domingo, 7 de julho de 2013

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Jesus revela algo profundo na vida de Natanael


Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias - RJ
janio-estudosteolgicos.blogspot.com



Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus a Paz do Senhor!

Vamos meditar nesta oportunidade em Jo 1. 45-51 que diz:

45. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

46. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.

47. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.

48. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.

49. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.

50. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.

51. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

I. Significado do nome Natanael

Natanael (em hebraico Netan‘el) aparece no Evangelho de João, nos capítulos 1 e 21. Nos outros 3 evangelhos ele não é mencionado, contudo se retém que seja a mesma pessoa chamada nos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) com o nome de Bartolomeu. Portando, é um dos 12 apóstolos.

II. Conheça melhor a figueira.

Junto com a oliveira e a videira, a figueira (Ficus carica) é uma das plantas mais destacadas da Bíblia, sendo mencionada em mais de 50 textos. (Jz 9:8-13; Hb 3:17) A figueira é nativa do SO da Ásia, de Israel, da Síria e do Egito, e é famosa por sua notável longevidade. 

Embora esta árvore também viceje de forma silvestre, para produzir bons frutos, ela precisa de cultivo. 

(Lc 13:6-9) É bastante adaptável a vários tipos de solo, crescendo bem até mesmo em solo rochoso. Pode atingir a altura de uns 9 m, com um tronco do diâmetro de uns 60 cm, e tem ramos que se espalham amplamente. Embora seja primariamente apreciada pelos seus frutos, é também muito prezada pela sua boa sombra.

(Jo 1:48-50) As folhas são amplas, tendo até 20 cm ou mais de largura. A primeira menção da figueira é com respeito ao uso das suas folhas costuradas como cobertura para os lombos de Adão e Eva. (Gn 3:7) Em algumas partes do Oriente Médio, folhas de figueira ainda são costuradas e usadas para embrulhar frutas, e para outros fins. 

 O sicômoro

Esta árvore mencionada nas Escrituras Hebraicas não tem nenhuma relação com o sicômoro norte-americano, que é um tipo de plátano (ou falso-plátano). Pelo que parece, trata-se do “sicômoro-figueira” de Lucas 19:4. 

Esta árvore (Ficus sycomorus) tem frutos semelhantes aos da figueira comum, mas sua folhagem é semelhante à da amoreira. Atinge a altura de 10 a 15 m, é resistente, e pode atingir várias centenas de anos de vida. 

Dessemelhante da figueira comum, o sicômoro (sicômoro-figueira) é uma sempre-verde. Ao passo que suas folhas em forma de coração são menores que as da figueira, a folhagem é densa e ampla, e a árvore oferece uma boa sombra. Por este motivo, freqüentemente era plantada à beira das estradas. 

O tronco curto e robusto logo se ramifica com os ramos mais baixos perto do solo, e isto tornava a árvore conveniente à beira da estrada para um homem baixo, tal como Zaqueu, subir nela para ver Jesus. — Lu 19:2-4.

Os figos crescem em cachos abundantes, são menores do que os da figueira comum e são inferiores a eles.
Atualmente, é costume dos cultivadores egípcios e cipriotas de sicômoros(-figueira) pungir os frutos prematuros com um prego ou outro instrumento pontiagudo, para tornar o fruto comestível.

O risco ou furo nos figos verdoengos do sicômoro provoca um acentuado aumento na emanação do gás etileno, o que acelera consideravelmente (de três a oito vezes) o crescimento e o amadurecimento do fruto. 

Isto é importante, visto que de outro modo o fruto não se desenvolve plenamente e continua duro, ou é estragado por vespas parasíticas que penetram no fruto e habitam nele para reprodução. Isto lança alguma luz sobre a ocupação do profeta Amós, que descreve a si mesmo como “boeiro e riscador de figos de sicômoros”. — Am 7:14.

Além de crescerem no vale do Jordão (Lu 19:1, 4) e em torno de Tecoa (Am 1:1; 7:14), os sicômoros eram especialmente abundantes nas terras baixas da Sefelá (1Rs 10:27; 2Cr 1:15; 9:27), e embora seu fruto não fosse da qualidade da figueira comum, o Rei Davi o achava de valor suficiente para colocar os pomares da Sefelá sob um administrador. 

