segunda-feira, 26 de maio de 2014

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Jesus conforta os discípulos

JOÃO 14:
1 "Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês.
3 E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
4 Vocês conhecem o caminho para onde vou".

Jesus é o caminho para o Pai

5 Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?"
6 Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
7 Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto".
8 Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta".
9 Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: 'Mostra-nos o Pai'?
10 Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.
11 Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.
12 Digo a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.
13 E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.

Jesus promete o Espírito Santo

15 "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
16 E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,
17 o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estaráem vocês.
18 Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.
19 Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.
20 Naquele dia, compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.
21 Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele".
22 Disse então Judas (não o Iscariotes): "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?"
23 Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.
24 Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.
25 "Tudo isso tenho dito enquanto ainda estou com vocês.
26 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse.
27 Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.
28 "Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
29 Isso eu digo agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.
30 Já não falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

31 Todavia é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui!

ITABUNA: DEPUTADO AUGUSTO CASTRO REPUDIA DIREÇÃO DO PRESÍDIO POR IMPEDIR ACESSO DA COMISSÃO DA OAB

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) repudiou, em sua rede social, a atitude da direção do presídio de Itabuna, que impediu os membros das comissões da OAB e carcerária de entrar para ver em que condições ficaram a unidade prisional e os detentos depois da rebelião da sexta-feira,23.

” Quero saber do governo do Estado o que ele tem a esconder no presídio de Itabuna”, questionou o deputado, que considerou uma falta de respeito a atitude da direção, que até a PM chamou para impedir a entrada dos advogados da OAB, liderados pelo presidente da Ordem em Itabuna, Andirlei Nascimento Silva Andirlei, e o Frei Gilton.

“Estou solidário a OAB e a Comissão Carcerária”, disse Augusto Castro, acrescentando que o diretor Adriano Valério Jacome e a Secretaria de Justiça devem uma explicação pela atitude adotada.

URUÇUCA: PREFEITA FERNANDA SOFRE OUTRA DERROTA NA CÂMARA


fernanda 08

Em Uruçuca a prefeita Fernanda Silva (PT), está enfrentando dificuldade na relação com os vereadores. Na semana passada ela sofreu mais uma derrota.

Os vereadores aprovaram por 10 votos, e uma abstenção, as contas referentes ao ano de 2010, do ex-prefeito Moacyr Leite (PP).

O ex-prefeito Moacyr Leite comemorou bastante o resultado, e promete mostrar força na eleição dos deputados.

FALE COM O JORNALISTA EDNEI BOMFIM



‘Não queremos ser pedrinhas’

