JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
A MENTE HUMANA versus A MENTE DE DEUS
Quantas vezes tentam por nós próprios entender todas as coisas? Pensamos que tudo tem uma resposta plausível e entendida pelas mentes humanas.
A Palavra de Deus nos mostra que não é bem assim.
Em I Coríntios 3:18-19a podemos ler: “Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; …”
Acabando de ler esta passagem das Escritura não nos é difícil entender que Deus não pensa nem actua como o homem.
Aquilo que muitas vezes parecem atitudes sem nexo algum são exactamente as atitudes que alegram o coração de Deus, mediante a nossa obediência.
Em II Reis 4:1-7 encontramos uma mulher que estava passando por grandes necessidades materiais.
O seu marido havia falecido, tinha dívidas para pagar e por não ter dinheiro para o fazer o credor lhe levou os filhos para o servirem.
Quando o profeta Eliseu se abeirou dela o seu pedido foi que ele lhe dissesse que fazer.
Ela sabia que qualquer que fosse a sua resposta, seria igualmente a resposta de Deus para o seu problema.
Eliseu perguntou-lhe o que ela ainda tinha em casa e ela respondeu-lhe que apenas uma botija de azeite.
Todos nós sabemos que o azeite em todas as épocas era algo vital e importante para a alimentação do ser humano.
Logo sendo algo tão vital, era usado com frequência o que fazia com que fosse necessário haver sempre provisão do mesmo de forma a poder abastecer uma casa.
Eliseu então lhe disse para pedir tantos vasos como aqueles que ela pudesse arranjar e que os fosse enchendo com o azeite que se encontrava na botija.
Notemos um pormenor muito importante mas que por vezes pode passar despercebido.
A viúva disse que apenas possuía uma botija de azeite e Eliseu mandou-a providenciar vasos.
Muitas vezes numa leitura mais apressada esse pormenor pode passar por entre as palavras sem que nos debrucemos sobre ele.
É mais do que conhecida a diferença de capacidade cúbica ente uma botija e uma vaso.
Nos tempos do Antigo Testamento os vasos utilizados para guardar a água, o azeite, o vinho etc. eram aquilo a que nós hoje chamamos de jarrões.
Altos, largos, fundos com capacidade para armazenar litros de liquido dentro de si.
Pelos padrões humanos o conteúdo de uma botija no máximo daria para tapar o fundo de um vaso.
Mas porque ela confiava em Deus fez exactamente o que Eliseu lhe dissera.
Ela exerceu a sua fé no Senhor e não o seu raciocínio humano.
Será que todos agiríamos como a viúva agiu?
As necessidades da víuva e da sua família era materiais mas existem outros tipos de necessidades e creio que talvez as mais difíceis de serem supridas são as emocionais.
Existe um ditado no mundo que nos diz algo como: “Há coisas que o dinheiro não compra.”
Na Palavra de Deus lemos em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Deus nos deu Jesus… Ele não o vendeu, o trocou, o trespassou, cedeu, etc…
A vida de Jesus nos foi dada.
EFÉSIOS 6:13-17 A ARMADURA DE DEUS
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estais, pois, firmes tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus."
Cinturão da Verdade- Satanás luta usando mentiras. Ás vezes as suas mentiras soam como verdades. Mas somente os cristãos têm as verdades de Deus que podem vencer Satanás.
Couraça da Justiça- Satanás ataca frequentemente o nosso coração - o centro das nossas emoções - dignidade e confiança. A justiça divina é a armadura do corpo que protege nosso coração e assegura a aprovação de Deus. O Senhor nos aprova porque nos ama... Por isso enviou Seu Filho para morrer por nós.
Sapatos da prontidão para divulgação do Evangelho- Satanás deseja nos convencer de que relatar as Boas-Novas é uma tarefa inútil e desprezível que o peso dessa tarefa é muito grande e que as respostas negativas serão demasiadamente difíceis de ser controladas. Mas os sapatos que Deus nos deu representam a motivação para seguir proclamando a verdadeira paz que está disponível em Deus, e somente Nele. Essas são as boas novas que todos precisam de ouvir.
