terça-feira, 16 de agosto de 2016

Vai começar a 13º edição do Campeonato de Futebol da APPM – Ilhéus

APPM
Logomarca APPM-BA
A diretoria da Associação de Praças da Polícia Militar região Ilhéus, na pessoa do incansável presidente SG PM Gerson Mendes, prepara a 13º edição do Campeonato de Futebol da APPM – Ilhéus. O evento esportivo reúne atletas das Companhias Especializadas de Ilhéus, Itabuna e até da cidade Itacaré.
Como ocorreu em edições anteriores, é aguardada também para esse ano, a presença da cúpula da APPM-BA, que tem dado o suporte necessário para o sucesso do campeonato. Abaixo, segue a programação da competição: 
Data: 19/08/2016 (Sexta-feira).
Horário: 08:00 horas.
Local: Praia do Marciano (em frente ao Clube Social da APPM).
13995511_675529169261210_4545990416415012087_o

Juiz proíbe carro de som nas ruas de Canavieiras

Eleitoral1
Decisão do magistrado contou com o apoio dos partidos políticos.
Proibido o uso de carro de som ou qualquer tipo de veículo, inclusive carroça e bicicleta, durante todo o período de campanha eleitoral em Canavieiras nas eleições de 02 de outubro.
Esta decisão aconteceu na semana passada, em reunião entre o juiz eleitoral de Canavieiras Dr. André Luiz Santos Britto e representantes partidários, onde a maioria concordou por não usarem este meio de divulgação durante os dias de campanha.
As demais regras continuam valendo com as novas mudanças aprovadas em setembro do ano passado, a chamada minirreforma eleitoral.

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER



O PERIGO DA MENTIRA Ananias e Safi­ra


"Melhor é que não votes do que votes e não pagues" (Ec 5.5).