(1Cr 27:28) Os sicômoros(-figueira) evidentemente eram abundantes no Egito na época das Dez Pragas, e continuam a prover ali alimento até hoje. (Sal 78:47) A madeira é um tanto macia e porosa, e bastante inferior à do cedro, mas é bem durável e era muito usada em construção. (Is 9:10) Encontraram-se em túmulos egípcios caixões de múmias, feitos de sicômoro, que ainda estão em boas condições depois de uns 3.000 anos.

Safras Temporã e Serôdia: Basicamente, há duas safras de figos produzidas anualmente pelas figueiras: os primeiros figos maduros, ou figos temporãos (hebr.: bikkuráh), que amadurecem em junho ou no começo de julho (Is 28:4; Je 24:2; Os 9:10), e os figos serôdios, que crescem no lenho novo e constituem a safra principal, amadurecendo em geral a partir de agosto.

Os figos temporãos podem ser facilmente sacudidos para caírem da árvore, quando maduros, e são apreciados pelo seu sabor delicado 9 Na 3:12).

Por volta de fevereiro, os primeiros botões dos frutos surgem nos ramos da estação anterior, e eles precedem às folhas em cerca de dois meses, visto que as folhas só costumam aparecer no fim de abril ou em maio. (Mt 24:32) No Cântico de Salomão 2:13, mencionam-se os primeiros sinais do amadurecimento dos novos figos verdes (hebr.: pagh) em conexão com as videiras em flor, floração que começa por volta de abril.

Portanto, na época em que a árvore está coberta de folhas, ela também deveria ter frutos. A figueira que Jesus Cristo amaldiçoou parece ter tido folhas anormalmente cedo, visto que então era o dia 10 de nisã do ano 33 EC. 

Sua aparência dava motivos para se esperar que tivesse também frutos precoces, próprios para consumo, e o registro em Marcos 11:12-14 indica que Jesus se chegou à figueira pensando nisso, embora ‘não fosse a estação dos figos’, quer dizer, a época para a colheita dos figos. 

Ter a árvore somente folhas mostrava que não ia produzir nenhuma safra, e, portanto, era enganosa na sua aparência. Jesus amaldiçoou-a como improdutiva, fazendo-a secar-se. — Veja Mt 7:19; 21:43; Lu 13:6-9.

Uso Como Alimento e Como Remédio: Os figos eram uma fonte básica de alimento nos tempos bíblicos e continuam a sê-lo em diversos países do Oriente Médio. Eram transformados em “tortas de figos prensados” (hebr.: develím), convenientes para transporte. (1Sa 25:18; 30:12; 1Cr 12:40) 

Uma torta assim foi usada como cataplasma no furúnculo do Rei Ezequias, e tortas deste tipo ainda são usadas desta maneira hoje no Oriente Médio. — 2Rs 20:7.

Uso Figurado e Profético: A figueira e a videira são mencionadas juntas em muitos textos, e as palavras de Jesus em Lucas 13:6 mostram que as figueiras muitas vezes eram plantadas em vinhedos. (2Rs 18:31; Jl 2:22) A expressão ‘sentar-se cada um debaixo da sua própria videira e figueira’ simbolizava condições pacíficas, prósperas e seguras. — 1Rs 4:25; Miq 4:4; Za 3:10.

Em vista do destaque da figueira na vida das pessoas, é compreensível por que foi tantas vezes usada nas profecias.

Por causa da sua importância como alimento para a nação, o total fracasso duma safra de figos seria calamitoso. De modo que a figueira recebeu menção especial quando se predisse a destruição ou ruína daquela terra. — Je 5:17; 8:13; Os 2:12; Jl 1:7, 12; Am 4:9; Hb 3:17.

A própria nação de Israel foi comparada por Yehowah a duas espécies de figos. (Je 24:1-10) Jesus, para ilustrar que se poderia reconhecer os falsos profetas pelos maus frutos deles, citou a impossibilidade de se colherem “figos dos abrolhos”. (Mt 7:15, 16; compare isso com Tg 3:12.) 

O fato de a figueira ‘brotar folhas’ em meados da estação da primavera foi usado por Jesus como indicador bem conhecido do tempo.

(Mt 24:32-34) Por fim, a facilidade com que ventos fortes fazem cair ao chão ‘figos verdes’ (gr.: ólynthos) é usada pelo escritor de Apocalipse como símile. — Ap 6:13.

