JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
Jornalista Ednei Bomfim.
“Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temos de Deus” (2Co 7.1).“Pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.16).
Alguns acham que santos foram somente aquelas pessoas que, nos tempos antigos, viveram em conventos, enclausurados, isolados em montanhas e locais desérticos, separados da sociedade ou longe do convívio com outras pessoas. A realidade bíblia, porém, é outra totalmente diferente, pois somos exortados a buscar a santificação continuamente. Se a Bíblia nos ordena à santificação, logo entendemos que se trata de algo disponível também às nossas vidas.
A origem e o início da santidade
A santidade é um dos atributos do Deus Todo-Poderoso. A santidade tem origem no ser divino e eterno do Senhor Deus. A Bíblia nos informa que Deus é absoluto em santidade:
“Ó Senhor, que é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, terrível em louvores, operando maravilhas?” (Ex 15.11).“E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Is 6.3).“Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos. Não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir” (Ap 4.8).“Quem não te temerá, ó Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo. Todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, pois os teus juízos são manifestos” (Ap 15.4).
O início da santidade em nossas vidas vem do próprio Deus, por meio de Jesus Cristo:
“E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta” (Hb 13.12).
A palavra de Deus é também um agente purificador em nossas vidas:
“Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).“Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, a fim de apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.26,27).
O progresso em santificação
O primeiro momento de santificação em nossa vida acontece no instante da nossa conversão ao Senhor Jesus Cristo, como está escrito:
“Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo” (2Co 5.17).
O passar das coisas velhas, no texto paulino, significa a nossa libertação por meio de Jesus Cristo. Os nossos antigos pecados ficam para trás e passamos a andar em novidade de vida. Porém esse é apenas o início da vida de santificação do crente. O texto áureo sobre santificação nos elucida muito bem este princípio doutrinário:
“Segui a paz com todos, e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
Seguir a santificação significa, em outras palavras, continuar a santificação de todo o nosso ser. O momento inicial de santificação, quando nos convertemos a Cristo, pode ser chamado de “santificação imediata”; o seguir a santificação, por sua vez, pode ser denominado “santificação progressiva”, pois pouco a pouco vamos sendo aperfeiçoados no caminho do Senhor.
Alguns dos outros textos que reforçam a necessidade da santificação progressiva em nossas vidas são os seguintes:
“Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como oferecestes os vossos membros à escravidão da impureza e da iniqüidade, para a iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim, a vida eterna” (Rm 6.19,22).“[...] Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito do vosso entendimento; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4.22,23).
A SANTIFICAÇÃO DO CORPO, DA ALMA E DO ESPÍRITO
O homem, de acordo com o ensino bíblico, é formado por três partes distintas, sendo assim um ser tricotômico constituído pelo corpo físico, a alma e o espírito. Por esta razão, é cabível ao homem santificar as três partes distintas que o constituem:
“O mesmo Deus de paz vos santifique completamente. E todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.23).
A santificação do corpo
O nosso corpo é a parte tangível ao natural. Deus criou o corpo humano com um propósito especial, diferentemente de todos os outros seres criados. O nosso corpo, segundo o que ensina a palavra de Deus, foi criado para a habitação de Deus em nós:
“Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 3.16).“Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos” (1Co 6.18.19).“E nele também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito” (Ef 2.22).
Como pode um Deus puro e santo, habitar em um tabernáculo imundo? A santidade de Deus não comunga nem jamais comungará com a profanação e a impureza. Por isso mesmo a Bíblia nos exorta a santificarmos o nosso corpo:
“Esta é a vontade de Deus para a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra; não no desejo da lascívia, como os gentios, que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém oprima ou engane a seu irmão. O Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação” (1Ts 4.3-7).
As atitudes que tomamos através do nosso corpo também são pesadas na balança de Deus, e todo o nosso proceder, incluindo o nosso modo de nos vestirmos, falar e tratarmos o nosso próximo:
“Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.15,16).