A generosidade é uma vir­tude valiosa, mas somente se for acompanhada da sinceri­dade.
O que os discípulos fizeram, do­ando seus bens, vendendo suas propriedades e trazendo o dinheiro para os apóstolos administrarem, era um sacrifício agradável ao Senhor. Era tudo que eles possuíam na vida, mas não hesitaram em doar o que tinham para a obra de Deus. Ananias e Safi­ra também desejaram compartilhar dessa generosidade, mas eram hipó­critas e pagaram com as próprias vi­das.
PROPÓSITO DE ANANIAS E SAFIRA
1. A Bíblia descreve a verdade.
Uma das grandezas da Bíblia é que ela registra até mesmo as fraquezas de seus heróis. Documenta atos que são contra a mensagem que ela pro­paga. Isso acontece, porque ela é a infalível Palavra de Deus. Portanto, fala a verdade. Além disso, revela a debilidade do gênero humano, mos­trando que nenhum homem é perfei­to.
2. Uma iniciativa voluntária.
Em At 2.47 e 4.34, ficamos saben­do que "todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos". Dentre eles, destacou-se Barnabé, o único citado nominalmente, exceto Ananias e Safira, por causa de sua hipocrisia. O casal fez um voto, não o cumpriu, mas queria que a Igreja pensasse que o mesmo fora concre­tizado. Isso se chama hipocrisia.
3. Generosidade sincera.
O ato generoso de Barnabé repercutiu en­tre os irmãos. Ninguém era obriga­do a vender suas propriedades. A mãe de João Marcos, o sobrinho de Barnabé (Cl 4.16),possuía uma casa em Jerusalém (At 12.12) que servia como lugar de culto e reunião de ora­ção. O texto sagrado afirma que eles venderam "uma propriedade" (v. 1). Não diz qual o seu tipo e nem o seu valor. Também não deixa explícita a atitude estranha desse casal. Os expositores da Bíblia, quase que em voz uníssona, admitem que Ananias e Safira queriam crédito e prestígio de algo que não praticaram. Deseja­vam ser honrados como Barnabé.
A OFERTA RECUSADA
1. Ofertas são sacrifícios.
Caim e Abel eram filhos de um mesmo ca­sal, receberam a mesma instrução religiosa e foram criados no mesmo ambiente (Gn 4.1,2). Todavia, um era crente e o outro incrédulo. Am­bos fizeram uma oferta a Deus (Gn 4.3-3). Por que o Senhor recusou a de Caim? Por se constituir de cere­ais? Certamente que não. Essas dá­divas, foramposteriormente prescri­tas na lei de Moisés (Nm 15.4-9).
2. Ananias e Safira: um casal reprovado.
A aparente generosida­de de Ananias não foi um ato de fé. Além disso, parece que ele não fez negócio ilícito, pelo que se conclui do verbo grego nosphizomai (tradu­zido por reter), nos versículos 2 e 3, o qual, no Novo Testamento, só apa­rece aqui e em Tito 2.10 (traduzido por defraudar). "Reter" é no sentido de "subtrair". O mesmo verbo apa­rece em Josué 7.1, na Septuaginta, quando declara que Acã "tomou do anátema".
O JUÍZO FULMINANTE
1. Um juízo implacável.
Mui­tos leitores da Bíblia ficam perple­xos com esse juízo tão duro, vindo da parte de Deus sobre Ananias e Sa­fira. Alguns expositores bíblicos têm procurado atenuar a narrativa com interpretações inconsistentes, consi­derando este registro um exagero por parte de Lucas. Mas tais argumenta­ções não resistem à exegese sagra­da. O fato aconteceu como está es­crito.
2. O sepultamento de Ananias.
A sentença foi instantânea: "E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou" (v. 5). Imediatamen­te, foi providenciado o sepultamen­to: "E, levantando-se os jovens, co­briram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram" (v. 6). Es­ses rapazes não são os fossarii (co­veiros que surgiram posteriormente para o sepultamento dos cristãos), mas eram moços crentes que esta­vam presentes.
3. Três horas depois.
"E, pas­sando um espaço quase de três ho­ras, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido" (v. 7). Três horas depois, aparece Safi­ra, sem saber de nada. Seu marido já havia sido sepultado. Talvez os jovens nem tivessem voltado. Com certeza, ela estava indo para a ora­ção.
Se as orações públicas eram às nove da manhã, ao meio dia e às três da tarde, como se conclui de Sl 55.17, Dn 6.10 e At 3.1, três horas depois, a "piedosa" e "devo­ta" senhora vinha oferecer seu "sa­crifício", esperando ser honrada como uma irmã generosa, que deu espontaneamente tudo o que tinha para a obra de Deus. É um cenário de causar espanto. Isso mostra quão seriamente devemos levar a obra de Deus.
4. A surpresa no Tribunal de Cristo.
No Tribunal de Cristo mui­tos esperarão ser galardoados. No entanto, quando suas obras passarem pela prova do fogo, sofrerão detri­mento, porque serão madeira, feno e palha (1 Co 3.12-15). Aí está o va­lor da sinceridade e a preciosidade da honestidade. Devemos saber que, onde estivermos, Deus nos estará vendo.
5. Não vale a pena ser infiel.
Custava para Safira falar a verdade? Mas o desejo de ser importante, o amor ao dinheiro, a obstinação pelo status cegaram completamente, tan­to a Safira como a seu marido Ana­nias: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a sober­ba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 Jo 2.6). Eles foram con­taminados por esse vírus.
O TEMOR SOBRE A IGREJA
1. A Igreja.
É a primeira vez que a palavra "igreja" aparece no livro de Atos. "E houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas".
O vocábulo "igreja" é originário da palavra grega ekklesia. Vem de ek, uma preposição que significa "de, dentre, de dentro de", e klesia, de kalesis, que significa "chamada, con­vocação".
2. O impacto do juízo divino.
O Cristianismo estava começando, e a hipocrisia dos fariseus precisava ser erradicada, pois a Igreja é um grupo escolhido pelo Espírito San­to: "Um povo seu especial, zeloso de boas obras" (Tt 2.14). É a Noiva de Cristo (2 Co 11.2). Ele deu a vida por ela (Ef 5.25). É o que Jesus tem de precioso.
3. Perderam a vida física.
Situ­ação similar encontramos no Anti­go Testamento, com o sacerdote Eli. Deus disse a Samuel que haveria de trazer um juízo inexorável sobre Is­rael e sobre a casa deste sacerdote: "Eis aqui vou eu a fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambas as orelhas" (1 Sm 3.11).
4. A lição que devemos apren­der.
O juízo de Deus nem sempre se manifesta dessa maneira. Por isso, há os que não levam a sério a obra do Senhor.
Existem os que praticam algo muito mais grave que o referido ca­sal e, no entanto, Deus ainda está dando a oportunidade para a recon­ciliação. Entretanto, se os que estão nessa situação continuarem trilhan­do a senda da malícia, da hipocrisia, da fraudulência, amanhã poderá ser muito tarde. A Bíblia diz: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente" (Jr 48.10).
CONCLUINDO
A morte fulminante desse casal deve levar cada crente a refletir seriamente sobre a Igreja de Cristo. Os que trilham pelo mesmo caminho, e a justiça divina ainda não veiosobre ele, é porque Deus está dando a opor­tunidade para o arrependimento. A porta ainda está aberta. Que o Senhor possa livrar o seu povo dessa hipo­crisia!
1. De nada adianta tentarmos en­ganar a liderança da Igreja, pois ela é conduzida pelo Espírito Santo, o qual, através de sua Onisciência, contempla todas as coisas. Se não somos castigados, imediatamente, pelos graves erros que cometemos, é porque Ele espera o nosso arrependimento.
2. Muitos acham que, através de um bom presente, concedido a uma pessoa influente na Igreja, poderio galgar uma posição melhor no ministério. No entanto, esta prática é condenada pelo Senhor, que não dei­xará impune esta atitude mesquinha. No tempo certo, Ele agirá com justi­ça.
3. E melhor agradarmos a Deus, com as nossas atitudes sinceras, do que aos homens, por intermédio das muitas falcatruas existentes. Ananias e Safira não teriam perdido a vida, se soubessem que estavam mentin­do ao Espírito Santo, que não se dei­xa enganar, e não aos homens.
Bibliografia E. Soares]

