A denúncia da compra de votos na reeleição de Milton Gramacho à Câmara de Vereadores e do ex-prefeito Capitão Azevedo, em 2008, ainda rende. Estão previstas novas audiências na Justiça Eleitoral em Itabuna, nesta terça-feira (9), com algumas das testemunhas.
No dia da eleição em 2008, o funcionário público Julier Bispo foi flagrado pela Polícia Militar com R$ 2.138,00, lista de eleitores, 900 santinhos do ex-vereador e 450 do ex-prefeito Capitão Azevedo, além de uma camisa do DEM.
Azevedo escapou do processo, mas Milton continua respondendo à compra de votos, embora tenha se safado em uma decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) em março de 2010 por 5 a 2 (relembre aqui).
Numa entrevista ao PIMENTA, logo após a absolvição no TRE, Gramacho disse que ficou provado que o dinheiro encontrado com Julier no dia da eleição (!) era da venda de uma moto.
DENTISTA É ABATIDO A TIROS NA PORTA DE CASA
A comunidade de Ibicaraí está de luto, já que o dentista Cleidson Dias Cardoso, conhecido como Keu, foi assassinado na porta de sua residência na noite deste domingo quando colocava o seu carro na garagem.
O motivo do crime é um mistério, já que o mesmo era considerado uma pessoa de bem e um bom profissional. Ele é filho do casal Alberto Cardoso e Fátima Cardoso Dias, que gozam de grande prestígio na cidade.
Os moradores de Ibicaraí estão revoltados, existe um suspeito e o nome já foi passado para a polícia. Segundo informações, a policia civil já fez diligência com o objetivo de deter o suspeito, mas até o momento não foi localizado.
Mara Santana Santana
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE LICITAÇÕES, CONTRATOS E COMPRAS GOVERNAMENTAIS
Especialistas renomados e agentes públicos estarão reunidos em Salvador entre os próximos dias 07 a 09 de agosto para debater as transformações, avanços e problemas no sistema brasileiro de licitações, no IX Congresso Brasileiro de Licitações, Contratos e Compras Governamentais. O evento, que acontece no Bahia Othon Palace Hotel, terá como tema central os 20 anos da Lei 8.666/93 e o Controle Publico. Durante este tempo a lei foi considerada por alguns instrumento essencial para assegurar a isonomia dos contratantes, evitar conluios, afastar a corrupção na máquina pública e, por outros, norma rígida e detalhista, ineficaz para assegurar contratações competitivas e satisfatórias de bens e serviços de qualidade para o Poder Público. Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (71) 2101-5246 / 08007075246, ou pelo site www.direitodoestado.com.br/LC.
O objetivo do encontro é reconhecer que os desafios na matéria não estão apenas nas melhorias do procedimento de contratação, mas também nas renovadas exigências em matéria de transparência, fiscalização e monitoramento pelos Tribunais de Contas, pela Advocacia Pública e pelo Controle Interno da economicidade, competitividade e moralidade na contratação de serviços e obras.
O evento também promoverá duas oficinas de trabalho para os interessados com temas como sistema de registro de preços: da implantação á contratação – Aspectos teóricos e práticos e Concessões e Parcerias Público-Privadas: Teoria e pratica – Peculiaridade na Licitação, procedimento de manifestação de interesse e outras questões atuais e polêmicas.
A grade de palestrantes do congresso conta com nomes consagrados como dos ministros Aroldo Cedraz, Jorge Hage Sobrinho e Benjamin Zymler, do deputado Arthur Oliveira Maia, além dos especialistas Cristiana Fortini (MG), Paulo Modesto (BA), Jacintho Arruda Câmara (SP), Egon Bockmann Moreira (PR), Flávio Amaral Garcia (RJ), Bernardo Figueiredo (DF), Vera Monteiro (SP), Fernando Vernalha Guimarães (PR), André Rosilho (SP), Maria Eduarda Sampaio da Cunha (BA), Rita Tourinho (BA), Cleucio Santos Nunes (DF), Adilson Abreu Dallari (SP), Carlos Ari Sundfeld (SP), Rafael Carrera Freitas (BA), Floriano de Azevedo Marques Neto (SP), Luciano Ferraz (MG), e Edgar Guimarães (PR).