A santificação da alma
A alma é a sede da vontade, dos sentimentos e das emoções. Se os nossos sentimentos, nossas vontades e nossas emoções forem puros, conseqüentemente, as nossas ações também serão puras. Esta é a razão pela qual a Bíblia nos exorta a santificação da nossa alma. Os nossos sentimentos, nossas vontades e nossas emoções devem ser controlados de forma a não prejudicarmos a nossa vida diante de Deus:
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.7,8).“Sejam agradáveis as palavras da minha boca, e a meditação do meu coração perante a tua face, ó Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” (Sl 19.14).
A santificação do espírito
É com o espírito que o homem se relaciona com Deus. Antes de nos convertermos a Cristo, vivemos numa incômoda e triste situação, num estado mortal, segundo as Escrituras:
“Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nas regiões celestiais, em Cristo Jesus” (Ef 2.1,2,5).
Este estado de imortalidade acontece em nosso espírito. Antes de nos encontrarmos com o nosso salvador, o nosso espírito permanece morto, e então, ficamos impossibilitados de nos relacionarmos com o nosso Criador.
Nosso espírito permanece morto, antes do nosso escontro com Jesus, por causa do pecado. A Bíblia diz que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). Se não nos afastarmos do pecado, estaremos expondo o nosso espírito a perigos drásticos, o que as Escrituras não recomendam. O conselho precioso de Deus quanto ao nosso espírito é que o mesmo seja também santificado:
“Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temor de Deus” (2Co 7.1).
CONCLUSÃO
Aquilo que a palavra nos ensina acerca da santidade deve ser cumprido com muito temor de Deus e muita dedicação. “Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação” (1Ts 4.7).
Mulher é presa transportando drogas nas fraldas de filha
O pai da criança usada para transportar a droga está preso na ala de segurança máxima do Complexo Penal de Serrinha
Jaqueline levava drogas na fralda da filha
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
|
Uma mulher foi presa na tarde da última sexta-feira (25) por transportar drogas que ficavam escondidas na fralda de sua filha. Jaqueline Ferreira de Souza, de 28 anos, foi detida após visitar o pai do bebê no Complexo Penal de Serrinha. Segundo o delegado Mozart Cavalcanti, coordenador da 15ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Policia do Interior), ela era responsável por transportar drogas entre a cidade e Bom Jesus da Lapa.
O pai da criança usada para transportar a droga, Fracileno de Jesus Nunes, é conhecido como 'Su' e está detido em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), na ala de segurança máxima do complexo. Ele controlava o tráfico de drogas de Bom Jesus da Lapa e chegou a ser transferido do Presídio da Mata Escura, em Salvador, para Serrinha pois seguia dando ordens a seus comparsas mesmo de dentro da cadeia na capital baiana.
Ainda segundo a Polícia Civil, uma outra mulher da quadrilha de Fracileno também foi presa em Bom Jesus da Lapa. Viviane Vieira Maia, de 26 anos, trabalhava na Pastoral da Criança da cidade. Investigações apontam que ela emprestava sua conta corrente para o tráfico, fazendo depósitos e retiradas bancárias, a mando do líder.
Em janeiro deste ano a polícia apreendeu mais de 100 quilos de drogas entre maconha, cocaína e crack em uma fazenda de propriedade de Fracileno, em Bom Jesus da Lapa. No local também foram encontradas sete armas, 517 munições, além de R$28 mil. Comparsas do traficante também foram presos durante a operação da polícia.
Em operação, polícia apreendeu mais de 100 quilos de drogas (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
|
Polícia já tem suspeito de matar puxador de torcida do Vitória
Ainda segundo a polícia, o próximo passo é descobrir qual teria sido a motivação para o crime
A assessoria também divulgou que testemunhas sobre o caso estão sendo ouvidas, mas a delegada Klaudine Passos, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH) - que investiga o caso - não foi localizada para especificar quem já se apresentou. Ainda segundo a polícia, o próximo passo é descobrir qual teria sido a motivação para o crime. Ninguém, porém, foi preso ainda.
Lucas estava sozinho na loja de suplementos nutricionais, da qual era sócio, quando foi morto a tiros(Foto: Reprodução/Facebook)
Multidão acompanha cortejo com corpo de Lucas, assassinado nos Barris; até ontem, ninguém foi preso(Foto: Almiro Lopes)
|
A presidência da torcida do Vitória não foi localizada para comentar o assunto. No site do grupo, uma nota de luto foi divulgada; a torcida do Esporte Clube Bahia também manifestou pesar. Anteontem, Lucas foi homenageado no jogo entre Vitória e Atlético-PR.