Zói e pokémon meteram assalto na agência da Coelba

13932700_1771983029687113_7219788456796256015_n
A moto e a arma foram usadas no assalto.
Os elementos de nome Vandeilson, vulgo zói, e David, vulgo pokémon, foram flagrados pela PM em uma moto vermelha portanto um revólver calibre 32 com 4 munições intactas, quando tinham acabado de assaltar uma agência da Coelba no centro de Gandu, levando R$ 1944,00 reais em espécie. A resposta foi imediata. Cerca de 15 minutos após o roubo os elementos foram capturados no bairro do Teotônio Calheira, próximo à rua da Brahma.
Os elementos haviam adulterado a placa com fita isolante, modificando a placa de PJD 6069 para PJD 8068. Os meliantes já contam com várias passagens na policia por roubo, assaltos, tráfico de drogas e homicídios tentados. A dupla foi apresentada na delegacia para serem tomadas as medidas cabíveis. 

GERALDO ARAGÃO É CANDIDATO A PREFEITO DE BUERAREMA

Ele está nos braços e no coração do povo.


TRAFICANTE DE DROGAS PRESO PELA VIATURA DO COORDENADOR DE ÁREA DA 68 CIPM EM ILHÉUS COM 13 BUCHAS DE MACONHA

Por: Ednei Bomfim.
A viatura do coordenador de área da 68 CIPM, em Ilhéus, ao fazer rondas no setor norte da cidade, observou elementos em atitude suspeita na Cabana Siri Mole, no Malhado. Ao se aproximar, observou que uma sacola plástica foi dispensada por um dos suspeitos, na sacola continha 13 buchas de maconha e nenhum deles assumiu ser dono da droga, em virtude disso, todos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Ilhéus.
Ao chegar na Delegacia de Polícia e investigando o celular de Edson, foi constatado através do aplicativo que a maconha pertencia a ele e que estava traficando.
Edson Rodrigues Passos, foi autuado em flagrante pelo delegado Lane Andrade e está a dispsoição da justiça.


Dois suspeitos são presos por assalto na centro de Ilhéus

ADRIE 061

Os integrantes do Grupo do primeiro Pelotão quando efetuava rondas nas mediações da Rua Dom Pedro II com cruzamento da Rua Dom Valfred Tepe, avistar dois elementos Jõao Paulo Silva e Paulo Souza , em atitude suspeita,e ao efetar a busca pessoal , lograram êxito na cintura de um deles uma arma tipo faca .


Populares ao avistar a abordagem se aproximaram e os acusaram de ter cometido assalto sendo incluvive encontrado em poder deles uma cédula de identidades de uma das vitimas, ao tempo  em que assumiram o delito e foram apresentados na delegacia de Policia da 7ª Coorpin para as adoções legais. O fato ocorreu nesta quinta- feira .
ADRIE 062
ADRIE 063

Fonte:Policia Militar

Corpo de homem é encontrado com as mãos amarradas em Porto Seguro, na Bahia

Corpo de homem é encontrado com as mãos amarradas em P. Seguro 1

Na madrugada deste sábado (13), por volta das 5h, corpo de um homem foi encontrado com sinais de tortura, no município de Porto Seguro, na região sul da Bahia. Segundo informações da Delegacia de Polícia local, a vítima estava com as mãos amarradas e sinais de tortura, além de uma perfuração na cabeça causada por disparo de arma de fogo. O corpo estava em uma estrada de terra entre os povoados de Itaporanga a Caraíva.

