quinta-feira, 24 de abril de 2014

Aconteceu ou vai acontecer, o jornalista Ednei Bomfim está com você.

(73)8221-6459

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

JORNALISTA EDNEI BOMFIM: Não sou nada, não sou ninguém, Jesus Cristo é tudo, Jesus Cristo é o Senhor.

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

A Parábola do Filho Pródigo


O Filho Pródigo é uma das histórias mais contadas e recontadas da bíblia. Muito conhecida a Parábola do filho pródigo.
O texto do livro de Lucas 15:11-32, nos apresenta dois personagens com comportamentos distintos, porém ambos levam o homem à perdição:
O Imoral, representado pelo filho pródigo, que deixa o seu pai, e parte para uma cidade distante, em busca de satisfazer seus desejos carnais; e o Moralista Religioso, aqui representado pelo Irmão Mais Velho, um filho certinho, mas que não tinha um mínimo conhecimento do amor do Pai.

A Família do Filho Pródigo

Na cultura judaica da época de Jesus, a família era baseada no formato patriarcal. O pai possuía uma imagem muito forte na sociedade. O pai judeu era a figura do pai dono da fazenda, do pai patrão, aquele pai que é senhor da família, todas as decisões giravam em torno dele.
Nenhum dos filhos ousaria questionar sua autoridade, sob pena de ser deserdado, banido do seio familiar e de suas heranças. Além de ser mal visto por toda comunidade vizinha.
Jesus em seus ensinamentos, apresentava Deus como o pai celestial. Isso ia de encontro à imagem do pai "severo" da cultura judaica, pois Jesus tratava com amor todos pecadores.
"E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles." 
Lucas 15:1-2
Observando todo capítulo 15 de Lucas, vemos que em resposta a estas murmurações, O mestre começa a contar uma série de parábolas que descrevem o caráter do "pai celeste".
"E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda."
"E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente." Lucas 15:11-13
O retorno do filho pródigoO Filho Pródigo Retorna ao Pai.

As Características do Filho Pródigo

A primeira característica, que o filho pródigo apresenta, é um rompante de autodeterminação. Agora ele quer ser o dono de sua vida, dono de seu destino.
Ele quer ter o poder de decidir o que fazer com sua vida, da forma que lhe agradar, da maneira que lhe convier. Quer decidir com quem sair, onde ir, a que horas voltar e se voltar pra casa. É o tipo "eu sou dono do meu nariz e faço o que quero com minha vida".
Muitas pessoas tem ainda esse tipo de rompante. Maridos e ou esposas que largam o casamento, e passam a viver sua "próprias vidas", recuperando o "tempo perdido". Literalmente "chutam o balde", partindo em busca de prazer.
A segunda característica desse filho pródigo é a tentativa de se afastar ao máximo, para um lugar onde os ecos da voz do pai não pudessem constranger o seu modo de viver dissoluto.
E assim o filho pródigo vai de prazer em prazer, de farra em farra, de prostituta a prostituta, de motel em motel, de bebedeira em bebedeira. Gastando e consumindo tudo o que tem, procurando mais prazer, no culto ao corpo, no culto de si mesmo.
Na procura de uma felicidade, uma satisfação de seus próprios instintos, cria quase que um buraco negro no peito, que segue devorando todos os seus recursos físicos e psicológicos. Uma tentativa desesperada de preencher esse vazio.
Porém há limites para o prazer humano. Há limites para o prazer carnal. Uma vida de culto ao corpo e ao prazer nunca poderá trazer a verdadeira felicidade.

O Irmão mais Velho - O Moralista Religioso

Não podemos esquecer nesta história, do irmão mais velho. Este rapaz que a bíblia apresenta como o irmão certinho, bom moço. Faz tudo que o pai determina. Cumpre religiosamente todas as ordens do pai, mas se aborrece quando soube da volta do irmão amoral. Este personagem também representa um tipo distinto de pessoa.
Uma das características, que o "irmao mais velho" apresenta, é a falta de alegria na vida. Ele cumpria estritamente as ordens do pai. Sabia tudo sobre o trabalho na fazenda. Conhecia o nome de todos empregados. Contava todos os animais, só não conhecia o pai.
Tinha toda fazenda a sua disposição, mas não enxergava nenhuma possibilidade de festejar. Fazia tudo como que por obrigação! Estava "vivendo como um mendigo sentado em um pote de ouro". Era como que mecanicistas religiosos, cheios de rituais vazios que não trazem uma gota de alegria.
Este não sabia se alegrar e entrou em crise ao ver a festa do pai para o irmão. Não conseguia ver a alegria do irmão como uma oportunidade de se incluir nela.
"E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
Tem gente que não tem alegria na vida e entra em crise quando ve alguém que se alegra nas mais simples coisas.
E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar." Lucas 15:25-28
Outro fato, é que o irmão mais velho não havia deixado o pai. Estava todo o tempo com o pai, porém não conhecia o pai como pai. Tinha pra si o pai, como um pai da cultura judaica, um pai patrão.
irmão mais velho sem esperançaO Irmão Mais Velho Sem Alegria.

