domingo, 11 de maio de 2014

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER


O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS E ELISEU



Os relatos dos ministérios de Elias e Eliseu são importantes não só como biografias dos representantes do movimento profético pré-clássico, mas também como tratados de fé que celebram personagens centrais do drama religioso de Israel. Elias e Eliseu representam monumentos de fé inabalável em Javé como Deus dos israelitas. Eles serviram de testemunho vivo da fidelidade de Deus a Israel e a sua supremacia sobre o deus cananeu Baal.

O PROFETA ELIAS
O nome Elias significa “Jeová é meu Deus” e adaptava-se perfeitamente a ele. Um dos maiores profetas do Antigo Testamento; supõe-se ter nascido em Tisbete da Galiléia, cognominado tesbita, embora sendo dos moradores de Gileade (I Reis 17.1). Era homem peludo, que andava cingido sobre os ombros com uma cinta de couro (II Reis 1.8; I Reis 19.13). Foi profeta de Israel, reino do Norte.

Acabe, rei de Israel, casou com a princesa de Sidom, Jezabel. Seu reindo foi marcado pelas loucuras de sua esposa e pela adoração a Baal. Surgindo inesperadamente do deserto e pondo-se diante do rei corrupto, no esplendor de sua corte, o severo profeta falou-lhe ousadamente: “Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel em cuja presença estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra” (1Rs 17.1). Fora-lhe dado por Deus poder para fechar os céus de tal modo que não chovesse durante três anos e meio. Ele também pediu que descesse fogo do céu diante dos profetas de Baal no monte Carmelo. Elias foi o grande evangelista do seu tempo, trazendo duras advertências aquele povo idólatra. Segundo a pregação de Elias, apenas por intermédio de Deus viria a fertilidade da terra. Em tempos de seca e flagelos agrários, o povo era tentado a olhar para Baal, o deus da fertilidade cananita, e buscar socorro. Elias é veemente na sua mensagem contra essa crendice do povo, mostrando que só Deus pode socorrer.

Afora sua pregação principal, os textos conservados sobre Elias relatam uma batalha entre eles e os profetas de Baal (1Rs 18), a predição da seca (1Rs 17.1), as ações milagrosas de provisão e ressurreição (1Rs 17.2-24), sua fuga para a região de Berseba (1Rs 19). Também pregou contra a apropriação indevida de terras pelo rei Acabe (1Rs 21).

O profeta alcançou a mesma honra que fora concedida a Enoque (Gn 5.24), de ser transladado para o céu sem ver a morte. Um carro e cavalos de fogo apareceu-lhe quando ia com Eliseu para o oriente do Jordão, foi levado para o céu em um redemoinho (2 Reis 2.1-12). Este fato ocorreu pouco antes de Jorão, rei de Israel subir ao trono (2 Reis 2.1-18; 3.1) e, no reinado de Jeosafá rei de Judá (3.11). Se a trasladação de Elias ocorreu no tempo indicado, foi durante a sua vida que ele profetizou sobre os fatos futuros de Jorão, justamente como havia feito acerca dos atos de Hazael e Jeu (I Reis 19.15-17).

O PROFETA ELISEU
Nome de um dos grandes profetas do período mais antigo da história dos israelitas, exercendo seu ministério no reino do Norte, Israel.

Eliseu, filho de Safate, habitava em Abel-Meolá do vale do Jordão. Seu nome significa “Deus é salvação” ou “Deus salva”. Estava conduzindo um dos arados da lavoura de seu pai com 12 juntas de bois quando o profeta Elias o encontrou e lançou sobre ele sua capa (I Rs 19.19). Eliseu compreendeu o significado deste ato; despediu-se de seus pais e amigos e seguiu o profeta.

Ele foi o sucessor de Elias, seu ministério durou cinquenta anos. Atuou na política bem mais que seu mestre Elias. Foi Eliseu que ungiu Jeú, e mandou que ele exterminasse a família de Acabe. Eliseu como seu mestre Elias mostrou-se zeloso pela adoração a Javé e foi contra o sincretismo religioso. Como Elias também realizou milagres, inclusive ressurreição (2Rs 4.32-36).

A vida desse profeta foi assinalada por uma série de milagres que revelavam sabedoria e poder, operados em nome do Senhor. A maior parte de seus milagres foram atos de bondade e misericórdia. Seus milagres pertencem ao segundo grupo dos milagres da história da redenção; ocorreram em um tempo em que a religião de Jeová estava em luta contra o culto a Baal. O efeito de tais milagres tinha por fim acreditar o profeta, provar que Jeová era o Deus vivo.

Teve grande influencia sobre os reis de seus dias e, embora desaprovasse os atos deles, vinha sempre em seu socorro.
 
Eliseu apresentou acentuado contraste com Elias: Elias foi profeta do julgamento, da lei, da severidade; Eliseu foi profeta da graça, do amor, da ternura.