As marcas da destruição ficaram para trás Foto: Oziel Aragão
As marcas da destruição ficaram para trás Foto: Oziel Aragão
Com todo o respeito que deve ser tratada qualquer cidade, que, com certeza, também deve ter valores positivos,     não queremos ser na Bahia como Pedrinhas no Maranhão. Pedrinhas, como todos sabemos, tem um dos piores presídios do País.
Nesta segunda feira, estiveram em inspeção ao Presídio, o Juiz da Vara de Execução Penal – Dr Maurício Alves Barra, o Promotor – Dr Thomas luz, Defensores Estaduais, o Delegado Coordenador  da  6ª COORPIN, Conselho da Comunidade e representantes da Pastoral Carcerária, inclusive o Coordenador Estadual da Pastoral – Francisco Carlos Fernandes de Souza e eu, Davi Pedreira, Assessor Jurídico da Pastoral da Bahia e Coordenador da Diocese de Itabuna. Elaboramos uma ata de reunião que foi subscrita pelos presentes, com algumas reivindicações, entre elas: Construção de uma cadeia pública para abrigar os presos provisórios, melhorar o atendimento médico aos presos feridos na rebelião e agilidade na reforma das celas destruídas.
Pela fresta, o preso olha o que estava acontecendo Foto: Oziel Aragão
Pela fresta, o preso olha o que estava acontecendo Foto: Oziel Aragão
         É bom que se lembre que a rebelião foi uma tragédia anunciada. Há vários anos que se tem diagnosticado que existe uma profunda rivalidade entre os presos do Conjunto Penal de Itabuna – Raio A e Raio B e nada, nada mesmo foi feito pelo Estado para que se evitasse chegar a este Estado de coisas.
         A rebelião ocorreu por que – pasmem os céus – a parede que separava os presos destes dois raios foi derrubada pelos presos com a força física destes, tamanha é a espessura e resistência destas paredes. E tal situação não seria evitada apenas com a construção de paredes mais solidas, mas, principalmente, com a eliminação do excesso populacional.
         A fragilidade do Conjunto Penal de Itabuna já houvera sido colocada em xeque de forma avassaladora quando, recentemente, presos haviam fugido cavando um túnel. A bem da verdade,  não temos o que comemorar ou trazer de positivo acerca do sistema prisional de nosso estado. E é importante que se destaque que esta situação não é atual, recente, tal vem se repetindo desde sempre – à muito tempo – em nosso Estado, para que não se pense em um ano eleitoral que antes já fora melhor. Inclusive este descaso com a questão prisional é uma das unanimidades burras: direita, esquerda, centro, PT, PSDB, DEM, PSB etc – etc … , todos da nossa classe política assim agem nos diversos Estados da Federação.
         O quadro do sistema prisional Baiano é desolador. A mais nova unidade prisional – Eunápolis, já teve uma rebelião e já se encontra superlotada. Todas as unidades prisionais estão acima de sua capacidade e, ainda, temos a realidade de muitos presos em cadeias públicas, que, evidentemente, deveriam estar em unidades da Secretaria de Assuntos Prisionais – SEAP.
         O  Conjunto Penal de Itabuna já tinha, antes desta rebelião o maior excesso populacional, ou seja, em Itabuna se tinha a maior superpopulação prisional do Estado em termos proporcionais: de presos por número de vagas. Agora, depois da rebelião do último dia 23 de maio, a situação ficou caótica.  Existem celas com 25, 30 e até 40 presos.
Mesmo aqueles que por alguma ideologia querem ver os presos subjugados e sem os seus direitos atendidos, precisam enxergar que tal situação é geradora de profunda violência.  Que tipo de pessoas o sistema prisional está devolvendo as ruas ?.
É bom que se lembre que a violência no Presídio não reflexos somente dentro dos seus muros.  As instituições da nossa sociedade precisam assumir a causa da situação prisional de Itabuna e a história está aí para provar que tal solução passa necessariamente por dar condições das unidades prisionais abrigarem os detentos em conformidade com a Lei.
Não temos mais tempo para esperar passivamente o Estado atuar, precisamos – TODOS -  ostensivamente cobrar do Governador do Estado que cumpra seu papel:  Deputados com votos na região, imprensa, clubes de serviço, Igrejas, sindicatos, ACI, CDL, associações, etc.
A continuar sendo tratado com o descaso que vem tendo por parte do Estado da Bahia, Itabuna vai virar Pedrinhas !

TOMBOU MORTO EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA MILITAR DA BAHIA


Por volta das 13:30h deste domingo, a guarnição comandada pelo Sub Ten Sergio, quando em ronda pela Ladeira da Cadeia, na cidade de Cachoeira, avistou um elemento portanto uma espingarda calibre 12. A guarnição deu a voz de abordagem mas o elemento empreendeu fuga atirando contra a guarnição. Então com o apoio da guarnição local, comandada pelo Sargento Marcelo, foi efetuado o cerco. O elemento identificado como Juraci Oliveira de Moura, 32 anos, reagiu e resistiu a prisão atirando contra a guarnição com um revólver que, legítima defesa, revidou. O elemento foi conduzido ao hospital, porém veio a óbito. Foi encontrado em poder do elemento uma espingarda calibre 12 com 02 (dois) cartuchos deflagrados e 06 (seis) intactos e um revólver calibre .38 com 6(seis) cartuchos deflagrados.
Retrato falado da sociedade de Ilhéus será lançado no Vesúvio
















