JORNALISTA DESABAFA CONTRA ADVOGADO CRIMINALISTA EM ILHÉUS
JORNALISTA EDNEI BOMFIM: NÃO ESTOU EM ILHÉUS PARA BRIGAR COM NINGUÉM, SÓ COM BANDIDOS E PESSOAS ASSOCIADAS AO CRIME.
Quem é do bem, sentirá felicidade com a minha presença, mas quem é do mal, sentirá o desejo ardente de me ver pelas costas, indo embora da cidade. Mas, daquí não saio e só Deus me tira.
POLICIA CIVIL EM GREVE HOJE NA BAHIA
Eustácio Lopes, vice-presidente do SINDIPOC,conversando com o delegado Norberto Teixeira..
Os policiais civis da Bahia paralisaram as atividades por 48h a partir desta terça-feira (6). De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), o ato é realizado para reivindicar celeridade na aprovação da aposentadoria especial e do projeto de Gestão de Segurança Pública da categoria.
"O projeto foi feito pelo sindicato, mas precisa ser aprovado pelo. Ele contempla a sociedade, propondo um modelo de gestão para melhorar a estrutura e capacidade da polícia", disse ao G1 Marcos Maurício, presidente do sindicato. A categoria irá realizar uma assembleia às 9h desta terça-feira.
De acordo com o sindicato, durante a paralisação somente 30% do efetivo estará trabalhando nas delegacias. Serviços como prisão em flagrante e levantamento cadavérico continuarão sendo realizados.
AQUÍ E ALÍ, SEMPRE PRESENTE: O REPÓRTER EDNEI BOMFIM
AUTO MOTO ESCOLA REGIONAL
MIX CAR VEÍCULOS -ITABUNA BAHIA
Por: Celso Fernandes
LOC KAR ITABUNA-BAHIA LOCADORA DE VEÍCULOS
Por: Celso Fernandes.
Tabela de Preços | ||
|
Carne Bovina, Suina, Carneiro, Aves.
Funcionamento: Domingo à Domingo
Segunda a segunda à Sexta: 06:30 as 19:00
Sabado: 06:30 as 18:00
Domingo:06:30 as 14:00
Av. Inácio Tosta Filho, 452 - Centro - Itabuna
Tel: 3612-7456 / Cel:8833.5284
A jornalista Celina Santos entrevista o ex-prefeito José Oduque Teixeira,também conhecido por Tio Patinhas,um dos homens mais ricos da Bahia
Num tempo em que o verbo mais conjugado pela humanidade é consumir – bens, mercadorias, ideias e até pessoas –, pode-se dizer que o empresário José Oduque Teixeira trafega na contramão. No volante do seu inseparável Del Rey anos 80, ele chega aos 90 anos de vida, completados no próximo dia 18 de outubro. O ex-prefeito de voz mansa e olhos “verde-esmeralda”, casado há 68 anos com dona Amenaide Teixeira e pai de três filhos, conta histórias que fazem dele uma verdadeira lenda urbana em Itabuna. Veja na entrevista a seguir, concedida à jornalista Celina Santos, do Diário Bahia.
Por Celina Santos
Apesar de ser um homem de posses, o senhor tem um carro simples e parece ter hábitos também simples. Com o quê gasta dinheiro? Olha, eu tenho como fundamento na minha vida olhar o meu semelhante, sobretudo, os meus familiares. Sou filho de uma família pobre. Meu pai casou-se com minha mãe e tiveram sete, oito filhos que foram, naturalmente, criados sem nenhuma instrução. Eu fui mais feliz, porque minha tia me trouxe aqui para o sul quando eu tinha 16 anos e procurei a estrada mais capaz de prosseguir. Eu perguntei como seria administrado; não, vou me administrar, vou estudar e trabalhar. E assim fiz. Portanto, não tenho condições de alimentar a vida financeira de ninguém, nem olho esse aspecto. Devido à minha simplicidade familiar, não sou homem de ter helicóptero, ter avião próprio, ter automóvel de luxo. Eu tenho um automóvel tirado aqui na antiga firma Oduque Veículos, que eu uso, é muito bom e me serve; tenho também duas caminhonetes para transporte de pequenos materiais de construção. O meu ‘Del Rey’, ou seja, o meu ‘lata-velha’ resolve bem os meus trabalhos. E eu não tenho nenhum desejo, nenhuma vontade de ter coisas de luxo.