PF INVESTIGA AMEAÇA A PRESIDENTE DO STF

A Polícia Federal investiga, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaças de morte ao presidente da Corte, Joaquim Barbosa, em perfis de redes sociais na internet.
Em um dos dois inquéritos de investigação, a PF descobriu que um dos que ameaçaram o ministro foi Sérvolo de Oliveira e Silva, secretário de organização do diretório do PT em Natal e membro da Comissão de Ética do partido no Rio Grande do Norte.
“Contra Joaquim Barbosa toda violência é permitida, porque não se trata de um ser humano, mas de um monstro e de uma aberração moral das mais pavorosas”, postou o petista no perfil do Facebook com o nome de Sérvolo Aimoré-Botocudo de Oliveira. Do Portal R7.

GUIMA APOIARÁ CHAPA OPOSICIONISTA

Guima é prefeito de Buerarema, eleito pelo PDT (Foto Gilvan Martins).
Guima é prefeito de Buerarema, eleito pelo PDT (Foto Gilvan Martins).
A surpresa do evento da chapa das oposições em Itabuna foi a presença do prefeito de Buerarema, Guima Barreto. O gestor do município sul-baiano é filiado ao PDT e teve seu nome anunciado como um dos novos apoiadores de Paulo Souto.
Guima se juntará ao principal adversário político em Buerarema, o ex-prefeito Orlando Filho, e o presidente da Câmara, Geraldão (PSD). A ida do prefeito ao evento soutista ocorre dois dias antes de o seu partido, o PDT, anunciar oficialmente apoio a Rui Costa, pré-candidato do PT ao governo baiano. O anúncio ocorrerá na próxima segunda (12), em Salvador, com a presença do ex-presidente Lula.

TJ-BA TEM 400 COMPUTADORES FURTADOS

Quatrocentos computadores desapareceram de um dos galpões do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, na avenida Beira Mar, no Bonfim, em Salvador. Segundo o TJ-BA, o sumiço foi registrado na 3ª Delegacia (Bonfim), que vem investigando o caso.
O possível furto foi constatado no dia 24 de abril, quando uma servidora do TJ percebeu a ausência dos computadores e informou a polícia. O local já passou por perícia.
O galpão serve para guardar bens provenientes de demandas judiciais e é administrado pela Corregedoria Geral da Justiça, informa em nota o TJ. Do Correio da Bahia.

DELEGADO DIZ QUE HÁ NOVA FACÇÃO CRIMINOSA EM ITABUNA

Líderes do tráfico em Itabuna foram transferidos há um ano (Foto Jorge Cordeiro).
Líderes do tráfico em Itabuna foram transferidos há um ano (Foto Jorge Cordeiro).
Macedo: facção quer aniquilar família de rivais (Foto Diário Bahia).
Macedo: facção quer aniquilar família de rivais (Foto Diário Bahia).
A briga pelo comando do tráfico de drogas fez surgir uma nova facção criminosa em Itabuna, segundo afirma o delegado Marlos Macêdo em entrevista ao Diário Bahia. A facção DMP reúne bandidos dos bairros Daniel Gomes, Maria Pinheiro e Pedro Jerônimo e seria a responsável por boa parte das mais de cinquenta mortes ocorridas em Itabuna só em 2014.
Titular da Delegacia de Homicídios, Macêdo afirma que a DMP foi criada por ex-integrantes das facções Raios A e B. As mortes são uma tentativa de aniquilar adversários, segundo a autoridade policial.
A facção tomou corpo após a mega-operação que transferiu os chefes do tráfico em Itabuna para o presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O objetivo dos criminosos, por enquanto, é aniquilar os rivais.
A disputa pelo comando do tráfico no município – ou, pelo menos, na região do DMP – levou o grupo a metralhar a residência de um dos antigos chefes do crime no município, Sidmar Soares Santos, o Bolota.
Segundo o delegado, a disputa tem como alvo, também, os familiares dos bandidos presos. O ataque, conforme Macêdo, teria sido ordenado pelo chefe do DMP, Thiago Penteado, que tem contra si um mandado de prisão.
Macêdo voltou a repetir que tem a sensação de que a polícia enxuga gelo ao tentar combater o tráfico de drogas. E explica:
- Quanto mais prendemos, citando a PM e a Civil, a gente observa que sempre há alguns adolescentes assumindo os postos de comando do tráfico de drogas. Estamos sempre prendendo as mesmas pessoas.

Dois homens são baleados no bairro Fátima na noite deste domingo

Por volta das 20h da noite deste domingo (11),  dois homens foram atingidos por disparos de arma de fogo na Rua São Francisco, bairro Fátima, em Itabuna.