O livro Vidas Cruzadas, de Waldeny Andrade, terá seu lançamento oficial no próximo dia 5 de junho no bar Vesúvio de Ilhéus. O autor fechou com Guido Paternostro (à esquerda na foto) a realização do evento no tradicional reduto da cidade, eternizado por Jorge Amado como cenário do romance de Nacib e Gabriela.
 Se o Vesúvio é uma das faces mais visíveis da sociedade de Ilhéus, a obra Vidas Cruzadas é justamente o contrário: o seu lado oculto. Revela casos reais envolvendo frustrações amorosas, suicídios, sequestros, estupros, traições conjugais e até assassinatos por encomenda. E tem como palco Ilhéus – e, por extensão, Itabuna – entre os anos de 1957 e 1969, época que representa, segundo o autor, o “fim da era dos coronéis do cacau”.
Jornalista e radialista aposentado, Waldeny apresenta fatos históricos e ficção sobre dramas reais cobertos por ele nas duas principais cidades do sul da Bahia no início de sua carreira profissional. Segundo o autor, “O verniz da ficção tem o objetivo de ocultar nomes verdadeiros para preservar descendentes ainda vivos dos protagonistas”. Recheado de suspense, Vidas Cruzadas exibe fatos verdadeiros que, aparentemente isolados, se interligam em um final surpreendente para o leitor.

Premiado com oito troféus Imprensa do Cacau como melhor diretor de rádio e jornal do sul da Bahia, e também como melhor comentarista político da região, Waldeny Andrade disponibilizará e autografará seus livros na noite de quinta-feira, 5/6, no Vesúvio. Tudo a partir de 18h30.
Fotos:
Guido Paternostro (esq., bar Vesúvio) e Waldeny Andrade (autor).
Livro traz revelações surpreendentes sobre Ilhéus.
Contato – Waldeny Andrade: (73) 8885-3966 (Oi) / (73) 9981-3298 (Vivo)
Assessoria de Imprensa – Carlos Malluta: (73) 8877-7701 (Oi) / (73) 9133-4523 (Tim)
ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DA BAHIA COM INSCRIÇÕES ABERTAS

A Academia de Letras Jurídicas do Estado da Bahia abriu inscrições para as Cadeiras de nºs 15 e 25, que se encontram vagas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 09 de julho.  O candidato deve ser brasileiro nato e residir na Bahia, ter reputação ilibada, ser bacharel em Direito há pelo menos 10 (dez) anos, ser autor de livros jurídicos ou, por concurso, professor de Direito há pelo menos 10(dez) anos. A inscrição será formalizada mediante requerimento dirigido a presidência da academia, com referência à vaga a que concorre o candidato, acompanhada de currículo, comprovante dos requisitos previstos no art.16 do Regimento da Academia, e do pagamento da taxa de inscrição.  A inscrição poderá ser feita nos dias úteis, das 8h às 12h, e das 14h ás 17 h na sede da Academia, localizada na Rua Alameda Capirimim, n. 14, Graça, onde também poderão ser encontrados o estatuto e o regimento da casa.

JOAQUIM BARBOSA "rejeitou' recurso do Estado da Bahia e garantiu o reajuste na GAP de policiais militares