A chamada ostentação não é uma vontade sua… Não tomo um copo de cerveja, de uísque, não fumo etc e tal. Tenho muito cuidado com a vida. Gosto de amar, ser amado. A vida deve ser seguida com respeitabilidade generalizada aos bens do próximo, não quero nada ilegalmente, nada daquilo que possa magoar meus interesses nem os interesses de ninguém.
Podemos dizer que o senhor gasta seu dinheiro tal como uma pessoa que vive com um salário mínimo, suprindo apenas as necessidades básicas? Não, é o seguinte. Eu gasto aquilo que se torna necessário para as despesas de alimentação, saúde, segurança e aquelas ajudas que são controladas, naturalmente, pelo sistema: Maçonaria, Rotary, Lions etc. Os componentes dessas instituições dão ajuda oficialmente e elas, então, fazem a distribuição. Eu não nego de dar minhas contribuições fora dessas instituições, mas com a devida cautela. Não quero me arruinar economicamente, fazendo aquilo que não é possível. Não sou homem de estar viajando para o exterior, fazendo passeios especiais, fico mais aqui, nas beiradas das terras itabunenses.
O senhor diria que sente algum prazer em guardar dinheiro, acumular, poupar? Não é guardar, poupar, acumular. Acho que todos nós temos o dever de ter um controle mínimo daquilo que é necessário para as despesas do cotidiano e para as despesas do futuro. Naturalmente, sentir as possíveis necessidades com a doença inesperada. Não é acumular exageradamente, [mas] fazer aquilo que é necessário. Sempre procurei exercer uma atividade na área de construção; eu gosto muito de construir, não gosto de ver o dinheiro parado. Porque o dinheiro parado não traduz progresso. Então, se você emprega em empresas, construções etc, você está contribuindo para o desenvolvimento daquela terra que lhe abençoou, lhe abraçou.
Oposição entra com ação no TSE contra Dilma por discurso do 1º de maio
Os partidos DEM e PSDB ingressaram, nesta segunda-feira (5), com duas ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a presidente Dilma Rousseff (PT) por propaganda eleitoral antecipada, devido ao último pronunciamento feito pela mandatária em rede nacional da rádio e TV. Para a oposição, as medidas anunciadas na véspera do Dia Nacional do Trabalho, como a correção do Imposto de Renda e o reajuste do Bolsa Família, objetivaram a reeleição da petista ao Palácio do Planalto.
Os contrários ingressarão com uma terceira ação contra a presidente na Procuradoria-Geral da República (PGR), com a acusação de improbidade administrativa por divulgação de "propaganda ilegal". A alegação é um novo artigo incluído na legislação eleitoral, aprovado pelo Congresso e sancionado por Dilma, que veda a convocação de cadeia de rádio e TV para divulgação de atos que "denotem propaganda política ou ataques a partidos políticos e seus filiados ou instituições". No discurso, a chefe de Estado também defendeu a Petrobras, que tem sido alvo de apuração da Polícia Federal , e rebateu as críticas da oposição.
“Não vou ouvir calada a campanha negativa dos que, para tirar proveito político, não hesitam em ferir a imagem dessa empresa que o trabalhador brasileiro construiu com tanta luta, suor e lágrimas”, afirmou. O presidente do DEM, o senador José Agripino Maia (DEM-RN), disse que a presidente desrespeita uma lei que foi sancionada por ela mesma. "São agressões da presidente ao que a lei fala.
Como uma política de valorização do salário mínimo vai continuar se ela pode não ser reeleita? Como ela promete algo que não sabe se vai poder cumprir?", apontou o democrata. Para o PSDB, Dilma usou o pronunciamento para fazer ataques a adversários políticos e fez pedido explícito de voto. Com informações da Folha.