III.REVELANDO O MISTÉRIO DE NATANAEL EMBAIXO DA FIGUEIRA

• Quando Natanael ouviu falar de Jesus, o desprezou, mas em seguida foi persuadido por Filipe a conhecê-lo. O Espírito Santo move as coisas ao redor, para propiciar a salvação ao homem escolhido, sem que ele perceba.

• Ao ver Natanael aproximar-se, Jesus falou a seu respeito: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”. Os verdadeiros israelitas são descendentes dos patriarcas e, portanto, herdeiros da bênção, da promessa de salvação.

• Por que Jesus disse que não havia dolo em Natanael, será que ele não tinha pecados. A Palavra diz que “todos pecaram...”. Na verdade Jesus estava antecipando a obra de salvação na vida de Natanael. Pela sua Graça os seus pecados estavam sendo perdoados.

• Natanael ficou surpreso e perguntou: “Donde me conheces tu?” E Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, te vi eu estando tu debaixo da figueira”. Desta forma Jesus deixou claro que o seu propósito em salvar Natanael, já estava determinado antes mesmo de Filipe o chamar. 

Herodes era o governador da Judéia na época em que Jesus Cristo teria nascido. Ao receber a notícia de que o Messias teria vindo ao mundo na cidade de Belém, Herodes preferiu cortar o problema pela raiz antes que o tal salvador de fato se transformasse em um problema para ele.

Foi então que ordenou que seus guardas matassem todos os meninos com menos de 2 anos que encontrassem na cidade de Belém e nos seus arredores. 

Alguns historiadores tentam calcular qual seria a dimensão desse crime. O americano Raymond Brown, autor do livro “O Nascimento do Messias”, estima que a vila de Belém tivesse cerca de mil habitantes na época e cerca de 20 se enquadravam nas características do menino Jesus.

É difícil estimar qual seria a dimensão desse infanticídio hoje, mas se considerarmos a população atual da cidade de Belém, podemos fazer uma projeção.

Dois milênios depois do nascimento de Jesus, a cidade continua com ares de vila, com 27 mil habitantes. Portanto, é provável que o número de meninos menores de 2 anos chegasse a 500 (considerando a mesma proporção da época de Herodes). 

Já seria uma chacina e tanto. A esse número devemos incluir as cidades vizinhas. 

Então se considerarmos que Natanael tivesse a mesa idade de Jesus, isso o leva ao cenário da matança dos meninos, realizada pelo homicida chamado Herodes. Agora segundo relatos históricos essa é a história de Natan’el BarTolomeu (Natanael filho de tolomeu).

Quando se começou os assassinatos de Herodes, sua mãe temeu ter seu precioso filho morto pelos soldados, então ela o escondia o bebê em baixo de uma figueira específica, depois sua mãe orava a Deus pedindo proteção e pedindo que aquela criança vivesse para ver o Messias. E todas as vezes que os soldados passavam o menino estava em meio às folhas da figueira.

Quando Natanael completou quinze anos de idade, já salvo da matança, sua mãe o chamou e contou de como o escondera embaixo da figueira e de como orava para Deus. Também disse para que Natanael não contasse essa história para ninguém. Era como um segredo familiar e pessoal de Natanael.

Ninguém além dele e de sua mãe sabia dessa história. Então quando ele pergunta a Jesus de onde o conhecia, Jesus revela seu maior segredo, ao dizer que o viu debaixo da figueira, quando estava escondido para escapar da morte e então Natanael se vê diante daquele do qual sua amada mãe havia pedido a Deus para que ele um dia pudesse ver, o Messias prometido.

Este diálogo de Jesus com Natanael aponta para o fato de Deus haver planejado a Obra de salvação do homem, antes mesmo de tudo se concretizar. Pela sua Graça, Deus determinou a salvação do homem mesmo diante do seu desprezo inicial.

• As Palavras de Jesus a respeito dos segredos da vida de Natanael, foram as revelações que transformaram seu coração e o fizeram cair aos pés do Senhor, declarando: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei d’Israel”. 

A partir daí Natanael passou a seguir ao Senhor Jesus, vislumbrando a cada dia as maravilhas da eternidade, ao ver o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem, operando em favor dos que hão de herdar a vida eterna.

