O jornalista Ederivaldo Benedito, editor do Blog do Bené, que foi detido arbitrariamente no último dia 16 de outubro, no exercício da profissão enquanto cobria a Parada Gay em Itabuna, recebeu Moção de Apoio do deputado Augusto Castro.
Augusto Castro lamentou que, em plena democracia, a liberdade de imprensa seja aviltada dessa forma, com o constrangimento do jornalista perante a sociedade itabunense ao ser algemado e colocado na viatura policial como se um delinquente fosse. Em sua avaliação, democracia só existe de fato se a imprensa tiver a liberdade para agir.
O deputado Augusto Castro considera essencial que o governador Jaques Wagner, como autoridade maior da Bahia, coloque como missão da Polícia Militar não apenas proteger os cidadãos e primar pela paz e tranquilidade na sociedade, mas que isso seja feito respeitando os direitos constitucionais, entre eles o da liberdade de imprensa. “ Só desta forma teremos o respeito dos nossos cidadãos a esta instituição tão importante como a Polícia Militar”, argumenta.