Ainda de acordo com a polícia local, o homem foi identificado como Alexandre Barreto. Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal), de Porto Seguro.
Do R7

Campanha eleitoral tem início nesta terça com comícios e carros de som liberados

Campanha eleitoral tem início nesta terça com comícios e carros de som liberados 1

A partir desta terça-feira (16), a propaganda eleitoral passa a ser permitida por meio de auto-falantes ou amplificadores de som, nas sedes dos partidos ou em veículos. Em tempo, conforme o Tribunal Superior Eleitoral, os partidos e as coligações têm até as 19h desta segunda-feira (15) para registrarem candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Segundo ressalta a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, também será liberado aos candidatos, partidos políticos e as coligações neste período realizar comícios e propaganda eleitoral na internet, porém, segundo determinação do TSE, é “vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga”.

Jovem é baleado na praça do Tamarineiro no Malhado

Jovem é baleado na praça do Tamarineiro no Malhado 1
Por volta das 03:00 horas  dessa madrugada de Domingo (13), deu entrada no Hospital Regional Luiz Viana Filho, no Alto da Conquista, em Ilhéus, vitima de disparo  de arma de fogo, na praça do Tamarineiro no bairro do Malhado, Flavio Santos Bulhões de 24 anos, foi atingido com um tiro no braço. A vitima  não  informou autoria do disparo.

Jovem é atingido por golpe de faca na Conquista em Ilhéus

Durante uma discussão entre vizinhos neste Sábado, por voltas das 22 horas , o jovem Hugo Menezes Mendonça   Carvalho de 20 anos,  foi vitima de agressão com arma branca,  um desentendimento com  vizinho .

O fato ocorreu no bairro da Conquista em Ilhéus, nas proximidades da parada obrigatória. O jovem foi encaminhando para o hospital Regional e passa bem .

ADVOGADOS EXPLICAM NOVAS REGRAS DO JOGO ELEITORAL

 Em Ilhéus, por exemplo, o candidato a prefeito não pode gastar mais de R$ 374.804,80, enquanto o candidato a vereador deve limitar seu investimento a R$ 72.236,10. Esses valores representam 70% dos custos das candidaturas mais caras em 2012.

Renata Mendonça e Neomar Filho. Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.
Renata Mendonça e Neomar Filho. Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

 Na última sexta-feira aconteceu  (12) aconteceu a palestra dos advogados eleitorais Neomar Filho e Renata Mendonça, que discutiram as novidades da legislação para as eleições desse ano. A seção ilheense da Ordem dos Advogados do Brasil organizou o evento realizado no Auditório Israel Nunes.

Renata Mendonça fez críticas às mudanças trazidas pela Lei nº 13.165/2015. Segundo ela, a “minirreforma fará dessa uma eleição mais difícil”, pois “muitas alterações geraram dúvidas” que só serão dirimidas pelas interpretações que os tribunais passarão a adotar. A corrida de 2016 pode ser chamada de “eleição-experimento”. Presente no auditório, o vereador Dero (PT), candidato à reeleição, completou a imagem dizendo que o legislador usa os candidatos municipais como “cobaias”.

A advogada chamou as mudanças de “contrarreforma eleitoral”. Conforme Renata Mendonça, o legislador conseguiu “mudar para que tudo continue como está”. As novidades beneficiarão os candidatos que já ocupam cargos eletivos, a começar pela redução do período da campanha de noventa para quarenta e sete dias.

O fim da doação empresarial entrou na pauta. As relações entre empresas e políticos, argumentou Renata, muitas vezes são “perniciosas”, mas nem sempre. Para ela a medida pode estimular ainda mais o uso do “caixa dois”.

Sem as doações das empresas, defendeu Renata Mendonça, os candidatos “ficam mais restritos aos recursos próprios” e têm que “contar com seus amigos e apoiadores”. Desse ponto de vista, a proibição beneficiou os “abastados”. Por outro lado, o Supremo Tribunal Federal entendeu que as doações das pessoas jurídicas são inconstitucionais.

A palestrante também destacou o confronto de interpretações sobre o que pode ou não ser feito nos períodos de pré-campanha e da campanha propriamente dita, que vai começar nessa terça-feira (16). Uma corrente defende que antes do dia 16 “vale tudo, menos o pedido explícito de voto”, única vedação contra a propaganda antecipada prescrita na nova lei. No entanto, outro entendimento tem prevalecido.

De acordo com Renata Mendonça, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia já sinaliza que as normas da campanha valem para a  pré-campanha. Neomar complementou que o TRE do Ceará também aponta nesse sentido, mas o Tribunal Superior Eleitoral ainda não se manifestou a respeito. Essa resolução ainda terá implicações para as denúncias registradas contra acusados de antecipar a propaganda.

