quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Festa Cívica do 7 de Setembro reuniu 39 instituições em Itabuna

Um caminho para a Independência.
Com foco neste tema, nada menos que trinta e oito instituições itabunenses, entre corporações militares, escolas da rede pública e particular, associações de classe, conselhos municipais, clubes de serviços e movimentos da sociedade civil organizada, tiveram reunidas para protagonizar a Festa da Independência – o 7 de Setembro – em Itabuna.
Organizado e coordenado pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação, o desfile cívico foi programado para começar, pontualmente, às 9 horas. Porém, antes do deslocamento das instituições militares para a Avenida do Cinquentenário, às 8h aconteceu o hasteamento das bandeiras no palanque oficial instalado na Praça Otávio Mangabeira (Camacan). Logo após, o prefeito José Nilton Azevedo Leal, acompanhado do secretário da Educação, Gustavo Lisboa, e de autoridades militares, passaram em revista às tropas, que estavam concentradas ao longo da Avenida Fernando Cordier.
Mantendo a tradição e o protocolo oficial, os militares abriram o desfile tendo à frente o Tiro de Guerra, com os músicos da Filarmônica Euterpe Itabunense. Em seguida, foram às corporações da Polícia Militar da Bahia - Colégio da Polícia Militar, 15º Batalhão da Polícia Militar, 4º GBM (Bombeiros), Polícia Rodoviária Estadual, veículos e a cavalaria militar – acompanhados da Banda Marcial. Ainda neste grupo, desfilou a Polícia Rodoviária Federal.
O Grupo 2, formado pelos colégios Adventista, Geórgia e Batista, da rede particular de ensino, entraram na avenida acompanhados por suas respectivas bandas de música. Na sequência, foi a vez das instituições municipais desfilarem pela Cinquentenário, trazendo nove escolas, a Trupe da Biblioteca Itinerante, a Ginástica Rítmica Municipal (Grimi), além dos adolescentes e crianças assistidos pelo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e pela Fundação Marimbeta.
Segundo o secretário da Educação, uma grande expectativa cerca a apresentação das escolas municipais por conta da temática escolhida para a Festa do 7 de Setembro deste ano. “Foi uma oportunidade das escolas apresentarem à sociedade um pouco do que vem sendo feito na educação itabunense visando tornar a leitura como instrumento de independência e de validação para o exercício da cidadania plena”, argumenta. As entidades municipais que estavam acompanhadas pelas bandas de Fanfarras das cidades de Itacaré, Ubaitaba, Buerarema, Camacan, Camamu e pela Fanfarra Juvenil do Imeam.
Em seguida, foi a vez de a rede estadual desfilar pela Avenida do Cinquentenário, trazendo entre os seus pelotões alunos e integrantes do corpo docente dos colégios Ciomf, Inácio Tosta Filho, Ciso, Félix Mendonça, General Osório, Josué Brandão, Modelo e Polivalente (Ensino Técnico), além do Núcleo de Tecnologia Educacional e da Direc 7. A Festa Cívica da Independência em Itabuna foi encerrada com a participação das entidades sociais – LBV, Conselho do Idoso, Bandeirantes, Lions Clube, Maçonaria (Ordem D’emolay e Filhas de Jó) e os Cavalheiros da Esperança do Brasil.
Texto: Erivaldo Bomfim