O advogado Adelson José da Silva, que assumiu a defesa de Everton Felipe Santana, 23 anos, suspeito de envolvimento na morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26 anos, disse que seu cliente assumiu ter atirado o vaso sanitário do alto da arquibancada do estádio do Arruda, no Recife, na última sexta-feira (02). "Ele confessou a participação, mas não soube explicar o motivo. Ele disse que foi ao jogo com a intenção de assistir, mas deu vontade de fazer aquilo.
Paulo Ricardo morreu na última sexta-feira |
Ele vai passar a noite aqui e depois vai ser levado para o Cotel [Centro de Triagem]. Vou ver se consigo segurança para ele e vou tentar liberdade provisória ou relaxamento da prisão.
Ele trabalha em uma escola, com carteira assinada, o que ajuda no pedido de liberdade provisória", comentou.
Adelson José da Silva explicou ainda que Everton Santana admitiu integrar uma torcida organizada, apesar de não ter informado qual. "Ele disse que agiu espontaneamente, com outros dois suspeitos; um deles ele já conhecia e o outro, conheceu no dia mesmo. Disse que, depois que o vaso foi atirado, cada um foi para o seu lado e só souberam da morte pela imprensa", falou.
Adelson José da Silva explicou ainda que Everton Santana admitiu integrar uma torcida organizada, apesar de não ter informado qual. "Ele disse que agiu espontaneamente, com outros dois suspeitos; um deles ele já conhecia e o outro, conheceu no dia mesmo. Disse que, depois que o vaso foi atirado, cada um foi para o seu lado e só souberam da morte pela imprensa", falou.
A defesa do vereador baiano Marco Prisco, um dos líderes da greve da Polícia Militar da Bahia que ocorreu no mês passado, entrou com pedido de prisão domiciliar no Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido foi protocolado neste domingo (4). No documento, a defesa argumenta que Prisco sofreu infarto do miocárdio dentro da prisão, além de sofrer refluxo gástrico grave e ter úlceras hemorrágicas.
Ele pede a liberdade ou, caso não seja concedida, para que seja mantido preso em casa. No final da manhã desta segunda (5), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou por meio de nota oficial que o estado de sáude do vereador é considerado estável. No sábado (3), Prisco passou mal dentro do presídio da Papuda, onde está detido desde 18 de abril. O pedido de prisão domiciliar foi encaminhado para o ministro Ricardo Lewandowski, que negou há duas semanas um pedido de liberdade feito por Prisco. "O paciente se encontra internado após ter sofrido infarto do miocárdio nas dependências do estabelecimento prisional onde se encontra custodiado.. [...]
O Estado debilitado e lamentável em que se encontra o paciente, por si só, autorizam outras medidas cautelares", diz a defesa. Marco Prisco está preso desde 18 de abril no Complexo Penitenciário da Papuda, nos arredores de Brasília, e foi detido em prisão preventiva para "garantia da ordem pública" após o início de uma paralisação da polícia no começo de abril. Segundo a decisão que determinou a prisão, Prisco foi detido em razão de ação penal à qual responde sobre a greve da PM de 2012.
O juiz entendeu que o Código de Processo Penal prevê a prisão de quem possa cometer novamente o crime pelo qual responde. No novo recurso ao Supremo, a defesa de Prisco argumenta que ele é reu primário e tem "ficha criminal imaculada" e é "cidadão de bem". "O paciente vem sofrendo forte constrangimento pessoal com a limitação imposta pelo regime diferenciado disciplinar, bem como por estar longe de seus familiares, com forte isolamento, sendo um castigo muito duro para quem apenas é uma liderança em defesa de melhores salários e condições de trabalho."
A Prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró (PSB), está entre os poucos gestores municipais que “preservam” o passado.