IV Jesus é Deus

Vários grupos negam a absoluta divindade de Cristo. Os testemunhas de jeová, por exemplo, negam que Jesus seja Deus com d maiúsculo. Segundo eles, ele é um deus, um arcanjo muito elevado, mas não é igual a Deus Pai. 

Os teólogos modernos muitas vezes ensinam que Jesus era um grande homem, um mestre maravilhoso e um grande profeta , mas não Deus na verdade. A Bíblia ensina que Jesus é Deus.

Há vários "porém" que devem ser ligados a essa afirmação. Quando Jesus se fez carne, passou a ser humano. Participou da nossa natureza; submeteu-se à experiência humana. Assim, experimentou a fome, a sede, o cansaço. 

Nas palavras de Paulo: "pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz" (Fp 2:6-8).

É importante entendermos que, quando Jesus se fez homem, não deixou de ser Deus. Ele era Deus vivendo como homem.

Mas restringiu-se a forma e a limitações muito diferentes da natureza de sua existência eterna. Ao afirmar que Jesus é Deus, então, não estamos tentando negar a realidade de Jesus ter-se tornado um ser humano verdadeiro.

Afirmar que Jesus é Deus não é afirmar que ele é o Pai. O próximo subitem deste artigo discutirá exatamente essa questão.

Seria válido admitir já de início neste estudo que se acha revelada nas Escrituras uma nítida diferença entre o papel do Pai e o do Filho. Uma delas é que foi o Filho que se fez carne, não o Pai. Mas, o que é mais fundamental, o Pai parece ser revelado na Palavra como o planejador e diretor, e o Filho, como o concretizador.

O Filho submeteu-se à vontade do Pai. Nesse sentido, Jesus afirmou: "O Pai é maior do que eu" (João 14:28). Entendemos que, de acordo com as Escrituras, o marido deve ser o cabeça da esposa, e ela deve submeter-se ao marido.

Mas isso não significa que o marido seja superior em essência; simplesmente tem um papel de autoridade. 

Tanto marido quanto mulher são plena e igualmente humanos. Da mesma forma, a liderança do Pai e a submissão do Filho não implicam diferença de natureza. Ambos são plena e igualmente divinos.

Amém!

VOLTA A ILHÉUS O TRAILLER MAXBURGER, LOCALIZADO NA AV. SORARES LOPES, EM FRENTE À PRAÇA RUI BARBOSA, SERVINDO DELICIOSOS SANDUÍCHES COM PREÇOS ACESSÍVEIS E QUALIDADE INIGUALÁVEL. VENHAM CONFERIR MAIS ESTA TRADICIIONAL OPÇÃO DE LANCHES NO CENTRO DA CIDADE, FUNCIONANDO TODOS OS DIAS A PARTIR DAS 18H.

AVIÕES DO LIDER DO RAIO "A" ESTÃO SENDO PRESOS EM ILHÉUS

SOLDADO DO TRAFICANTE PILÃO LIDER DO RAIO "A"  PRESO PELO 2º PELOTÃO DA 70 CIPM NA VILA FREITAS EM ILHÉUS
Por: Ednei Bomfim.
O elemento  Edvan de Souza Santos, um dos aviões do traficante de drogas conhecido pelo vulgo de Pilão, que encontra-se preso no Conjunto Penal de Itabuna, foi preso pela guarnição do 2º pelotão da 70 CIPM. Com o referido elemento, os policiais encontraram 30 papelotes de cocaína, 18 buchas de maconha além de outro tablete de maconha. Foi encontrada ainda, a quanta de R$ 954,00, em cédulas e moedas.

CIGANO PRESO COM PISTOLA EM AURELINO LEAL FOI AUTUADO EM FLAGRANTE NA CIDADE DE ILHÉUS
Por: Ednei Bomfim.
O cigano Reginaldo Dórea Júnior, foi preso pela Polícia Militar, fato ocorrido na cidade de Aurelino Leal. O mesmo é acusado de deflagrar 4 tiros de pistola Taurus, calibre, 6.35, contra um comerciante dono de um bar. 
Na Delegacia de Polícia de Ilhéus, onde Reginaldo Júnior foi autuado em flagrante pelo delegado Fábio Simões, ele disse que o dono do bar sacou um revólver para lhe atirar, daí porque atirou para cima em busca de uma oportunidade para fugir do local.