A Salvação do Filho Pródigo

A salvação do filho pródigo passa pelo entendimento do significado do mundo. Prazer após prazer, muitos amigos, festas e tudo mais. Porém quando tudo é consumido, quando todas as reservas materiais acabam, os amigos somem.
Acabou cuidando de porcos, desejando se alimentar da comida dos porcos, porém ninguém lhe dava nada! Assim é o mundo, não se enganem!
E a salvação do filho pródigo passa também pelo reconhecimento de sua condição.
Vejam que Jesus narra que este filho pródigo "cai em si". Isto é, ele pensa "o que eu estou fazendo aqui meu Deus?". Ele volta ao "eixo" da vida.
E este "cair em si" é algo que satanás tenta de todas as formas evitar que aconteça com o ser humano. Ele cega o entendimento dos homens para que eles continuem respondendo somente a instintos, emulações, vontades carnais e nunca reconheçam o seu estado pecaminoso.
"E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!" Lucas 15:17
Mais adiante, vemos pelo texto que todo o processo do perdão, começa no pai. O pai quando viu o filho ainda longe, correu ao encontro do filho pródigo e o beijou! Que coisa linda!
"E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou". Lucas 15:20
Assim, Jesus forma aqui a imagem da contra-cultura do pai oriental. Um pai misericordioso, um pai de amor. Um pai que oferece perdão sem pedir nada em troca. Veja que o filho pródigo tinha em mente uma confissão "dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti..."
Porém o pai interrompe o fluxo da confissão e o filho não consegue dizer a parte do "torna me como um dos teus jornaleiros".
Ou seja, o pai está dizendo, "deixa disso meu filho, tu és meu filho, eu sou o teu pai, tudo está perdoado".
"E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho." Lucas 15:21
"Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;" Lucas 15:22
Este pai que Jesus apresenta é um pai que vira a mesa por seu filho! Um pai que se move de íntima compaixão pelo seu filho perdido é a contra-cultura do pai que os fariseus pregavam.

A Salvação do Irmão mais Velho

"Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado".
A salvação do irmão mais velho passa pelo reconhecimento do irmão amoral. Ou seja, Jesus quer mostrar para os fariseus a necessidade de que eles se arrependam também e vejam que aqueles pecadores são também filhos de Abraão.
"Disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;" Lucas 15:29
E a salvação do irmão mais velho passa, também, pelo conhecimento do pai, visto que esse irmão mais velho pensa que serve a um patrão, do qual ele se concebe como escravo.
O pai que o irmão mais velho conhece é um pai mesquinho e não tem capacidade de fazer um ato mínimo de generosidade. Um pai que faz questão das mínimas coisas.
O irmão amoral, o filho pródigo, ao menos se lembrava do pai como pai e acreditava na possibilidade da misericórdia do pai.
"Filho, tu sempre estás comigo, tudo que é meu é teu".
Esta é a resposta do pai, ou seja, Jesus afirma que Deus é nosso pai. Não o pai que os fariseus acreditavam, mas sim um pai que diz:"Filho, tu sempre estás comigo, tudo que é meu é teu".
Talvez você conheça Deus como seu senhor. Talvez você conheça Deus como juiz, como fogo consumidor. Quem sabe você pensa em Deus como criador de tudo.
Gostaria de que você entendesse que Deus é isso tudo, porém antes de tudo isso, ele é seu pai!
Deus é seu pai! E Deus é um pai misericordioso! Deus é um pai de amor!
Ele é seu pai!