UESC e mais 3 universidades paralisam atividades
Professores das quatro universidades estaduais paralisam as atividades nesta terça-feira (29) para pedir maior repasse financeiro por parte do governo baiano. Participam da mobilização as Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
De acordo com as universidades, a ação é parte de uma agenda de mobilizações para o mês de abril. Eles pedem reajuste de 5% para 7% na Receita Líquida de Imposto (RLI). Outra paralisação está prevista pata 28 de maio.
De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), R$ 12 milhões foram costados do orçamento das universidades este ano, o que tem prejudicano o ensino, a pesquisa e a extensão. A entidade aponta também déficit no quadro de vagas, o que provocaria sobrecarga de funções dos professores e dos técnico, além da falta de um programa de permanência estudantil para auxiliar estudantes com baixa condição financeira. (G1 Bahia)
Idosa pode ser despejada da casa onde vive após o falecimento de Josué Brandão
Porque tanta maldade de Júnior Brandão em permitir que esta mulher seja lançada no olho da rua?
OBS: Seguir a paz com todos e a santificação, sem a qual, ninguém verá ao Senhor.
A Sr. Eliude Ferreira Mello, Cofundadora da instituição de ensino CISO (Centro de Integração Social) dona de casa, viúva do Sr. Josué de Souza Brandão, falecido em 1989, sofre um processo judicial (Nº 0000589-81.1990.8.05.0113) desde 1989 no qual esta sendo despejada injustamente pela instituição que fundara (CISO) pela ação movida através do atual Presidente da Instituição senhor Marcos Brandão. ”Eu era enfermeira da Santa Casa de Itabuna e conheci Josué Brandão por meio de um amigo e funcionário dele, não me uni a ele por interesse pois estava ainda iniciando a obra filantrópica com muita dificuldade, a sua própria família o rejeitou pela obra que daria início.
A Sr. Eliude Ferreira Mello, viveu com o professor Josué de Souza Brandão. Residiram na Rua Francisco Ferreira, nº 84, Bairro de Fátima, Itabuna. Casa, na qual foi construída por Eliude Mello e Josué Brandão em 1982. O direito a construção da casa e do Complexo escolar CISO foi declarado pelo professor Josué Brandão em Janeiro de 1989. ” Josué não construiu a nossa casa com o dinheiro da filantropia do CISO, pois ele era vereador e professor de História da UESC com 3 cadeiras. Eu renunciei a minha vida profissional como enfermeira para ajuda-lo.
Seis meses após o faleci Brandão, Eliude Mello recebeu o pedido de despejo solicitado por Marcos Brandão e pelo vereador Josué Brandão Júnior (PT) e negado pela defensoria pública. Três meses após o pedido de despejo negado, Eliude Mello foi deflagrada com uma tentativa de homicídio. Um tiro de revolver calibre 32 foi disparado contra a vítima e acertou o seu abdômen. Sem provas no local, o suspeito pelo disparo não foi detido.
A união estável de Eliude Ferreira Mello e Josué de Souza Brandão formou uma espécie de família, constituída para esse fim, publicamente e continua durante 17 anos, portanto, são companheiros, reconhecidos pela Constituição Federal com União Estável, precisamente no § 3° do artigo 226 e regulamentado pelo Código Cível no seu artigo 1723, portanto, seus direitos em caso de morte do companheiro durante a união são: herdeira, meeira dos bens adquiridos onerosamente durante a união, pensão por morte se ele contribuía para qualquer previdência seja pública ou privada.
Em 27 de junho de 2013 foi expedido pelo Oficial de Justiça José Nilivan Borges Dos Santos (2548) de ordem do Dr. Érico Araújo Bastos, Juíz de Direito da 3ª Vara de Feitos de Rel de Cons. Cível e Comerciais, o Mandado de Intimação para despejo de sua residência. Pelo mandado de citação no processo nº 0306207-25.2013.8.05.0113, refere-se ao pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do imóvel localizado na Rua Francisco Ferreira da Silva, nº 84, Bairro de Fátima, Itabuna, cita-se o Réu Eliude Ferreira Mello para o pagamento da eventual dívida.
