segunda-feira, 27 de junho de 2011

ARMAÇÃO NO CONCURSO DA PREFEITURA DE COARACI NO SUL DA BAHIA
"A prefeita sabe de tudo e continua calada".
A prefeitura de Coaraci, no sul da Bahia, abriu edital de concurso público, no último dia 5 de maio, para a contratação de 143 profissionais em diversas áreas, sendo 11 vagas para enfermeiros. Para aplicar as provas, contratou o Instituto de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Municipal (IEPDM).
A empresa feirense, pelo que se percebe, decidiu recorrer à internet para “elaborar” as questões das provas. Na verdade, copiou-as integralmente de concursos como da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ou da prefeitura de Diadema (SP). Autêntico Ctrl+C Ctrl+V, como denuncia uma candidata a uma das vagas de enfermagem.
Fala a enfermeira:
- Estou revoltada com esta falta de compromisso por parte da empresa organizadora, além de conter questões cujos assuntos não constavam no conteúdo programático disponibilizado no ato de inscrição, a empresa tenta nos enganar aplicando uma prova com questões literalmente copiadas de outros concursos.
A profissional enumerou as questões copiadas de outros certames. Das 20 que buscavam aferir o conhecimento específico do candidato, 15 foram copiadas da internet. A prova possuía um total de 40 questões (20 delas provas de português e 20, conhecimentos específicos). Ou seja, praticamente metade foi “colada” da internet.
A enfermeira disse ter desconfiado e passou a examinar a prova item por item, quando se deparou com o escândalo.
As provas foram aplicadas no dia 19 de junho. O valor de inscrição no concurso variou de R$ 35,00 (cargos que exigiam fundamental incompleto) a R$ 80,00 (nível superior). Em 2010, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) se viu obrigada a cancelar concurso público para analista e técnico universitário devido a problemas semelhantes: questões mal elaboradas ou copiadas integralmente da internet.