sexta-feira, 16 de maio de 2014

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Calma, vai dar tudo certo! DEUS está no 

controle.

coragem
- Eu declaro em nome de Jesus que esse momento vai passar e a vitória vai chegar em nome de JESUS! Que esses dias de deserto que você está passando são tratamento de Deus para a sua promoção diante d’Ele e dos homens e que ninguém irá te resistir, pois você é uma benção!
Entenda que o Senhor quer te fazer grande como fez e faz com aqueles a quem Ele libera um propósito. Foi exatamente assim com os grandes homens e mulheres que Ele quis usar. não entendemos os métodos usados por Deus para nossa promoção em Seu reino, mas uma coisa é certa, Ele não nos deixa desamparados à própria sorte. Ele cuida de nós e nos sustenta com sua destra vencedora.
Em Deuteronômio 28: 12 e 13, Deus libera duas 


palavras poderosas sobre o povo de Israel que eu gostaria de transmiti-las a você.
Segue o texto:

“O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado”.
“E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”.
Deus tem o melhor para você. Se disponha em obedecê-Lo e andar em seus caminhos e tudo te irá bem.
Não desanime, não desista! Continue caminhando em fé, pela fé e por fé em JESUS e você verá que todo esse temporal se acalmará com apenas uma palavra que for liberada do céu em seu favor.
As promessas de Deus para nós se cumpriram em JESUS, por isso devemos olhar somente para Ele; Ele é razão de tudo!
Em Filipenses 1: 6, está escrito que “nós não morremos até que vejamos toda vontade de Deus cumprida em nós”.
Não se deixe abater pelas aparentes circunstâncias do dia-a-dia; pelas línguas instruídas dos seus inimigos levantando palavras de afronta e maldição contra você; Deus está cuidando de você como sempre fez. Não se preocupe, Ele tem o controle absoluto de tudo em suas fortes e poderosas mãos.
 “…Eis que Eu, JESUS, estarei com você até a consumação dos séculos”  Mt. 28:20

A LUTA PELA SALVAÇÃO DA “RODOVIA ILHÉUS-BUERAREMA”

Imagens do arquivo da Associação de Moradores de Santo Antonio.
Imagens do arquivo da Associação de Moradores de Santo Antonio.

As comunidades que se estendem ao longo da rodovia Ilhéus-Buerarema (BR-251) farão  a “VI Carralgada do Movimento Salve a BR-251.” O termo “carralgada” significa que todos os meios de transporte, de carroças a carros, marcharão juntos. A marcha está marcada para o dia 28 de setembro e, às 7h, partirá para a BR-101, em Buerarema. 

De acordo com a Associação dos Moradores de Santo Antonio, a luta pela salvação da rodovia é antiga. Inaugurado em 1972, aquele trecho da BR-251 nunca foi asfaltado. A pista fica cheia de lama quando chove – algo constante na região. O perigo ameaça a vida de quem precisa da estrada para escoar a produção agrícola, comprar mercadoria, estudar, ir ao médico e etc. 

O problema afeta os moradores de Santo Antonio, Rio do Engenho, Repartimento, Santa Maria, Cururutinga, Búzios, Areia Branca, Itararé, Cascalheira, Seringal, Tranquilidade, Rompedeira, Santana, Sant’Aninha, Japu, Morro, N.S. da Vitório e Ilhéus II. Todos estão convidados para o protesto.

“DEUS TRANSFORMOU MINHA MOCHILA EM ESCUDO”, DIZ VÍTIMA DE ASSALTO NO PONTAL

O "escudo". Fotos: Blog do Gusmão/Thiago Dias.
O “escudo” que aparou a bala assassina. Fotos: Blog do Gusmão/Thiago Dias.

Reportagem: Thiago Dias

Nesta quinta-feira (15), conversamos com CMJ, de 29 anos. Ontem, ele foi vítima de um assalto seguido de tentativa de homicídio, na Av. Lomanto Júnior (Pontal), em Ilhéus. Como a polícia não prendeu os bandidos, prefere ficar no anonimato. 