O idoso possui direito à liberdade, à dignidade, à integridade, à educação, à saúde, a um meio ambiente de qualidade, entre outros direitos fundamentais (individuais, sociais, difusos e coletivos), cabendo ao Estado, à Sociedade e à família a responsabilidade pela proteção e garantia desses direitos.
Art.230 da Constituição Federal “A Família, a sociedade e o Estado têm o dever de
amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”.
Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar título
O eleitor que pretende tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro estado tem até o dia 7 de maio para fazer os pedidos à Justiça Eleitoral. O prazo também vale para pessoas com deficiência solicitarem transferência para seções adaptadas. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.
Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.
Para transferir o domicílio eleitoral para outra cidade, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.
Informações: Agência Estado
Duas pessoas baleadas no Jardim Grapiúna em Itabuna na noite de ontem
Itabuna – Na noite desta segunda-feira (28/04), duas pessoas foram baleadas no Jardim Grapiúna, local conhecido como Favela do Bode. Josias Alves dos Santos, 47 anos e Isaac de Jesus, 26 anos, foram socorridos pelo SAMU e encaminhados ao Hospital de Base. Não há informações sobre autoria e motivação do crime.
PRF IMPEDE QUE MULHER COMETA SUÍCIDIO
Em Paulo Afonso, a Polícia Rodoviária Federal impediu que uma mulher cometesse suicídio. O fato ocorreu no Km 0 da BR 110, na Ponte metálica Dom Pedro II, próxima à divisa entre os Estados de Alagoas e Bahia. Os PRFs receberam informação de que uma mulher estava no alto da referida ponte, de quase 100 metros de altura, a ponto de se jogar. Rapidamente a equipe Policial chegou ao local e, após tentativas de negociação, conseguiram a aproximação necessária para impedir que a senhora, de 31 anos e natural de Delmiro Gouveia/AL, praticasse o ato impensado. A seguir, ela acalmada e foi encaminhada para o Hospital Municipal de Paulo Afonso.
Ilheense morre em Santa Catarina com tiro de borracha disparado pela PM
Uma briga no fim da tarde deste domingo (27) deixou três baleados e um morto, depois de um confronto com policiais na Praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina. A vitima foi identificada como Crislândia Solidade dos Santos, 27 anos, natural de Ilhéus, Bahia. Ela foi atingida na perna por um policial militar após tomar dele uma espingarda calibre 12 de bala de borracha. O caso aconteceu em uma das áreas mais movimentadas da praia, mas tudo começou em uma festa em um barco, segundo a PM. Testemunhas afirmam que cerca de 100 pessoas participavam da confraternização na embarcação quando passageiros teriam iniciado uma discussão ainda em alto mar e, depois, brigado no píer na praia. A PM foi acionada, e os dois policiais que foram atender a ocorrência foram agredidos pelas pessoas.Nas imagens, Crislândia aparece pegando e apontando uma arma na direção dos policiais, em seguida é atingida por um tiro e cai. Dois homens, que seriam o marido e o irmão dela, também aparecem para ajudá-la e também são baleados. Segundo o delegado Ilson Silva, estão presas em flagrante três pessoas por tentativa de homicídio, resistência e desacato aos policiais militares, chamados ao local após uma série de desentendimentos à tarde, na região próxima ao trapiche. Entre os presos, dois são familiares de Crislândia, o marido dela, Deymeson Quelmy de Oliveira, e o irmão dela, Carlos Alexandre Solidade. Eles também ficaram feridos e após receber alta serão ouvidos pela polícia e encaminhados ao sistema prisional, conforme o delegado.
