quinta-feira, 30 de junho de 2011

POLICIAIS CIVIS FORMADOS E NAO NOMEADOS NA BAHIA


INFORMATIVO DOS POLICIAIS CIVIS FORMADOS E NÃO NOMEADOS/BAHIA, DESDE ABRIL DE 2009
Por Ramos,Ilka.
Ilustre população de todos os municípios do estado da Bahia,nós policiais civis,representados pela associação NOMEAÇÃO JÁ,queremos expor a todos vocês a seguinte situação que o governo do estado nos colocou e indireta ou diretamente penalizou vocês também.
Restou para o Exmº Sr. Governador Jaques Wagner, de janeiro de 2006 até a presente data, nomear cerca de 1.054 (mil e cinquenta e quatro) concursados entre investigadores e escrivães, que começaram a ser convocados a partir do segundo semestre de 2007 para submeterem-se ao curso de formação, finalizando a formatura em 28 de abril de 2009. Assim sendo, após nós, candidatos aprovados sermos convocados para nos submetermos à etapa final para posterior e imediata convocação, mais de 80% (oitenta por cento) dos concursados foram obrigados a desligarem-se dos seus empregos atuais, pois o curso de formação foi todo realizado em horário administrativo e, como já tínhamos mesmo certeza de nomeação, tivemos que nos desligar de outros empregos, sabendo-se que o funcionário público não pode exercer dupla função. Entretanto, qual foi nossa surpresa após termos pedido demissão e o governo do Estado ter gasto mais de R$ 6.000,000,00 (seis milhões de reais), com a formação dos mesmos, até a presente data,só foram nomeados 457 (Quatrocentos e cinqüenta e sete) dos aprovados e classificados neste certame,habilitados e formados pela ACADEPOL,em abril de 2009.
É desnecessário tentar descrever a situação em que se encontram as Delegacias de Polícia neste Estado, falta tudo, mas, sobretudo, e ainda mais grave, é o número insuficiente de policiais e a completa falta de boa vontade política do governo. Vários especialistas já afirmaram que a criminalidade tem várias vertentes, dentre elas a falta de punição. Um exemplo, o Professor Carlos Costa Gomes,do observatório de segurança pública, falta punição, mas, como punir, sem investigar? Como investigar sem pessoal?
Paralelo a tudo isso, por falta de policiais civis nas delegacias, os inquéritos e as investigações ficam paralisados, beneficiando o bandido em detrimento do cidadão decente. Inclusive, em muitas cidades menores, prejudicando o judiciário (juízes e promotores) tanto nos novos como nos antigos inquéritos que por falta de investigação e ou juntada de provas, documentos e depoimentos (serviços de escrivão) ficam parados, perdem o prazo e conseqüentemente beneficia a impunidade do criminoso. Há também o outro lado, o da vítima, que pode ser extremamente prejudicada por falta de investigação ou ainda a pessoa, presa e acusada injustamente que pode ficar na prisao por um longo período porque não teve quem investigasse corretamente o suposto crime cometido.
Vale ressaltar, ainda, que segundo o SINDPOC, existem mais de 1.200 policiais (investigadores,escrivães) esperando aposentadoria seja por idade ou tempo de serviço, onde cerca de 700 já fizeram seus requerimentos tendo a palavra INDEFERIDO,pelo simples fato de não ter quem o substitua, ou seja novos policiais.
Que contraditório não ?
Enquanto 578 policiais (investigadores,escrivães) aguardam desde abril de 2009,a boa vontade do nosso ilustre governador, para serem nomeados o mesmo já contratou mais de 2.500 REDAS, inclusive para trabalhar nas delegacias, onde vemos também funcionários da prefeitura no papel de escrivão ad-hoc ou de investigador X-9 inclusive usando armas mesmo sem porte legal, colocando em risco a propria vida e a de outros.
Analisando sob a ótica da máxima “VAMOS TRATAR OS IGUAIS COM IGUALDADE E COM DIFERENÇA OS DIFERENTES”,presenciamos o grande descaso do governo do estado para com a polícia civil,se tem dez pistolas,tem que enviar 05 para a PM e 05 para a PC,se nomeia 7.000 policiais ostensivos,por que não empossar 578 policiais investigativos?
O governo alega nao ter dinheiro para realizar as nomeações, o limite prudencial e o orçamento, contudo vemos contração de PMs, Redas e milhões gastos em propagandas televisivas, mais nunca é demais lembrar que o mesmo criminoso que cometeu um homicidio ou assalto ontem, se nao for investigado e punido poderá cometer o mesmo crime amanha e o que é pior, poderá (que Deus nos livre e guarde) ser conta eu ou contra vc q está lendo este texto. Além disso muitos dos problemas sociais quase sempre são direcionados a delegacia de policia, é muito comum apos sofrermos uma violencia, injustiça, calunia, briga, assalto, furto, etc a celebre frase "vai na delegacia dar uma queixa", mais em muitas delegacias, principalmente das cidades menores nem sempre há o policial lá para dar o devido atendimento ao cidadão.
Assim sendo, vimos por meio desta solicitar a este conceituado blog que nos ajude a divulgar nossa causa, para quem sabe lograrmos êxito nessa longa batalha que travamos desde de 2009 pela nomeação de TODOS OS CONCURSADOS, FORMADOS E NAO NOMEADOS DA POLICIA CIVIL DA BAHIA.