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Pedro e João perante o Sinédrio


Pedro e João foram ameaçados, também lhes foi ordenado que parasse de falar sobre Jesus, mas ambos se negaram e a reposta deles foi fiel ao Senhor.
Mas Pedro e João responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”. Atos 4:19-20
Nos nossos dias o que tem calado sua voz e feito com que você não declare quem é o Senhor em sua vida?
Após as ameaças não conseguiram fazer nada contra eles e após o encontro de seus companheiros oraram ao Senhor e foram fortalecidos.
Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: “Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há! Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão? Os reis da terra se levantam, e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido’. De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse. Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus”.Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. Atos 4:23-31
Sua força e proteção vêm do Senhor… #pensenisso

BAHIA: PT DEFENDEU A GREVE DA PM EM 2001, MAS AGORA CONDENA

Presidente-Lula-Folhapress
Olha o que o PT falava quando era oposição sobre a greve da PM na Bahia..

”A Polícia Militar pode fazer greve. Minha tese é de que todas as categorias de trabalhadores que são consideradas atividades essenciais só podem ser proibidas de fazer greve se tiverem também salário essencial. Se considero a atividade essencial, mas pago salário micho, esse cidadão tem direito a fazer greve. Na Suécia, até o Exército pode fazer greve fora da época de guerra.’”, disse Lula:

Câmara aprova aposentadoria especial para mulher policial

  • A proposta prevê aposentadoria da policial que tenha pelo menos 15 anos na função
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira, 22, por 343 votos a 13 e 2 abstenções, projeto de lei complementar do Senado que permite a aposentadoria voluntária da policial mulher com 25 anos de contribuição, desde que tenha pelo menos 15 anos no exercício de cargo de natureza estritamente policial. A aprovação da matéria foi acompanhada por centenas de policiais mulheres que pressionaram os parlamentares pela aprovação da proposta.

O projeto seguirá agora à sanção presidencial. Caberá ao governo decidir se veta ou sanciona a proposta. No encaminhamento da votação, o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o Planalto é contrário ao projeto, pois pode abrir precedente para que outras categorias peçam o mesmo benefício e pode comprometer o caixa da Previdência Social.

O projeto aguardava votação na Câmara desde 2001. Antes da votação, o líder do PT, deputado Vicentinho (SP), encaminhou sua bancada a votar favoravelmente à proposta, contrariando a orientação do líder governista.

"Quem não chora não mama": Capitão Tadeu afirma ter recebido conselho de Wagner

Wagner nunca atendeu nada da Polícia Militar que não fosse através de greve". Foi desta forma que o deputado Capitão Tadeu Fernandes, que vai disputar uma vaga na Câmara Federal nas próximas eleições, em entrevista à rádio Tudo FM, atribuiu ao governador do estado a culpa pelo movimento grevista da Polícia Militar deste ano e de 2012.
"Ele foi o grande professor das greves na Bahia. Ele e Lula nos ensinaram a fazer greve. Em um determinado momento ele mesmo disse ‘quem não chora não mama’", continuou Tadeu.
Sobre a prisão de Prisco, o Capitão afirmou que só serviu "para desviar a atenção do projeto de reestruturação da carreira na PM da Bahia". Ainda segundo Tadeu, a explicação juírida da ex-ministra Eliana Calmon sobre o obstáculo que uma nova greve causaria à briga pela liberdade do vereador foi fundamental para tomada de decisão da classe.
“Se a tropa fosse se manifestar ia haver confronto com as forças federais. Por isso, eu assumi o comando e pedi que eles se aquartelassem. Foi a orientação mais sensata que eu fiz. Eu evitei uma tragédia em Salvador”, finalizou.