Escudo da Fé- O que vemos são os ataques de Satanás sob a forma de insultos, reveses e tentações. Mas o escudo da fé nos protege sobre as setas inflamadas e invisíveis do diabo. Sob a perspectiva divina, tornamo-nos capazes de enxergar além das nossas circunstancias e saber que a suprema vitória é nossa.
Capacete da Salvação- Satanás deseja que tenhamos dúvidas a respeito de Deus, Jesus e da salvação. O capacete protege as nossas mentes para que não tenhamos dúvidas em relação à obra que Deus realizou para nós: A nossa salvação.
Espada do Espírito/Palavra de Deus- A espada é a única arma de ataque nesta descrição da armadura divina. Existem momentos em que precisamos de tomar uma atitude ofensiva contra Satanás. Quando somos tentados, precisamos confiar na verdade, que é a Verdade de Deus - A Sua Palavra.
"Levanto os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra."
Bem... Tenho andado a pensar muito na minha vida depois do susto que apanhei com esta bactéria nos intestinos. Comecei a perguntar-me o porquê de tantos altos e baixos no meu relacionamento com Deus, na minha vida, na minha saúde, no meu humor, no meu casamento e em mim mesma. Cheguei á conclusão que apenas...estou desiludida!!! Estou desiludida com as pessoas, desiludida com as igrejas, desiludida com membros da minha família, desiludida com o mundo que me rodeia e principalmente estou desiludida comigo mesma. Só não estou desiludida com Deus... Ele não tem culpa nenhuma dos erros do ser humano. Estou especialmente triste com aqueles, não que se dizem crentes, porque no fundo todas as pessoas são crentes visto que creêm em alguma coisa. Estou magoada com aqueles que se dizem cristãos e que dizem conhecer a Deus e ao Seu amor mas no fundo o seu conhecimento não passa das páginas da Bíblia. Um verdadeiro cristão acima de tudo é visto e distinguido pelo seu amor ao próximo pois conhece a Deus e Deus é amor ! Come podem as pessoas dizer que conhecem Jesus Cristo se apenas sabem de cor apenas os Seus ensinamentos e não os practicam? Saber a Bíblia é muito bonito em cima de um púlpito, pregando para muitas ou até poucas pessoas. Posso até estar errada e que Deus me corriga se estiver, mas para mim conhecer a Bíblia não é saber os versículos de cor e sim aplica-los na nossa vida como se a Verdade fosse o sangue que corre nas nossas veias e o ar que respiramos. Assim, posso dizer que não conheço a Palavra de Deus pois na maioria das vezes não actuo de acordo com ela. Vou dar-vos outro exemplo... Já alguma sentiram que a vossa vida é só sofrer...sofrer...sofrer...sem quase não ter férias? Eu já...mas cheguei á conclusão que não sou a única a pensar assim por isso já consegui dar um passo na luta contra o meu egoísmo... Assim ainda não ganhei a batalha mas vou a caminho. Só que há pessoas que, tal como eu um dia pensei, têm a ideia que o seu sofrimento foi uma coisa sem igual, que mais ninguém sofreu tanto como elas. Também há outras que vez após vez insistem em massacrar ainda mais quem se tenta levantar aos poucos dos seus fracassos. Em relação a mim mesma eu penso: "Não me dão força, só me deitam abaixo mas não faz mal porque o Senhor é a minha força." Mas nem sempre eu consigo pensar assim. Existem tantas vezes que só me apetece chorar e desaparecer...mas mesmo que eu fugisse os problemas vinham atrás de mim porque o problema está em mim!!! Sou eu que não deixo Deus trabalhar em mim porque ás vezes a minha desilusão atinge pontos tão altos que... Enfim parece que o mundo vai acabar. Um conselho para todos aqueles que se identificam com este artigo...procurem Deus para resposta ás vossas desilusôes, ás vossas dúvidas e eu sei que nada será com antes. Deus vos abençoe.