Fabio Junior Paixão de Oliveira, de 25 anos, foi atingido por dois disparos, um nas costas e um no ombro. Já Aderico Ferreira dos Santos, de 55 anos, foi  baleado com um disparo nas nas costas. Segundo informações de populares, Aderico trabalha nas ruas com reciclagem. Testemunhas ainda contam que o atirador estava na garupa de uma moto, até o momento, não há identificação dos criminosos.

O SAMU foi até o local do crime, mas as vítimas já tinham sido socorridas por carros particulares. Os dois baleados não correm risco de morte.

TORCIDA JOVEM DO ITABUNA FAZ PROTESTO





Com o estádio Luis Viana Filho vazio o Itabuna ganhou pelo placar de 3x0 sobre o time do  Ipitanga neste Sábado (10). Em gesto de protesto, a torcida jovem fez o enterro simbólico do Itabuna, pedindo a saída de Ricardo Xavier. Os principais nomes sugeridos são os dos médicos Antônio Mangabeira e Edson Dantas, e do vereador Ronaldão (DEM). Mas o problema será convencer o próprio Ricardo, que tem controle absoluto sobre o conselho deliberativo do Itabuna. 

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Êxodo 14

1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.
3 Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.
4 E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim.
5 Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva?
6 E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo;
7 E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos.
8 Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.
9 E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.
10 E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
11 E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
12 Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.
13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
14 O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.
15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
17 E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,
18 E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.
19 E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
20 E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.
21 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.
23 E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.
24 E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios.
25 E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios.
26 E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.
27 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar,
28 Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.
29 Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.
30 Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
31 E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.

Orando em Todo Tempo com toda Oração e súplica.

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Ef. 6.18). A oração é o mais perfeito e singelo diálogo entre o homem e Deus. Por meio dela, fortalecemos nossa fé, recebemos a cura das nossas feridas emocionais e alcançamos a tranquilidade e a paz que nosso coração necessita.
 A verdadeira oração não é uma imposição legal de uma religião, muito menos uma exigência divina de adoração ou cerimonialismo. A oração é um veículo divino que aumenta nossa comunhão com o Pai Celestial, nos aproxima do Céu, nos livra das tentações e torna cada vez mais real a presença do Senhor em nosso viver. É bem verdade que é imprescindível à vida de oração a disciplina e o sacrifício, uma vez que a natureza humana não sente desejo de se resignar, não é atraída por sentimentos de humilhação e dependência, elementos que acompanham uma vida de oração. No entanto, devemos entender que orar é um privilégio da graça, é um instrumento poderoso de adoração, comunhão e conquistas espirituais, que deve ser utilizado por todos aqueles que reconhecem sua dependência de Deus. Alguém já disse, com muita propriedade, que a oração é a “respiração da alma”, uma afirmação que nos leva a constatar que um cristão não pode viver sem orar.
Assim, meus caros irmãos, busquemos constantemente a Deus em oração, e encontraremos em Deus o refúgio para nossos momentos de angústias, a calma em meio às tormentas da vida e, principalmente, o gozo inefável da Sua presença em nosso viver diário.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. Sl 51.17
Pr:Ailton José Alves

ASSALTANTES PRESOS PELA CIPE CACAUEIRA COM DOIS REVOLVERES APÓS ASSALTAR MERCADO NA ZONA NORTE DE ILHÉUS

Por: Ednei Bomfim.

Delegado Norberto Teixeira, plantonista de hoje na 7ª COORPIN, em Ilhéus, lavrou o auto de prisão em flagrante.
Os assaltantes Francierbert  Cerqueira da Paixão dos Santos e Adailson Ferreira Gonçalves, foram presos por policiais militares lotados na CIPE CACAUEIRA. Com os dois elementos, a Polícia Militar encontrou dois revolveres calibres 32 municiados e os referidos meliantes são suspeitos de praticar mais de vinte assaltos na cidade de Ilhéus e em alguns distritos. Durante a tarde de hoje, cerca de cinco vitimas dos assaltantes já compareceram na Delegacia de Polícia para fazer o reconhecimento dos mesmos.


Francierbert Cerqueira, que já conta com várias passagens pela polícia, inclusive sendo ex-presidiário do Presídio Ariston Cardoso e Adailson Ferreira Gonçalves, assaltaram o Mercadinho Zona Norte, bem como um aparelho celular foi tomado de um funcionário de um guincho de Ilhéus, daí a CIPE CACAUEIRA foi acionada e em perseguição, conseguiu prender os assaltantes que foram conduzidos para o Plantão Central da 7ª COORPIN, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Norberto Teixeira e estão a disposição da justiça criminal.

ARRASTÃO EM LUZIMARES
Os dois elementos são suspeitos de praticar arrastão na tarde de ontem no distrito de Luzimares, na zona Norte de Ilhéus de onde levaram vários pertences de moradores daquele local. Os assaltantes daquele local, estavam ocupando uma motocicleta de cor vermelha e com armas em punho aterrorizavam em Luzimares.
Os dois assaltantes foram presos na Avenida Esperança, em Ilhéus.