JOAQUIM BARBOSA
Ministro JOAQUIM BARBOSA, presidente do Supremo Tribunal Federal, rejeitou o último recurso do Estado da Bahia e garantiu que policiais militares baianos tivessem reajustada a gratificação de atividade policial (GAP).
A ação, ajuizada e acompanhada pelo CENAJUR, tem por objetivo o reajuste da GAP de 15 policiais militares, aplicando-se o percentual de 33%, o reajuste deverá ser retroativo ao mês de abril de 2000.
Abaixo parte da decisão publicada no Diário da Justiça de 22 de maio de 2014:
RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 783.831
REGISTRADO: MINISTRO JOAQUIM BARBOSA
RECTE.: ESTADO DA BAHIA
PROC.: PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DA BAHIA
RECDO.: XXXXXXXX
ADV.: FABIANO SAMARTIN FERNANDES
DECISÃO: De acordo com a orientação firmada no Supremo Tribunal Federal, não cabe o agravo previsto no art. 544 do Código de Processo Civil da decisão que aplica o entendimento firmado nesta Corte em leading case de repercussão geral, nos termos do art. 543-B do CPC. Nesse sentido, confira-se a ementa do acórdão proferido pelo Plenário noAI 760.358-00 (relator- presidente min. Gilmar Mendes, DJe de 19.02.2010): “Questão de Ordem. Repercussão Geral. Inadmissibilidade de agravo de instrumento ou reclamação da decisão que aplica entendimento desta Corte aos processos múltiplos. Competência do Tribunal de origem. Conversão do agravo de instrumento em agravo regimental. 1. Não é cabível agravo de instrumento da decisão do tribunal de origem que, em cumprimento do disposto no § 3º do art. 543-B, do CPC, aplica decisão de mérito do STF em questão de repercussão geral. 2. Ao decretar o prejuízo de recurso ou exercer o juízo de retratação no processo em que interposto o recurso extraordinário, o tribunal de origem não está exercendo competência do STF, mas atribuição própria, de forma que a remessa dos autos individualmente ao STF apenas se justificará, nos termos da lei, na hipótese em que houver expressa negativa de retratação. 3. A maior ou menor aplicabilidade aos processos múltiplos do quanto assentado pela Suprema Corte ao julgar o mérito das matérias com repercussão geral dependerá da abrangência da questão constitucional decidida. 4. Agravo de instrumento que se converte em agravo regimental, a ser decidido pelo tribunal de origem.” (…). Assim, compete aos tribunais e turmas recursais de origem, em exercício de atribuição própria conferida pela lei, a adequação do acórdão recorrido ao entendimento firmado por esta Corte. Nos termos do art. 543-B, § 4º, do Código de Processo Civil, apenas nos casos em que o Tribunal a quo, motivadamente, não se retratar de acórdão contrário a referido entendimento, caberá a remessa do recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal. Ademais, ambas as Turmas deste Tribunal já fixaram entendimento de que após 19.11.2009, data em que julgado oAI 760.358-QO, a interposição do agravo previsto no art. 544 do CPC configura erro grosseiro, sendo inaplicável a remessa dos autos à origem para julgamento do recurso como agravo interno. (…) Do exposto, não conheço do presente agravo. Publique-se. Brasília, 15 de maio de 2014. Ministro JOAQUIM BARBOSA Presidente

Por mais respeito aos cidadãos ilheenses: Jabes, não somos sardinhas!

foto artigo tiãoO transporte coletivo de nossa cidade nada mais é do que uma forma perversa de garantir vultosos lucros aos donos da São Miguel e da Viametro, cobrando caro e submetendo os passageiros a um sofrimento contínuo. É um exemplo claro das relações – nocivas à sociedade – mantidas entre representantes do poder “público” e determinados setores do empresariado. Somente através da ação conscientemente articulada e planejada dos cidadãos seremos capazes de nos contrapor à ganância desses “tubarões” na defesa de um transporte público de qualidade e com preço justo.
Assim como a saúde e a educação, o transporte coletivo precisa ser entendido como um direito social que deve ser garantido pelo Estado, e não como uma mercadoria qualquer sujeita à logica do mercado. Desse modo, o estabelecimento do valor da tarifa deve levar em consideração a realidade social e econômica da cidade. Em uma cidade como a nossa – com uma economia “capenga”, com alto índice de desemprego e onde a maior parte da população sobrevive com uma renda inferior a um salário mínimo – o valor da tarifa atualmente em vigor (R$ 2,40) configura-se como uma verdadeira barreira ao exercício do direito de ir e vir, tendo reflexos negativos também no comércio, pois, afora o vale transporte que deve ser pago pelos comerciantes, reduz significativamente o poder de compra dos indivíduos.
Indo para Uesc outro dia, conheci a dona Arlete, moradora do Banco da Vitória. E do alto dos seus 71 anos de idade, lá ia ela em pé, sacolejando espremida entre outras pessoas naquela tarde de “sol em fúria”. Dei meu lugar a ela e fomos conversando. Ela me contou parte de sua história de vida: pariu e criou 15 filhos com muita dificuldade. Como a dona Arlete, vários idosos – homens e mulheres – penam diariamente nessas “latas de sardinhas”, há também mulheres grávidas ou com crianças de colo arriscando suas vidas. O tempo que leva para que determinados ônibus passem em certos locais é tão grande que muita gente prefere ir andando, correndo até o risco de ser vítima de um assalto, já que a falta de segurança é outro problema que nos assola.
Mas como os representantes do poder “público” não utilizam o transporte coletivo, e como frequentemente têm suas caríssimas campanhas eleitorais oportunamente financiadas também pelos “barões” das empresas de ônibus, seguem indiferentes ao nosso sofrimento. É por isso que as empresas “São Migué” e “Viamerda” oferecem esseserviço de péssima qualidade e com esse preço absurdo. E para piorar essa revoltante situação, na semana passada, o prefeito Jabes Ribeiro cometeu o disparate de anunciar o aumento da tarifa do transporte para R$ 2,60. Não podemos de forma alguma aceitar mais esse ataque, esses empresários e políticos cínicos estão gozando da nossa desgraça. Devemos responder de forma enérgica nos mobilizando e exigindo redução imediata do valor da tarifa em vigor e melhorias na qualidade do serviço.