A descrição do assalto revela a sorte de CMJ. Ele acredita que Deus o salvou.

Local do assalto.
Local do assalto, na Av. Lomanto Júnior.

Ao meio-dia, em frente ao bar Mr. Camarão, dois homens em uma moto (que parecia uma CG Titã) o abordaram. O assaltante de trás mandou “passar o celular”. Com o susto, a vítima esqueceu que havia guardado o aparelho na mochila e bateu nos bolsos para dizer que estava sem ele. O bandido disse que não era “brincadeira” e sacou a arma.

“Nessa hora, minha reação foi correr até um carro”, descreve. Ele sentiu o impacto do tiro nas costas. Ao se abaixar, constatou que não estava ferido.  A mochila amorteceu a bala. Os bandidos fugiram.

Marca do tiro no bolso lateral da mochila.
Marca do tiro no bolso lateral da mochila.

CMJ nos mostrou os objetos atingidos e descreveu o trajeto provável da bala. Ela entrou pela lateral, destruiu um adaptador de tomadas, um fio de carregador e perfurou três camadas antes de atingir uma apostila. “Deus transformou a minha mochila em um escudo”, afirmou.

Estraçalhado pela bala, o adaptador de tomadas absorveu boa parte do impacto.
O adaptador absorveu boa parte do impacto.

A vítima achou o projétil dentro da bolsa e entregou a um policial. Segundo o PM, os assaltantes usaram um revólver calibre 38.

CMJ disse que não dormiu essa noite. Além do trauma, a pressão sanguínea subiu e o barulho do tiro magoou o ouvido direito.

Uma amiga da família o visitou e afirmou que os mesmos bandidos assaltaram a sua loja, também ao meio-dia, há uma semana. O estabelecimento fica a menos de 50 metros de onde ele foi assaltado.



CPM DE ILHÉUS REALIZA PALESTRA SOBRE A DITADURA

Os historiadores Arléo Barbosa e Edu Neto palestraram no evento.
Os historiadores Arléo Barbosa e Edu Neto palestraram no evento.

Os estudantes do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão assistiram as palestras dos historiadores Arléo Barbosa e Edu Neto, no Auditório da Justiça Federal em Ilhéus, na última segunda 12.

A socióloga Celina Rosa, idealizadora do evento, destacou a importância de resgatar a memória brasileira. Em 2014, o Brasil relembra os 50 anos do golpe que instalou a ditadura civil-militar; e Ilhéus comemora os 40 anos da criação do antigo CIERG, que virou o CPM.

Arléo Barbosa palestrou sobre os fatos que antecederam a intervenção golpista. Edu Neto, que também é músico, falou sobre as contribuições dos artistas brasileiros contra o regime opressor. Depois cantou músicas de Chico Buarque e Caetano Veloso, e as contextualizou historicamente.

Estudantes cantaram Para não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré.
Estudantes cantaram “Para não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré.

A professora Lidiney Campos mediou a participação dos pesquisadores. Os estudantes finalizaram o evento com uma interpretação da música “Para não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré. 



QUER UM TRABALHO? SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE VAGAS NESSA SEXTA-FEIRA

Confira abaixo as vagas disponíveis nessa sexta-feira (16), na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Técnico de Enfermagem
• Formação: Ensino Médio Completo
• Curso Técnico
• 6 meses de experiência em UTI
• 6 vagas

Farmacêutico
• Formação: Ensino Superior Completo
• 6 meses de experiência
• 2 vagas

Confeiteiro
• Formação: Ensino Médio Completo
• Experiência com café da manhã
• 6 meses de experiência
• 1 vaga

COMÉDIA E ROCK NO TEATRO POPULAR DE ILHÉUS

A banda Dr. Imbira será uma das atrações do Sábado Sim. Foto: Karoline Vital.
A banda Dr. Imbira será uma das atrações do Sábado Sim. Foto: Karoline Vital.