Itabunense é um dos seis mortos em rebelião
Foram identificados os detentos queimados vivos por outros presos durante rebelião no conjunto penal de Eunápolis: Melk Silva Souza, Luzinei Araujo dos Santos, Gilmarin Soriano dos Santos, Geraldo Oliveira de Almeida, Sullivan Santos Marinho, o sexto ainda não foi identificado porque o corpo ficou totalmente queimado. Só através de exame de DNA será possível sua identificação. O itabunense Sullivan era filho de um sargento e estava preso por tráfico de drogas em Cabrália. Os seis queimados vivos foram "escolhidos" por outros detentos por serem traficantes e estupradores. O pavilhão A foi totalmente destruído e interditado. Vários internos serão transferidos para presídios de Salvador e Teixeira de Freitas. No inicio da noite de ontem (28), cerca de 50 policiais, invadiram a penitenciaria e conseguiram controlar a rebelião provocada por mais de 350 detentos. Eles não aceitavam a revista que seria feita por policiais da 7º Companhia Independente da Policia Militar-CIPM. Os detentos quebraram diversas celas, atearam fogo em colchões e tentaram enfrentar os policiais. Vinte presos ficaram feridos e foram atendidos em hospitais de Eunápolis, mas já retornaram ao conjunto penal.
Funcionário do Banco do Brasil morre em acidente em Barra grande
Morreu na tarde deste domingo, 27, na Vila de Barra Grande, em Maraú, Felix Alves de Souza Neto, 43 anos, Gerente da agência do Banco do Brasil, de Gandu. Felix foi vítima de um trágico acidente por volta das 13h30 da tarde e faleceu minutos depois do ocorrido.
De acordo com informações repassadas por testemunhas, Felix Neto estava pilotando um Quadriciclo no momento do acidente. Ele teria perdido o controle, batido em um banco de areia, caído e quebrado algumas costelas.
Com o impacto da batida e com a lesão nas costelas, a vítima teve alguns órgãos internos perfurados, o que provavelmente teria provocado sua morte. Felix ainda chegou a ser atendido por uma equipe médica mas não resistiu aos ferimentos e veio à falecer.
O corpo foi sepultado nesta segunda-feira (28).
Com informações do Gandu Notícias
ROUBO NA PREFEITURA DE ILHÉUS
ILHÉUS: PREFEITURA CONTRATA FABIO JUNIOR POR MAIS DE R$ 158 MIL
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), desde que assumiu a prefeitura em janeiro de 2013, tem reclamado da falta de recurso da prefeitura.
Mas recentemente ele demonstrou que a prefeitura de Ilhéus deve ter superado este problema. Pois contratou o cantor Fabio Junior pelo valor de R$ 158.240,00.
Em contato com a produção do cantor Fabio Junior, em resposta a uma cotação, foi que o valor do Cachê é R$ 110.000, sendo que Diárias de alimentação R$ 3.000, Caminhão R$ 15.000, Hotel para 25 pessoas, 24 passagens aéreas saindo de São Paulo e 2 vans + 1 carro executivo.
O prefeito Jabes Ribeiro deveria explicar se a prefeitura se recuperou financeiramente…
Em Itabuna, Oi lidera denúncias e reclamações à CPI da Telefonia
A operadora Oi liderou o número de denúncias e reclamações registradas pela população de Itabuna durante passagem da CPI da Telefonia pela cidade na última quinta-feira (24).
Créditos descontados da telefonia móvel e cobranças indevidas pela operadora estão entre as reclamações mais frequentes. As denúncias foram feitas em um stand montado na Praça Adami, centro da cidade.
Relator da CPI da Telefonia, o deputado Joseildo Ramos (PT) acompanhou, durante todo o dia, as reclamações da população. Segundo o parlamentar, o contato direto com os moradores das mais diversas regiões vai ajudar no diagnóstico da situação do setor na Bahia, classificada por ele como caótica.
“A participação da população de todos os cantos do estado é fundamental porque vai nos proporcionar uma raio x da situação. Do que vimos até aqui, posso afirmar que o consumidor baiano está sendo “torturado” com tamanho descaso”, criticou.
Na Câmara de Vereadores, uma audiência pública discutiu os problemas do setor no município e reuniu, além do relator, os deputados Paulo Azi (DEM), presidente da CPI, Coronel Santana (PTN) e Leur Lomanto Júnior (PMDB). Alagoinhas será a próxima cidade visitada pela CPI da Telefonia Itinerante.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse por meio de nota divulgada na noite desta segunda-feira (28) que a "desqualificação" do tribunal é um "fato grave que merece o mais veemente repúdio". Ele fez a afirmação em referência à entrevista concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma emissora de televisão portuguesa na qual afirmou que o julgamento do mensalão teve "80% de decisão política e 20% de decisão jurídica".