Sebastião Neto – Estudante de Licenciatura da UESC, do Coletivo Retomada da Universidade Estadual de Santa Cruz e da Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (Anel).

COLO-COLO PODE LANÇAR “SÓCIO-TORCEDOR”

Hermano, do Colo-Colo (Foto Pimenta).
Hermano, do Colo-Colo (Foto Pimenta).
Diretor de marketing do Colo-Colo, Hermano Fahning detalhou os planos para o Tigre Ilheense chegar forte na disputa do Baianão 2015. Segundo ele, a ideia é fortalecer ainda mais a marca, após a conquista da Série B, ontem.
- Nossa proposta é disputar a 1ª Divisão com um time ainda mais forte. Para isso, já estamos, por exemplo, negociando a manutenção do elenco atual, bem como a chegada de reforços.
Hermano anunciou, ainda, a criação do Programa Sócio-Torcedor, o que depende de revisão do Estatuto do Colo-Colo. Após a campanha irretocável – o Tigre foi campeão invicto da Série B, a tarefa mais dura será manter o elenco que teve, entre os destaques, o goleiro Waldson, o zagueiro Corrêa, o lateral Leo, o meia Renílson, o meia-atacante Peixoto e o atacante Marcelo Mano.

CASA DE JUIZ É ALVO DE ATENTADO

Marcas de tiro na residência do magistrado.
Marcas de tiro na residência do magistrado.
A casa do juiz Francisco de Moleda Godói, no município de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, foi atingida por pelo menos quatro tiros, na madrugada deste domingo (25), informa a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). Localizada ao lado do fórum da cidade, a residência do magistrado teve a vidraça estilhaçada pelos disparos. O juiz não estava na cidade quando ocorreu o ataque.
A polícia técnica periciou o local em busca de informações que possam levar à autoria do atentado. “Temos conhecimento do risco, inerente à profissão, mas estamos convivendo com a insegurança e sem respaldo para realizar o trabalho com tranquilidade”, disse Godói, antes de lembrar que o município tem somente uma viatura da Polícia Militar.
O juiz mencionou ainda um arrombamento ocorrido no ano passado no fórum, quando armas de fogo apreendidas foram retiradas de um cofre. A presidente da Amab, Marielza Brandão Franco, lembrou que a Bahia é o terceiro estado com maior número de magistrados ameaçados. “Queremos chamar a atenção para esta triste situação que vivemos. Não podemos conviver com isso”, declarou.Informações do Bahia Notícias.