Vejas as atrações do Teatro Popular de Ilhéus nesse fim de semana. Na sexta (16), estará em cartaz a sátira em cordel O Inspetor Geral. No sábado , o rock está garantido com shows de três bandas, no projeto Sábado Sim. As duas atrações começam às 20 horas e têm classificação indicativa de 14 anos. As entradas custam R$ 20 e R$ 10 para estudantes, idosos e titulares do Cartão TPI, programa de fidelidade do espaço cultural.

Inspirado na obra de Gogol, O Inspetor Geral estreou em 2011 e foi um dos projetos selecionados pelo SESI de São Paulo. Em 2012, foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria especial. A comédia escrita e dirigida por Romualdo Lisboa é fruto de pesquisas sobre Literatura de Cordel, Xilogravuras, Movimento Armorial e Cancioneiro Nordestino. O espetáculo é a segunda parte de Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito, mostrando a preocupação do antigo vice-prefeito e seus secretários corruptos com a iminente chegada de um fiscal do governo.

O som das bandas independentes da região nunca deixa a Tenda TPI.  Com músicas autorais e sucessos do rock, o palco será revezado pelas bandas Dr. Imbira, Infected Minds e Kerberus.  



PAIS DE ALUNOS APOIAM PROFESSORES

Foto: Ed Camargo/APPI/APLB-Sindicato.
Foto: Ed Camargo.

De acordo com a APPI/APLB-Sindicato, centenas de pais e outros responsáveis pelos alunos da rede de ensino de Ilhéus manifestaram apoio aos professores e demais servidores do magistério.  Na tarde de quarta-feira (14), eles se reuniram na Av. Canavieiras e caminharam até a frente da Prefeitura de Ilhéus.

Conforme o sindicato, as famílias dos estudantes afirmaram que o sistema de ensino de Ilhéus está caótico. “Com escolas destruídas, teto desabando, unidades funcionando em espaços improvisados, além da falta de merenda escolar e de transportes, mesmo com os recursos enviados mensalmente pelo Governo Federal”, disseram.

Os manifestantes também cobraram o reajuste salarial dos trabalhadores.

Em 2013, os servidores ficaram em greve por mais de 80 dias e o prefeito Jabes Ribeiro não reajustou os salários. Ele alegou que a receita do município está comprometida em mais de 60% com a folha de pessoal. Neste ano, repetiu o argumento.

Ontem (quarta-feira, 14), o prefeito informou que negociará com os servidores depois de fechar o balanço financeiro do primeiro quadrimestre de 2014. Isso deve ocorrer até o final deste mês. 



MOSTRA INFANTOJUVENIL APROXIMA JOVENS DO CINEMA

Imagem do curta Amarelinha.
Imagem do curta Amarelinha.

O universo escolar, o sertão e as brincadeiras da infância são os principais temas dos curtas-metragens que serão exibidos na Mostra Infantojuvenil do IV FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que acontece de 1º a 7 de junho, no Cine Santa Clara, em Ilhéus.

Seis filmes serão projetados gratuitamente, nos dias 5 e 6 de junho, às 10h, em duas sessões idênticas, com uma hora de duração. A atividade também inclui bate-papo com os cineastas Edson Bastos e Henrique Filho.

As obras selecionadas estimulam debates sobre temas importantes para a formação de crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, aproximam este público da linguagem do curta-metragem. 

Clique em leia mais para ver a relação de curtas selecionados.

ILHÉUS GANHA NOVO PROJETO DE BAIRRO NOBRE

Corretores acompanharam a palestra do professor
Corretores acompanharam a palestra do professor Menegatti. Foto: Viní Bonfim.

Terça (13), no Hotel Praia do Sol, em Ilhéus, profissionais do mercado imobiliário conheceram o projeto do mais nobre bairro planejado da cidade, o Cidadelle Praia do Sul, que será construído em frente à Praia dos Milionários, à margem direita da rodovia Ilhéus/Olivença.

O empreendimento vai ocupar um espaço de 314.435 m². O evento, que culminou com um jantar, teve apresentação do diretor comercial da Cidadelle, Denis Guimarães, e dos responsáveis pelo projeto e obras, o arquiteto Carlos Campelo e o engenheiro Sérgio Mota. Eles destacaram as características do novo lançamento.