HOMEM PRESO COM REVÓLVER NO SÃO JOSÉ  EM ILHÉUS FOI AUTUADO EM FLAGRANTE 
Por: Ednei Bomfim.
Gildásio dos Santos Oliveira, foi preso pela guarnição do 2º Pelotão da 70 CIPM, após deflagrar um tiro dentro de um bar no distrito do São José. Solicitados pela população através do 190, os soldados Valdir e Ventura, foram até o local e conseguiram prender o meliante que tinha em seu poder, um revólver calibre 38, que foi autuado em flagrante pelo delegado Fábio Simões.

ASSALTANTES PRESOS PELA POLÍCIA MILITAR EM URUÇUCA TINHAM DOIS REVÓLVERES 38 E FORAM AUTUADOS EM FLAGRANTE EM ILHÉUS
Delegado Fábio Simões autuou os bandidos em flagrante.
Por: Ednei Bomfim.
Danilo Nascimento Santos e Adones da Rocha Moreira, foram presos pela guarnição da Polícia Militar da cidade de Uruçuca, suspeitos de praticar vários assaltos na região. Com os meliantes, a guarnição comandada pelo sargento Luiz francisco Borges, apreendeu dois revólveres calibres 38 municiados e a quantía de R$ 2.372,00 em dinheiro, oriundos de assaltos. 
Adones da Rocha, é oriundo da cidade de Patrocínio, no Estado de Minas Gerais e estava no Sul da Bahia, integrando a uma quadrilha de assaltantes periculosos.
Cinco aparelhos de celulares foram encontrados com os bandidos e seriam usados para comunicação entre os comparsas.
O delegado Fábio Simões(Foto) lavrou o auto de prisão em flagrante.


SARGENTO FALCÃO TENTOU MATAR TAXISTA FOI PRESO E CONFESSOU TER MATADO MUITOS BANDIDOS 
Por: Ednei Bomfim.
Um elemento foi preso pela PETO 69, na Delegacia de Polícia de Ilhéus, ele se identificou como sendo o sargento Falcão,reformado da Polícia Militar e residente na Avenida Princesa Isabel. Ele se envolveu em acidente de trânsito e tentou matar um taxista.
No Complexo Policial de Ilhéus, ele que estava visivelmente embriagado, se identificou como sendo sargento reformado da Polícia Militar e confessou já ter matado muitos bandidos na região, ameaçando ainda se encontrar com o taxista após sair da cadeia.
Sargento falcão, ou sabe-se lá quem é este homem, conduzia uma motocicleta vermelha, que causou o acidente de trânsito.
Ele foi autuado em flagrante pelo delegado Fábio Simões, em com fundamento na Lei Seca.


USUÁRIO DE DROGAS SANGRADO A GOLPE DE GARRAFA NO MALHADO EM ILHÉUS

Por: Ednei Bomfim.
Um lavador de carros, até o momento  não identificado e usuário de drogas, foi assassinado com um golpe de garrafa no pescoço. Fato ocorrido por volta das 22:0 hortas de ontem, na Rua Lindolfo Collor, no bairro do Malhado, em Ilhéus.
O levantamento cadavérico, foi efetuado pelo delegado Luis Adriano Coelho(Foto) e por peritos do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.
O homicídio será investigado pela equipe da delegada Andréa Oliveira, titular da Delegacia de Homicídio.




TRAFICANTE LÉO DO BARRO  MATOU  COQUINHO, AVIÃO DE MARCELO BOLA NO VILELA EM ILHÉUS
Por: Ednei Bomfim.
O traficante de drogas, conhecido pelo vulgo de Léo do Barro, elemento que já contabiliza cerca de 20 assassinatos na cidade de Ilhéus, fazendo parte da quadrilha do traficante, Marcelo Bola, matou mais um comparsa na noite de ontem, no bairro Teotônio Vilela. sua vitima foi o avião do tráfico de drogas,WASHINGTON MACIEL BATISTA SANTOS, Alcunha: COQUINHO, que foi abatido com três tiros de revólver calibre 38.
Coquinho, teve morte instantânea e o levantamento cadavérico foi efetuado pelo delegado Luis Adriano Coelho  e pelo departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.