quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Debaixo da figueira: a mensagem de João 1.43-51

Josivaldo de França Pereira
Segundo João, dos doze discípulos de Jesus, somente Pedro e Natanael não foram chamados diretamente pelo Mestre, por assim dizer. André levou seu irmão a Jesus (Jo 1.40-42) e Filipe convidou o amigo Natanael, conhecido nos sinóticos como Bartolomeu (Mt 10.3; Mc 3.18; Lc 6.14). O encontro entre Jesus e Natanael é um dos mais notáveis da Bíblia.
“Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José”. Filipe faz um relato perfeito da pessoa de Jesus a Natanael. Sua citação das Escrituras relembra o que Jesus diria a dois discípulos no caminho de Emaús: “... importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24.44). Contudo, Natanael se declara francamente incrédulo de que qualquer coisa boa, muito menos o Messias, saia de Nazaré. Nazaré era uma cidade pequena, inexpressiva e insignificante aos olhos de muitos. Ela não é citada uma única vez no Antigo Testamento, nos apócrifos, nos escritos de Josefo ou no Talmude.
Filipe convida Natanael a vir e ver com os próprios olhos o Messias. “Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em que não há dolo”. Nosso Senhor conhece perfeitamente a natureza humana (Jo 2.23-25). Portanto, ele pôde dizer com exatidão que Natanael é “um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”. Uma declaração que, por sinal, recorda o que Deus disse acerca de Jó: “... Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (Jó 1.8; cf. 1.1; 2.3).
A declaração de Jesus deixou Natanael surpreso: “... Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira”. Certamente Jesus não diria o que disse a Natanael se este estivesse simplesmente dormindo embaixo da figueira, ou comendo figos. Debaixo da figueira Natanael estava com a mente e o espírito sintonizados em Deus. À semelhança de Simeão, Natanael também era um homem justo e piedoso que esperava pela Consolação e Salvação de Israel: o Messias prometido. O Verbo encarnado era a resposta viva às orações de Natanael. Deus atendeu as preces dele!
A primeira confissão de fé de um discípulo feita a Jesus vem cheia de emoção: “... Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. “Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores cousas do que estas verás”. Quem crê nas menores coisas que Jesus diz haverá de ver as maiores também. Talvez você esteja debaixo de sua “figueira” hoje – orando, clamando e chorando na presença de Deus. Saiba que ele vê. Deus é o Deus que vê (cf. Gn 16.13) e virá ao seu encontro. Creia nisso.


JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
MENTIROSO É FILHO DO DIABO
A mentira é a filha do diabo, mas o mentiroso é o filho
JESUS CRISTO TRANSFORMOU A VIDA DO JORNALISTA EDNEI BOMFIM
Alguém  O estrago está feito: pessoas amarguradas, reputações aviltadas e corações feridos! Outros, em contrapartida, ficam felizes e satisfeitos pelo mal que causaram.
Às vezes sofremos desilusões por conta das mentiras que as pessoas contam. É preciso ter preparo para isto. As pessoas mentem, e isto é um fato.
Mas é preciso, também, saber separar o joio do trigo. Há pessoas que mentem, deliberadamente, por que querem o teu mal. E há aquelas que mentem por que gostariam de te ver melhor, ou de serem melhores pra você.
Algumas pessoas podem achar que a realidade pode ser apresentada melhor se fantasiada um pouco, e aí a mentira é quase inocente, mais assemelha-se a um desejo ou a um sonho, e não se deve subjugar o valor destas pessoas por isso.
Em alguns casos, podemos dizer que a mentira é como uma casca, que uma vez descoberta, deve apenas ser jogada fora. Nas pessoas, assim como entenderia um bom boticário, o que vale não é o frasco, mas a essência.
Uma das mentiras mais fecundas, interessantes e fáceis é fazer a pessoa mentirosa pensar que acreditamos no que ela nos diz.
Não acredite em tudo que ouvires! Há mentiras que sempre serão ditas, e verdades que jamais serão pronunciadas...
Melhor viver uma vida de luta e batalhas do que viver uma vida de mentiras e falsidade.
Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.
"Uma verdade dita com má intenção bate todas as mentiras que se possa inventar." William Blake )
"Uma garrafa de vinho meio vazia também está meio cheia, mas uma meia mentira não será nunca uma meia verdade. " ( Jean Cocteau )

