quinta-feira, 21 de março de 2013


Funcionários do matadouro municipal de Itabuna interditam BR-415
Funcionários do Matadouro municipal de Itabuna interditaram a BR-415, no trecho de Nova Ferradas, por volta das 10h da manhã desta quinta-feira (21). 
Um grande congestionamento se formou na BR-415, que foi fechada com barreiras formadas por pedaços de madeira e pneus. Uma equipe do corpo de bombeiros e da polícia militar se encontra no local para tentar acalmar os animôs dos protestantes, organizar o trânsito e tentar desobistruir as vias; alguns vereadores também estão no local apoiando os funcionários.
A prefeitura de Itabuna decidiu interditar o matadouro na última sexta-feira (08), alegando que o matadouro deverá oferecer rampa de acesso adequada aos padrões técnicos; uma área maior para comportar o gado; humanização do abate - que não vem sendo feito conforme estipulado pelo Ministério da Agricultura -, isolamento da extensão do matadouro para impedir a entrada irregular de pessoas e animais; especificação de um local para tratamento de resíduos; dispor de câmara frigorífica para conservação da carne até a sua saída do estabelecimento, além da retirada das casas construídas no local durante o período eleitoral.
Foi informado também, que a interdição durará pelo tempo necessário à reforma do matadouro, quando deverá ser também adquirida a câmara frigorífica. Porém, enquanto o matadouro se encontra fechado, os funcionários estão sem trabalhar e sem receber salários. Eles informam que a pista vai permanecer interditada até que um representante da prefeitura lhes dê uma posição sobre a reabertura e sobre o pagamento de salários, pois muitos estão passando necessidade, já que a a renda de grande parte das famílias que residem próximo ao local, vem do matadouro.