JABES CORTA SALÁRIO DE PROFESSORES QUE ADERIRAM A PARALISAÇÃO

Professores farão nova assembleia na quarta, dia 28 (Foto APPI).
Professores farão nova assembleia na quarta, dia 28 (Foto APPI).
Os professores da rede municipal de Ilhéus que participaram das paralisação da categoria  em maio sofreram corte no salário. A determinação partiu do prefeito Jabes Ribeiro, segundo a direção da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI-APLB/Sindicato).
Os educadores, segundo nota do sindicato, sofreram “corte no ponto e o desconto dos dias” em que participaram da paralisação. A questão será discutida em assembleia marcada para a quarta (28), às 9 horas, na Câmara de Vereadores.
A presidente da APPI, Enilda Mendonça, disse que a ideia é discutir, na assembleia, as medidas a serem adotadas para garantir o salário dos profissionais. Além do corte de salário, também será discutida a campanha salarial de 2014, que ainda não recebeu resposta do governo.
ACIMA DO LIMITE
Desde o início do mês, o prefeito ilheense anunciava que iria cortar o salário dos professores que participassem de paralisações. Jabes alega que o município gasta mais de 60% das receitas com pagamento de pessoal e não teria como discutir reajuste salarial nem pagamento do piso básico do magistério antes do primeiro quadrimestre, encerrado em abril. A categoria reclama que o prazo venceu e o governo não se abriu para o diálogo.
 

CAMINHONEIRO É PRESO COM 122 QUILOS DE MACONHA

Adaylton e a droga apreendida em pneus de caminhão (Foto Divulgação).
Adaylton e a droga apreendida em pneus de caminhão (Foto Divulgação).
O caminhoneiro Adaylton Oliveira de Assis, de 35 anos, foi preso com 122 quilos de maconha, nesta segunda (26), na BR-116, em Feira de Santana, numa operação conjunto das polícias Civil e Federal. A droga estava escondida em pneus reservas do veículo. Oriunda de Luís Eduardo Magalhães, a maconha abasteceria bairros de Salvador.
A polícia conseguiu fazer a apreensão, após receber uma denúncia na tarde de ontem (25), segundo o delegado do Departamento de Narcóticos (Denarc), Maurício Moradillo. Os policiais montaram campana e apreenderam o veículo, que estava sendo rebocado por um caminhão guincho. Adaylton alegou problemas mecânicos, o que será checado pela polícia técnica.
O caminhoneiro disse que embolsaria R$ 700,00 pelo serviço. A polícia não revelou mais nomes, mas o delegado Moradillo adiantou que tanto o proprietário do caminhão como o nome da pessoa que receberia a carga de maconha já foram identificados.

Bacharel em direito, acusado de matar jovem em Piatã é transferido para cela especial

Homem é acusado de matar por ciúmes em um bar no último dia 8 de fevereiro

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 26/05/2014 16:49:50
  
O principal suspeito da morte do estudante Tiago Valentim dos Santos Vidal, 28 anos, foi transferido para a Penitenciária Lemos Brito, no Complexo da Mata Escura neste domingo (25). Segundo a delegada da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFV), Francineide Moura de Oliveira, a transferência aconteceu pelo fato de Jean Devis Lasse de Oliveira possuir curso superior.

O advogado de Jean entrou com pedido de habeas corpus solicitando que o suspeito fosse transferido para uma cela especial por ele ser bacharel em direito. A decisão pela transferência veio da juiza Aracia Lima Borges, do plantão judiciário. Ele foi encaminhado para a Penitenciária Lemos ainda ontem, onde está na central médica.

Jean estava na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, após ser baleado durante uma tentativa de assalto no bairro de Brotas, na última sexta-feira (23). Segundo o posto da Polícia Civil no Hospital Geral do Estado (HGE), o suspeito e um outro homem, não identificado, chegaram ao local por volta de 18h em uma motocicleta vermelha e arrombaram as portas do estabelecimento.

Os dois chegaram a levar vários equipamentos eletrônicos, mas na saída um outro homem teria reagido ao assalto e  começou a atirar contra os assaltantes. Jean foi baleado e o comparsa  dele fugiu, levando algumas mercadorias. A 26ª delegacia (Brotas) investiga o caso.

Homicídio
Jean é acusado do homicídio que matou Tiago Valentim dos Santos Vidal, 28 anos, no último dia 8 de fevereiro. Na mesma ocasião, em fevereiro deste ano, Tauan Santana Santos, 24 anos, também foi baleado.

As vitimas estavam comemorando no Botequim Santa Clara, em Itapuã, quando, segundo testemunhas, Jean Devis chegou atirando por ciúmes da ex-namorada, a enfermeira Jamille Paixão Lopes Santos, que também estava no local. Tiago e Tauan eram estudantes do curso de Engenharia Ambiental, na Faculdade Área 1, na Paralela, e não conheciam Jamille.