Dançarino morto em favela foi atingido por tiro, diz Beltrame

A morte dele causou uma série de protestos na noite de ontem, que resultaram na morte de um outro rapaz
O Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, disse na noite de hoje que o laudo cadavérico do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG, mostra que ele tinha “perfuração de arma de fogo” e que esse tiro teria causado sua morte. “A perfuração por arma de fogo foi fatal”, disse o secretário em entrevista coletiva. A mãe do jovem já tinha dito que ele foi atingido por um tiro nas costas na noite de anteontem. A Polícia Civil, porém, não havia confirmado a informação até então. Pereira era dançarino do programa “Esquenta”, da TV Globo.
A morte dele causou uma série de protestos na noite de ontem, que resultaram na morte de um outro rapaz. O coronel Frederico Caldas, comandante das UPPs, afirmou mais cedo que foi aberta sindicância para apurar se houve participação de policiais no crime. Ao todo, oito PMs da UPP do morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, estão sendo investigados. De acordo com a coordenação das UPPs, PMs da unidade foram checar uma denúncia de que traficantes armados estariam circulando num beco da favela, por volta das 22h de anteontem. Ao chegar na viela, eles foram recebidos a tiros. Houve confronto, mas ninguém teria ficado ferido. Também não houve preso ou apreensão.
Por volta das 9h de ontem, a PM diz que foi fazer perícia do tiroteio junto com a Polícia Civil e descobriu o corpo do dançarino nos fundos da creche Paulo de Tarso. Parentes do dançarino afirmam que foram avisados do crime apenas somente às 18h. Na ocasião, PMs isolaram a área e cercaram a creche para aguardar a chegada da diretora da instituição e iniciar a perícia. No momento do crime, havia uma funcionária dentro da creche. Ela deve prestar depoimento à polícia até o final de semana. Tortura A mãe do dançarino, Maria de Fátima, passou quase três horas ontem prestando depoimento na delegacia.
Ao sair, disse ter sido informada pelo delegado que seu filho foi atingido por um tiro nas costas, que teria atravessado seu corpo e saído pelo ombro. Ela também diz acreditar que ele foi torturado antes de morrer. Em laudo, o IML afirma que o jovem morreu de “hemorragia interna decorrente de laceração pulmonar”, causada por “ferimento transfixante do tórax” como consequência de “ação pérfuro-contundente”. Duas cápsulas de balas foram encontradas por peritos ao lado do corpo. “Tenho certeza absoluta que o meu filho foi torturado. Ele tinha um corte na cabeça e no nariz. Estava muito machucado. Tinha marcas de botas nas costas. E o perito [do Instituto Médico Legal] disse que ele foi atingido por um tiro no tórax”, lamentou emocionada a mãe.
Douglas era dançarino do programa 'Esquenta', da TV Globo
“Não entendi porque ele e todos os documentos dele, passaporte e o cartão do plano de saúde da emissora, estavam molhados se na terça-feira não chovia. Por que a gente só foi tomar ciência da morte 18 horas depois, se ele estava com identificação”, disse a mãe. Douglas Pereira morava com a mãe na rua Barata Ribeiro, em Copacabana. Ele deixou um filha de quatro anos. Segundo a mãe do jovem, ele costumava levar a namorada --remadora do Vasco-- no alto no morro, onde ela mora. Ele ainda encontrava amigos do grupo de dança “Bonde da Madrugada” ali.
Protesto
Após a localização do corpo do jovem, moradores da região do Pavão-Pavãozinho fizeram um protesto na noite de ontem. Eles fizeram barricadas com pedras e paus e atearam fogo em objetos e num carro. Houve confronto com a polícia, e um outro rapaz também foi baleado e morreu. O tumulto se estendeu por duas das principais ruas do bairro e o comércio fechou as portas. O Batalhão de Choque cercou a entrada do Pavão-Pavãozinho e dezenas de moradores atiraram pedras contra PMs. O Bope (Batalhão de Operações Especiais) também reforçou o policiamento.

Advogados pedem habeas corpus de marido de juíza acusado de extorsão sexual

Homem de 54 anos usava perfil falso no Facebook para atrair vítimas. Depois de conseguir fotos, ele enviava imagens obscenas e ameaçava divulgar conteúdo íntimo se não obtivesse sexo

