segunda-feira, 15 de julho de 2013

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER



RONALDO DIDINI
SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS 



SE POR UM LADO DEUS REVELA CATEGORICAMENTE COMO PODEREMOS AGRADÁ-LO (FÉ), POR OUTRO LADO ELE MOSTRA QUAIS SÃO OS CAMINHOS QUE PODEM NOS LEVAR ATÉ ESTA PLENITUDE DE FÉ.

ESTA É UMA REVELAÇÃO MUITO PARTICULAR DA PARTE DO SENHOR DEUS, POIS ESTES CAMINHOS DA FÉ ESTÃO INTERLIGADOS PELOS VERBOS APROXIMAR, CRER E BUSCAR, OU SEJA, PRIMEIRO DEVEMOS NOS APROXIMAR DE DEUS, DEPOIS CRERMOS N’ELE PARA, FINALMENTE, BUSCÁ-LO.



I. INTRODUÇÃO

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11:6).”

O versículo acima é um dos mais importantes de toda a Bíblia. Somente Deus conseguiria, em tão poucas palavras, expressar tanto. Que riqueza para a nossa vida espiritual. Observe que nesta passagem há 2 (dois) sentidos:

1º) Uma afirmação incondicional: “sem fé é impossível agradar a Deus”;

2º) Uma justificativa para esta afirmação incondicional: “porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

Se por um lado Deus revela categoricamente como poderemos agradá-Lo (FÉ), por outro lado Ele mostra quais são os caminhos que podem nos levar até esta plenitude de fé. Esta é uma revelação muito particular da parte do Senhor Deus, pois estes caminhos da fé estão interligados pelos verbos aproximar, crer e buscar, ou seja, primeiro devemos nos aproximar de Deus, depois crermos n’Ele para, finalmente, buscá-Lo.

Deixemos que a Pessoa do Espírito Santo nos conduza por estes caminhos!

II. POR QUE É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS SEM FÉ?

Porque o Senhor revelou a Sua própria existência através de um ato de fé. Como assim? Ora, basta lermos os primeiros versículos da Bíblia, no livro de Gênesis, para nos depararmos com esta verdade. No versículo 3 está escrito: “E disse Deus: Haja luz; e houve luz”. Observe atentamente que foi algo imperativo, isto é, o verbo haver simboliza uma ordem e, depois, o mesmo verbo torna-se uma concretização desta mesma ordem.

Isto quer dizer que Deus, em Sua Soberania, além de trazer à existência o que não existia (Rm 1:20), também revelou a própria essência da fé: mover o sobrenatural, o inexplicável, aquilo que os olhos não veem e a razão jamais compreenderá. Em todas as páginas da Bíblia Sagrada somos confrontados com a manifestação desta fé sobrenatural. Assim sendo, sem o conhecimento e a prática desta fé sobrenatural, ninguém poderá agradar a Deus, o que nos leva a percorrer os caminhos da fé para chegarmos até a Sua Santa presença!

III. 1º PASSO: APROXIMAR-SE DE DEUS

“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto (Ef 2:13)”.

O Sangue de Jesus foi derramado como prova de amor e preço de redenção. A prova de amor está relacionada com a morte expiatória de Cristo Jesus, isto é, quando Ele foi pregado naquela rude cruz para ser o nosso Substituto. Isto porque não havia qualquer dúvida sobre o propósito de Deus, conforme a Bíblia nos revela:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16)”

Esta foi a prova de amor definitiva da parte de Deus, contudo esta prova foi acompanhada de um veredito: o sangue que Ele derramou. Imagine um julgamento. Você está sendo acusado (Satanás) e, seu Advogado (Jesus Cristo), apresenta provas concretas sobre a sua inocência. O juiz aceita as provas e o caso vai para a decisão final do júri, que diz: inocente! Foi exatamente isto que aconteceu no mundo espiritual. Quando cremos que Jesus Cristo é o nosso Senhor e Salvador e entregamos a nossa vida em suas mãos, então somos Perdoados (crucificação/sangue derramado) e justificados (ressurreição/justificação):

“O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação (Rm 4:25)”.

O aproximar-se de Deus está diretamente ligado ao conhecimento espiritual de que somos inocentes pelo sangue inocente que foi derramado por nós.