Câmara aprova manutenção de dia do radialista

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.fF1niTTWA0
A Câmara Municipal de Salvador aprovou o Projeto de Lei 646/13 que mantém o dia do radialista como 21 de setembro. De autoria do vereador Leandro Guerrilha (PSL), a proposta visa a manutenção da data, que havia sido alterada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o dia 7 de novembro. “Essa é uma luta antiga. Não havia sentido alterar uma data que existe desde que a classe foi criada. Portanto, temos motivos de sobra para comemorar. Tivemos nossa tradição garantida”, enfatizou o vereador, que também é radialista.
 Fonte: Bahia Notícias

Ilhéus: Acidente na Av. ACM deixa trânsito congestionado



10344775_670073699727313_1305739889128200096_n
Foto: Felipe Barreto
Ilhéus – Na noite deste domingo (25/05), um acidente deixou o trânsito congestionado na Av. ACM. Segundo populares, o veículo que seguia sentido zona norte invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com o outro carro. O SAMU foi acionado para socorrer os feridos.
10339681_670073733060643_3446172096837150376_n
10300785_670073749727308_4647791925803065076_n

Governo vai à Justiça para tentar barrar greves de policiais na Copa

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.bH2dqca-jO
O governo federal resolveu tomar medidas para evitar problemas com greves da Polícia Militar durante o período da Copa do Mundo, para preservar a segurança no período e evitar problemas na imagem do Brasil no exterior.
Segundo a Folha de S. Paulo, duas medidas serão tomadas. O governo entrará com ações judiciais contra as paralisações, o que atualmente é feito pelo Estado; a segunda medida será cobrar de líderes da greve que arquem com custos de um possível uso da Força Nacional para garantir a ordem pública.
A Bahia foi um dos estados a sofrer uma greve da PM neste ano. O outro foi Pernambuco. Os dois estados sofreram dias de medo, com ondas de saques e arrastões.
Na Bahia, o número de homicídios cresceu no período. Com sinais de possíveis novas greves na Copa – até mesmo da Polícia Federal – o governo já monta o plano. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, admitiu que o governo tem planos alternativos, mas não deu detalhes ao falar com jornalistas na sexta-feira (23/05). Alguns profissionais da imprensa de fora mostraram preocupação com greves na área da segurança pública.
Fonte: Bahia Notícias

Após rebelião, ficam 1200 internos no Presídio de Itabuna

Entre os escombros, celulares, ventiladores, roupas e baldes foram recolhidos, menos as armas Foto: Oziel Aragão
Entre os escombros, celulares, ventiladores, roupas e baldes foram recolhidos, menos as armas Foto: Oziel Aragão
Ficaram ainda 1200 internos no Presídio de Itabuna após a rebelião da última sexta-feira (23). A unidade prisional ficou destruída e ainda mais sem estrutura para custodiar o número exorbitante de prisioneiros. Por conta disso, o pavilhão que ficou inteiro, abriga por cela cerca de 30 criminosos a disposição da Justiça baiana.
derrubaram as paredes para resgatar internos no 'seguro'
De acordo com o Diretor Adriano Valério Jacome  da Silva, foram 3 horas, para a Polícia Militar conter a rebelião, em função da resistência dos provisórios e condenados. “Transferimos 100 para Salvador e Ilhéus, poderemos transferir mais, e agora é reformar o pavilhão destruído”, revela.
destrido_itabuna_presidiojacomeprisaorevistasegundo_pavilhao_destruido

Itabuna: caixão abandonado em rodovia chama atenção

O caixão foi encontrado próximo ao Viaduto Paulo Solto

caixao3

Populares ficaram curiosos por conta de um caixão abandonado às margens da BR 101, próximo ao posto Flecha, em Itabuna. O objeto está no local na tarde desta segunda-feira (25).

Muitas pessoas que passam pela localidade olham as manchas no caixão e questionam se seriam marcas de sangue. Não há informações de quem se desfez do objeto e nem o motivo.