Bruno Wendel (bruno.cardoso@redebahia.com.br)
Ricardo foi preso na última sexta (Foto: Divulgação)
O bacharel em Direito Ricardo Lopes Hage,  54 anos, está preso na sede da Polícia Interestadual (Polinter), no Complexo dos Barris,acusado de usar um perfil feminino falso no Facebook para obrigar mulheres a fazerem sexo com ele, sob a ameaça de terem fotos íntimas divulgadas na internet.
Marido de uma juíza do trabalho, Hage teve a prisão temporária de 30 dias decretada depois que mulheres e adolescentes prestaram depoimento na Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 
De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, o acusado já responde a inquéritos por lesão corporal e estelionato.
Na quarta-feira (23) a defesa deu entrada no pedido de habeas-corpus. Segundo a Polícia Civil, Hage foi indiciado pelos crimes de extorsão mediante sexo ou dinheiro e falsidade ideológica. 
MODUS OPERANDI
Com o perfil “fake”, Ricardo Hage atraía as mulheres e, na medida em que conquistava a confiança das amigas virtuais, sugeria que elas lhe enviassem fotos íntimas. Ao conseguir as imagens e os números de telefone das vítimas, ele se identificava como homem, enviava imagens obscenas e passava a fazer propostas indecentes.
Em poder de fotos íntimas das mulheres, ele ameaçava divulgar o teor da conversa, caso não obtivesse sexo como recompensa para se livrar dos materiais. O processo corre na Segunda Turma da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), tendo como relator o desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim. Ainda não se sabe se está em segunda instância.
A assessoria de comunicação da Polícia Civil não soube informar há quanto tempo Hage era investigado, mas confirmou que a Secretaria da Segurança determinou que a apuração fosse realizada pela Superintendência de Inteligência, para garantir o segredo de justiça, já que numa delegacia seria mais difícil.
A delegada Suzy Anne Brandão, responsável pela investigação, interrompeu as férias para cumprir o mandado de prisão temporária contra Hage, emitido e cumprido no último dia 14.
INVESTIGAÇÃO
A prisão do bacharel foi realizada em sua residência, na casa 03 do Condomínio Colina de Patamares, na Avenida Ibirapitanga, em Patamares, bairro nobre da capital. Ricardo Hage teve o sigilo telefônico quebrado e expedidos mandados de busca e apreensão para recolher fotos, papéis, celular, aparelhos eletrônicos, além de mídias que armazenem dados, como CDs, DVDs, pendrives, HDs externos, CPUs e cartões de memória.
Ontem  pela manhã, o CORREIO esteve no Condomínio Colina de Patamares, mas nenhum parente do bacharel em Direito foi encontrado para comentar o assunto.
Funcionários do local não sabiam da prisão e se mostraram surpresos. “Ele é uma pessoa tranquila. Ninguém tem nada o que dizer dele, aqui. Passa, fala com todo mundo. Nunca se envolveu com problemas”, afirmou um dos vigilantes do residencial de luxo. 
PROCESSO
Na consulta feita ao Processo de nº 0006063-41.2014.8.05.0000, no site do Tribunal de Justiça, consta que a defesa deu entrada no pedido de habeas-corpus ontem. Quatro advogados fazem a defesa de Ricardo: Rudá Santos Figueiredo, Márcio Bellazzi de Oliveira, Gabriel Dalla Fareva de Oliveira e James Jeorge Cordeiro de Menezes. 
Todos eles trabalham na filial de Salvador da Gamil Föppel Advogados Associados. Depois de tentar contatos por telefone, o CORREIO esteve no escritório, que fica na Avenida Tancredo Neves, mas nenhum dos advogados foi encontrado.
Ainda ontem, foi divulgada, por veículos de imprensa locais, a informação de que Ricardo Hage seria parente do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU) e ex-prefeito de Salvador (1975-1977), Jorge Hage, mas tanto a assessoria do órgão federal como a Polícia Civil negaram.
Em um ano, ao menos 5 são presos  por extorsão pela internet na Bahia
Pelo menos quatro casos de extorsão sexual pela internet, que terminaram com cinco prisões, foram registrados na Bahia entre maio do ano passado e abril deste ano. No final do mês passado, Emerson Laranjeiras Leite, 22 anos, e Zenildo Silva Regis Santos, 21, foram presos em flagrante em Itabuna, no Sul do estado, acusados de aliciarem menores utilizando, também, um perfil falso no Facebook.
Segundo a Polícia Civil, com o perfil fake de nome ‘Laura Camilla’, eles enganavam as vítimas, a maioria menores de idade, para conseguir vídeos de sexo delas. Também no interior, em Conceição do Jacuipe, a 97 quilômetros de Salvador, Jossimar Bispo dos Santos, de idade não divulgada, foi preso em fevereiro deste ano por extorsão a uma mulher.
Ele obteve um vídeo íntimo da vítima e exigiu dela R$ 1 mil para não divulgá-lo na web. Mas, acabou denunciado e preso em flagrante. Na capital, outros dois casos tiveram repercussão: Ravel Pereira Santos, 21, repositor de supermercado, terminou na prisão após se passar pelo dançarino Eric Dantas, da banda Black Style.
Após obter imagens de dez jovens, se passando pelo pagodeiro  no Facebook, e conseguir fazer com que duas delas cedessem a sua chantagem, ele foi preso em novembro do ano passado, na frente de um motel, na Boca do Rio, quando aguardava fazer mais uma vítima. Esta, no entanto, o denunciou à Polícia Civil.
O outro caso, em Salvador, ocorreu em maio de 2013 e terminou com a prisão do estudante de Direito Elber Gama Lima, 24, acusado de chantagear e ameaçar publicar na internet fotos íntimas da ex-namorada,  19 anos. Ele foi detido no Largo da Madragoa, na Ribeira, quando iria receber R$ 200 da vítima. A quantia era exigida pelo universitário para não expor a jovem.
Elber não se conformava com o fim do namoro e passou a telefonar e enviar e-mails à garota, exigindo a quantia de R$ 50 para não exibir as fotos. A jovem cumpriu a exigência, mas ele voltou a ameaçá-la e pediu mais. No entanto, antes de encontrar o rapaz novamente, ela foi à delegacia e fez a denúncia.

