segunda-feira, 28 de abril de 2014

Babau será transferido para Ilhéus


Babau foi preso após audiência na Comissão de Direitos Humanos(Foto: Nathalia Passarinho/G1)O Cacique Babau, que se entregou à Polícia Federal, após audiência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e do Senado, em Brasília, deverá ser transferido para o presídio Ariston Cardozo, em Ilhéus, em data a ser definida.

A decisão foi tomada pelo juiz Maurício Álvares Barra, de Una, cidade da qual partiu o mandado de prisão contra o cacique, expedido em 20 de fevereiro. Rosivaldo Ferreira da Silva, nome de Babau, é acusado do homicídio qualificado do qual foi vítima o agricultor Juraci dos Santos Santana, morto naquele município, ainda em fevereiro.

O advogado do líder tupinambá, Valdir Mesquita, considera a prisão ilegal e disse que já entrou com novo pedido de habeas corpus para o cliente dele, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Além de Babau, outras oito pessoas tiveram prisão preventiva decretada, também pelo assassinato do agricultor, que era líder do Assentamento Ipiranga, onde vivem mais de 40 famílias.

Moradores do Conceição denunciam foco de dengue

Moradores do bairro Conceição denunciaram ao Verdinho Itabuna um foco de dengue na Guarita do Clubes dos Comerciários na feira do bairro Conceição, em Itabuna. No local, há um tanque descoberto, que tem preocupado a comunidade local. 

Itabuna enfrenta constantemente um grande número de casos de dengue, doença transmitida por um mosquito que se prolifera em água limpa parada. "Foco da dengue ai tem é pouco, né? Quero ver quando vão tomar providência", relata um dos moradores. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista exibida neste domingo, 27, a uma TV portuguesa que o julgamento do processo do mensalão teve viés político e que os petistas presos por envolvimento no caso "não são de sua confiança". 

Em novembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a prisão de três integrantes da cúpula petista por participação no esquema de compra de apoio político no Congresso no início do governo Lula, entre 2003 e 2005. 

Foram presos o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; ao ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares; e ao ex-presidente nacional do partido, José Genoino. "O mensalão teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica. O que eu acho é que não houve mensalão", afirmou ele, em uma das poucas manifestações públicas que fez sobre o caso após o fim do julgamento. Em seguida, Lula interrompeu a repórter, que começou uma pergunta sobre o fato de pessoas da confiança do ex-presidente terem sido presas. "Não se trata de gente da minha confiança", disse Lula. E remendou: "Tem companheiro do PT preso. 

E eu também não vou ficar discutindo a decisão da Suprema Corte. O que eu acho é que essa história vai ser recontada". Lula esteve em Portugal para participar da comemoração dos 40 anos da Revolução dos Cravos. (Estadão)

Uma mulher de 27 anos morreu este mês depois de abandonar a quimioterapia ao descobrir que estava grávida. Patrícia Alves Cabrera morreu uma semana depois de uma cesariana de emergência, em 14 de abril. O bebê nasceu com 6 meses e está internado na UTI Neonatal de Araraquara (SP), segundo o G1. Já Patrícia, fragilizada, acabou não resistindo. 
Familiares e amigos do pequeno Arthur fazem uma campanha para ajudar a arcar com as despesas médicas, de cerca de R$ 30 mil por semana. Patrícia fazia tratamento contra um câncer de mama quando descobriu a gravidez. Depois de conversar com os médicos, a funcionária pública decidiu deixar de fazer o tratamento por quimioterapia para tentar preservar o bebê. A doença foi descoberta por Patrícia durante um autoexame em 2012. Pouco depois, ela recebeu o diagnóstico de câncer de mama. 

Em julho de 2013, ela conheceu Felipe Padovani, com quem acabou casando. Ele é garçom no bar em que os dois se encontraram pela primeira vez. "Uma das vezes em que ela foi lá, trocamos olhares e uma amiga dela colocou um papel no meu bolso com um beijo dela. Aí trocamos telefones, começamos a nos ver e depois a namorar", lembra Padovani. Patrícia sonhava em casar e ter filhos, mas achava que por conta da doença não conseguiria mais realizar os desejos. "Os médicos já tinham avisado que ela não poderia engravidar", conta o marido. Ao descobrir a gravidez, Patrícia ficou feliz. 

"Em nenhum momento passou pela cabeça dela interromper a gestação, mesmo com todos os riscos", diz o marido. Em dezembro, confirmado que Patrícia esperava o filho, Patrícia e Padovani começaram a organizar o casamento, realizado em março.


Nem tudo foi festa no último dia da Micareta de Feira de Santana, neste domingo. 

Edinilson Gomes Felix Cerqueira, de 38 anos, foi baleado por atingido por tiros na Rua Adenil Falcão, a 300 metros do Circuito Maneca Ferreira não resistiu e morreu.


Outra pessoa, de identidade ainda não revelada, também foi baleada e  encaminhada para o Hospital Clériston Andrade  e o seu estado de saúde é considerado "muito grave".

A Polícia ainda não tem pistas sobre a autoria do crime.


CACHAÇA NÃO É AGUA NÃO
Um veículo em alta velocidade perdeu a direção e invadiu estacionamento do Atacadão de Lauro de Freitas na tarde de ontem. De acordo com informações do leitor que fez a foto, o homem estava alcoolizado e vinha dirigindo em alta velocidade cortando os veículos na via quando perdeu a direção.  O Pálio vermelho ficou pendurado no muro de proteção do 

HOMEM CRIVADO DE BALAS NO NOVO HORIZONTE

Foi morto na noite de hoje no bairro Novo Horizonte, em Itabuna, o vendendo Ambulante Wellington Sousa Barros 35 anos. A vitima recebeu vários tiros de revolver e pistola 38  e 380 respectivamente, caracterizando uma verdadeira execução. No local a comunidade não soube explicar quem matou a vítima, já que ninguém quis falar sobre o assunto.
 
 Imagens: Ednaldo Pinto
Um homem  identificado como Adson Silva Castro foi baleado no final desta noite de Domingo (27) no bairro de Fátima em Itabuna. A vitima foi baleada na rua São Francisco e conseguiu correr até a rua de Mutuns onde caiu agonizando. A vitima foi socorrida pelo SAMU e encaminhado para o Hospital de Base. A policia está esperando o rapaz se recuperar para depois saber quem tentou mata-lo.
Lentes Mágicas: Gerson Teixeira

PRESO ARMADO EM TRAVESSÃO

Um homem armado com um revólver calibre 32 foi preso ,próximo a Travessão, município de Camamu. A polícia militar realizava abordagens em busca de dois suspeitos de terem roubado uma motocicleta em Ubaitaba quando prendeu o indivíduo de prenome Paulo. Segundo ele, a arma seria para se proteger dos seus desafetos. O homem foi detido e encaminhado para a delegacia.