Os estudantes são transportados em sucatas. E a coleta de lixo? Nada de caminhões compactadores. A prefeita decidiu contratar uma velha carroça motorizada para coletar os resíduos. E durma com um barulho desses…
Menino de 10 anos rouba carro de concessionária, sai dirigindo e bate
De acordo com a Polícia Militar, o menino saiu com o carro, avaliado em R$ 80 mil, e logo ao deixar o pátio bateu na traseira de uma van
Um garoto de 10 anos foi apreendido sob suspeita de roubar um carro de uma concessionária em Paranavaí, no Paraná, nesta segunda-feira (5). Um homem de 37 anos também foi preso pela polícia. De acordo com a Polícia Militar, o menino saiu com o carro, avaliado em R$ 80 mil, e logo ao deixar o pátio bateu na traseira de uma van. A criança confessou que dirigia o carro no momento da batida.
Eduardo de Oliveira, gerente da concessionária, disse que o carro estava no pátio para trocar dois pneus que estavam furados, entregue pela fábrica. "Como era horário de almoço, a empresa estava com apenas dois vendedores na loja e, por isso, ninguém viu a hora que a criança saiu com o carro", contou ao G1.
Câmeras de segurança registraram o menino e um homem entrando na empresa - o portão estava aberto. O menino entrou em outros carros antes de encontrar as chaves do veículo que aguardava a troca de pneus - estava debaixo do banco. O menor disse à polícia que não sabe dirigir, mas que pegou o carro por ter câmbio automático - ele imaginou que seria mais fácil andar em um assim. O adulto que acompanhava o menino estava sentado no banco de passageiro.
Depois que o carro bateu, funcionários seguiram a criança e o homem e os detiveram até a chegada da PM.
O adulto foi conduzido à delegacia e o Conselho Tutelar foi chamado para acompanhar o caso do menino.
PMI promove leilão de sucatas e veículos este mês
A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) da Prefeitura de Itabuna promoverá leilão público de veículos e sucatas de carros e motos no próximo dia 27. O certame ocorrerá das 8 às 17 horas no pátio da própria secretaria, situada na Rua Jorge Amado, bairro Lomanto, (antigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho).
A Settran alerta que os proprietários dos veículos, bem como bancos, financeiras e seguradoras que tiverem interesse em quitar os débitos têm prazo 30 dias para a retirada do veiculo, a partir do Edital publicado no Diário Oficial do Município do dia 24 de abril passado. O presidente da Comissão de Leilão da Settran, Maxuel de Almeida Pinto, explicou que a realização do certame está amparado na Lei nº 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro) que prevê a destinação para leilão de veículos aprendidos por infração de trânsito ou outros tipos de irregularidades e que se encontram no pátio sem reclamação do proprietário.
Serão leiloados cerca de 130 lotes com de 39 veículos e 89 motos de várias marcas e modelos, todos sucateados. Estão de fora do leilão veículos que tenham algum tipo de restrição judicial ou os que foram furtados. Maxuel informa que há mais de oito anos que a Secretaria de Trânsito de Itabuna não promove um leilão dessa natureza, uma realidade que será mudada a partir de agora.
A proposta da Settran, segundo explicou, é realizar novos leilões, a cada três meses pelo menos. “A ação visa evitar não apenas o acúmulo de veículos no pátio da Settran, como também a deterioração pela ação do tempo”, justificou o presidente da Comissão de Leilão.
A imagem ao lado foi capturada de um computador do laboratório de História da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e revela que a instituição estadual utiliza software (Windows 7) pirata, apesar de dispor de dinheiro público para a comprar de produtos originais.
Vale lembrar que a pirataria é considerada crime no Brasil e que a UESC possui um curso de Direito…
Fonte Rede Brasil de Notícias
Três suspeitos pela morte da professora Andrea Borges Astolpho, de 40 anos, baleada na cabeça na manhã deste domingo (4) no bairro da Vila Laura, em Salvador, foram presos no final da tarde desta segunda-feira (5).