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ILHÉUS NA MIRA DO VEREADOR COSME ARAÚJO

O vereador Cosme Araújo promete ir ao Ministério Público Estadual, caso o presidente da Câmara de Ilhéus não abra investigação para apurar denúncia de propina no legislativo. Há um mês, a “Casa do Povo” foi sacudida pela denúncia de que cinco vereadores pediram R$ 50 mil, cada um, para votar favoravelmente às contas do ex-prefeito Newton Lima.
Cosme Araújo diz que até agora Josevaldo Machado (Dr. Jó) se nega a investigar a denúncia do ex-prefeito. O vereador acusa o colega de prevaricar ao não apurar o caso. Segundo ele, existem sete pedidos para que a Casa investigue a denúncia.

TJ-BA NEGA RECURSO E MÉDICA ACUSADA PELA MORTE DE JOVENS VAI A JÚRI POPULAR

Médica deve ir a júri popular, mas defesa pode recorrer.
Médica deve ir a júri popular, mas defesa pode recorrer.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou, por unanimidade, o recurso que solicitava a revogação do júri popular da médica Kátia Vargas. Ela é acusada de provocar a morte dos irmãos Emanuel e Emanuele Dias na orla de Salvador em 11 de outubro do ano passado.
De acordo com informações da assessoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o recurso foi negado pela relatora do processo, a desembargadora Joanice Guimarães, que avaliou o pedido na manhã desta terça-feira (22). Os outros dois desembargadores, Nágila Brito e Osvaldo Bonfim, que é o presidente da 2ª turma da 2ª câmara criminal, também votaram contra o recurso de Kátia Vargas.
Segundo o TJ-BA, a defesa pedia a nulidade do processo alegando erros ou algum vício durante o processo, e, sendo assim, deveria começar do zero. Porém, segundo a relatora, as alegações não foram comprovadas.
Ainda de acordo com o TJ, a defesa da médica Kátia Vargas ainda solicitou que o crime fosse tipificado como culposo, quando não há intenção de matar, para a acusada não ir ao tribunal do júri. Mas os desembargadores compreenderam que houve, talvez, a intenção do crime, levando em consideração as provas expostas, e, portanto, permanece a acusação de crime doloso e Kátia Vargas vai a júri popular. Com informações do Portal G1.

BAHIA: POLÍCIA CIVIL LANÇA CONCURSO COM 130 VAGAS PARA PERITO

policiacivil

A Secretaria Estadual de Administração divulgou hoje a realização de concurso para perito da Polícia Civil. As inscrições começam dia 7 de maio com a oferta de 130 vagas, sendo 40 para perito criminalístico, 60 para médico, 10 para odontólogo e 20 para perito técnico. O certame será organizado pela Fundação Carlos Chagas.

O edital do concurso será publicado na edição desta quinta (24) do Diário Oficial do Estado. As inscrições será feitas por meio do site www.concursosfcc.com.br. A taxa de inscrição será R$ 150,00 para perito criminalístico, médico-legal e odonto-legal. Para perito técnico, R$ 120,00.
As vagas serão distribuídas entre seis regiões: Grande Regional Recôncavo (21 vagas), Grande Regional Chapada (20 vagas), Grande Regional Mata Sul (26 vagas), Grande Regional Nordeste (23 vagas), Grande Regional Oeste (20 vagas) e Grande Regional Planalto (20 vagas).
A remuneração para perito criminalístico, médico-legal e odonto-legal em início de carreira pode chegar a R$ 4.895,61. Já para o cargo de perito técnico, R$ 2.158,51.
As provas objetivas e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas nas cidades de Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Barreiras e Vitória da Conquista, de acordo com a região para qual o candidato se inscreveu.