O advogado Neomar Filho enfatizou aspecto que considera positivo na reforma: “a aproximação entre o pré-candidato e o eleitor”. Até então “a figura do pré-candidato não existia para o direito eleitoral brasileiro”. As possibilidades da pré-campanha atenuaram os efeitos negativos da redução do tempo da campanha. Citou casos em que os tribunais se posicionaram a favor de pré-candidatos acusados de praticar propaganda antecipada por visitar eleitores e participar de reuniões partidárias.

Neomar também aprovou a exigência da prestação de contas em “real time”. Usou a expressão em inglês antes de explicar que agora o candidato é obrigado a registrar a doação em até 72 horas após recebê-la. A legislação anterior exigia prestações mensais. A regra, no entanto, não alcança a fase pré-eleitoral. “Cadê a prestação de contas da pré-campanha? Não existe. O cara pode chegar hoje e praticar abuso de poder econômico na pré-campanha”, alertou.

Um homem da plateia perguntou se apenas os carros de som licenciados pelo município poderão ser usados na campanha. A pergunta intrigou Dero, que levantou a hipótese de um candidato monopolizar os veículos autorizados. O advogado tranquilizou o petista. “A propaganda independe de licença do poder público”. Portanto, “vai valer o carro de som que ele [o candidato] montou . Até porque a lei eleitoral define carro de som”.

O advogado explicou também que o patrocínio de páginas de candidatos no Facebook é ilegal, assim como a pintura de muro, placas, cavaletes, bonecos, faixas, “nada disso mais pode”. A lei, porém, autoriza o uso de cartaz afixado com adesivo.

Os palestrantes também falaram sobre o limite para a doação de pessoa física (10% dos rendimentos brutos do doador no ano passado) e o teto para os gastos das campanhas. Em Ilhéus, por exemplo, o candidato a prefeito não pode gastar mais de R$ 374.804,80, enquanto o candidato a vereador deve limitar seu investimento a R$ 72.236,10. Esses valores representam 70% dos custos das candidaturas mais caras em 2012.


  14 0 0 14

BIOFÁBRICA RETOMA PRODUÇÃO DE MUDAS DE BANANEIRA E DE CACAUEIRO

Produção de mudas de bananeira na unidade da Biofábrica em Ilhéus (Foto Antônio Carlos).
Produção de mudas de bananeira na unidade da Biofábrica em Ilhéus (Foto Antônio Carlos).
O Instituto Biofábrica de Cacau (IBC) retomou a produção de mudas de bananeira e de cacaueira em sua unidade no Banco do Pedro, em Ilhéus. A expectativa é de que em dezembro deste ano sejam disponibilizadas para os agricultores cerca de 600 mil mudas de banana das variedades prata e terra.
O Instituto Biofábrica é vinculado ao Governo do Estado. “Em parceria com a Biofábrica, vamos produzir, multiplicar e distribuir aos agricultores materiais genéticos de alta produtividade e alto valor agronômico”, disse o secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim.
Também foram reiniciados os experimentos com genótipos de cacau, que visam testar em escala comercial a propagação por enraizamento de miniestaca, técnica que promove incrementos na produção de mudas, uma vez que se pode coletar significativa quantidade de miniestaca por planta.
Em paralelo, está sendo realizado um experimento com cacau por estudantes de mestrado da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com colaboração da Biofábrica, no intuito de gerar ciência e tecnologia para essa produção.
O cultivo das mudas de bananeira é feito por micropropagação vegetativa no laboratório do IBC, com a fabricação de mudas indexadas, sem patógenos (microrganismos que causam doenças em outros organismos), com garantia de origem, de qualidade e sanidade, com foco na prevenção da Sigatoka-negra, uma das principais doenças da bananeira.

JORNALISTA EDNEI BOMFIM, PREGADOR DA PALAVRA DO SENHOR. UM VASO NOVO NAS MÃOS DO TODO PODEROSO.

CONTATO: 73-98836-3931


ZAP: 73-991831706

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

DAN E LÉO CRETE, OS ASSASSINOS DE BABÃO NO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA. OS DOIS HOMICIDAS RECEBERAM APOIO DE CABOQUINHO PARA EXECUTAR A VITIMA

Por: Ednei Bomfim.

BABÃO ASSASSINADO COM VÁRIOS TIROS NO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA, EM ILHÉUS


BABÃO FOI ABATIDO POR DAN E LÉO CRETE QUE SÃO IRMÃOS. CABOQUINHO FOI QUEM TIROU BABÃO DE CASA PARA MORRER. BABÃO É SOBRINHO DO TRAFICANTE PAIÁ.