Outro ponto alto do encontro foi a participação do professor Menegatti, que motivou a plateia com a palestra “Campeão de Vendas”, ressaltando os benefícios do produto que os corretores tinham nas mãos.

Vendas

A comercialização dos espaços começa a partir de junho, mas, já é possível realizar o cadastramento dos interessados. O empreendimento tem a coordenação de vendas da CEU Imobiliária e visa atender uma antiga aspiração de muitos clientes que desejavam morar em frente ao mar.

O diretor da Cidadelle confirmou premiação para os corretores que alcançarem o melhor desempenho em vendas até o dia 30 de junho.



ILHÉUS: ASSALTANTE ATIRA NA MOCHILA DA VÍTIMA

mao-armadaUm morador do Pontal quase foi baleado durante um assalto, nesta quarta-feira 14, em Ilhéus. Ele usou o Facebook para desabafar.

Conforme o morador, por volta das 12h, dois homens em uma moto o abordaram na Avenida Lomanto Júnior, em frente ao bar Mister Camarão. Anunciaram o assalto e pediram o celular. A vítima bateu nos bolsos e disse que estava sem o aparelho. 

Um dos assaltantes disse que “não era brincadeira” e puxou o revólver. O morador correu e sentiu o impacto do disparo nas costas, mas, não foi atingido: a bala ficou alojada na mochila. 

A vítima ainda olhou para trás e viu a fuga dos assaltantes pela Rua Barão do Rio Branco, na contramão. A polícia foi acionada e recolheu o projétil. 


 

PONTAL RECEBE EQUIPAMENTOS PARA OBRAS DA NOVA PONTE

Fotos: José Rezende Mendonça.
Fotos: José Rezende Mendonça.

O escritor pontalense José Rezende Mendonça registrou imagens da chegada de alguns equipamentos para as obras da nova ponte, no Pontal, nesta quarta-feira (14).

A Constran, empreiteira responsável pela construção, deixou o material na Praça da Maramata por volta das 12 horas. Um guindaste e estruturas de metal já conferem à área a aparência de um pátio de obras. 

Um guindaste e estruturas de metal já estão na Praça da Maramata.
Um guindaste e estruturas de metal já estão na Praça da Maramata.

Será que agora vai? 

Decisão de homologação nas Eleições do DCE da UESC causa confusão na universidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Com inscrições iniciadas no último dia 8, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz abriu inscrições para a eleição da nova diretoria no período de mandato de 2014-2015. No entanto ontem, dia 15 de maio, data onde a comissão eleitoral informaria o resultado de homologação das chapas inscritas, iniciou-se uma confusão.
É de conhecimento de todos que no ano de 2012 por brigas entre as chapas e até roubo da urna seguido de agressões físicas, as eleições foram parar na justiça, inclusive por conta de irresponsabilidades da comissão eleitoral de 2012, algo que até então não está acontecendo com a atual comissão eleitoral, onde este ano a comissão eleitoral composta majoritariamente por mulheres demonstra tentar seguir a risca o estatuto da entidade e o edital de convocação das eleições motivo também, que por incrível que pareça deixa algumas chapas inscritas com os nervos a flor da pele já que muitos dos coletivos de estudantes que compõem chapas estão acostumados a resolver os enfados e problemas das eleições do DCE sempre por vias políticas, dando sempre um jeitinho brasileiro.
levante 1
A confusão do dia 15 de maio (ontem) foi iniciada logo após a homologação das chapas inscritas, onde apenas de quatro chapas, duas foram homologadas: Uma com nome de “mais vale do que será”, onde a maioria dos seus membros são da UJS (união da juventude socialista) e outra com nome de “para a UESC avançar”, onde boa parte dos seus membros são da JPT (Juventude do Partido dos Trabalhadores) e Levante Popular da Juventude e também membros da UNE (união nacional de estudantes) criando um clima tenso dentro da universidade com ameaças das chapas não homologadas de pedir a anulação do processo eleitoral na justiça.
ujs uesc
Em 2012 as eleições passaram do prazo previsto pelo estatuto do DCE se estenderam até depois das férias de junho, inclusive tendo a necessidade (por conta da obscuridade e falta de transparência do processo) dos estudantes que faziam parte de chapas, de ocuparem e acamparem a universidade durante as férias para que o processo eleitoral já em andamento com os votos dos estudantes dentro de urnas trancafiadas no DCE não fossem violadas.
A dúvida que fica agora é quais os próximos capítulos desta novela que ainda irá dar muito o que falar já que nas eleições de 2012 ocorreram boatos de até policiais que estudam lá, correr atrás de ladrão de urna, este ano ainda está cedo para tentar adivinhar o decorrer desse enredo. Resta apenas os estudantes da universidade acompanharem com uma pipoca e refrigerante os próximos dias deste enredo.