ILHEENSE FATURA PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO

Amaurih Oliveira é anunciado como vencedor na categoria Revelação (Foto Divulgação).
Amaurih Oliveira é anunciado como vencedor na categoria Revelação (Foto Divulgação).
O ator ilheense Amaurih Oliveira sagrou-se vencedor, na categoria Revelação, do Prêmio Braskem de Teatro. O premiação foi entregue nesta noite de quarta (23), no Teatro Castro Alves, em Salvador.
Amaurih faturou o prêmio por sua atuação na peça Éramos gay. O prêmio chega em um momento singular do ator. Em janeiro, Amaurih protagonizou com a colega Patrícia Pillar, em Amores Roubados (Globo), uma das cenas mais comentadas da televisão brasileira nos últimos anos.
Amaurih integrou por três anos o elenco do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Assim que foi indicado ao prêmio Braskem, o ator ilheense concedeu entrevista à jornalista Karoline Vital. Amaurih fala da carreira, do teatro e da cultura sul-baiana. A entrevista pode ser conferida

60 HORAS DEPOIS, NENHUM FUGITIVO DO PRESÍDIO DE ITABUNA É RECAPTURADO

Presídio registrou fuga de 14 detentos no feriadão (Foto Pimenta/Arquivo).
Presídio registrou fuga de 14 detentos no feriadão (Foto Pimenta/Arquivo).
A Secretaria de Segurança Pública pressiona as polícias civil e militar para que apresentem resultados da investigação sobre a fuga de, pelo menos, 14 internos do presídio de Itabuna. A fuga ocorreu na madrugada deste domingo.
De acordo com informações, escutas teriam captado indícios de que a fuga foi facilitada. As investigações estão sendo ampliadas para detectar se houve oferta de dinheiro e quem teria facilitado o plano dos detentos.
Os foragidos conseguiram escavar um túnel de mais de dez metros sem serem notados. Há suspeita de que a escavação tenha sido feita, também, de fora para dentro do presídio. As autoridades divulgaram imagens de hélices de ventiladores do presídio que teriam sido utilizadas para a escavação.
Dois fatos estranhos: na madrugada, faltou energia elétrica na região dos bairros Nova Esperança e Nova Ferradas e os geradores de energia do presídio não foram acionados no momento da fuga. Passadas mais de 60 horas da fuga, nenhum dos 14 foragidos foi recapturado até agora.
O presídio fica sob a vigilância de contratados da empresa terceirizada Socializa, além de oito a dez policiais militares por turno. A quantidade é considerada insuficiente para o complexo prisional que abriga cerca de 1,3 mil presos, boa parte deles de alta periculosidade. Os fugitivos estariam ligados à facção criminosa Raio A.
Quando inaugurado em dezembro de 2006, o governo informava que a unidade tinha capacidade para 430  presos nos regimes fechado e semiaberto, além de ala feminina para 48 internas.

MASCOTE: MLT PRETENDE INVADIR FAZENDA DO PREFEITO WASHINGTON SANTANA


SDC15058-300x225
O Prefeito de Mascote Washington Santana (PP), deve ficar atento, já que nesta semana durante uma reunião do Movimento de Luta pela Terra (MLT), um dos assuntos foi uma possível invasão a uma fazenda do alcaide.

A reunião foi realizada na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), e a invasão foi colocada para o segundo semestre. A reunião contou com a presença de centenas de integrantes do MLT, provenientes dos 26 municípios do Território Litoral Sul.

ITABUNA: VEREADOR APRESENTA MOÇÃO DE REPUDIO PELA PRISÃO DE PRISCO


IMG_4195

Em Itabuna o vereador Carlito do Sarinha (PTN), apresentou uma moção de repudio pela prisão do líder grevista da Polícia Militar Marco Prisco. A moção será votada nesta quarta-feira no plenário da câmara durante a sessão.

Carlito do Sarinha é ligado ao deputado estadual da oposição Coronel Santana (PTN), e a moção de repudio têm como objetivo manifestar insatisfação pela postura do governador Wagner (PT).

ESCOLA SERVIU MERENDA ESCOLAR COM BICHOS


Estudantes encontraram larvas na merenda servida pela Escola de Referência em Ensino Médio Nelson Barbalho, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo eles, o cuscuz com leite oferecido no intervalo desta quarta-feira (23) estava cheio de bichos.