Moisés dos Santos Souza, conhecido pelo vulgo de Babão, elemento envolvido com o tráfico de drogas no bairro Nossa Senhora da Vitória, foi assassinado com vários tiros, fato ocorrido no final da tarde de hoje.
O levantamento cadavérico foi efetuado pelo delegado Lane Souza, juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.
ESTE É  O TRAFICANTE PAIÁ, UMA DAS LIDERANÇAS DO TRÁFICO DE DROGAS DO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA. PAIÁ, É TIO DE BABÃO.
DAN E SEU IRMÃO LÉO CRETE, ESTÃO ARMADOS E PREPARADOS PARA MATAR.

Bahia: Detran e Correios fazem mutirão para entrega de licenciamentos

detran-ba-ipva-valor-tabelaPara dar mais rapidez à entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e os Correios iniciam neste fim de semana um mutirão para a distribuição de quase 140 mil documentos, em todo o estado. A decisão foi tomada em uma reunião entre a direção do órgão e representantes da empresa, na última quinta-feira (11), e tem o objetivo de atender a demanda reprimida de condutores que ainda não receberam o CRLV.
Uma falha na logística de distribuição dos Correios provocou o atraso no prazo de recebimento do CRLV, que deveria ser de até 20 dias. A previsão é que a situação seja regularizada ainda este mês. No período, o cidadão tem à disposição o benefício da portaria Detran 223, que permite a substituição do documento pelo comprovante de pagamento, por um prazo de 30 dias.
Segundo a gerente de Vendas Corporativas dos Correios, Cora Azevedo dos Santos, independente da situação atual, existe um índice de devolução dos documentos de 3%, em média, por causa de inconsistências cadastrais de condutores e, no caso de Salvador, da divisão territorial da cidade. “As pessoas mudam de endereço e não atualizam o cadastro no Detran ou usam comprovantes de residência que não têm a chancela dos Correios, o que dificulta a localização do destinatário. O desenho da capital também dificulta, já que os limites de alguns bairros se confundem”, relatou.
O mutirão no órgão de trânsito será acompanhado do desenvolvimento de um projeto de recadastramento de veículos pela internet. A ideia é dar a opção ao cidadão de escolher se quer continuar recebendo o CRLV pelos Correios ou se prefere retirar o documento no Detran. “Já determinamos o reforço do trabalho de impressão dos documentos nos próximos dias, ao mesmo tempo em que uma força-tarefa vai se dedicar exclusivamente ao novo modelo de cadastro, para oferecer mais comodidade ao cidadão ”, afirmou o diretor administrativo do Detran, Agnaldo Dantas Neto.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem o licenciamento é considerada infração leve, com multa no valor de R$ 53,20, perda de três pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo. A partir de novembro, a multa passa a valer R$ 88,38.

Faixa presidencial está desaparecida

arte-faixa-presidencial
Se o impeachment de Dilma Rousseff for confirmado no fim de agosto, Michel Temer será empossado como o 37º presidente do Brasil e colocará no peito a… cadê a faixa presidencial? A mais bizarra auditoria de que se tem notícia está sendo realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU): encontrar o misterioso lugar em que está a faixa presidencial do Brasil. O TCU descobriu que 4 500 itens do patrimônio da Presidência da República estão sumidos. Ninguém sabe se foram surrupiados ou simplesmente extraviados. Entre os objetos estão obras de arte, utensílios domésticos, peças de decoração, material de escritório, computadores e, sim, a faixa presidencial. Que fim ela levou?
A novidade apareceu durante uma auditoria do TCU que tinha outra finalidade. Em março passado, a Operação Lava-Jato localizou um cofre numa agência bancária em São Paulo no qual o ex-presidente Lula guardava presentes recebidos durante os oito anos de Presidência. A lei determina que os presentes trocados entre chefes de Estado sejam incorporados ao patrimônio da União. Lula e Dilma, segundo os técnicos, desrespeitaram a regra. Entre 2003 e 2010, Lula recebeu 568 presentes. Pelos registros, deixou no Planalto só nove deles. Já Dilma recebeu 163 presentes. Apenas seis foram incorporados ao patrimônio público. O TCU sugeriu ampliar o sistema de fiscalização para impedir que futuros presidentes levem bens que deveriam ser públicos. Clique aqui e continue lendo a matéria na Revista Veja.

