terça-feira, 21 de junho de 2011

EDNEI BOMFIM:UM DOS JORNALISTAS QUE MAIS RESPONDEM PROCESSOS POR CRIME DE IMPRENSA NA BAHIA
"Ele é polêmico e não come nada de bandidos da alta sociedade".

"O profissional de imprensa que responde cerca de 80 processos por crime de imprensa, diz que criminosos devem ser denunciados.Na outra foto, a advogada Raymunda Oliveira da Silva".
O jornalista Ednei Bomfim, que na foto está ao lado dos criminalistas Jorge Nobre de Carvalho e Silvio Butti é um dos jornalistas que mais respondem a procesos na justiça nos últimos anos. Consideravelmente polêmico e destemido, Ednei Bomfim não escolhe cor nem raça para denunciar, basta que ande fora da Lei.
Atualmente vários procesos têm surgido contra o jornalista, porém ele explica com simplicidade o que está acontecendo. Ednei Bomfim conta que, os bandidos da alta sociedade que são denunciados por ele, usavam a Lei de Imprensa para tentar calar sua voz e impedir sua escrita, porém como o STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu pela extinção da Lei 5.250 de 1967 (Lei de Imprensa), os denunciados procuram a Delegacia de Polícia para apresentar queixa contra o mesmo, na tentativa de impedir suas denúncia. Trocando em miúdos, diz Ednei Bomfim: Estão tentando usar a polícia para amordaçar a imprensa. Só que isso não tem funcionado, até porque, os especialistas em direito, inclusive os magistrados, têm conhecimento de que "crime de imprensa não á assunto para ser discutido em Delegacia de Polícia" e sim somente é da competência do Poder Judiciário e do Ministério Público.
Com a extinção da Lei de Imprensa, todos os processos até mesmo com condenações contra o jornalista Ednei Bomfim, ou contra qualquer outro jornalista, foram extintos juntos com a Lei 5.250/67.
Quanto as queixas apresentadas na Delegacia de Polícia, contra os jornalistas, ainda que enviadas pela autoridade policial para o Poder Judiciário, serão arquivados por conta da falta de competência da polkícia para investigar crime de delitos de imprensa.
Para a advogada Raymunda Oliveira da Silva, que já defendeu o jornalista Ednei Bomfim em mais de 80 processos, Crime de Imprensa é um processo de "ação penal pública privado" somente sendo da competência do Poder Judiciário e do Ministério Público.