A MENTIRA TEM PERNA CURTA E O MENTIROSO LÍNGUA COMPRIDA


A Bíblia diz que “existem sete coisas que o Deus Eterno detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos” (Provérbios 6.16-19). É interessante que a mentira é mencionada duas vezes e está diretamente envolvida com as outras cinco coisas detestáveis por Deus.
Fico imaginando como seria este mundo se ninguém mais conseguisse mentir: os assassinos e ladrões seriam presos, os adultérios descobertos, muitos políticos perderiam seus cargos, algumas "igrejas" não fariam mais milagres e perderiam fiéis, propagandas não conseguiriam colocar certos produtos no mercado. Enfim, muita coisa iria mudar no comércio, na política, na religião, na família, nos relacionamentos, e em nossa vida.
os mentirosos que aguardem: um dia a máscara vai cair, e dependendo do tamanho da farsa, o tombo vai ser feio.
O melhor então é viver sem mentiras, livre de máscaras, de hipocrisia, de falsidade. Não nesta idéia moderna de ser totalmente transparente e pouco preocupado com os conceitos morais. Estamos falando daquilo que disse Jesus: “se vocês obedecerem às minhas palavras ... conhecerão a verdade e a verdade os libertará” (João 8.32). Isto é dito num contexto do pior tipo de mentira. Os judeus orgulhavam-se por suas credenciais religiosas e estufavam o peito por coisas que faziam ou deixavam de fazer. Não acreditando na divindade de Jesus conforme as profecias do Antigo Testamento, ouviram o que não queriam: “Vocês são filhos do Diabo ... Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e pai de todas as mentiras. E, porque eu digo a verdade, vocês não crêem em mim” (João 8.44,45).
Todas as mentiras vêm de um lugar só: do coração pecaminoso (Marcos 7.21). Ninguém aprende a mentir. É coisa de cada um. “Se dissermos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos, e não há verdade em nós” (1 João 1.8). Assim, a grande mentira é dizer que não mentimos. E a grande blasfêmia nisto é que, “se dissermos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus mentiroso” (1 João 1.10). Então pra que viver enganando a si mesmo? Melhor é fazer o que diz o apóstolo: “se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é justo: perdoará os nossos pecados e nos livrará do mal. Não tem coisa mais saudável do que sempre dizer a verdade. É evidente que algumas coisas vão complicar, sobretudo nos negócios e na política. Mas quando a verdade está no coração (me refiro a Cristo)fará vencer toda a maldade” (1 João 1.9).
quando não consegue-se mais mentir, Perde-se prestígio, audiência, amigos, dinheiro, mas ganha-se honra, crédito, consciência tranqüila, e o mais importante, a aprovação de Deus.
“Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que fazem. Mas os que vivem na luz de acordo com a verdade procuram a luz a fim de que a luz mostre que obedecem a Deus naquilo que fazem” (João 3.20,21).
Quem mente, mente a si mesmo, Pratica assim um duplo mal: a si mesmo, quando priva-se da luz, e a seu semelhante a quem ocasiona uma privação similar propositalmente.
Mas a verdade, É a Luz que norteia todo aquele que busca libertar-se dos escuros véus da ignorância, que aprisionam e oprimem a alma nos grilhões da falsidade.
Uma pessoa mente e a mentira vai se alastrando e queimando como fogo do inferno a honra alheia. Mesmo que haja confissão e arrependimento por parte do mentiroso, o mal está feito, A louça está trincada; nunca mais será uma louça inteira na mente de alguns, é como a pluma jogada ao vento, quem a soltou não conseguirá jamais ajuntá-la. “Veracidade e integridade são atributos de Deus [...] Nunca profiram inverdades [...] Mesmo que seja uma leve mentira não deve nunca ser permitida” (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [MD 1989], p. 331).
Qualquer desvio do que é reto e verdadeiro, seja em palavras, ações ou em qualquer situação do cotidiano, pode parecer coisa de pouca importância – “é só uma mentirinha” – no conceito de alguns, mas não no conceito de Deus. Mentira é pecado e pecado é separação de Deus.
“O homem que perseveradamente pratica a verdade, ganhará a confiança de todos. Não só confiarão nele seus irmãos de fé, mas os descrentes serão constrangidos a reconhecê-lo como um homem de honra”
Pela graça de Deus sejamos pessoas assim, em quem os outros possam dizer como Jesus disse a respeito de Natanael: "Aqui há um israelita em quem não há dolo"
mentiu!