Reportagem destaca três dezenas de municípios baianos que descumpre legislação.
Reportagem destaca quase três dezenas de municípios baianos que descumpre legislação.A Prefeitura de Ilhéus aparece, hoje, na relação de 27 administrações municipais que descumprem a Lei da Transparência na Bahia. A relação leva em conta apenas os municípios acima de 50 mil habitantes. O município é destaque negativo em reportagem deste domingo no Correio (leia aqui).
O município sul-baiano não publica a relação de empenhos, pagamentos e balancetes. O Portal da Transparência está fora do ar desde o início do ano. Há um mês, o site foi alvo de hackers (relembre aqui). Apesar de descumprir a legislação, o município teve acesso a recursos federais, ressalta a reportagem de Rafael Rodrigues, que destaca:
“Mesmo com a recomendação contrária, os municípios conseguiram captar recursos. Foi o caso de Ilhéus, que recebeu R$ 82 mil em fevereiro deste ano do Ministério da Cultura para a construção de centros culturais, em convênio firmado ano passado, quando a cidade já deveria cumprir as regras da transparência. O Tesouro Nacional, por meio de assessoria, assegura que não permite o repasse para prefeituras que não receberam pareceres favoráveis do TCM”.
O espaço está aberto para o prefeito Jabes Ribeiro explicar o porquê do desrespeito à legislação.



Camacan:Homem morre a facadas ao entrar em briga de marido e mulher



"Não sei quantas facadas foram", diz o assassino Foto: Oziel Aragão
“Não sei quantas facadas foram”, diz o assassino Foto: Oziel Aragão

Um homem identificado como “Mena” foi assassinado com três facadas na madrugada deste domingo (26) em Camacan, a 73 km de Itabuna. Segundo o próprio assassino que esperou a chegada polícia ainda na cena do crime, os dois eram amigos e bebiam todos os dias juntos. O homicida confesso Ednaldo Francisco de Jesus, de 37 anos, estava embriagado e não resistiu a prisão.

O homicida bebia antes do crime com a vítima Foto: Oziel Aragão
O homicida bebia antes do crime com a vítima Foto: Oziel Aragão

De acordo com testemunhas e parentes da vítima, “Mena” reagiu quando o “amigo” mencionou que iria bater na mulher, bradando que, “ali ele não batia nela”. Diante da intervenção da vítima, ambos se armaram com facas, porém, Ednaldo Jesus foi mais rápido e acertou o pescoço do rapaz.