Segurança Pública atualiza quatro cartas do Baralho do Crime

14712637631
O Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP) teve suas cartas atualizadas nesta sexta-feira (12). Quatro novos rostos foram inseridos na ferramenta lúdica criada pela pasta para ajudar a população conhecer os procurados e colaborar com o trabalho da polícia. Para entrar na brincadeira basta acessar o site da SSP e, em seguida, clicar no link do Disque Denúncia.
Procurado por homicídio e tráfico de drogas Alexsandro Sales Santos, o “Leque”, é o novo Valete de Paus em substituição a Jaime Alves Cajazeiras Junior, também conhecido como “Jaiminho”, morto na última quinta-feira (11) em uma oficina mecânica. “Leque” atua no Bonfim e região e é apontado como um dos responsáveis pelo assassinato de Elisângela Ramos dos Santos.
O Sete de Paus passa a estampar o rosto de Adilson Santana Silva. Apelidado de patrão, o criminoso atua vendendo drogas no Município de Vera Cruz, região de Itaparica. O traficante, que tem passagem pela polícia e integra a quadrilha do “Bonde do Maluco”, vai substituir Fábio de Souza Leão que teve a punição extinta. Também procurado por tráfico de drogas e homicídio, Claudomiro Santos Rocha Filho, o “Nicão”, se tornou o Sete de Copas.
Responsável por conflitos na Boca do Rio e região em 2014, Claudomiro, que já tem passagem pela polícia, ocupa agora o lugar de Anselmo Santos da Encarnação que teve sua punição extinta. O naipe de Copas também teve o Seis atualizado. Marivan Elias da Silva, também conhecido como “Quila”, é investigado por homicídio qualificado e chefia o tráfico de drogas nos bairros de Alto da Cruz, Bomba, Parque Satélite e Parque Florestal, no município de Camaçari. O antigo Seis de Copas Leonardo Fraga Guimarães ou “Leo Mate Verde” já está preso.

Eleições 2016: Propaganda eleitoral tem início nessa terça-feira (16/8)

propaganda-eleitoral
O período de campanha política tem início nessa terça-feira (16/8) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) alerta para a necessidade de candidatos e partidos políticos obedecerem às regras estipuladas pela Lei das Eleições (9.504/1997). Os limites estabelecidos pela legislação podem ser consultados na Cartilha de Propaganda Eleitoral, disponibilizado no portal do Regional baiano na internet.
Os candidatos,partidos, e coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.
Começa também a propaganda eleitoral na Internet, vedada à veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.
A partir de 16/08 até às 22 horas do dia 1º de outubro, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos, observados os limites e as vedações legais.

ILHÉUS REGISTRA SEGUNDO CASO DE BALEIA MORTA EM DOIS DIAS

Urubu sobrevoa carcaça de baleia no Parque de Olivença. Imagem: Ceci Seminara.
Urubu sobrevoa carcaça de baleia no Parque de Olivença. Imagem: Ceci Seminara.

Na manhã dessa segunda-feira (15), a pesquisadora Ceci Seminara, do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus  (GPMAI-UESC), encontrou uma baleia morta na praia em frente ao Parque de Olivença, no litoral sul ilheense. Esse é o segundo caso registrado no município em dois dias. No último sábado (13), surfistas encontraram outra carcaça na praia do norte.

Como o corpo está na água, Ceci nos explicou que não é possível visualizar se há marcas de rede, a exemplo da carcaça encontrada no litoral norte. No entanto, já identificou sinais de mordidas de tubarão.

Perguntamos se o registro de dois casos em pouco tempo pode ser interpretado como indício de algum desequilíbrio ecológico. “Não tenho como assegurar o motivo da morte. Especialistas dizem que a população está aumentando e, com isso, o esforço de pesca também. A interação é inevitável”. Entretanto, ainda é necessário obter “dados de monitoramento de pesca para saber quais os fatores que mais influenciaram na mortalidade”.

Segundo Seminara, também não é possível desconsiderar o fenômeno El Niño, que exerce influência sobre a região “desde o ano passado”. Ele “promove mudanças climáticas que atingem as áreas de alimentação das baleias, diminuindo a quantidade e a qualidade de krill (base da sua alimentação). Isso prejudica a preparação do metabolismo para migração e faz com que cheguem mais fracas na área de reprodução”.

Na matéria de sábado informamos que a prefeitura é obrigada a recolher ou enterrar a carcaça no local, conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

IBIRAPITANGA: ESTUDANTE DENUNCIA QUE MERENDA ESCOLAR É TRANSPORTADA EM CARRO QUE FAZ COLETA DE LIXO

ibi

Um absurdo sem tamanho, um crime contra a saúde dos estudantes. É assim que se pode definir a maneira como é feito o transporte da merenda para as escolas da rede municipal de Ibirapitanga.

