedores.
prontaroubosowbolsas2
Greve
Existem rumores, entre os policiais militares, que a Greve pode acabar a qualquer momento, pois as negociações estão avançadas com o governo do estado. Outro fator que está pesando nesse caso, são os interesses políticos por trás das articulações de pré-candidatos a Deputados e Senadores, o que não recebe o apoio da população, bem diferente de 2012, quando o movimento nasceu de forma espontânea e foi ganhando força em toda Bahia.

POLÍCIA ESTOURA BOCA DE FUMO EM TAJUÍPE


Polícia estoura boca de fumo em Itajuípe e três detidos Na manhã de ontem. 
A polícia militar de Itajuípe conseguiu apreender dois revólveres calibre 38 na rua João Evangelista, no local conhecido como Bar das Polentinhas. Fábio de Jesus Nascimento, 28 anos, Jéferson Apóstolo Pereira 18, e o menor C. L. S., de 14, foram detidos com as armas e 11 munições. Eles disseram que são usuários de drogas, mas a polícia não engoliu a história. Os maiores, suspeitos de homicídio, são do Rio de Janeiro e Ubatã. Todos foram conduzidos à delegacia e autuados em flagrante. WebNewsSul Assassino tenta executar 2ª vítima no HBLEM Jeanderson...

SELEÇÃO PÚBLICA EM BUERAREMA OFERECE 110 VAGAS, MAS TODAS AS CARTAS JÁ ESTÃO MARCADAS E SÓ SERÃO APROVADOS AQUELES INDICADOS PELOS VEREADORES DO PREFEITO GUIMA


A Prefeitura de Buerarema fará seleção pública simplificada para preencher 110 vagas voltadas a profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 7,5 mil.

O prazo de inscrição encerra-se no dia 25. A empresa responsável pela seleção é a S&R Concursos e Pesquisas. A inscrição deverá ser feita no site da empresa (www.srconcursosepesquisas.com.br).
Apesar de ser seleção simplificada, a prefeitura decidiu cobrar taxa dos interessados. Para os cargos de nível fundamental, a taxa será R$ 15,00. Já as vagas de nível médio, R$ 20,00. A taxa de inscrição para cargos que exigem nível superior está fixada em R$ 30,00.


ZAIRO LOUREIRO DE CANAVIEIRAS NO TIME DOS FICHAS SUJAS

Zairo teve as contas reprovadas pela Câmara.
Zairo teve as contas reprovadas pela Câmara.
Novo ficha suja na praça.
Alvo de investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, o ex-prefeito de Canavieiras teve mais um motivo de dor de cabeça para a sua carreira política: ontem, a Câmara de Vereadores reprovou as contas de 2012 do ex-gestor.
No plenário, o ex-prefeito conseguiu apenas cinco de seis votos necessários para derrubar parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que recomendou rejeição das contas de 2012. Dentre as irregularidades, investimento em educação abaixo dos 25% e licitações irregulares, conforme a corte.
Como teve – e exerceu – o seu direito a defesa no legislativo, o ex-prefeito fica inelegível por oito anos com o resultado da votação.
- See more at: http://www.pimenta.blog.br/#sthash.FcvLFoWC.dpuf

EXÉRCITO NAS RUAS EM ILHÉUS. FESTIVAL DE NEGÓCIOS E MÚSICA ESTÁ CONFIRMADO??????????????


Tropa do Exército em exercício nas ruas de Ilhéus (Foto Danilo Matos/Blog Ilhéus24h-Arquivo).
Tropa do Exército em exercício nas ruas de Ilhéus (Foto Danilo Matos/Blog Ilhéus24h-Arquivo).
As tropas do Exército farão a segurança de Ilhéus enquanto durar a greve da Polícia Militar. Ontem, dois representantes se reuniram com o prefeito Jabes Ribeiro. Coronel Silva Neto e o comandante da 18ª Circunscrição Militar, coronel Roosevelt, abordaram o plano de segurança para a cidade turística no período do feriadão da Semana Santa e Tiradentes.
A preocupação maior no município é com a segurança dos cidadãos e de um grande evento que reúne artes, negócios e grandes shows, o Festival Aleluia Ilhéus.
O evento começou ontem e, a partir de hoje (17) terá atrações como Fábio Júnior, Zélia Duncan, Nando Reis, André Valadão e OQuadro, além de apresentações artísticas na Tenda do Teatro Popular (TPI), na Avenida Soares Lopes.
Além do Exército, Polícia Civil, Guarda Municipal e segurança privada foram acionados para dar tranquilidade aos visitantes do festival, segundo o prefeito.
Desde ontem, tropas das Forças Armadas chegaram à Bahia. A previsão é de que até nove mil homens façam serviços de patrulhamento, vistoria e prisão em flagrante nas principais cidades do estado. A vinda das tropas de Pernambuco, Alagoas e São Paulo foi autorizada pela presidente Dilma Rousseff, após solicitação do governador Jaques Wagner.