Criança fica bêbada na Fundação Marimbeta

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Fundação Marimbeta e Sítio 2 em Itabuna, situados no bairro Fonseca, estão desprotegidos, pois usuários de drogas estão invadindo o local e levando perigo para os alunos. Segundo uma fonte do Plantão Itabuna, na última quarta-feira (14) um aluno de 11 anos, ficou bêbado ao ingerir bebida alcoólica, a glicose do menino baixou e ele passou mal, precisando de cuidados médicos. O caso preocupa os pais que cobram providências, como, por exemplo, acionar a Polícia Militar.

PROERD beneficia 700 jovens em Itabuna

O major Rocha e SD Renata estiveram no Programa Show da Tarde
O major Rocha e SD Renata estiveram no Programa Show da Tarde
O dado foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 15, durante entrevista com  Major Rocha e a soldado Renata, no programa Show da Tarde da R´dio Difusora.
De acordo com os entrevistados, o Programa Educacional de Resistência  às Drogas e Violência (PROED) está atuando em  nove escolas que estão inseridas em comunidades de risco na cidade de Itabuna. O PROERD acontece em parceria entre Polícia Militar e escolas municipais, oferecendo atividades educacionais  voltas à prevenção do uso de drogas e cidadania. As aulas acontecem dentro do ambiente escolar e os alunos recebem material didático para o aprofundamento dos temas, para assim também dar continuidade a essas discussões em família, parceiro de “grande importância” considerado pelos entrevistados.
O PROERD é inspirado no programa Drug Abuse Resistence Education (DARE), implantado nos Estados Unidos, e a iniciativa é  considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU)  como um dos maiores programas de combate sw prevenção as drogas e a violência  no mundo.
No Brasil, o PROERD teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados. Em Itabuna o projeto está em atividade há 10 anos e já formou 9 mil jovens.
Texto: Clícia Marinho

Família faz protesto após três meses da morte de Nádson

Moradores do bairro marcaram presença
Moradores do bairro marcaram presença na primeira ação religiosa 
Por volta das 8:30, desta sexta-feira a família de Nádson Pereira de Almeida, de 14 anos, realiza uma manifestação pacífica no bairro Odilon, local onde morava o garoto. O adolescente morreu durante uma perseguição da Polícia Militar, após fugir da PM por não ter ser habilitado. Os pais contestam o resultado parcial de um laudo médica que, negativa o atropelamento. Além disso, cobram celeridade das autoridades no processo.
De acordo com o delegado Evy Paternostro, coordenador da 6ª Coorpin, o inquérito está em fase final de relatório.O mesmo já foi para a Justiça solicitando prazo e ainda não voltou.
O ato religioso será presidido pelo Padre Roque, responsável pela Comunidade Católica do bairro Odilon – Igreja de Santa Luzia e concelebrado pelo Padre Davi, Pároco da Paróquia da Igreja de Santa Maria Goretti do bairro da Mangabinha e pelo Frei Genilton, Pároco da Igreja Santa Rita de Cássia, do bairro São Caetano. O ato também terá a participação do Presidente da OAB local – Dr. Andirlei Nascimento Silva. Várias outras entidades populares e da sociedade civil de Itabuna foram convidadas assim como a comunidade Itabunense em geral.