Uma estudante flagrou e postou na rede social um carro inapropriado fazendo a entrega da merenda escolar. Os alimentos estavam sendo transportadas em carro aberto e sem refrigeração.

Segundo Erica Argolo, o carro que estava transportando a merenda escolar também é utilizado para fazer a coleta de lixo:

“Este veículo que faz a entrega da merenda escolar no distrito de Itamarati, Ibirapitanga, também presta serviço na coleta de lixo, o que mais chama a atenção é que o prefeito Isravan Barcelos, é médico. Dias atrás vários alunos passaram mal ao consumir um iogurte de procedência duvidosa, sem data de validade e sabor estranho o os alunos jogaram por toda a escola em forma de protesto”, declarou Erica.

Fernando Gomes registra candidatura para prefeito de Itabuna


Fernando Gomes registra candidatura
Em meio a rumores de que não seria candidato nestas eleições municipais 2016, Fernando Gomes (DEM) registrou sua candidatura na 28° zona Eleitoral de Itabuna, na tarde desta segunda feira (15), reafirmando seu nome na corrida sucessória. 

Em um cenário de muita festa, com a presença de centenas de apoiadores de sua campanha política vestindo o branco da paz, Fernando se mostrou muito confiante e recebeu  o carinho dos presentes. Questionado sobre os boatos de que não seria candidato e sobre os rumos da campanha a partir de agora, Fernando reafirmou o compromisso com seu eleitorado e agradeceu o apoio recebido.
Amigos acompanharam FG com destino ao cartório eleitoral
  “Candidato eu sempre fui. O povo itabunense pode ficar tranquilo, estou voltando para colocar a cidade em ordem. Voltei pelo clamor do povo e tenho muita fé em Deus e em Nossa Senhora que serei o Prefeito de Itabuna em 2017”, assegurou. 
O candidato a Vice-Prefeito Fernando Vita destacou a importância do PMDB  integrar a chapa majoritária dos Democratas. “Esta união partidária na coligação é de suma importância para Itabuna, diante do atual cenário político do nosso país. Contamos com representantes do atual governo Michel Temer, a exemplo de  Geddel Vieira Lima, atual Ministro Chefe da Secretaria de Governo, e de Lúcio Vieira Lima, Deputado Federal e Presidente da Executiva do PMDB-BA. Eles trarão muitos recursos para Itabuna”,  afirmou Vita. 
A presidente do Democratas em Itabuna, Maria Alice comemorou o registro da candidatura: “Fernando é candidato e com certeza o povo de Itabuna dará a vitória a ele. O seu legado tem sete mandatos, quatro como prefeito e três como deputado federal. Ele tem experiência e carisma, além de credibilidade junto ao eleitorado”

ITABUNA: RUI ANUNCIA GRUPO DE TRABALHO PARA AGILIZAR TRANSFERÊNCIA DA EMASA

Rui Costa coordena reunião para tratar do saneamento básico de Itabuna (Foto Mateus Pereira).
Rui Costa coordena reunião para tratar do saneamento básico de Itabuna (Foto Mateus Pereira).
O governador Rui Costa anunciou, há pouco, a formação de um grupo de trabalho para analisar o Plano de Saneamento Básico de Itabuna e agilizar a transferência dos serviços de água e esgoto do município para o Estado. O anúncio ocorreu durante reunião, na Governadoria, para tratar da solução da falta d´água em Itabuna.
O grupo, segundo a proposta, deverá ser formado por membros da Prefeitura de Itabuna, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Embasa e Emasa. Segundo ele, o Estado só poderá assumir o fornecimento de água da cidade após os ajustes do Plano de Saneamento, como questões relativas à validade jurídica. “A partir de então, a Embasa assina contrato com as definições das ações emergenciais e o volume de investimentos”.
Ainda de acordo com Rui Costa, o Estado já investiu R$ 10 milhões durante a crise hídrica em Itabuna. O valor, diz, foi investido em construção de cisternas, poços e carros-pipa, além de repasse direto do dinheiro para o município. A reunião teve participação do presidente da Emasa, Ricardo Campos, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e o procurador-geral do Município, Mateus Santiago, além do presidente da Câmara, Aldenes Meira.


OPERAÇÃO NA EMASA
A reunião ocorre no mesmo dia em que Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MP-BA) deflagraram uma nova operação na Emasa, quando cumpriram mandados de busca e apreensão. Um ex-diretor da empresa e um funcionários concursado foram presos acusados de desvios de recursos e usa da estrutura da empresa em benefício próprio