A PM de Cruz das Almas, prendeu quatro elementos acusados de meter assaltos na cidade. Rogério, vulgo "Dedê",  Danilo, Vulgo (Xoquito), Fernando, o "Nando Branco" e o (Jhon), são suspeitos de cometerem diversos assaltos na cidade, inclusive a um quiosque da antiga (Rua da Mata) no município.
UMA OPERAÇÃO DA POLICIA CIVIL, COMANDADA PELA DELEGADA DRª ANA BEATRIZ FRANÇA BONFIMEM CONJUNTO COM A POLICIA MILITAR PRENDEU EM FLAGRANTE A DUPLA DE ASSALTANTES JULIANA SANTOS SILVA, 26 ANOS NATURAL DE JEQUIÉ E DINALVO TEIXEIRA SOUZA JUNIOR 36 ANOS, NATURAL DE JEQUIÉ, APÓS SEREM PRESOS OS MESMOS CONFESSARAM QUE PLANEJARAM O ASSALTO A IDOSA DE 67 ANOS M.M.S NO BAIRRO SÃO LUIS NO CENTRO, PRÓXIMA A FACULDADE EUCLIDES FERNANDES PARA ANGARIAR DINHEIRO PARA COMPRAR DROGAS. O CASAL DE ASSALTANTES  É EX-PRESIDIÁRIOS, ELIANA JÁ FOI PRESA NA CIDADE DE  VITÓRIA DA CONQUISTA POR FURTOS E E DINALVO NA CIDADE DE CAETITÉ,  POR HOMICÍDIO. OS MESMOS PERMANECEM NA CARCERAGEM D
A DEPOL AGUARDANDO A TRANSFERÊNCIA PARA O CONJUNTO PENAL DE JEQUIÉ ONDE VÃO RESPONDER POR ROUBO QUALIFICADO.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Policiais civis decidem paralisar as atividades por 48 horas



Segundo secretário do Sindpoc, a categoria também aprovou indicativo de greve



Eustácio Lopes vice-presidente do SINDPOC.



Os policiais civis da Bahia irão paralisar as atividades por 48 horas em maio. A decisão foi tomada em assembleia na manhã desta quarta-feira (23), no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB), no Dois de Julho. A paralisação começa às 8h do dia 6 e termina às 8h do dia 8. 


Será mantido 30% do efetivo trabalhando no atendimento para prisão em flagrante, levantamento cadavérico, crimes contra a criança e contra a vida, durante a paralisação.  
De acordo com Bernardino Gayoso, secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), a categoria também aprovou indicativo de greve. No entanto, a greve será deliberada apenas em conjunto com os servidores estaduais de outros setores. “Só vamos entrar em greve se as outras entidades também entrarem, como os professores, por exemplo”, afirma. 
Os policiais reivindicam reajuste salarial, pagamento da URV, e aposentadoria especial para homens e mulheres. Segundo o secretário-geral, a categoria também elaborou um modelo de Segurança Pública que será apresentado do governo do Estado para aprovação. 
(Foto: Almiro Lopes/Arquivo CORREIO)
“Elaboramos esse novo modelo de segurança como saída para reduzir a criminalidade. Ele está baseado na capacitação e valorização dos policiais e melhoria da estrutura da Polícia Civil”, diz o secretário. 


Na última semana, os policiais civis paralisaram as atividades entre as 8h de quarta-feira (16) e 8h de sexta-feira (18). De acordo com o Sindpoc, a aprovação do Projeto de Lei que define o reajuste dos funcionários do Estado parcelado em duas vezes desagradou os servidores.

Imagens da Mobilização da PM em Itabuna

IMG-20140422-WA0023IMG-20140422-WA0024IMG-20140422-WA0025IMG-20140422-WA0026IMG-20140422-WA0027IMG-20140422-WA0028

Idoso enterrado por morte natural foi assassinado em Ilhéus

plantaoitabuna_exumacao_itabuna23042014
A manhã desta quarta-feira (23/04), um corpo foi exumado no cemitério Campo Santo, a pedido da delegada da 7ª COORPIN, Andréia Oliveira.
Gelson Bispo da Conceição, 77 anos, morreu em casa, no loteamento Luzimares, na estrada Ilhéus- Itacaré, em dezembro de 2011. Na época foi constatada morte natural.
Após três anos, o inquérito foi reaberto. A suspeita é que Gelson tenha sido envenenado com chumbinho. Todas as testemunhas já foram ouvidas. Segundo a polícia, a esposa da vítima seria a mandante do crime, e a filha de criação teria executado o envenenamento.
A prisão preventiva das suspeitas só será pedida, caso o resultados dos exames, que serão feitos em Salvador, confirmem que Gelson morreu envenenado.
Texto: Radar
plantaoitabuna_exumacao_itabuna23042014.JPG2plantaoitabuna_exumacao_itabuna230420143