Funcionários de construção no DPT de Itabuna não recebem há três meses

A obra falta pouco para terminar, mas os operários estão sem receber salários Fotos: Oziel Aragão
A obra falta pouco para terminar, mas os operários estão sem receber salários Fotos: Oziel Aragão
Cerca de 10 operários da construção civil que trabalham numa obra no Departamento de Polícia Técnica (DPT) estão há três meses sem receber salários, por esse motivo, a reforma praticamente está parada. Segundo fontes do Plantão Itabuna, além da falta de pagamento, os documentos pessoais deles estão retidos com a empresa terceirizada pelo estado. “Eles deram quatro endereços em Salvador, Caculé, Vasco da Gama, Muriçoca e Paralela, mas o nosso advogado não encontrou ninguém nesses endereços”, informa.
De acordo com o entrevistado, alguns acordos já foram feitos, por que o serviço está terminando, mas, após assinarem os termos de rescisões, os empresários desapareceram.
capadpt2014.2
capadpt2014.3

ROBERTO MINAS AÇO QUER POUSAR DE GALO MAS É UMA GALINHA

ITABUNA: DESMORALIZADO ROBERTO BARBOSA COBRA EXONERAÇÃO DE JOSÉ HUMBERTO 


ROBERTO-MINAS-AÇO
Em Itabuna o plitico sem voto e sem prestígio, Roberto Barbosa, conhecido como Minas Aço, cobrou do prefeito Claudevane Leite (PRB), a exoneração do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins.

José Humberto foi indicado para o governo pela cota do PP, e teve seu nome analisado pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP). Mas Roberto Barbosa chutou o balde, se José Humberto não sair do governo ele deixa do PP.

Roberto Barbosa já apresentou para o prefeito Claudevane Leite o nome do substituto. Segundo informações, Jabes sugeriu que o próprio Roberto Barbosa assuma a pasta, mas não aceitou, optou por indicar um nome de uma pessoa da sua confiança.

ILHÉUS: SECRETÁRIO ISAAC ALBAGLI PODERÁ PERDER PODER NO GOVERNO


Isaac-Albagli

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), está estudando a possibilidade de “tirar” o poder do secretário de desenvolvimento urbano Isaac Albagli, para isso o alcaide está pretendendo dividir a a secretaria de Isaac Albagli.

Isaac Albagli é considerado o super secretário do governo, pelo fato de ser muito ligado ao prefeito, ele é considerado o homem forte. Resta saber se o prefeito terá coragem de contrariar o super secretário.

ARATACA: PREFEITO FERNANDO

 MANSUR FOI VAIADO


QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82v-RkNwY6sNjS2KIdlneTSL-M1tNTZA2xARECDw8bkATsS6kGizd3bPyM8vzf2ZRGEZ5mQ2Tv8QcnHKPxcIpfR-AJtU9VBsl7tHMVOjbJMdxNtP23YWbBdMyA

Nesta quarta-feira em Arataca foi realizado um evento da semana cultural. A atividade contou com uma apresentação de show de calouros.

O prefeito Fernando Mansur (PMDB), encerrou o evento com um discurso, mas acabou sendo vaiado pelo público. Ele ficou constrangido com a recepção do povo, e finalizou o discurso usando termos pejorativos.


ITAJUÍPE: VEREADORES DENUNCIAM DESCASO COM ESCOLAS


10152544_493004657467141_8531001095987664560_n

Nesta quinta-feira os vereadores da bancada do governo da prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró (PSB), não compareceram a sessão plenária.

A sessão contou com a presença do presidente da câmara, Portela (PRB), e os vereadores da oposição Ivan Junior (PSD), Léo da Capoeira (PSDC), e João Magalhães (PRTB).

Os vereadores estavam dispostos a fazer uma denuncia sobre as péssimas condições das escolas da rede municipal que ficam na zona rural.

Tem escola que está sem energia e água, e os alunos ficam submetidos em uma situação de calamidade.