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, consultada pelo Bahia Notícias, Danilo Neres Santos, de 18 anos, e dois adolescentes de 14 e 16 anos, que também teriam participado do crime, foram localizados por investigadores da 6ª Delegacia Territorial (DT/Brotas) na localidade da Baixa do Alto do Cruzeiro.
Os detidos foram identificados com o auxílio de imagens de câmeras de segurança próximas ao local do atentado e serão apresentados nesta terça (6), às 11h, na sede da Polícia Civil, no bairro da Piedade. Andrea foi atingida pelo disparo após ser abordada por dois homens enquanto tentava estacionar o carro em frente à delicatessen Super Panilha. Ela estava acompanhada do filho de seis anos, que não se feriu. A polícia suspeita que a educadora tenha reagido a uma tentativa de assalto.
segunda-feira, 5 de maio de 2014
MULHER ESTUPRADA E MORTA
Um crime bárbaro, foi registrado nesta Segunda-feira (5), na cidade de Camacã. Uma mulher identificada como Ednalva de Jesus Deus Dara 62 anos, foi violentada sexualmente e assassinada por um elemento identificado pelo vulgo Cabeludo. O tarado, tentou fugir, mas foi detido pela população e entregue a policia.
Um homem conhecido como Raimundinho sofreu uma tentativa de homicídio no Bairro da conceição foi atingido na mão
Segundo testemunhas, Raimundinho passava pela localidade quando foi surpreendido por um criminoso que efetuou três tiros. A vítima ainda tentou correr, porém, foi atingida por um dos disparos na mão esquerda.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestou atendimento e o encaminhou até o Pronto Socorro do Hospital Luís Eduardo Magalhães
Hoje Lauro de Freitas, Salvador e toda região metropolitana amanheceram sem a desprezada presença de um dos seus maiores criminosos, conhecido por "Mão".
Indivíduo de instinto perverso que sequestrava suas vítimas, amarravam-nas em árvores no interior de um matagal, voltava à cidade pra fazer saques com seus cartões bancários, ao retornar (quando retornava) praticava mais outro crime - ESTUPRO.
Partiu para o tráfico de drogas e o assaltado a agências lotéricas e bancárias, sempre utilizando o emprego da violência contra as pessoas.
Hoje na linha verde o DENARC (Departamento de Narcóticos) fechou o ciclo de barbáries praticadas por este elemento, onde veio a óbito também seu braço direito ao reagirem a prisão.
(Fizemos 5 operações para prendê-lo e sempre o perdemos. Teve quem achasse que ele tinha o corpo fechado)
Uma loja de Seguro DPVAT foi destruída por incêndio de causa ainda desconhecida nesta tarde de segunda-feira (5) em Itabuna. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e demorou pelo menos 30 minutos para apagar as chamas. O telhado teve que ser todo derrubado para evitar o alcance do fogo na fiação elétrica. Os donos e funcionários estavam em horário de almoço, por esse motivo, felizmente não houve feridos.
Se o final de semana foi traquilo, pelo menos na Delegacia de Homicídios, esta segunda feira (5) começa com extrema violência em Itabuna. Um garoto, conhecido como Lucão, 13 anos, foi assassinado com seis tiros na segunda entrada da Roça do Povo, próximo a Butano, rodovia Itabuna-Ibicaraí. A Polícia Técnica já está no local. É o 3º homicídio de hoje, o 4º de maio e 52º de 2014.
Itabuna registra o 2º homicídio nesta segunda feira (5) em menos de 6 horas. Um homem, identificado como Jailson da Silva, morador do bairro Vila das Dores. Segundo um parente, ele estava prestando serviço próximo onde foi assassinado. A motivação ainda é desconhecida. Ele foi executado com um tiro na cabeça na avenida Juca Leão, perto do Grapiúna Tênis Clube, em Itabuna. A vítima, que provavelmente é pintor, está trajando uma camisa azul, bermuda cinza, sandália vermelha, portando uma corrente, relógio e uma mochila nas costas. A polícia militar preserva a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica.
Imagens exclusivas Vermelhinho/ Lentes Potentes de Ednaldo Pinto