Na entrevista, Lula disse que não houve mensalão e que a história desse caso ainda "vai ser recontada" para se saber "o que realmente aconteceu". "Lamento profundamente que um ex-presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte do país", afirmou na nota Joaquim Barbosa.
De acordo com o presidente do Supremo, a declaração de Lula "emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência". Para Barbosa, o julgamento foi conduzido de forma "absolutamente transparente" e justificou dizendo que "pela primeira vez na história do tribunal", todas as partes tiveram acesso simultâneo aos autos, todas as sessões do tribunal foram transmitidas ao vivo pela TV Justiça e os advogados dos réus puderam fazer todas as solicitações necessárias para assegurar o direito de defesa dos réus.
"O juízo de valor emitido pelo ex-chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome", declarou Joaquim Barbosa.
Na entrevista, Lula disse que não houve mensalão e que a história desse caso ainda "vai ser recontada" para se saber "o que realmente aconteceu". "Lamento profundamente que um ex-presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte do país", afirmou na nota Joaquim Barbosa.
De acordo com o presidente do Supremo, a declaração de Lula "emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência". Para Barbosa, o julgamento foi conduzido de forma "absolutamente transparente" e justificou dizendo que "pela primeira vez na história do tribunal", todas as partes tiveram acesso simultâneo aos autos, todas as sessões do tribunal foram transmitidas ao vivo pela TV Justiça e os advogados dos réus puderam fazer todas as solicitações necessárias para assegurar o direito de defesa dos réus.
"O juízo de valor emitido pelo ex-chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome", declarou Joaquim Barbosa.
‘Não se trata de gente da minha confiança’, diz Lula sobre condenados do mensalão
O ex-presidente Lula negou, em entrevista a uma rede de TV portuguesa, ter mantido, durante seu governo, relação próxima com qualquer um dos condenados no julgamento do mensalão.
Entre os presos, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), estão o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente nacional do partido José Genoíno e o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, que atuou no Planalto entre 2003 e 2005, primeiros anos da administração petista.
"Não se trata de gente da minha confiança. Tem companheiro do PT preso. E eu também não vou ficar discutindo a decisão da Suprema Corte. O que eu acho é que essa história vai ser recontada", insinuou. A declaração foi divulgada neste domingo (27), pela emissora RTP.
Ao canal de televisão, Lula disse ainda que o processo – iniciado após a revelação do esquema de compra de apoio político no Congresso – teve “80% de viés político”. (RTP)
Um jovem ficou ferido no final da tarde desta segunda-feira (28) em um acidente na Avenida Princesa Isabel, próximo a Praça do bairro São Caetano,em Itabuna. Um carro e uma moto de 50 cilindradas colidiram.
Nenhum passageiro do carro ficou ferido. O piloto da moto foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital de Base.
A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) determinou a suspensão da distribuição, comércio e uso em todo o Estado de Pernambuco dos produtos Múltiplo Amargo e Amargo Família em cápsula, utilizados para auxiliar no emagrecimento e perda de peso. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado do último sábado (26).
De acordo com a Apevisa, os produtos fabricados pela empresa Natural Ervas Produtos Naturais Ltda ME, não possuíam registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e estavam sendo comercializados em farmácias e drogarias do Estado, por este motivo foram submetidos à determinação.
Na embalagem dos produtos, foi encontrado um número falso de protocolo junto à Anvisa. Fabricar medicamento sem registro está tipificado como Crime Hediondo, com prisão de 10 a 15 anos”, explicou o Gerente-Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito. ( Blog Marcos Almeida )
Leia mais:PUBLICADA PORTARIA QUE SUSPENDE PRODUTOS DA MARCA AMARGO EM PERNAMBUCO
Leia mais:PUBLICADA PORTARIA QUE SUSPENDE PRODUTOS DA MARCA AMARGO EM PERNAMBUCO