quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Desabafo de ex-primeira dama sobre 'pulada de cerca' atrasa votação na AL

A deputada estadual Maria Luiza Orge (PSD)acusa o ex-marido e prefeito de Salvador, João Henrique (PP), de tê-la traído com a subsecretária municipal da Saúde, a médica Tatiana Paraíso

Foto: Mateus Pereira/Secom
Tatiana Paraíso é acusada de ser amante de prefeitoJairo Costa Juniorjairo.junior@redebahia.com.br
A deputada estadual Maria Luiza Orge (PSD) subiu ontem à tribuna da Assembleia e surpreendeu o plenário ao acusar o ex-marido e prefeito de Salvador, João Henrique (PP), de tê-la traído com a subsecretária municipal da Saúde, a médica Tatiana Paraíso. A parlamentar citou como estopim para o seu desabafo de cerca de oito minutos uma nota da revista Época, com especulações sobre um suposto caso extraconjugal entre ela e um oficial da Casa Militar do Palácio Thomé de Souza.
O discurso feito pela ex-primeira-dama de Salvador não provocou apenas buxixos nos corredores da Assembleia e gabinetes de deputados. Após os minutos em que disparou acusações e críticas contra o prefeito de Salvador, João Henrique, o plenário da Casa foi esvaziado, o que levou ao adiamento da votação do projeto que prevê a criação da Lei Orgânica da Cultura, de autoria do governo do estado.
"Entendo que ela tem o direito de falar o que pensa, mas acredito que a tribuna desta Casa não deve, em momento algum, servir para questões de foro íntimo. Apesar de compreender seu direito de falar e de compreender que o fato se refere a pessoas públicas, o ideal era que ela procurasse a imprensa, e não usasse o tempo para assuntos pessoais", criticou um dos deputados presentes ontem à sessão. Com o adiamento, fica parada votação do projeto, cujo objetivo é mudar o sistema de gestão cultural, criando novo formato para distribuir recursos.
Traição
No início do discurso, Maria Luiza disse que usaria a tribuna da Casa para esclarecer fatos que, segundo ela, foram os reais motivos da separação com João Henrique, cujo casamento durou 27 anos e gerou dois filhos. “Na última crise, após um longo período de desgaste, sugeri uma reflexão do relacionamento ao meu esposo, João Henrique. Acreditava estar buscando a harmonia e a cumplicidade do nosso relacionamento”, relatou a parlamentar.
Maria Luiza afirmou que, após retornar de uma viagem de sete dias, teria descoberto a existência de um caso entre o prefeito e a subsecretária, também cardiologista pessoal de João Henrique. "No subterrâneo do Thomé de Souza, tudo acontece até hoje às escondidas, em segredo.E foi para restabelecer a minha honra, que levei ao conhecimento público a separação do nosso casamento", disparou.
O restabelecimento da honra a que a ex-primeira-dama se referiu diz respeito aos boatos publicados na imprensa, de que ela manteria um caso com um jovem oficial da PM. "Isso de que ela teria um homem mais novo como amante a deixou muito chateada. Daí, ela decidiu falar sobre o assunto na Assembleia", confidenciou ao CORREIO um dos mais próximos colaboradores da deputada.
De acordo com a fonte, o silêncio de João Henrique após as especulações também motivou o desabafo da ex-mulher. Aos deputados, Maria Luiza deixou claro a irritação com o que considerou falta de apoio. "Esperei alguns dias, na esperança de ouvir um pronunciamento, uma manifestação, uma defesa dele. E como sempre, nada foi dito", salientou.