ILHÉUS: RODOVIÁRIOS SOLICITARAM PARALISAÇÃO DO SERVIÇO

Greve da PM e paralisação da Polícia Civil motivaram o pedido.
Greve da PM e paralisação da Polícia Civil motivaram o pedido.

Ontem (quarta-feira 16), o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Ilhéus solicitou a paralisação do serviço de transporte coletivo a partir das 19 horas. A greve da Polícia Militar e a suspensão das atividades da Polícia Civil justificaram o pedido feito às empresas Viametro e São Miguel.

De acordo com o SINDROD, a medida visou proteger os trabalhadores e os usuários do serviço.

BANDIDOS FAZEM ARRASTÃO EM CONDOMÍNIO DE ILHÉUS

Os bandidos usaram armas de fogo para assaltar as crianças que brincavam na quadra do condomínio.
Os bandidos usaram armas de fogo para assaltar as crianças que brincavam na quadra do condomínio.

Na noite de quarta-feira 16, homens armados invadiram a quadra esportiva do Condomínio Moradas do Bosque. Eles assaltaram crianças que estavam no local. Levaram celulares, camisas e tênis. 

A informação foi confirmada por uma moradora do condomínio. Segundo ela, nenhum condômino se arrisca a utilizar a área verde para fazer exercícios, como era de costume. 

De acordo com a mesma, vários moradores do condomínio são policiais e montarão uma “guarda particular” para defendê-lo. 

Mulher assassinada em Itabuna é identificada

A vítima  foi

De acordo com as informações do repórter Wadson Santos, a vítima foi identifica pela família agora há pouco no Hospital de Base. Trata-se de Franciele dos Santos Jacó, de 19 anos, moradora do São Roque. Ela foi atingida por três tiros. A Polícia Civil que acompanha o caso, informa que existe a possibilidade de uma execução.

APPM ESTÁ DESAPARECIDA DURANTE ESTA GREVE, SOMENTE A ASPRA ESTÁ MOSTRANDO A CAA E DEFENDENDO SEUS ASSOCADOS



Greve da PM: Loja é saqueada em Brumado



Fotos: Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Fotos: Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

brumado2brumado3
Uma loja de tecidos, confecções e calçados foi arrombada e saqueada na noite desta quarta-feira (16), no centro comercial de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as câmeras de segurançado local registraram o momento em que cerca de 15 pessoas quebraram a porta de vidro do estabelecimento. Em menos de cinco minutos, o grupo saqueou a loja levando roupas, celulares, cintos, calçados e relógios. O alarme do estabelecimento disparou e uma equipe de segurança e monitoramento da SIEPS, que realizava atividades próximo ao local, chegou rapidamente e perseguiu os elementos, que acabaram deixando algumas peças para trás. 
Fonte: Brumado Notícia.

Greve PM: Loja é saqueada em Conquista


Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Uma ótica foi saqueada após ter suas vidraças quebradas, no Centro de Vitória da Conquista, na noite desta quarta-feira (16). Na ótica, localizada na Rua Góes Calmon, os vândalos levaram diversos óculos que estavam expostos na vitrine.
A Tecnoguard, empresa responsável pela segurança privada do estabelecimento, foi acionada, mas os criminosos já haviam fugido. Esse foi o primeiro fato do tipo registrado na Capital do Sudoeste Baiano neste primeiro dia da greve da Polícia Miliar da Bahia.

2º assassinato da noite em Itabuna 



A vítima estava perto de uma Boca de Fumo
A vítima estava perto de uma Boca de Fumo

Um homem foi assassinado agora há pouco, na Santa Maria, bairro Califórnia. Esse é o segundo crime da noite, durante a greve da PM. Três pessoas foram baleadas, sendo nesse mesmo local, outros dois adolescentes de 15 e 17 anos, foram feridos no Pedro Jerônimo. Segundo a polícia, mais uma troca de tiros.
mortecaliforniamortesantamaria10santamariapmgrevegoverno