quarta-feira, 7 de maio de 2014

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER


 “O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.” 
Êxodo 14.14


Jornalista Ednei Bomfim.
O povo de Israel havia saído de um jugo de 430 anos de escravidão no Egito. Porém, Faraó, que tipifica o diabo, não ficara contente.
Quando o povo estava em um desfiladeiro, com montanhas dos dois lados e um braço do Mar Vermelho à frente, surge o exército de Faraó atrás.
A alma do povo se agitou. Nesses momentos de luta, o ser humano procura achar um culpado para a sua situação. O povo de Israel achou: Moisés.
Repentinamente, de herói, Moisés passou a vilão. O povo lhe diz: “Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto” (v.12).
É nessa hora que se conhece um líder capacitado por Deus. Moisés o foi. Não perdeu a cabeça. Calmamente, deu a receita para a vitória em horas de pressão: “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver” (v.13).
A primeira coisa a fazer é não temer. O medo produz tormento (1 Jo 4.18) e o que tememos isso nos acontece (Jó 3.25). O medo é fé no diabo, é falta de confiança em Deus. Quando cremos que Deus nos ama, lançamos fora o medo (1 Jo 4.18), afinal, quem é maior do que Deus? Quem pode nos separar de seu amor? (Rm 8. 31,35).
A segunda providência é aquietar nossa alma. Jesus disse “não se turbe o vosso coração” (Jo 14.1). A palavra turbar é traduzida do grego “tarassô”, que significa “agitado como as ondas do mar”.
Quando estamos com a alma turbada, nos movemos como as ondas do mar: para trás e para frente, num vai-e-vem sem fim e inútil. Corremos muito e não fazemos nada; fizemos muito barulho, mas o resultado é pífio. Temos que nos aquietar na presença de Deus.
Quando as pessoas estão em “tarassô”, não conseguem orar: dobram os joelhos e a mente se povoa de mil e uma idéias. Logo, levantam-se para agir. Não conseguem passar um dia em jejum e oração, pois as suas almas agitadas lhes impulsionam a querer fazer alguma coisa, a recomeçar o vai-e-vem eterno das ondas.
Não é esse o caminho da vitória. Jesus disse: “não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim”. A vitória está na fé. Na fé que obedece a Deus, que faz o que Deus quer que façamos e não o que nós pensamos que deve ser feito. Fé que vence o mundo; fé que traz descanso à nossa alma e que expulsa a perturbação.
O resultado dessa atitude é a promessa profetizada por Moisés, que cruzou os séculos e chegou até nós: “O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis” (v.14).
Esse caminho de vitória e essa promessa também são para ti, hoje.